CBO 4241-20 - Entrevistador de preços - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos entrevistadores e recenseadores

O profissional no cargo de Entrevistador de preços CBO 4241-20 executa levantamento de preços de produtos e serviços, em lojas e em outros estabelecimentos, de acordo com os objetivos da pesquisa Prepara-se para a execução da pesquisa recebendo treinamento.

Pode participar da etapa de verificação da consistência das informações coletadas Realiza cadastramento de pessoas, empresas e instituições Atua conforme procedimentos de pesquisa e princípio de sigilo de informações e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4241-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de entrevistadores e recenseadores que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Entrevistador de preços, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Entrevistadores e recenseadores CBO 4241-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4241-20

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Entrevistadores e recenseadores.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Entrevistador de preços

O Entrevistador de preços CBO 4241-20 prepara-se para participar de levantamento de preços de produtos e serviços, recebendo treinamento e conferindo instrumentos de coleta de dados Verifica cronograma da pesquisa a ser seguido.

Pode aplicar pré-teste de formulários e sugerir alterações, apoiando as atividades de definição dos instrumentos de pesquisa.

Organiza roteiro da pesquisa Agenda a coleta presencial de informações.

Procura a pessoa a ser entrevistada em estabelecimento comercial, conforme perfil da pesquisa Identifica-se para o entrevistado e esclarece o objetivo da pesquisa.

Realiza a coleta de informações, preenchendo o formulário manualmente ou digitando em computador de mão.

Identifica a loja ou outro estabelecimento onde realiza a pesquisa e preenche o nome do entrevistado, no formulário Levanta a especificação e o preço normal de cada produto ou serviço.

Verifica as condições definidas pelo estabelecimento para concessão de desconto e o período de validade da promoção.

Detalha, no formulário, mudanças nos produtos ou serviços pesquisados Pode realizar a pesquisa de preços por telefone, solicitando as informações e realizando o preenchimento do formulário com as respostas Pode, ainda, encaminhar o formulário por arquivo, instruindo o entrevistado para o preenchimento e solicitando a devolução do arquivo com os preços e as demais informações por correio eletrônico (e-mail), aplicativo de mensagem ou outro meio de comunicação.

Pode, também, realizar a pesquisa de preços por meio eletrônico, instruindo o representante do estabelecimento comercial para preenchimento de formulário, em sistema Pode participar da etapa de verificação da consistência das informações coletadas, apurando erros e omissões no preenchimento de formulários Entra em contato com o entrevistado para obter informações omitidas e corrigir erros.

Examina a coerência do preço informado em relação à média do mercado, solicitando ao entrevistado o esclarecimento de discrepâncias Pode codificar e tabular informações.

Realiza cadastramento de pessoas, empresas e instituições que fornecem informações Pode fazer alterações em cadastros.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4241-20 deve efetuar entrevistas de opinião pública, cadastrar informantes e famílias, aplicar instrumento para pesquisa de mercado, participar do planejamento da atividade de campo, aplicar questionários e roteiros de pesquisa, verificar consistência da informação, coletar preços de bens e serviços, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Entrevistadores e recenseadores os cargos dessa família CBO podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4241-20

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas.

Atividades exercidas por um Entrevistador de preços CBO 4241-20

Um Entrevistador de preços (ou sinônimo) deve agendar entrevistas, apresentar legibilidade de grafia, esclarecer objetivo da pesquisa, esclarecer dúvidas referentes a pesquisa, demonstrar imparcialidade, contatar informantes para verificar variações de preços, demonstrar credibilidade, controlar a especificação do produto, instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário, informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados, corrigir informação levantada, evidenciar cordialidade no trato com as pessoas, identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar, demonstrar objetividade na coleta de dados, agir com perseverança, comparar preços e dados de coleta, demonstrar capacidade de comunicar-se, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, preencher questionário/ formulário manual e digitalmente, aplicar pré-teste do questionário, conferir instrumentos de coleta, levantar informações de preços, por meio eletrônico, cadastrar novas empresas e novas construções, codificar informações, recuperar informação não preenchida, verificar erros de preenchimento em questionários/formulários, efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone, demonstrar discernimento, procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa, verificar coerência da resposta, receber treinamento para realização da pesquisa, identificar correspondente na empresa - instituição e domicílio, apresentar boa dicção, registrar com fidedignidade, indicar exclusão e mudanças em cadastros, coletar preços no comércio, cumprir cronograma da pesquisa, manter pontualidade, sugerir alterações em questionários, demonstrar paciência, substituir domicílios amostrados e informantes, evidenciar senso de organização, aplicar formulários de preços em empresas, organizar roteiro da pesquisa, demonstrar noções de microinformática.

Cargos e salários CBO 4241-20 - Entrevistadores e recenseadores

Salário Pesquisador de Preços

Pesquisador de Preços: Brasil

  • 921
  • Brasil
  • 2.418 - 5.472
  • 43h
O profissional no cargo de Pesquisador de Preços CBO 4241-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.418 e 5.472 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 921 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4241-20.
Salário Entrevistador de Preços

Entrevistador de Preços: Brasil

  • 921
  • Brasil
  • 2.418 - 5.472
  • 43h
O profissional no cargo de Entrevistador de Preços CBO 4241-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.418 e 5.472 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 921 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4241-20.
Salário Coletador de Preços

Coletador de Preços: Brasil

  • 921
  • Brasil
  • 2.418 - 5.472
  • 43h
O profissional no cargo de Coletador de Preços CBO 4241-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.418 e 5.472 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 921 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4241-20.
Salário Entrevistador de Preços São Paulo

Entrevistador de Preços: São Paulo, SP

  • 141
  • São Paulo, SP
  • 4.456 - 10.518
  • 42h
O profissional no cargo de Entrevistador de Preços CBO 4241-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 4.456 e 10.518 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 141 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4241-20.