CBO 3515-10 - Taquígrafo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas
O profissional no cargo de Taquígrafo CBO 3515-10 registra, com sinais taquigráficos, as falas, os sinais, as imagens e outras formas de expressão, garantindo rapidez nas anotações Transforma os sinais taquígrafos em texto, observando a correção e a fidedignidade do relato.
Segue padrões estabelecidos pela ética profissional e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3515-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Taquígrafo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas CBO 3515-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3515-10
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Taquígrafo
O Taquígrafo CBO 3515-10 registra, com sinais taquigráficos, as falas, os sinais, as imagens e outras formas de expressão, garantindo a rapidez na anotação de depoimentos, debates ou discursos Atua nas atividades do legislativo, do executivo, do judiciário ou em qualquer outra situação ou evento em que o registro deva ter a máxima exatidão possível.
Identifica oradores e pode registrar atitudes e situações com sinais taquigráficos.
Transforma os sinais taquigráficos em texto Confere, revisa e corrige o texto, promovendo ajustes embasados em normas técnicas.
Editora texto para divulgação, inclusive para publicação em veículos oficiais Pode incluir, no documento final, matérias lidas pelo orador, recolhidas durante sessão ou evento.
Pode usar tablete ou outro recurso similar para registro dos sinais taquigráficos, sendo a imagem dos registros transferida para a área do trabalho de um computador.
Organiza e arquiva - em meios físico e eletrônico - informações e documentos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3515-10 deve coordenar a execução das tarefas, assessorar a Área, organizar as atividades gerais, transformar a linguagem oral em linguagem escrita, demonstrar competências pessoais, revisar textos e documentos, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas trabalham em órgãos públicos e setores empresariais, tendo vínculo formal de emprego. Atuam de forma individual, normalmente sem supervisão e em ambientes fechados. Os horários são diurno para os taquígrafos e com revezamento de turnos para os demais. No exercício de algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como por exemplo trabalhar sob pressão, em posições desconfortáveis por períodos prolongados, bem como estar expostos aos efeitos de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3515-10
O exercício dessas ocupações requer curso técnico de nível médio completo para os técnicos em secretariado e estenotipista. A escolaridade para o taquígrafo pode variar de nível médio a superior completo. Adicionalmente, requer-se curso de especialização de mais de quatrocentas horas-aula.
Atividades exercidas por um Taquígrafo CBO 3515-10
Um Taquígrafo (ou sinônimo) deve utilizar processos de impressão, transformar as falas em sinais taquígrafos e estenográficos, disponibilizar informações e documentos, demonstrar iniciativa, editorar o texto para divulgação, agir com dinamismo, agir com discrição, manter sigilo, concatenar as transcrições e documentos, atualizar-se tecnicamente, trajar-se conforme as normas, atender demandas dos clientes externos, ordenar tarefas, consultar publicações técnicas, agir com equilíbrio emocional, demonstrar alta capacidade de concentração, utilizar meios eletrônicos, participar de eventos técnicos, manter-se informado, intermediar as relações interpessoais, atualizar o dicionário pessoal, identificar oradores, manter a fidedignidade do relato, priorizar elaboração de documentos legais de urgência, estruturar logicamente os textos, demonstrar eficiência, transformar os sinais taquígrafos e estenográficos em texto, treinar a velocidade do registro, descrever imagens, atitudes e situações, enviar as informações ao diário oficial, ajustar o texto a redação técnica, operar programas de computador, auxiliar nas reuniões e apresentações, atuar com pontualidade, armazenar os documentos e informações em meio eletrônico, pesquisar na internet, otimizar procedimentos de trabalho, corrigir erros do texto, demonstrar conhecimento de línguas estrangeiras.