CBO 2241-05 - Profissionais da educação física - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais da educação física que pertence ao grupo dos profissionais da educação física, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Profissionais da educação física CBO 2241-05 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2241-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde.
- Profissionais da educação física.
- Profissionais da educação física.
Descrição dos cargos da categoria Profissionais da educação física
Os Profissionais da educação física CBO 2241-05 desenvolvem, com crianças, jovens e adultos, atividades físicas, ensinam técnicas desportivas,realizam treinamentos especializados com atletas de diferentes esportes, instruem-lhes acerca dos princípios e regras inerentes a cada um deles, avaliam e supervisionam o preparo físico dos atletas, acompanham e supervisionam as práticas desportivas, elaboram informes técnicos e científicos na área de atividades físicas e do desporto.
Condições de trabalho
Profissionais da educação física os profissionais prestam serviços no campo dos exercícios físicos com objetivos educacionais, de saúde e de desempenho esportivo. Podem trabalhar em academias e escolas de esporte, clubes e hotéis, clínicas médicas e fisioterápicas, em atendimentos domiciliares, em órgãos da administração pública direta etc, como empregados com carteira ou como autônomos. Desenvolvem seu trabalho de forma individual, nos mais variados ambientes, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar sob condições especiais, p.ex.,em posições desconfortáveis por período prolongado, sob pressão, sujeitos a mudanças climáticas e intempéries.
Exigências do mercado de trabalho
O exercício das ocupações da família requer formação superior em educação física, com registro no Conselho Regional de Educação Física. No mercado de trabalho, cresce o número de profissionais portadores de cursos de especialização e pós-graduação. O exercício pleno das atividades varia conforme a ocupação, entre um e quatro anos.
Funções dos Profissionais da educação física CBO 2241-05
Profissionais da educação física devem:
Atividades dos cargos CBO 2241-05
Entre as principais atribuições dos Profissionais da educação física CBO 2241-05 estão as de:
- utilizar comunicação oral e escrita;
- participar de reuniões;
- realizar reuniões;
- adequar os exercícios às condições e necessidades dos beneficiários;
- ministrar cursos e palestras;
- utilizar gestos e sinais;
- organizar comissão técnica;
- avaliar o comportamento dos atletas na competição;
- manter postura ética e moral;
- desenvolver capacidades cognitivas;
- cadastrar beneficiários;
- verificar a documentação do atleta perante as entidades de administração esportiva;
- selecionar o atleta e o praticante;
- demonstrar controle emocional;
- avaliar os resultados da aplicação do planejamento;
- observar os relatórios dos aspectos psicológicos, nutricionais e médicos dos beneficiários;
- aplicar atividades recreativas de desenvolvimento técnico, tático e físico;
- marcar horário e local das atividades;
- coletar dados estatísticos da competição;
- implementar treinamento técnico, tático e físico;
- indicar atletas para contratação;
- orientar aspectos disciplinares, táticos e técnicos;
- determinar os meios e processos das atividades;
- coletar dados técnicos e físicos;
- analisar os dados físicos e técnicos dos beneficiários;
- orientar aspectos comportamentais, sociais, morais e éticos;
- orientar sobre as regras desportivas;
- desenvolver treinamento com dados das avaliações realizadas;
- mostrar o movimento a ser realizado;
- redigir relatórios técnicos periódicos;
- identificar talentos;
- demonstrar capacidade de inovação;
- demonstrar capacidade de liderança;
- demonstrar criatividade;
- definir testes físicos;
- utilizar desenhos e gráficos;
- promover eventos;
- programar treinamento e atividades;
- desenvolver qualidades físicas e motoras;
- demonstrar capacidade de expressão comunicativa;
- desenvolver qualidades técnicas e táticas;
- verificar o local das atividades;
- aplicar testes funcionais;
- classificar os beneficiários segundo características e dados biossociais;
- integrar os membros da comissão;
- utilizar meios de comunicação;
- utilizar recursos audiovisuais;
- avaliar o potencial dos beneficiários;
- desempenhar papel de interlocutor;
- utilizar recursos de informática;
- controlar o material necessário para o desenvolvimento das atividades;
- fixar objetivos e metas;
- aplicar exercícios corretivos de natureza técnico e tática;
- demonstrar capacidade de atualização;