CBO 3513-05 - Técnico em administração - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em administração
O profissional no cargo de Técnico em administração CBO 3513-05 executa atividades administrativas relacionadas aos processos de gestão de pessoas, de finanças, de materiais, de compras e de vendas Elabora, organiza e controla documentos da organização.
Auxilia na elaboração e na implementação de planejamento estratégico e de planejamento de melhorias dos processos organizacionais Pode atuar na supervisão e no treinamento de equipe de trabalho Cumpre a legislação, as normas técnicas e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3513-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em administração que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em administração, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em administração CBO 3513-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3513-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em administração.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em administração
O Técnico em administração CBO 3513-05 auxilia na elaboração, na implementação e no acompanhamento de planejamento estratégico Participa do planejamento e da execução de melhorias nos processos organizacionais.
Participa da execução dos procedimentos de recrutamento, seleção e integração de pessoas.
Executa ações referentes às rotinas de admissão e de demissão Acompanha frequência, afastamentos, férias e processos de transferências de pessoal.
Executa ações referentes à avaliação de desempenho e ao desenvolvimento de pessoas Organiza propostas de treinamentos.
Participa da elaboração de planos de cargos e salários.
Presta informações acerca de direitos trabalhistas Atua na organização e na execução de ações relacionadas à qualidade de vida, saúde e segurança nos ambientes de trabalho.
Auxilia na elaboração da folha de pagamento, lançando e conferindo informações na base de dados e gerando guias para recolhimento de encargos sociais.
Executa atividades nas áreas fiscal e financeira, controlando fluxos de documentos fiscais, fiscalizando recolhimento de encargos públicos de firmas terceirizadas e controlando documentação de serviços terceirizados ao longo do contrato Participa da gestão de materiais e patrimônio, conferindo recebimento e movimentação de materiais e controlando estoques Participa do planejamento e do desenvolvimento das ações de marketing.
Atua na área de compras, organizando processos de contratação de serviços, participando de processos licitatórios e efetivando compras de produtos Assessora a área de vendas, recomendando margem de desconto, contatando e orientando clientes e acompanhando venda e pós-venda Elabora, organiza e controla documentos da organização.
Executa operações administrativas relativas a protocolos e arquivos, confecção e expedição de documentos Acompanha validade de documentos legais.
Auxilia na execução de atividades relacionadas às operações logísticas Opera sistemas de informações gerenciais de pessoal, de finanças, de controle patrimonial e de materiais Pode apoiar a operacionalização de ações de comércio exterior.
Pode atuar na supervisão e no treinamento de equipe de trabalho, avaliando desempenho e analisando necessidades de treinamento.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3513-05 deve executar atividades nas Áreas fiscal e financeira, controlar rotina administrativa, atuar na Área de compras, realizar atividades em recursos humanos, demonstrar competências pessoais, assessorar Área de venda.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em administração trabalham em qualquer atividade econômica onde haja atividades administrativas, na condição de assalariados com carteira assinada. O trabalho é presencial, executado em equipe, com supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário pode ser diurno ou noturno. Os profissionais, em sua rotina de trabalho, permanecem durante longos períodos, em posições desconfortáveis, trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3513-05
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação de ensino médio completo, preferencialmente com o curso técnico de nível médio na área de atuação. O exercício pleno das ocupações ocorre com um a dois anos de experiência.
Atividades exercidas por um Técnico em administração CBO 3513-05
Um Técnico em administração (ou sinônimo) deve organizar propostas de treinamentos, definir método de trabalho, divulgar informações em veículos diversos, elaborar fluxograma, evidenciar comprometimento, solicitar cotação de preços, organizar rotina diária, acompanhar alterações da legislação vigente, efetuar cálculos estatísticos, participar da avaliação de currículo, participar do processo de homologação de rescisão contratual, atualizar cadastro geral, orientar clientes, participar de comissões de licitação, executar serviços de caixa e tesouraria, calcular férias, agir com eficiência e eficácia, emitir documentos diversos, controlar férias de funcionários, participar da elaboração e da divulgação de editais de licitação, recomendar margem de desconto, trabalhar em equipe, conferir documentos, gerar informações e guias para recolhimento de encargos sociais, adequar atividade a legislação vigente, tomar iniciativa, fiscalizar recolhimento de encargos públicos de firmas terceirizadas, controlar benefícios concedidos, participar da movimentação e controle de estoques, lançar informações na base de dados da folha de pagamentos, aplicar legislação para fins de recolhimento, controlar fluxos de documentos fiscais, atuar com flexibilidade, encaminhar crédito bancário da folha de pagamentos, controlar transferência de funcionários, solicitar informações, montar processo seletivo, organizar processos de contratação de serviços e produtos, prestar informações acerca de direitos trabalhistas, elaborar notas de empenho, conferir lançamentos da folha de pagamento, disponibilizar holerite, controlar ativo fixo, conferir recebimento de materiais, fornecer informações para auditorias, aplicar provas de seleção, comprar serviços e produtos, controlar documentação de serviços terceirizados ao longo do contrato, divulgar processo seletivo, contatar clientes, elaborar organograma, divulgar resultado do processo seletivo, participar da correção da prova do processo seletivo, acompanhar validade de documentos legais, controlar afastamentos, agir com tolerância, participar da elaboração de provas de seleção, controlar atividades através de dados estatísticos, assessorar em atividades de treinamento e desenvolvimento, agir com ética profissional, demonstrar facilidade de comunicação verbal e escrita, classificar elementos de despesas, precificar produtos, apresentar soluções, efetuar cálculos rescisórios, arquivar documentos, verificar certidão negativa junto ao fgts e inss, pesquisar situação legal da empresa, acompanhar venda e pós-venda, protocolar documentos, solicitar atestado de saúde ocupacional dos empregados das empresas terceirizadas, administrar despesas com fundo fixo, conferir processos licitatórios, fornecer cotações de preços, viabilizar processo de admissão, elaborar prestações de conta, coletar informações para rescisão contratual, buscar aprimoramento profissional, elaborar cronogramas, elaborar documentos administrativos, executar serviços de apoio administrativo, atender cliente, conferir freqüência, destinar recursos orçamentários.