CBO 4241-10 - Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos entrevistadores e recenseadores
O profissional no cargo de Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia CBO 4241-10 realiza aplicação de questionário, utiliza roteiros para condução de entrevistas e faz uso de outros instrumentos de pesquisa, para levantamento de opiniões, de preferências, de audiência e de imagem de produtos e serviços Prepara-se para realização da pesquisa, recebendo treinamento.
Pode participar da etapa de verificação da consistência das informações coletadas Realiza cadastramento de pessoas, famílias, empresas e instituições Atua conforme procedimentos de pesquisa e princípio de sigilo de informações e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4241-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de entrevistadores e recenseadores que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Entrevistadores e recenseadores CBO 4241-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4241-10
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
- Entrevistadores, recenseadores.
- Entrevistadores e recenseadores.
O que faz um Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia
O Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia CBO 4241-10 prepara-se para participar de levantamento de dados de pesquisa de opiniões, de preferências, de audiência ou de imagem de produtos e serviços, recebendo treinamento, tomando conhecimento dos instrumentos de coleta de dados, reunindo e analisando informações disponíveis sobre o tema a ser pesquisado, e informando-se do perfil esperado da pessoa que prestará informações Verifica cronograma da pesquisa a ser seguido.
Pode aplicar pré-teste de questionário, apoiando as atividades de definição dos instrumentos de pesquisa.
Agenda dia e horário para coleta de dados Apresenta-se à pessoa que fornecerá informações, identificando-se e prestando esclarecimentos sobre o objetivo e a importância da pesquisa.
Verifica a adequação do perfil da pessoa que fornecerá informações em relação ao perfil definido a partir dos objetivos da pesquisa Uma vez confirmada a adequação do perfil, inicia a coleta de dados de pesquisa, aplicando questionário ou realizando entrevista.
Aplica questionário, preenchendo as respostas manualmente ou digitando-as em computador de mão.
Realiza entrevista - com base em roteiro estruturado, semiestruturado ou não estruturado -, incentivando o entrevistado a posicionar-se e a opinar em relação aos tópicos da pesquisa Complementa os dados da pesquisa, solicitando informações demográficas e/ou socioeconômicas.
Registra as informações.
Caso faça síntese de resposta dada – principalmente nas entrevistas em profundidade -, mostra ao entrevistado a resposta registrada, solicitando a confirmação da exatidão do registro Verifica a coerência das respostas, podendo esclarecer dúvidas com a pessoa que forneceu informações Pode participar da etapa da pesquisa de verificação de consistência de dados, realizada após a coleta.
Examina erros de preenchimento e comunica-se com a pessoa que forneceu as informações, para correção ou para recuperação de informações não preenchidas Pode tabular dados de pesquisas específicas Realiza cadastramento de pessoas, famílias, empresas e instituições que fornecem informações.
Pode fazer alterações em cadastros.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4241-10 deve cadastrar informantes e famílias, verificar consistência da informação, aplicar instrumento para pesquisa de mercado, demonstrar competências pessoais, participar do planejamento da atividade de campo, aplicar questionários e roteiros de pesquisa, efetuar entrevistas de opinião pública.
Condições de trabalho dessas profissões
Entrevistadores e recenseadores os cargos dessa família CBO podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4241-10
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas.
Atividades exercidas por um Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia CBO 4241-10
Um Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, agendar entrevistas, demonstrar credibilidade, tabular dados de pesquisas específicas, verificar coerência da resposta, demonstrar discernimento, organizar roteiro da pesquisa, verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa, coletar informações sócio-econômicas, em empresas, instituições e domicílios, demonstrar objetividade na coleta de dados, agir com perseverança, demonstrar capacidade de comunicar-se, demonstrar noções de microinformática, cadastrar novas empresas e novas construções, aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços, registrar com fidedignidade, preencher questionário/ formulário manual e digitalmente, corrigir informação levantada, cumprir cronograma da pesquisa, efetuar pesquisa de audiência, apresentar boa dicção, demonstrar paciência, efetuar entrevista em profundidade, demonstrar imparcialidade, verificar erros de preenchimento em questionários/formulários, esclarecer dúvidas referentes a pesquisa, apresentar legibilidade de grafia, recuperar informação não preenchida, sugerir alterações em questionários, evidenciar cordialidade no trato com as pessoas, identificar correspondente na empresa - instituição e domicílio, procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa, manter pontualidade, substituir domicílios amostrados e informantes, evidenciar senso de organização, cadastrar domicílios, conferir instrumentos de coleta, aplicar pré-teste do questionário, indicar exclusão e mudanças em cadastros, identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar, efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone, esclarecer objetivo da pesquisa, receber treinamento para realização da pesquisa, aplicar questionário de opinião, instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário.