CBO 3331-15 - Professores de cursos livres

Entenda o que fazem os instrutores e professores de cursos livres no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professores de cursos livres e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Professores de cursos livres

Planeja e ministra aulas em cursos livres, cumprindo programa que elaborou ou aquele estabelecido por instituição de ensino. Acompanha e avalia o desempenho de cada aluno. Pode elaborar o programa do curso, levantando necessidades do público-alvo e a demanda do mercado de trabalho. Organiza os ambientes de ensino. Elabora, adapta e atualiza recursos didáticos. Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (3/8)
Habilidade (3/8)
Atitude (3/8)
Perfil Ocupacional (3/8)
Planeja aulas com base no programa do curso, levando em consideração o perfil da clientela e as estratégias de ensino adotadas.

Ministra aulas, propondo atividades que despertem a curiosidade e o interesse dos alunos, estimulando a criatividade e o trabalho em equipe. Para facilitar o aprendizado, pode utilizar experiências e conhecimentos prévios dos alunos.

Acompanha o desempenho de cada aluno, podendo registrar sua frequência e sua avaliação.

Pode elaborar o programa do curso, pesquisando bibliografia, analisando informações sobre o tema do curso – inclusive referentes ao mercado de trabalho -, levantando o perfil do público-alvo e, no caso de cursos realizados para empresas ou outro cliente, a demanda a ser atendida. Define objetivos, carga horária, conteúdos programáticos, instalações, recursos didáticos, estratégias de ensino e critérios para acompanhamento do desempenho do aluno.

Pode sugerir mudanças à coordenação das instituições de ensino em que atua, para adequar o curso às mudanças do mercado de trabalho e/ou para aumentar o aprendizado dos alunos.

Prepara e organiza os ambientes de ensino. Elabora, adapta e atualiza recursos didáticos, considerando o público alvo e os objetivos do curso. Pode usar tabletes, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais, jogos e outros recursos de ensino.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 3
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO DIDÁTICA 4 5 3
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 4 3
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 3 2
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 3 3 3
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ENSINO A DISTÂNCIA - EAD 3 3 3
CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE CURSOS LIVRES: PRINCÍPIOS E ORGANIZAÇÃO 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 4 5 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 4 4 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SAÚDE OCUPACIONAL 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 3 5 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR AÇÕES DE SAÚDE OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - AÇÕES PREVENTIVAS DE SAÚDE VOCAL, AUDITIVA E MENTAL PARA PROFESSORES 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL APOIO AO ALUNO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS TÉCNICAS DE ACOLHIMENTO DO ALUNO 3 4 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA 2 5 2
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ESPECIFICAR:..) - CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA CURSOS LIVRES 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR ORGANIZAÇÃO DE AMBIENTES ESCOLARES 4 4 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR OUTROS CONHECIMENTOS DE GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR (ESPECIFICAR:..) - REGISTROS E DOCUMENTOS ESCOLARES: NOTAS E CONCEITOS AVALIATIVOS, FREQUÊNCIA E CONTROLES DE CONTEÚDOS MINISTRADOS E EXERCÍCIOS REALIZADOS 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO ALUNO 4 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM CURRÍCULO 3 3 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESENVOLVIMENTO COGNITIVO 4 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULA 3 5 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM ELABORAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS 3 4 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO 4 4 4
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EM ATIVIDADES DE ENSINO 4 4 3
SERVIÇOS EDUCACIONAIS, DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO E DEFESA CIVIL PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSO ESCOLAR DE ENSINO-APRENDIZAGEM (ESPECIFICAR:..) - ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS DE CURSOS LIVRES, SOB DEMANDA 3 4 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - EMPATIA 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - PROATIVIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - RELACIONAMENTO INTERPESSOAL 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - CONFIABILIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - AUTOCONTROLE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - ASSERTIVIDADE 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AO BRILHO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - DICÇÃO 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO 3

Condições de Trabalho

Exercem suas funções em instituições de ensino, basicamente em escolas que oferecem cursos livres. Atuam de forma individual e também em equipe, trabalham com supervisão ocasional e, dependendo da característica do curso, podem atuar em ambiente fechado, a céu aberto e em veículos. Na grande maioria, trabalham na condição de profissinais autônomos, atuando nos períodos diurno e noturno.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações é livre. Requer-se escolaridade e qualificação profissional variadas, dependendo da área de atuação. Os cursos livres não estão sujeitos à regulamentação do mec.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • sugerir mudanças estruturais no curso;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ministrar aulas;
  • criar cursos livres;
  • elaborar cursos para empresas e clientes;
  • planejar cursos;
  • definir materiais didáticos;
  • avaliar alunos;
  • acompanhar mudanças e tendências de mercado;
  • propor elaboração de módulos avançados;
  • utilizar experiências e conhecimentos prévios dos alunos;
  • aprimorar-se continuamente;
  • adequar periodicidade dos cursos, ao público alvo;
  • controlar presença dos alunos;
  • definir objetivos gerais dos cursos;
  • diagnosticar nível de conhecimento do aluno;
  • acompanhar realização dos exercícios;
  • informar aluno acerca de seu aproveitamento;
  • diagnosticar necessidades das empresas;
  • desenvolver metodologia a ser aplicada ao curso;
  • elaborar cronograma dos cursos;
  • formatar projetos de cursos;
  • pesquisar segmento de mercado;
  • levantar necessidades do público alvo;
  • desenvolver módulos do curso;
  • elucidar dúvidas dos alunos;
  • manusear materiais e equipamentos técnicos;
  • promover aulas vivenciais;
  • apresentar programa do curso;
  • expor mudanças de mercado;
  • consultar bibliografia;
  • analisar material didático existente;
  • desenvolver criatividade;
  • acompanhar elaboração de projetos;
  • estabelecer objetivos específicos dos cursos;
  • participar da elaboração do plano de desenvolvimento educacional;
  • preparar planos de aula;
  • adaptar material didático ao público alvo e aos objetivos do curso;
  • mediar relação ensino-aprendizagem;
  • dominar conteúdo ministrado;
  • definir conteúdo programático dos cursos;
  • definir recursos didáticos e materiais para os cursos;
  • atualizar material didático existente;
  • utilizar recursos audiovisuais;
  • apresentar, teoricamente, o assunto a ser abordado;
  • auxiliar coordenação dos cursos;
  • adaptar técnicas didático-pedagógicas ao público específico;
  • estimular criatividade;
  • visitar empresas e clientes;
  • sugerir valor de cursos;
  • aplicar procedimentos de avaliação contínua;
  • promover atividades práticas;
  • adequar estratégias e ou conteúdo do curso;
  • monitorar desempenho dos alunos;
  • detectar demanda de mercado;
  • elaborar atividades teóricas e práticas;
  • adequar cursos às mudanças do mercado;
  • adequar a dinâmica do curso a empresas e clientes;
  • despertar outros interesses nos alunos;
  • identificar dificuldades dos alunos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • adequar metodologia aos objetivos do curso;
  • retratar realidade do mercado;
  • determinar carga horária do curso;
  • elaborar materiais didáticos;
  • compatibilizar diferenças entre alunos;
  • compilar informações coletadas da pesquisa;
  • avaliar resultados das mudanças efetuadas nos cursos;
  • determinar pré-requisitos do público alvo;
  • discutir conteúdo programático e objetivos com os alunos;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • tutoriar alunos a distância;
  • realizar pesquisas bibliográficas;
  • elaborar relatórios;
  • apresentar vantagens e desvantagens das técnicas;
  • elencar necessidades técnicas e físicas para realização do curso;

Divisões de categorias profissionais do CBO 3331-15

CBO 3331-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de cursos livres que pertence ao grupo dos instrutores e professores de cursos livres, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Instrutores e professores de escolas livres
        • Instrutores e professores de cursos livres

CBOs Relacionados

Cargos e salários CBO 3331-15 - Instrutores e professores de cursos livres

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 333115 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Instrutores e professores de cursos livres em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
3331-15 Professores de Cursos Livres Brasília, DF 33h 420
3331-15 Professores de Cursos Livres Rio de Janeiro 29h 1.568
3331-15 Professores de Cursos Livres Natal, RN 35h 21
3331-15 Professores de Cursos Livres Belo Horizonte, MG 30h 288
3331-15 Professores de Cursos Livres Rio de Janeiro, RJ 26h 1.198
3331-15 Professores de Cursos Livres Ribeirão Preto, SP 33h 22
3331-15 Professores de Cursos Livres Rio Grande do Sul 32h 482
3331-15 Professores de Cursos Livres Niterói, RJ 29h 21
3331-15 Professores de Cursos Livres Distrito Federal 33h 420
3331-15 Professores de Cursos Livres Nova Iguaçu, RJ 39h 44
3331-15 Professores de Cursos Livres Santa Catarina 37h 1.051
3331-15 Professores de Cursos Livres Porto Alegre, RS 31h 137
3331-15 Professores de Cursos Livres Florianópolis, SC 35h 187
3331-15 Professores de Cursos Livres Cuiabá, MT 32h 20
3331-15 Professores de Cursos Livres Manaus, AM 40h 85
3331-15 Professores de Cursos Livres São Paulo, SP 33h 1.532
3331-15 Professores de Cursos Livres Palhoça, SC 38h 13
3331-15 Professores de Cursos Livres São Paulo 35h 3.413
3331-15 Professores de Cursos Livres Paraná 33h 783
3331-15 Professores de Cursos Livres Mogi das Cruzes, SP 36h 28
3331-15 Professores de Cursos Livres Minas Gerais 34h 1.029
3331-15 Professores de Cursos Livres Brasil 34h 10.825
3331-15 Professores de Cursos Livres Curitiba, PR 33h 160

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial