CBO 2241-10 - Ludomotricista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais da educação física
O profissional no cargo de Ludomotricista CBO 2241-10 Planeja, executa, dirige e controla a aplicação de atividades físicas voltadas às funções motoras e psíquicas, objetivando promover, otimizar, recuperar e aprimorar o desenvolvimento integrado relacional, afetivo, cognitivo e motriz dos indivíduos, por intermédio de movimentos corporais Identifica necessidades dos beneficiários e planeja ações de intervenção, determinando filosofia e métodos de trabalho.
Consulta prontuários e relatórios dos indivíduos beneficiários Desenvolve treinamentos, aplicando testes funcionais e exercícios corretivos Promove intervenção nos processos competitivos, orientando o comportamento do atleta.
Coordena atividade física e esportiva, organizando e integrando comissões Participa de reuniões e ministra cursos e palestras Exerce função pautada em preceitos éticos, de saúde e segurança e biossegurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2241-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais da educação física que pertence ao grupo dos profissionais das ciências biológicas, da saúde, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Ludomotricista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais da educação física CBO 2241-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2241-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais da educação física.
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde.
O que faz um Ludomotricista
O Ludomotricista CBO 2241-10 avalia, planeja, prescreve, ensina, aplica, orienta, controla, supervisiona, coordena e dirige atividades físicas voltadas às funções motoras e psíquicas, por intermédio da ludicidade, objetivando promover, otimizar, recuperar e aprimorar o desenvolvimento integrado relacional, afetivo, cognitivo e motriz dos indivíduos Promove a integração das dimensões humanas relacionais ou afetivas, cognitivas e motrizes, no relacionamento com o mundo interior e exterior, por intermédio do movimento corporal consciente.
Identifica necessidades de intervenção profissional, cadastrando e classificando beneficiários e usuários segundo características e dados biossociais.
Coleta informações sobre aspectos técnicos e físicos e seleciona atletas e praticantes, identificando aptidões e indicando e entrevistando atletas para contratação Planeja ações de intervenção profissional, programa treinamento e determina filosofia e métodos de trabalho, além dos meios e processos das atividades.
Fixa objetivos e metas, define testes, analisa dados físicos e técnicos dos beneficiários e usuários Orienta a prática psicomotora de forma individual ou em grupo, durante o ciclo vital, compreendendo as necessidades de adaptação sensoriais, sociais, comportamentais e de crescimento pessoal.
Analisa os resultados da aplicação do planejamento.
Consulta prontuários e relatórios, faz demonstração dos exercícios e promove adaptações às condições e necessidades dos beneficiários e usuários Desenvolve capacidades cognitivas e qualidades físicas e motoras.
Aplica testes funcionais e define treinamento com base nas avaliações realizadas, promovendo sua implementação.
Desenvolve qualidades técnicas e táticas e corrige erros Presta orientações sobre regras desportivas e aspectos disciplinares, táticos, técnicos, comportamentais, sociais, morais e éticos Implementa treinamento, aplica exercícios corretivos de natureza técnico-tática e atividades recreativas visando ao desenvolvimento em amplos aspectos.
Coleta dados estatísticos e analisa as condições de competição, promovendo intervenção com ações táticas e técnicas Treina atletas para objetivos fixados, avaliando seu comportamento e prestando orientações Organiza e integra comissão técnica, desempenha papel de interlocução e promove eventos, comunicando a data e o local aos interessados e providenciando transporte, alimentação e hospedagem.
Verifica a documentação do atleta perante as entidades de administração esportiva Agenda local e horário e define local para ministrar as atividades, verificando o material necessário para o seu desenvolvimento.
Participa de reuniões, ministra cursos e palestras e apoia a elaboração de materiais didáticos Pode participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição, de planejamento e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação não escolar, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros Exerce função pautada nos princípios de respeito à vida, à dignidade, à integridade e aos direitos do indivíduo, de responsabilidade social, de valorização da identidade profissional no campo das atividades físicas, esportivas e similares e de saúde e segurança e biossegurança no trabalho.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2241-10 deve planejar ações de intervenção profissional, orientar atividade física / práticas corporais e exercício físico, desenvolver treinamento, identificar necessidades de intervenção profissional, comunicar-se, coordenar atividade física e esportiva, intervir nos processos competitivos, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais da educação física os profissionais prestam serviços no campo dos exercícios físicos com objetivos educacionais, de saúde e de desempenho esportivo. Podem trabalhar em academias e escolas de esporte, clubes e hotéis, clínicas médicas e fisioterápicas, em atendimentos domiciliares, em órgãos da administração pública direta etc, como empregados com carteira ou como autônomos. Desenvolvem seu trabalho de forma individual, nos mais variados ambientes, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar sob condições especiais, p.ex.,em posições desconfortáveis por período prolongado, sob pressão, sujeitos a mudanças climáticas e intempéries.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2241-10
O exercício das ocupações da família requer formação superior em educação física, com registro no Conselho Regional de Educação Física. No mercado de trabalho, cresce o número de profissionais portadores de cursos de especialização e pós-graduação. O exercício pleno das atividades varia conforme a ocupação, entre um e quatro anos.
Atividades exercidas por um Ludomotricista CBO 2241-10
Um Ludomotricista (ou sinônimo) deve programar transporte, alimentação e hospedagem, coletar dados técnicos e físicos, ministrar cursos e palestras, treinar atletas para objetivos fixados, trabalhar em equipe, verificar a documentação do atleta perante as entidades de administração esportiva, analisar as condições de competição, comunicar a data e o local dos eventos aos interessados, aplicar atividades recreativas de desenvolvimento técnico, tático e físico, desenvolver capacidades cognitivas, desenvolver qualidades físicas e motoras, participar de reuniões, orientar aspectos comportamentais, sociais, morais e éticos, adaptar os exercícios às condições e necessidades dos beneficiários/usuários, desenvolver treinamento com dados das avaliações realizadas, avaliar o comportamento dos atletas na competição, analisar dados físicos e técnicos dos beneficiários/usuários, definir testes físicos, consultar prontuários/relatórios dos beneficiários/usuários, demonstrar capacidade de inovação, avaliar os resultados da aplicação do planejamento, organizar comissão técnica, demonstrar capacidade de organização, orientar o comportamento do atleta na competição, integrar os membros da comissão, corrigir erros táticos e técnicos, indicar atletas para contratação, aplicar testes funcionais, orientar aspectos disciplinares, táticos e técnicos, identificar talentos, orientar sobre as regras desportivas, classificar os beneficiários/usuários segundo características e dados bio-sociais, avaliar o potencial dos beneficiários, aplicar exercícios corretivos de natureza técnico e tática, demonstrar capacidade de liderança, participar da elaboração de material didático, demonstrar capacidade de escuta, demonstrar o exercício a ser realizado, verificar o local das atividades, desenvolver qualidades técnicas e táticas, controlar o material necessário para o desenvolvimento das atividades, determinar os meios e processos das atividades, implementar treinamento técnico, tático e físico, cadastrar beneficiários/usuários, determinar filosofia e métodos de trabalho, demonstrar criatividade, marcar horário e local das atividades, demonstrar capacidade de empatia, programar treinamento e atividades, desempenhar papel de interlocutor, demonstrar capacidade de motivação, demonstrar capacidade de estabelecer prioridades, utilizar gestos e sinais, fixar objetivos e metas, intervir com ações táticas e técnicas na competição, selecionar o atleta e o praticante, promover eventos, coletar dados estátisticos da competição, demonstrar controle emocional, entrevistar atletas para contratação.