CBO 2241-35 - Treinador profissional de futebol
Entenda o que fazem os profissionais da educação física no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Treinador profissional de futebol e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Treinador profissional de futebol
Promove a prática profissional de futebol em organização esportiva, com a finalidade de treinar atletas, assegurando-lhes conhecimentos táticos e técnicos para a prática desse esporte. Instrui jogadores sobre as regras do futebol. Planeja e realiza a preparação e a supervisão da equipe, para alcance de desempenho eficiente em competições. Organiza a comissão técnica. Define o esquema de jogo. Faz a escalação de jogadores e decide as substituições durante a partida. Avalia o resultado de cada jogo com comissão técnica e jogadores. Mantém-se atualizado na sua área de atuação. Pode participar de equipes interdisciplinares, para promoção de políticas públicas de incentivo à prática do futebol. Atua com ética profissional. Cumpre preceitos de qualidade técnica e normas regulamentadoras de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Seleciona equipamentos e materiais desportivos para os treinos. Pode utilizar recursos de novas tecnologias - como bolas de futebol com sensores – e recomendar a adoção de vestimentas inteligentes, que captam dados corporais - como batimentos cardíacos, distância percorrida, entre outros -, a serem analisados na avaliação física do atleta.
Organiza a comissão técnica, com número de integrantes de acordo com estrutura, tamanho e condições financeiras da organização esportiva. Conta, na comissão, com auxiliar técnico, treinador de goleiros, entre outros profissionais.
Relaciona-se com praticamente todas as áreas da organização esportiva, dando orientações para roupeiro, cozinheiro, responsáveis pela logística de viagens, entre outros profissionais.
Atua com integrantes da comissão técnica e da diretoria da organização esportiva na seleção e na contratação de jogadores.
Faz contato com os dirigentes para definir as diretrizes do trabalho no dia a dia. Elabora a programação da semana para a equipe, estabelecendo os horários dos treinamentos e de outras atividades.
Comanda a equipe profissional de futebol, para obter os melhores desempenhos de atletas e os melhores resultados do time nas competições.
Realiza análise de dados disponíveis de cada atleta e conta com o auxílio de outros profissionais – como avaliador físico, preparador de atleta e analista de desempenho - para identificar os pontos fortes e fracos de cada jogador.
Estuda esquema tático que aproveita as habilidades de seu grupo de jogadores.
Instrui atletas sobre os princípios e as regras do futebol.
Ministra treinos, estabelecendo como o time deve atuar, em termos técnicos e táticos. Orienta a distribuição e a movimentação de atletas nos espaços do campo. Ensaia algumas jogadas específicas.
Procura manter um bom ambiente de trabalho. Busca o entendimento e a aceitação, por atletas, da filosofia de jogo proposta.
Faz o planejamento de cada jogo, em campeonatos.
Avalia o desempenho de atletas da equipe adversária e analisa o esquema tático normalmente usado pelo outro treinador.
Define esquema de jogo a ser adotado pelo seu time. Faz a escalação de atletas.
Ao longo da partida, decide, junto com a comissão técnica, as substituições de jogadores. Presta orientações, sempre que possível, à beira do campo.
Recebe, em campo, as manifestações da torcida, já que o futebol envolve paixão e apelo popular.
Aproveita o intervalo do jogo para conversar com jogadores, dando novas instruções e motivando a equipe.
Ao final do jogo, pode responder a questionamentos da imprensa sobre o desempenho do time. Pode, ainda, participar em reunião com a diretoria da organização esportiva, para analisar o resultado do jogo.
Examina os dados fornecidos pelo analista de desempenho, que apresenta a atuação de cada jogador e da equipe no jogo, com auxílio de vídeo e “software”. Solicita, ao representante do departamento médico, informações sobre atleta que sofreu contusão durante o jogo.
Faz um balanço do resultado da partida com jogadores, elogiando boas jogadas e apontando erros a serem corrigidos. Inicia a preparação para o próximo jogo.
Pode ministrar cursos e proferir palestras.
Pode participar em equipes interdisciplinares, para implementação de políticas públicas voltadas à prática do futebol, inclusive com finalidade lúdica.
Mantém-se atualizado em sua área de atuação, acompanhando novas tecnologias aplicadas ao futebol. Assiste ao número máximo possível de jogos, para acompanhar desempenho de jogadores e para se manter atualizado com as mudanças em esquemas de jogo adotados nos principais times do mundo.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | OUTROS ELEMENTOS (ESTATÍSTICA) FUNDAMENTOS DE ESTATÍSTICA PARA TREINAMENTO PROFISSIONAL DE FUTEBOL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | SISTEMAS DE INFORMAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA) FÍSICA APLICADA AO TREINAMENTO PROFISSIONAL DE FUTEBOL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) ECOLOGIA, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA MÉDICA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES E APLICATIVOS ESPECÍFICOS UTILIZADOS NAS ATIVIDADES DE TREINAMENTO PROFISSIONAL DE FUTEBOL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) BIOESTATÍSTICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) BIOLOGIA HUMANA E BIOLOGIA TECIDUAL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) BIOSSEGURANÇA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA HUMANA E MÉDICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | OUTROS ELEMENTOS (GENÉTICA HUMANA E MÉDICA) GENÉTICA APLICADA À MOTRICIDADE HUMANA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | ANATOMIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | ANATOMIA HUMANA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA GERAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA GERAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | CINESIOLOGIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DA RESPIRAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 2 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | NEUROFISIOLOGIA | 2 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) CINEANTROPOMETRIA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) FISIOLOGIA E BIOFÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) FISIOLOGIA HUMANA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DO ESFORÇO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DO ESFORÇO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DO ESFORÇO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DO ESFORÇO) FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | METABOLISMO E BIOENERGÉTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | BIOENERGÉTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | METABOLISMO E BIOENERGÉTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | METABOLISMO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOQUÍMICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (BIOQUÍMICA) BIOQUÍMICA | 3 | 3 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) ERGONOMIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE PÚBLICA) SAÚDE E CIDADANIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) APLICAÇÃO DE TESTES FUNCIONAIS VOLTADOS À PREPARAÇÃO DE JOGADORES DE FUTEBOL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) ATUAÇÃO DO TREINADOR PROFISSIONAL NA PARTIDA DE FUTEBOL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) AVALIAÇÃO NO FUTEBOL PROFISSIONAL: FUNDAMENTOS, AVALIAÇÃO FÍSICA, AVALIAÇÃO TÁTICA, ANÁLISE DE DESEMPENHO, OUTROS ASPECTOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) AVALIAÇÃO POSTURAL DO ATLETA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) BIODINÂMICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) BIOMECÂNICA APLICADA AO FUTEBOL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) CARACTERÍSTICAS DOS CAMPOS DE FUTEBOL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) DIMENSÕES MORFOFUNCIONAIS E CONHECIMENTO DO CORPO | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) ERGONOMIA NO TREINAMENTO DE EQUIPES DE FUTEBOL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) FASES DO JOGO DE FUTEBOL PROFISSIONAL: ATAQUE, DEFESA, TRANSIÇÕES, BOLAS PARADAS, OUTRAS ABORDAGENS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) FATORES DE RISCO RELATIVOS À PRÁTICA DO FUTEBOL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) FISIOLOGIA NO FUTEBOL PROFISSIONAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) FUNDAMENTOS DA GINÁSTICA, DO JOGO, DO ESPORTE, DAS LUTAS E DA DANÇA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) FUNDAMENTOS DE MEDICINA ESPORTIVA APLICADA AO FUTEBOL PROFISSIONAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) INSTALAÇÕES, EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS, IMPLEMENTOS E MATERIAIS DESPORTIVOS NO FUTEBOL PROFISSIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) MONTAGEM DE ELENCO NO FUTEBOL PROFISSIONAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) MOTRICIDADE HUMANA E MOVIMENTO HUMANO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) NECESSIDADES INDIVIDUAIS E COLETIVAS DO FUTEBOL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) NUTRIÇÃO DESPORTIVA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) POSICIONAMENTO DO JOGADOR DE FUTEBOL NO CAMPO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) PREPARAÇÃO DE GOLEIROS NO FUTEBOL PROFISSIONAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) PREPARAÇÃO FÍSICA NO FUTEBOL PROFISSIONAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS PARA GRUPOS ESPECÍFICOS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) REGRAS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NA PRÁTICA DO FUTEBOL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) SISTEMAS TÁTICOS APLICADOS AO FUTEBOL PROFISSIONAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) TECNOLOGIAS, PROGRAMAS, PROJETOS E MÉTODOS DE GESTÃO NOS CAMPOS DE INTERVENÇÃO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) TREINAMENTO DE ATLETAS NO CONTEXTO DA SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA E LAZER | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) TREINAMENTO DE ATLETAS PROFISSIONAIS DE FUTEBOL: FUNDAMENTOS, PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO DE CONHECIMENTOS TÉCNICOS E TÁTICOS, CONTRIBUIÇÃO PARA O DESEMPENHO E O RESULTADO EM COMPETIÇÕES | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) TREINAMENTO TÉCNICO E TÁTICO NO FUTEBOL PROFISSIONAL: METODOLOGIAS, DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES TÉCNICAS DOS JOGADORES, TREINOS DE MOVIMENTOS, TREINOS DE CAMPO, OUTROS ASPECTOS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PRIVADO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) ADMINISTRAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) GESTÃO DE EQUIPES PROFISSIONAIS DE FUTEBOL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARQUITETURA E URBANISMO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (ARQUITETURA E URBANISMO) ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) BIOÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | TEORIA SOCIOLÓGICA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | SOCIOLOGIA DA SAÚDE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | SOCIOLOGIA DA SAÚDE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | TEORIA ANTROPOLÓGICA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | TEORIA ANTROPOLÓGICA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | HISTÓRIA DO BRASIL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA DO BRASIL) HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | HISTÓRIA DO BRASIL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA DO BRASIL) HISTÓRIA DO FUTEBOL NO BRASIL E NO MUNDO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | RELAÇÕES INTERPESSOAIS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS, DESENVOLVIMENTO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO) DIMENSÃO COMPORTAMENTAL: CRESCIMENTO, DESENVOLVIMENTO HUMANO E APRENDIZAGEM MOTORA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO) PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL) PSICOLOGIA APLICADA À ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL) PSICOLOGIA DO ESPORTE NO FUTEBOL PROFISSIONAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TREINAMENTO E REABILITAÇÃO | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) ELEMENTOS DE PEDAGOGIA E DIDÁTICA: INTERAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E SAÚDE | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | POLÍTICAS PÚBLICAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | OUTROS ELEMENTOS (POLÍTICAS PÚBLICAS) POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) TERMINOLOGIAS UTILIZADAS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E TREINAMENTO PROFISSIONAL DE FUTEBOL | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 2 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 2 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 2 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INGLÊS INSTRUMENTAL | 2 | 3 | 2 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 4 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 4 | 4 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA EXPLOSIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO NOTURNA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 5 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES | 5 |
Condições de Trabalho
Os profissionais prestam serviços no campo dos exercícios físicos com objetivos educacionais, de saúde e de desempenho esportivo. Podem trabalhar em academias e escolas de esporte, clubes e hotéis, clínicas médicas e fisioterápicas, em atendimentos domiciliares, em órgãos da administração pública direta etc, como empregados com carteira ou como autônomos. Desenvolvem seu trabalho de forma individual, nos mais variados ambientes, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar sob condições especiais, p.ex.,em posições desconfortáveis por período prolongado, sob pressão, sujeitos a mudanças climáticas e intempéries.Exigências do mercado de trabalho
O exercício das ocupações da família requer formação superior em educação física, com registro no Conselho Regional de Educação Física. No mercado de trabalho, cresce o número de profissionais portadores de cursos de especialização e pós-graduação. O exercício pleno das atividades varia conforme a ocupação, entre um e quatro anos.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- demonstrar competências pessoais;
- identificar necessidades de intervenção profissional;
- coordenar atividade física e esportiva;
- desenvolver treinamento;
- orientar atividade física / práticas corporais e exercício físico;
- comunicar-se;
- planejar ações de intervenção profissional;
- intervir nos processos competitivos;
- indicar atletas para contratação;
- verificar a documentação do atleta perante as entidades de administração esportiva;
- orientar aspectos disciplinares, táticos e técnicos;
- desenvolver capacidades cognitivas;
- demonstrar capacidade de estabelecer prioridades;
- coletar dados estátisticos da competição;
- participar da elaboração de material didático;
- desenvolver qualidades técnicas e táticas;
- determinar filosofia e métodos de trabalho;
- programar transporte, alimentação e hospedagem;
- aplicar testes funcionais;
- orientar sobre as regras desportivas;
- utilizar gestos e sinais;
- identificar talentos;
- treinar atletas para objetivos fixados;
- intervir com ações táticas e técnicas na competição;
- avaliar o potencial dos beneficiários;
- demonstrar capacidade de liderança;
- programar treinamento e atividades;
- marcar horário e local das atividades;
- demonstrar capacidade de inovação;
- desenvolver qualidades físicas e motoras;
- demonstrar o exercício a ser realizado;
- ministrar cursos e palestras;
- demonstrar capacidade de escuta;
- analisar as condições de competição;
- orientar aspectos comportamentais, sociais, morais e éticos;
- demonstrar criatividade;
- comunicar a data e o local dos eventos aos interessados;
- determinar os meios e processos das atividades;
- analisar dados físicos e técnicos dos beneficiários/usuários;
- avaliar o comportamento dos atletas na competição;
- aplicar atividades recreativas de desenvolvimento técnico, tático e físico;
- desenvolver treinamento com dados das avaliações realizadas;
- selecionar o atleta e o praticante;
- participar de reuniões;
- trabalhar em equipe;
- desempenhar papel de interlocutor;
- verificar o local das atividades;
- demonstrar capacidade de motivação;
- controlar o material necessário para o desenvolvimento das atividades;
- demonstrar capacidade de empatia;
- organizar comissão técnica;
- entrevistar atletas para contratação;
- adaptar os exercícios às condições e necessidades dos beneficiários/usuários;
- cadastrar beneficiários/usuários;
- aplicar exercícios corretivos de natureza técnico e tática;
- coletar dados técnicos e físicos;
- fixar objetivos e metas;
- corrigir erros táticos e técnicos;
- definir testes físicos;
- orientar o comportamento do atleta na competição;
- demonstrar controle emocional;
- consultar prontuários/relatórios dos beneficiários/usuários;
- demonstrar capacidade de organização;
- promover eventos;
- avaliar os resultados da aplicação do planejamento;
- implementar treinamento técnico, tático e físico;
- classificar os beneficiários/usuários segundo características e dados bio-sociais;
- integrar os membros da comissão;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2241-35
CBO 2241-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de treinador profissional de futebol que pertence ao grupo dos profissionais da educação física, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde
-
-
- Profissionais da educação física
-
-
-
-
- Profissionais da educação física
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 2241-35 - Profissionais da educação física
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 224135 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Profissionais da educação física em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
2241-35 | Auxiliar Técnico- Nos Esportes | São Paulo | 40h | 741 | |
2241-35 | Treinador de Futebol Profissional | São Paulo | 40h | 741 | |
2241-35 | Professor de Futebol | Brasil | 40h | 3.352 | |
2241-35 | Auxiliar Técnico- Nos Esportes | Rio de Janeiro, RJ | 40h | 185 | |
2241-35 | Treinador de Futebol Profissional | Rio de Janeiro, RJ | 40h | 185 | |
2241-35 | Auxiliar Técnico- no Futebol | São Paulo | 40h | 741 | |
2241-35 | Professor de Futebol | Rio de Janeiro, RJ | 40h | 185 | |
2241-35 | Treinador Profissional de Futebol | Brasil | 40h | 3.352 | |
2241-35 | Professor de Futebol | São Paulo | 40h | 741 | |
2241-35 | Coordenador de Futebol | São Paulo, SP | 39h | 136 | |
2241-35 | Auxiliar Técnico- Nos Esportes | Brasil | 40h | 3.352 | |
2241-35 | Auxiliar Técnico- Nos Esportes | São Paulo, SP | 39h | 136 | |
2241-35 | Coordenador de Futebol | São Paulo | 40h | 741 | |
2241-35 | Professor de Futebol | São Paulo, SP | 39h | 136 | |
2241-35 | Treinador de Futebol Profissional | São Paulo, SP | 39h | 136 | |
2241-35 | Auxiliar Técnico- no Futebol | Rio de Janeiro, RJ | 40h | 185 | |
2241-35 | Auxiliar Técnico- no Futebol | Brasil | 40h | 3.352 | |
2241-35 | Coordenador de Futebol | Brasil | 40h | 3.352 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |