CBO 5153-10 - Agente de ação social - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei
O profissional no cargo de Agente de ação social CBO 5153-10 cuida de pessoas em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, violência e exploração física e psicológica, em centros de referência de assistência social Auxilia no planejamento de projetos ou programas sociais.
Desenvolve ações de natureza socioeducativa, atividades recreativas, esportivas, culturais e de lazer Cumpre legislação, procedimentos de serviços de atendimento social e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente
CBO 5153-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Agente de ação social, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei CBO 5153-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5153-10
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Agente de ação social
O Agente de ação social CBO 5153-10 auxilia no planejamento de projetos ou programas sociais, que visam estimular a socialização e a construção de projetos de vida Desenvolve ações de natureza socioeducativa, atividades recreativas, esportivas, culturais e de lazer para pessoas - em especial crianças, jovens e idosos - em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, violência e exploração física e psicológica.
Realiza atendimento interno - em instituições - ou externo - em visitas domiciliares e espaços públicos -, para identificação de possíveis situações de violações de direitos de pessoas ou de grupos vulneráveis.
Participa na verificação de denúncias e de pedidos de ajuda de famílias em situação de risco, que poderão ser encaminhadas a instituições e a serviços de apoio e proteção Auxilia na análise das práticas, na avaliação do resultado das ações e na elaboração de relatórios sobre a efetividade do atendimento realizado.
Pode auxiliar na redefinição de ações e estratégias Pode participar do estabelecimento de parcerias com entidades públicas ou privadas.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 5153-10 deve identificar necessidades/demandas, planejar trabalho, desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos, comunicar-se, abordar assistidos/usuários/educandos/ internos, sensibilizar assistidos/usuários/ internos, avaliar processo de trabalho, desenvolver atividades sócio-educativas, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5153-10
O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo.
Atividades exercidas por um Agente de ação social CBO 5153-10
Um Agente de ação social (ou sinônimo) deve analisar práticas, receber informações sobre violação de direitos, mapear perímetros ou áreas, avaliar ações, convidar assistidos/usuários para participar de atividade sócio-educativa, demonstrar capacidade de compreensão, demonstrar capacidade de negociação, agir sob pressão, apontar alternativas, denunciar situação de risco, demonstrar criatividade, demonstrar persistência, resgatar assistidos/usuários/ internos, buscar identificação e empatia, dialogar com assistidos/usuários/educandos, participar da elaboração das normas, definir rotina administrativa, encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços, contornar situações adversas, solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos, aconselhar mudanças de comportamento, notificar pessoas e entidades, demonstrar coragem, monitorar comportamento, aproximar-se dos assistidos/usuários, agendar visitas, participar da elaboração de questionários, realizar atividades de lazer e cultura, levantar dados estatísticos, observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos, demonstrar pró atividade, desenvolver dinâmica de grupo, analisar resultados, fazer devolutiva, despertar esperança, realizar atividades recreativas e esportivas, verificar denúncias, definir metas, acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos, estabelecer cronograma, observar necessidades de assistidos/usuários/educandos, receber pedidos de ajuda da família, analisar casos, planejar eventos, orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres, inspirar confiança, administrar conflitos, avistar assistidos/usuários, acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários, demonstrar facilidade de comunicação, definir metodologia de trabalho, criar vínculos, servir de exemplo, pesquisar histórico familiar, realizar visitas domiciliares, identificar público-alvo, elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento, realizar atividades artísticas, receber demanda espontânea, trabalhar em equipe, tomar decisões, despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida, trocar experiências, demonstrar auto-controle, desenvolver oficinas, dialogar com familiares e/ou vizinhança, demonstrar entusiasmo, conscientizar sobre riscos, demonstrar flexibilidade, acompanhar reuniões sócio-educativas, cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos, identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos, estabelecer roteiro de visitas, respeitar diferenças, estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas, alterar estratégias, definir objetivos, definir estratégias, preencher documentos, permanecer em estado de alerta, assumir riscos, atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos, mapear público-alvo, encaminhar documentação oficial, abrir procedimento de atendimento, resgatar auto-estima, fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos, aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos, despertar aptidões, habilidades, percorrer perímetros e áreas, exercitar atividade de escuta, avaliar reinserção dos assistidos/usuários, construir hábitos.