CBO 3331-15 - Professores de cursos livres - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instrutores e professores de cursos livres
O profissional no cargo de Professores de cursos livres CBO 3331-15 planeja e ministra aulas em cursos livres, cumprindo programa que elaborou ou aquele estabelecido por instituição de ensino Acompanha e avalia o desempenho de cada aluno.
Pode elaborar o programa do curso, levantando necessidades do público-alvo e a demanda do mercado de trabalho Organiza os ambientes de ensino Elabora, adapta e atualiza recursos didáticos.
Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3331-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores e professores de cursos livres que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professores de cursos livres, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instrutores e professores de cursos livres CBO 3331-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3331-15
- Técnicos de nível médio.
- Instrutores e professores de cursos livres.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professores de cursos livres
O Professores de cursos livres CBO 3331-15 planeja aulas com base no programa do curso, levando em consideração o perfil da clientela e as estratégias de ensino adotadas Ministra aulas, propondo atividades que despertem a curiosidade e o interesse dos alunos, estimulando a criatividade e o trabalho em equipe.
Para facilitar o aprendizado, pode utilizar experiências e conhecimentos prévios dos alunos.
Acompanha o desempenho de cada aluno, podendo registrar sua frequência e sua avaliação Pode elaborar o programa do curso, pesquisando bibliografia, analisando informações sobre o tema do curso – inclusive referentes ao mercado de trabalho -, levantando o perfil do público-alvo e, no caso de cursos realizados para empresas ou outro cliente, a demanda a ser atendida.
Define objetivos, carga horária, conteúdos programáticos, instalações, recursos didáticos, estratégias de ensino e critérios para acompanhamento do desempenho do aluno Pode sugerir mudanças à coordenação das instituições de ensino em que atua, para adequar o curso às mudanças do mercado de trabalho e/ou para aumentar o aprendizado dos alunos.
Prepara e organiza os ambientes de ensino.
Elabora, adapta e atualiza recursos didáticos, considerando o público alvo e os objetivos do curso Pode usar tabletes, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais, jogos e outros recursos de ensino.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3331-15 deve criar cursos livres, planejar cursos, avaliar alunos, elaborar cursos para empresas e clientes, ministrar aulas, sugerir mudanças estruturais no curso, demonstrar competências pessoais, definir materiais didáticos.
Condições de trabalho dessas profissões
Instrutores e professores de cursos livres exercem suas funções em instituições de ensino, basicamente em escolas que oferecem cursos livres. Atuam de forma individual e também em equipe, trabalham com supervisão ocasional e, dependendo da característica do curso, podem atuar em ambiente fechado, a céu aberto e em veículos. Na grande maioria, trabalham na condição de profissinais autônomos, atuando nos períodos diurno e noturno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3331-15
O exercício dessas ocupações é livre. Requer-se escolaridade e qualificação profissional variadas, dependendo da área de atuação. Os cursos livres não estão sujeitos à regulamentação do mec.
Atividades exercidas por um Professores de cursos livres CBO 3331-15
Um Professores de cursos livres (ou sinônimo) deve determinar carga horária do curso, informar aluno acerca de seu aproveitamento, identificar dificuldades dos alunos, monitorar desempenho dos alunos, elucidar dúvidas dos alunos, elaborar instrumentos de avaliação, apresentar programa do curso, dominar conteúdo ministrado, determinar pré-requisitos do público alvo, compilar informações coletadas da pesquisa, elaborar materiais didáticos, estabelecer objetivos específicos dos cursos, controlar presença dos alunos, aprimorar-se continuamente, definir recursos didáticos e materiais para os cursos, manusear materiais e equipamentos técnicos, aplicar procedimentos de avaliação contínua, acompanhar elaboração de projetos, utilizar recursos audiovisuais, sugerir valor de cursos, apresentar vantagens e desvantagens das técnicas, tutoriar alunos a distância, adaptar material didático ao público alvo e aos objetivos do curso, adaptar técnicas didático-pedagógicas ao público específico, preparar planos de aula, definir conteúdo programático dos cursos, elencar necessidades técnicas e físicas para realização do curso, definir objetivos gerais dos cursos, acompanhar realização dos exercícios, auxiliar coordenação dos cursos, demonstrar flexibilidade, estimular criatividade, utilizar experiências e conhecimentos prévios dos alunos, diagnosticar necessidades das empresas, promover aulas vivenciais, atualizar material didático existente, propor elaboração de módulos avançados, acompanhar mudanças e tendências de mercado, consultar bibliografia, promover atividades práticas, mediar relação ensino-aprendizagem, visitar empresas e clientes, pesquisar segmento de mercado, desenvolver módulos do curso, adequar estratégias e ou conteúdo do curso, apresentar, teoricamente, o assunto a ser abordado, avaliar resultados das mudanças efetuadas nos cursos, detectar demanda de mercado, realizar pesquisas bibliográficas, discutir conteúdo programático e objetivos com os alunos, elaborar cronograma dos cursos, levantar necessidades do público alvo, desenvolver metodologia a ser aplicada ao curso, retratar realidade do mercado, compatibilizar diferenças entre alunos, formatar projetos de cursos, adequar cursos às mudanças do mercado, desenvolver criatividade, diagnosticar nível de conhecimento do aluno, adequar periodicidade dos cursos, ao público alvo, participar da elaboração do plano de desenvolvimento educacional, adequar a dinâmica do curso a empresas e clientes, elaborar relatórios, despertar outros interesses nos alunos, analisar material didático existente, adequar metodologia aos objetivos do curso, elaborar atividades teóricas e práticas, expor mudanças de mercado.