CBO 4241-05 - Entrevistadores e recenseadores - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de entrevistadores e recenseadores que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Entrevistadores e recenseadores CBO 4241-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4241-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Entrevistadores e recenseadores.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
Funções
participar do planejamento da atividade de campo, verificar consistência da informação, cadastrar informantes e famílias, efetuar entrevistas de opinião pública, coletar preços de bens e serviços, aplicar questionários e roteiros de pesquisa, demonstrar competências pessoais.
Atividades
demonstrar paciência, cadastrar domicílios, corrigir informação levantada, evidenciar senso de organização, efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone, coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios, evidenciar cordialidade no trato com as pessoas, demonstrar discernimento, demonstrar noções de microinformática, conferir instrumentos de coleta, levantar informações de preços, por meio eletrônico, demonstrar capacidade de comunicar-se, codificar informações, identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio), organizar roteiro da pesquisa, esclarecer dúvidas referentes à pesquisa, cumprir cronograma da pesquisa, comparar preços e dados de coleta, apresentar legibilidade de grafia, controlar a especificação do produto, reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa, aplicar formulários de preços em empresas, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, indicar exclusão e mudanças em cadastros, verificar coerência da resposta, esclarecer objetivo da pesquisa, receber treinamento para realização da pesquisa, coletar informações sociodemográficas, em domicílios, agir com perseverança, demonstrar imparcialidade, demonstrar credibilidade, recuperar informação não preenchida, identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar, coletar preços no comércio, manter pontualidade, instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário, agendar entrevistas, verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa, preencher questionário/ formulário manual e digitalmente, registrar com fidedignidade, cadastrar novas empresas e novas construções, demonstrar objetividade na coleta de dados, informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados, apresentar boa dicção, verificar erros de preenchimento em questionários/formulários, aplicar pré-teste do questionário.