CBO 4241-30 - Entrevistadores e recenseadores - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4241-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de entrevistadores e recenseadores que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Entrevistadores e recenseadores CBO 4241-30 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4241-30
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Entrevistadores e recenseadores.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
Funções
cadastrar informantes e famílias, realizar triagem, aplicar questionários e roteiros de pesquisa, verificar consistência da informação, demonstrar competências pessoais, entrevistar o responsável familiar.
Atividades
demonstrar paciência, demonstrar objetividade na coleta de dados, cadastrar domicílios, recuperar informação não preenchida, esclarecer dúvidas, coletar informações sócio-demográficas, em domicílios, participar de mutirões e ações itinerantes, demonstrar imparcialidade, apresentar legibilidade de grafia, demonstrar credibilidade, realizar busca ativa das famílias, orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas, registrar com fidedignidade, verificar cadastro, cadastrar famílias, atender as famílias, entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades, conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicilios, corrigir informação levantada, identificar a demanda da família, identificar a composição familiar, verificar dados, verificar erros de preenchimento em questionários/formulários, agir com perseverança, agendar entrevista domiciliar, organizar as informações e os documentos para controle interno, atualizar cadastro da família, identificar a situação da família, encaminhar para órgãos competentes, se necessário, selecionar o formulário adequado, esclarecer para o rf objetivos do cadastro único, apresentar boa dicção, demonstrar capacidade de comunicar-se, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, evidenciar senso de organização, indicar exclusão e mudanças em cadastros, identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar, demonstrar noções de microinformática, manter pontualidade, evidenciar cordialidade no trato com as pessoas, demonstrar discernimento, preencher questionário/ formulário manual e digitalmente, atender os grupos populacionaistrdicionais e específicos - aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento,entre outros, coletar informações sócio-econômicas, em empresas, instituições e domicílios, identificar o responsável familiar com base em documentos, verificar coerência da resposta.