CBO 4241-20 - Entrevistadores e recenseadores - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4241-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de entrevistadores e recenseadores que pertence ao grupo dos entrevistadores, recenseadores, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Entrevistadores e recenseadores CBO 4241-20 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4241-20
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
- Entrevistadores, recenseadores.
- Entrevistadores e recenseadores.
Descrição dos cargos da categoria Entrevistadores e recenseadores
Os Entrevistadores e recenseadores CBO 4241-20 aplicam questionários e roteiros de pesquisa,No caso do entrevistador social são aplicados formulários, efetuam entrevistas de opinião pública, coletam preços de bens e serviços, aplicam instrumentos para pesquisa de mercado, cadastram informantes,preenchem formulários, realizam entrevistas e atividades de campo, verificam a consistência de informações e participam do planejamento de atividades de campo.
Condições de trabalho
Entrevistadores e recenseadores os cargos dessa família CBO podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.
Exigências do mercado de trabalho
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas.
Funções dos Entrevistadores e recenseadores CBO 4241-20
Entrevistadores e recenseadores devem:
Atividades dos cargos CBO 4241-20
Entre as principais atribuições dos Entrevistadores e recenseadores CBO 4241-20 estão as de:
- verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
- coletar preços no comércio;
- substituir domicílios amostrados e informantes;
- demonstrar objetividade na coleta de dados;
- manter pontualidade;
- conferir instrumentos de coleta;
- receber treinamento para realização da pesquisa;
- esclarecer objetivo da pesquisa;
- evidenciar senso de organização;
- comparar preços e dados de coleta;
- codificar informações;
- instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
- controlar a especificação do produto;
- sugerir alterações em questionários;
- evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
- corrigir informação levantada;
- contatar informantes para verificar variações de preços;
- demonstrar capacidade de comunicar-se;
- levantar informações de preços, por meio eletrônico;
- procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
- informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados;
- organizar roteiro da pesquisa;
- cadastrar novas empresas e novas construções;
- demonstrar credibilidade;
- demonstrar paciência;
- identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
- demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
- recuperar informação não preenchida;
- aplicar pré-teste do questionário;
- apresentar boa dicção;
- aplicar formulários de preços em empresas;
- agendar entrevistas;
- esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
- registrar com fidedignidade;
- cumprir cronograma da pesquisa;
- agir com perseverança;
- identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
- apresentar legibilidade de grafia;
- verificar coerência da resposta;
- demonstrar discernimento;
- indicar exclusão e mudanças em cadastros;
- demonstrar imparcialidade;
- demonstrar noções de microinformática;
- preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;