CBO 4241-15 - Entrevistador de pesquisas de mercado - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos entrevistadores e recenseadores
O profissional no cargo de Entrevistador de pesquisas de mercado CBO 4241-15 realiza levantamento de informações em pesquisa de mercado, aplicando questionários, quantificando consumo de produtos e aplicando teste de aceitação de produto, para levantar opinião de consumidores, conhecer posicionamento em relação aos concorrentes e identificar a reação dos consumidores diante de um novo produto Prepara-se para realização de pesquisas, participando de treinamento.
Pode coletar preços de bens e serviços Realiza cadastramento de pessoas, famílias, empresas e instituições Atua conforme procedimentos de pesquisa e princípio de sigilo de informações e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4241-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de entrevistadores e recenseadores que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Entrevistador de pesquisas de mercado, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Entrevistadores e recenseadores CBO 4241-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4241-15
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Entrevistadores e recenseadores.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Entrevistador de pesquisas de mercado
O Entrevistador de pesquisas de mercado CBO 4241-15 prepara-se para a realização de pesquisas de mercado, participando de treinamento Examina os instrumentos de coleta de dados e verifica o cronograma da pesquisa a ser seguido.
Agenda entrevistas com pessoas e famílias que apresentam perfis estabelecidos pelas pesquisas.
Identifica-se para o entrevistado e o responsável familiar, esclarecendo objetivos das pesquisas Coleta informações socioeconômicas de pessoas e famílias, para sua caracterização.
Realiza levantamento da opinião do consumidor em relação a um produto ou a uma marca, aplicando questionários de pesquisa de satisfação do consumidor, questionários de pesquisa de imagem de produtos e serviços, e questionários de pesquisa de fidelidade de marca Realiza pesquisa de potencial de mercado, aplicando questionários.
Registra as informações coletadas, manualmente ou utilizando computador de mão.
Quantifica o consumo de produtos por uma família, acompanhando os seus hábitos de consumo por um período Registra a quantidade, o tipo e a marca de produto consumido em sistema informatizado de coleta de dados.
Aplica teste de mercado, levantando dados de aceitação de um produto a ser lançado, em uma amostra controlada de consumidores.
Registra as informações referentes à reação dos consumidores Apura erros e omissões em preenchimento de questionários, entrando em contato com o pesquisado para obter informações omitidas e corrigir erros Pode coletar preços de bens e serviços, levantando informações de estabelecimentos comerciais, comunicando-se com o seu representante - por telefone, e-mail, aplicativo de smartphone ou outro meio de comunicação – ou realizando consultas no seu endereço da Internet.
Ao levantar o preço, controla a especificação do produto ou serviço Realiza cadastramento de pessoas, famílias, empresas e instituições que fornecem informações Pode fazer alterações em cadastros.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4241-15 deve verificar consistência da informação, coletar preços de bens e serviços, aplicar questionários e roteiros de pesquisa, efetuar entrevistas de opinião pública, participar do planejamento da atividade de campo, demonstrar competências pessoais, cadastrar informantes e famílias, aplicar instrumento para pesquisa de mercado.
Condições de trabalho dessas profissões
Entrevistadores e recenseadores os cargos dessa família CBO podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4241-15
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas.
Atividades exercidas por um Entrevistador de pesquisas de mercado CBO 4241-15
Um Entrevistador de pesquisas de mercado (ou sinônimo) deve aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor, aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado, identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar, organizar roteiro da pesquisa, corrigir informação levantada, identificar correspondente na empresa - instituição e domicílio, aplicar questionário de opinião, preencher questionário/ formulário manual e digitalmente, indicar exclusão e mudanças em cadastros, demonstrar imparcialidade, sugerir alterações em questionários, demonstrar objetividade na coleta de dados, efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone, verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa, aplicar questionário de fidelidade de marca, evidenciar cordialidade no trato com as pessoas, cumprir cronograma da pesquisa, demonstrar credibilidade, demonstrar capacidade de comunicar-se, esclarecer objetivo da pesquisa, apresentar boa dicção, quantificar consumo de produtos, substituir domicílios amostrados e informantes, verificar coerência da resposta, demonstrar discernimento, agir com perseverança, demonstrar paciência, coletar informações sócio-econômicas, em empresas, instituições e domicílios, instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário, procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa, receber treinamento para realização da pesquisa, manter pontualidade, evidenciar senso de organização, conferir instrumentos de coleta, coletar preços no comércio, cadastrar domicílios, recuperar informação não preenchida, efetuar entrevista em profundidade, registrar com fidedignidade, demonstrar noções de microinformática, aplicar formulários de preços em empresas, agendar entrevistas, levantar informações de preços, por meio eletrônico, verificar erros de preenchimento em questionários/formulários, aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços, cadastrar novas empresas e novas construções, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, apresentar legibilidade de grafia, aplicar pré-teste do questionário, esclarecer dúvidas referentes a pesquisa, aplicar teste de aceitação de produto.