CBO 4241-30 - Entrevistador social - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos entrevistadores e recenseadores

O profissional no cargo de Entrevistador social CBO 4241-30 realiza levantamento de informações de identificação e de caracterização socioeconômica de famílias de baixa renda, visando a sua inclusão na base nacional do Cadastro Único para programas sociais Prepara-se para realizar levantamento de informações, recebendo treinamento.

Faz a atualização das informações de cada família no Cadastro Único Pode prestar orientações sobre programas sociais e políticas públicas Atua conforme procedimentos de pesquisa e princípio de sigilo de informações e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4241-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de entrevistadores e recenseadores que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Entrevistador social, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Entrevistadores e recenseadores CBO 4241-30 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4241-30

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Entrevistadores e recenseadores.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Entrevistador social

O Entrevistador social CBO 4241-30 prepara-se para realizar levantamento de informações de populações de baixa renda, recebendo treinamento Agenda entrevista domiciliar.

Desloca-se até o domicílio da família, identificando o(a) responsável pela unidade familiar, prestando-lhe esclarecimentos sobre os objetivos do Cadastro Único.

Coleta as informações prestadas pelo(a) responsável pela unidade familiar sobre o domicílio e sobre as pessoas que nele moram Levanta o endereço do domicílio, a renda familiar, o número de componentes na família, a escolaridade dos membros da família, as condições de moradia, as condições de acesso ao trabalho, a presença de pessoas com deficiência, entre outras informações.

Pode registrar as informações coletadas por meio do preenchimento do formulário impresso ou diretamente no Sistema de Cadastro Único Identifica e faz a caracterização, também, de Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos (GPTE), que incluem famílias com características diferenciadas – como famílias ciganas, indígenas, quilombolas, ribeirinhas – ou que estão em uma condição específica, como as pessoas em situação de rua.

Faz a atualização periódica das informações.

Para tanto, realiza a entrevista completa, conferindo todos os quesitos de todos os blocos de informações, tendo sempre em mãos as informações da entrevista anterior, para verificar as possíveis mudanças nas condições de vida da família Registra as alterações diretamente no Sistema de Cadastro Único ou preenche novo formulário físico completo.

Pode orientar o(a) responsável pela unidade familiar sobre programas sociais e políticas públicas.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 4241-30 deve cadastrar informantes e famílias, aplicar questionários e roteiros de pesquisa, demonstrar competências pessoais, entrevistar o responsável familiar, realizar triagem, verificar consistência da informação.

Condições de trabalho dessas profissões

Entrevistadores e recenseadores os cargos dessa família CBO podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4241-30

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas.

Atividades exercidas por um Entrevistador social CBO 4241-30

Um Entrevistador social (ou sinônimo) deve verificar dados, atualizar cadastro da família, evidenciar cordialidade no trato com as pessoas, encaminhar para órgãos competentes, se necessário, agir com perseverança, esclarecer para o rf objetivos do cadastro único, apresentar boa dicção, corrigir informação levantada, demonstrar capacidade de comunicar-se, demonstrar noções de microinformática, recuperar informação não preenchida, demonstrar credibilidade, identificar a situação da família, cadastrar famílias, participar de mutirões e ações itinerantes, apresentar legibilidade de grafia, orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas, demonstrar objetividade na coleta de dados, coletar informações sócio-econômicas, em empresas, instituições e domicílios, coletar informações sócio-demográficas, em domicílios, identificar o responsável familiar com base em documentos, evidenciar senso de organização, indicar exclusão e mudanças em cadastros, identificar a composição familiar, identificar a demanda da família, entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades, atender as famílias, atender os grupos populacionaistrdicionais e específicos - aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento,entre outros, agendar entrevista domiciliar, identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar, selecionar o formulário adequado, verificar cadastro, demonstrar discernimento, cadastrar domicílios, manter pontualidade, conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicilios, verificar coerência da resposta, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, demonstrar imparcialidade, realizar busca ativa das famílias, preencher questionário/ formulário manual e digitalmente, organizar as informações e os documentos para controle interno, demonstrar paciência, verificar erros de preenchimento em questionários/formulários, registrar com fidedignidade, esclarecer dúvidas.

Cargos e salários CBO 4241-30 - Entrevistadores e recenseadores

Salário Entrevistador Social

Entrevistador Social: Brasil

  • 2.169
  • Brasil
  • 1.692 - 2.782
  • 41h
O profissional no cargo de Entrevistador Social CBO 4241-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.692 e 2.782 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 2.169 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4241-30.
Salário Entrevistador Social

Entrevistador Social: São Paulo

  • 545
  • São Paulo
  • 1.715 - 2.576
  • 41h
O profissional no cargo de Entrevistador Social CBO 4241-30 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.715 e 2.576 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 545 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4241-30.
Salário Entrevistador Social

Entrevistador Social: Rio de Janeiro

  • 548
  • Rio de Janeiro
  • 1.608 - 2.324
  • 40h
O profissional no cargo de Entrevistador Social CBO 4241-30 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 1.608 e 2.324 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 548 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4241-30.