CBO 2241-05 - Avaliador físico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais da educação física
O profissional no cargo de Avaliador físico CBO 2241-05 Realiza avaliação física em indivíduos e atletas para estabelecer método, tipo de treinamento esportivo, preparação físico-desportiva, atividade física, exercício físico, dentre outros procedimentos específicos Identifica necessidades dos beneficiários e planeja ações de intervenção, definindo testes físicos e analisando resultados.
Orienta atividades físicas, consultando prontuários e relatórios dos indivíduos beneficiários e usuários, demonstrando os exercícios a serem realizados e promovendo adaptações Desenvolve treinamentos, aplicando testes funcionais e exercícios corretivos Avalia comportamento de atletas e coleta dados estatísticos.
Coordena atividade física e esportiva, organizando e integrando comissões Participa de reuniões e ministra cursos e palestras Exerce função pautada em preceitos éticos, de saúde e segurança e biossegurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais da educação física que pertence ao grupo dos profissionais das ciências biológicas, da saúde, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Avaliador físico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais da educação física CBO 2241-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2241-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais da educação física.
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde.
O que faz um Avaliador físico
O Avaliador físico CBO 2241-05 realiza avaliação física em beneficiários, usuários e atletas com o objetivo de tomar decisões sobre método, tipo de treinamento esportivo, preparação físico-desportiva, atividade física, exercício físico ou outros procedimentos específicos Identifica necessidades de intervenção profissional, cadastrando e classificando beneficiários e usuários segundo características e dados biossociais.
Coleta informações relacionadas às atividades, fatores de risco, qualidade de vida e nível de atividade física, selecionando atletas e praticantes, identificando aptidões e indicando atletas para contratação.
Planeja ações de intervenção profissional, programa treinamento e determina os meios e processos das atividades Fixa objetivos e metas, define testes, analisa dados físicos e técnicos dos beneficiários e usuários e interpreta avaliação de medidas antropométricas.
Analisa os resultados da aplicação do planejamento Consulta prontuários e relatórios, faz demonstração dos exercícios e promove adaptações às condições e necessidades dos beneficiários e usuários.
Desenvolve capacidades cognitivas e qualidades físicas e motoras.
Aplica testes funcionais e define treinamento com base em testes ergoespirométricos, limiares metabólicos, frequência cardíaca e percepção de esforço, desenvolvendo qualidades técnicas e táticas Aplica e interpreta escalas de percepção do esforço, afere e avalia pressão arterial e frequência cardíaca e presta orientações sobre regras desportivas e aspectos disciplinares, táticos, técnicos, comportamentais, sociais, morais e éticos.
Implementa treinamento, aplica exercícios corretivos de natureza técnico-tática e atividades recreativas visando ao desenvolvimento em amplos aspectos.
Utiliza ergômetros e outros equipamentos de programas de atividade física, além de instrumentos de medição de glicemia e concentração de lactatos Avalia o comportamento de atletas em competições por intermédio de dados estatísticos Organiza e integra comissão técnica, desempenha papel de interlocução e promove eventos.
Verifica a documentação do atleta perante as entidades de administração esportiva Agenda local e horário e define local para ministrar as atividades, verificando o material necessário para o seu desenvolvimento Participa de reuniões, ministra cursos e palestras e apoia a elaboração de materiais didáticos.
Pode participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição, de planejamento e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação não escolar, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros Exerce função pautada nos princípios de respeito à vida, à dignidade, à integridade e aos direitos do indivíduo, de responsabilidade social, de valorização da identidade profissional no campo das atividades físicas, esportivas e similares e de saúde e segurança e biossegurança no trabalho.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2241-05 deve desenvolver treinamento, identificar necessidades de intervenção profissional, demonstrar competências pessoais, orientar atividade física / práticas corporais e exercício físico, comunicar-se, coordenar atividade física e esportiva, planejar ações de intervenção profissional, intervir nos processos competitivos.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais da educação física os profissionais prestam serviços no campo dos exercícios físicos com objetivos educacionais, de saúde e de desempenho esportivo. Podem trabalhar em academias e escolas de esporte, clubes e hotéis, clínicas médicas e fisioterápicas, em atendimentos domiciliares, em órgãos da administração pública direta etc, como empregados com carteira ou como autônomos. Desenvolvem seu trabalho de forma individual, nos mais variados ambientes, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar sob condições especiais, p.ex.,em posições desconfortáveis por período prolongado, sob pressão, sujeitos a mudanças climáticas e intempéries.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2241-05
O exercício das ocupações da família requer formação superior em educação física, com registro no Conselho Regional de Educação Física. No mercado de trabalho, cresce o número de profissionais portadores de cursos de especialização e pós-graduação. O exercício pleno das atividades varia conforme a ocupação, entre um e quatro anos.
Atividades exercidas por um Avaliador físico CBO 2241-05
Um Avaliador físico (ou sinônimo) deve consultar prontuários/relatórios dos beneficiários/usuários, demonstrar controle emocional, orientar aspectos disciplinares, táticos e técnicos, aplicar atividades recreativas de desenvolvimento técnico, tático e físico, utilizar gestos e sinais, demonstrar o exercício a ser realizado, definir testes físicos, programar treinamento e atividades, demonstrar capacidade de motivação, organizar comissão técnica, desenvolver treinamento com dados das avaliações realizadas, indicar atletas para contratação, demonstrar capacidade de estabelecer prioridades, avaliar os resultados da aplicação do planejamento, participar da elaboração de material didático, verificar a documentação do atleta perante as entidades de administração esportiva, selecionar o atleta e o praticante, identificar talentos, implementar treinamento técnico, tático e físico, determinar os meios e processos das atividades, demonstrar capacidade de inovação, orientar sobre as regras desportivas, demonstrar criatividade, avaliar o potencial dos beneficiários, demonstrar capacidade de organização, trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de liderança, aplicar exercícios corretivos de natureza técnico e tática, promover eventos, marcar horário e local das atividades, avaliar o comportamento dos atletas na competição, coletar dados técnicos e físicos, verificar o local das atividades, demonstrar capacidade de escuta, desenvolver qualidades físicas e motoras, analisar dados físicos e técnicos dos beneficiários/usuários, classificar os beneficiários/usuários segundo características e dados bio-sociais, aplicar testes funcionais, ministrar cursos e palestras, desenvolver qualidades técnicas e táticas, desempenhar papel de interlocutor, adaptar os exercícios às condições e necessidades dos beneficiários/usuários, desenvolver capacidades cognitivas, cadastrar beneficiários/usuários, integrar os membros da comissão, fixar objetivos e metas, controlar o material necessário para o desenvolvimento das atividades, demonstrar capacidade de empatia, orientar aspectos comportamentais, sociais, morais e éticos, participar de reuniões, coletar dados estátisticos da competição.