CBO 2153-15 - Instrutor de voo
Entenda o que fazem os profissionais da pilotagem aeronáutica no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Instrutor de voo e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Instrutor de voo
Ministra programa de treinamento de pilotagem em aeronave, instruindo o aluno piloto para execução de manobras e procedimentos de voo. Realiza, com o aluno piloto, reunião anterior ao voo (“briefing”) e reunião posterior ao voo (“debriefing”). Pode ministrar treinamento do voo em FSTD-Dispositivo de Treinamento para Simulação de Voo (Flight Simulation Training Device), equipamento em que as condições de voo podem ser simuladas no solo. Planeja o programa de treinamento. Faz avaliação de aprendizagem, traçando o retrato do progresso do aluno piloto e revelando os seus pontos fortes e fracos. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Atua de acordo com Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil (RBAC) e normas regulamentadoras do espaço aéreo. Cumpre procedimentos, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Instrui o aluno piloto no planejamento do voo e na inspeção da aeronave usada no programa de treinamento, observando limite operacional do motor, radares e outros itens da lista de verificação ("checklist").
Realiza reunião anterior ao voo (“briefing”), para acertar detalhes e dirimir pequenas dúvidas do aluno piloto.
Posiciona o aluno piloto na cabine da aeronave. Entra em contato com as torres de controle para obter autorizações de decolagem.
Instrui o aluno piloto para realização de manobras e procedimentos.
Presta orientações e acompanha a realização de taxiamento, decolagem e subida da aeronave até o nível de cruzeiro. Aborda conceitos e noções gerais sobre o gerenciamento de recursos de cabine.
Monitora o desempenho do aluno piloto e observa suas habilidades de pilotagem, julgamento e tomada de decisão.
Analisa, durante o voo, os aspectos técnicos e comportamentais do aluno piloto. Reconhece e corrige os erros por ele cometidos e identifica suas principais dificuldades.
Ao final do voo, observa os procedimentos adotados pelo aluno piloto para a descida e o pouso da aeronave.
Realiza, com o aluno piloto, reunião posterior ao voo (“debriefing”), para análise crítica e objetiva do processo de pilotagem.
Pode supervisionar voo solo de aluno piloto.
Pode ministrar treinamento do voo em FSTD-Dispositivo de Treinamento para Simulação de Voo (Flight Simulation Training Device), utilizando equipamentos - tais como FFS-Simulador de Voo (Full Flight Simulator), FTD-Dispositivo de Treinamento de Voo (Flight Training Device), e ATD-Treinador de Voo por Instrumentos (Aviation Training Device) - em que as condições de voo podem ser simuladas no solo. Aborda assuntos relacionados à operação adequada dos controles de ajuste das condições ambientais nos cenários de simulação - como pressão atmosférica, direção e velocidade do vento, visibilidade, condições de pista, chuva, entre outros parâmetros - e dos painéis de programação de falhas.
Preenche a ficha de avaliação do aluno piloto e compara o seu progresso com os padrões predefinidos. Traça o retrato do progresso do aluno piloto e revela os seus pontos fortes e fracos. Comunica os erros e os acertos com dados mensuráveis e fatos. Orienta o aluno piloto sobre como pode melhorar seu desempenho. Presta as informações necessárias para que o aluno piloto somente prossiga para as próximas fases da instrução e para o exame de proficiência quando estiver realmente apto a fazê-lo com segurança.
Mantém-se atualizado em sua área de atuação, acompanhando inovações em aeronaves e simuladores de voo, incorporando novas técnicas de instrução, e analisando diferentes indicadores de avaliação.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) CÁLCULOS PARA DETERMINAÇÃO DE QUANTIDADE DE COMBUSTÍVEL, PESO E BALANCEAMENTO DE AERONAVES | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE APLICADA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | SISTEMA DE COMPUTAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SISTEMA DE COMPUTAÇÃO) SISTEMAS INFORMATIZADOS DE AERONAVES | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA GERAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA GERAL) FÍSICA APLICADA À AERONÁUTICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | METEOROLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | QUÍMICA DA ATMOSFERA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | METEOROLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (METEOROLOGIA) METEOROLOGIA AERONÁUTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEODÉSIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEODÉSIA) CARTOGRAFIA AERONÁUTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) PRINCÍPIOS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES | 3 | 3 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | AEROPORTOS, PROJETO E CONSTRUÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA | TELECOMUNICAÇÕES | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA | RADIONAVEGAÇÃO E RADIOASTRONOMIA | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA | TELECOMUNICAÇÕES | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA | OUTROS ELEMENTOS (TELECOMUNICAÇÕES) COMUNICAÇÃO POR VHF (VERY HIGH FREQUENCY) | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA | TELECOMUNICAÇÕES | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA | OUTROS ELEMENTOS (TELECOMUNICAÇÕES) GPS (SISTEMA GLOBAL DE POSIÇÃO) | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE TRANSPORTES | OPERAÇÕES DE TRANSPORTES | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE TRANSPORTES | OUTROS ELEMENTOS (OPERAÇÕES DE TRANSPORTES) CINDACTA - CENTRO INTEGRADO DE DEFESA AÉREA E CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE TRANSPORTES | OPERAÇÕES DE TRANSPORTES | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE TRANSPORTES | OUTROS ELEMENTOS (OPERAÇÕES DE TRANSPORTES) COMUNICAÇÃO ENTRE PILOTOS E CONTROLADORES DE TRÁFEGO AÉREO POR ENLACE DE DADOS | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE TRANSPORTES | OPERAÇÕES DE TRANSPORTES | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE TRANSPORTES | OUTROS ELEMENTOS (OPERAÇÕES DE TRANSPORTES) CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE TRANSPORTES | OPERAÇÕES DE TRANSPORTES | 4 | 4 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE TRANSPORTES | OUTROS ELEMENTOS (OPERAÇÕES DE TRANSPORTES) INSPEÇÕES E SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO EM AERONAVES | 4 | 4 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE TRANSPORTES | OPERAÇÕES DE TRANSPORTES | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE TRANSPORTES | OUTROS ELEMENTOS (OPERAÇÕES DE TRANSPORTES) OPERAÇÃO DE SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÃO PARA VOOS DE AERONAVES | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE TRANSPORTES | OPERAÇÕES DE TRANSPORTES | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE TRANSPORTES | OUTROS ELEMENTOS (OPERAÇÕES DE TRANSPORTES) ORGANIZAÇÃO DO TRANSPORTE AÉREO | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE TRANSPORTES | OPERAÇÕES DE TRANSPORTES | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE TRANSPORTES | OUTROS ELEMENTOS (OPERAÇÕES DE TRANSPORTES) REGRAS DE VOO POR INSTRUMENTOS | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE TRANSPORTES | OPERAÇÕES DE TRANSPORTES | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE TRANSPORTES | OUTROS ELEMENTOS (OPERAÇÕES DE TRANSPORTES) REGULAMENTOS BRASILEIROS DA AVIAÇÃO CIVIL (RBAC) | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE TRANSPORTES | OPERAÇÕES DE TRANSPORTES | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE TRANSPORTES | OUTROS ELEMENTOS (OPERAÇÕES DE TRANSPORTES) REGULAMENTOS DE TRÁFEGO AÉREO NACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE TRANSPORTES | OPERAÇÕES DE TRANSPORTES | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE TRANSPORTES | OUTROS ELEMENTOS (OPERAÇÕES DE TRANSPORTES) SERVIÇO DE INFORMAÇÕES AERONÁUTICAS | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE TRANSPORTES | OPERAÇÕES DE TRANSPORTES | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE TRANSPORTES | OUTROS ELEMENTOS (OPERAÇÕES DE TRANSPORTES) SISCEAB – SISTEMA DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO BRASILEIRO | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | AERODINÂMICA | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | OUTROS ELEMENTOS (AERODINÂMICA) AERODINÂMICA DE AERONAVES | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | DINÂMICA DE VÔO | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | OUTROS ELEMENTOS (DINÂMICA DE VÔO) ESTABILIDADE E CONTROLE DE AERONAVES | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | DINÂMICA DE VÔO | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | OUTROS ELEMENTOS (DINÂMICA DE VÔO) NAVEGAÇÃO AÉREA | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | MATERIAIS E PROCESSOS PARA ENGENHARIA AERONÁUTICA E AEROESPACIAL | 3 | 4 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | MATERIAIS E PROCESSOS PARA ENGENHARIA AERONÁUTICA E AEROESPACIAL | 3 | 4 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | SISTEMAS AEROESPACIAIS | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | AVIÕES | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | SISTEMAS AEROESPACIAIS | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | HELICÓPTEROS | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | SISTEMAS AEROESPACIAIS | 3 | 4 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | MANUTENÇÃO DE SISTEMAS AEROESPACIAIS | 3 | 4 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | SISTEMAS AEROESPACIAIS | 3 | 4 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | NORMATIZAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE DE AERONAVES E COMPONENTES | 3 | 4 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | SISTEMAS AEROESPACIAIS | 2 | 3 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | OUTROS ELEMENTOS (SISTEMAS AEROESPACIAIS) DIRIGÍVEIS | 2 | 3 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | SISTEMAS AEROESPACIAIS | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | OUTROS ELEMENTOS (SISTEMAS AEROESPACIAIS) MOTORES AERONÁUTICOS | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | SISTEMAS AEROESPACIAIS | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | OUTROS ELEMENTOS (SISTEMAS AEROESPACIAIS) NOÇÕES DE MEDICINA AEROESPACIAL PARA AERONAVEGAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | SISTEMAS AEROESPACIAIS | 2 | 3 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | OUTROS ELEMENTOS (SISTEMAS AEROESPACIAIS) PLANADORES | 2 | 3 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | SISTEMAS AEROESPACIAIS | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | OUTROS ELEMENTOS (SISTEMAS AEROESPACIAIS) SISTEMAS AEROESPACIAIS | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | SISTEMAS AEROESPACIAIS | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | OUTROS ELEMENTOS (SISTEMAS AEROESPACIAIS) TÉCNICAS DE PILOTAGEM | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | SISTEMAS AEROESPACIAIS | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | OUTROS ELEMENTOS (SISTEMAS AEROESPACIAIS) TEORIA DE VOO DE ALTA VELOCIDADE | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | SISTEMAS AEROESPACIAIS | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | OUTROS ELEMENTOS (SISTEMAS AEROESPACIAIS) TEORIA DE VOO DE BAIXA VELOCIDADE | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENGENHARIA AEROESPACIAL | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | OUTROS ELEMENTOS (ENGENHARIA AEROESPACIAL) ATD – TREINADOR DE VOO POR INSTRUMENTOS | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENGENHARIA AEROESPACIAL | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | OUTROS ELEMENTOS (ENGENHARIA AEROESPACIAL) ESTRUTURA DOS MANUAIS DE INSTRUÇÃO DE PILOTAGEM DE VOO | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENGENHARIA AEROESPACIAL | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | OUTROS ELEMENTOS (ENGENHARIA AEROESPACIAL) FFS – SIMULADOR DE VOO | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENGENHARIA AEROESPACIAL | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | OUTROS ELEMENTOS (ENGENHARIA AEROESPACIAL) FSTD – DISPOSITIVO DE TREINAMENTO PARA SIMULAÇÃO DE VOO | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENGENHARIA AEROESPACIAL | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | OUTROS ELEMENTOS (ENGENHARIA AEROESPACIAL) FTD – DISPOSITIVO DE TREINAMENTO DE VOO | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENGENHARIA AEROESPACIAL | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | OUTROS ELEMENTOS (ENGENHARIA AEROESPACIAL) HISTÓRIA DA AVIAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENGENHARIA AEROESPACIAL | 3 | 4 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | OUTROS ELEMENTOS (ENGENHARIA AEROESPACIAL) INOVAÇÕES NA ÁREA DA AVIAÇÃO CIVIL | 3 | 4 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENGENHARIA AEROESPACIAL | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | OUTROS ELEMENTOS (ENGENHARIA AEROESPACIAL) NORMAS TÉCNICAS APLICADAS ÀS ATIVIDADES DE TREINAMENTO DE PILOTAGEM EM AERONAVE | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENGENHARIA AEROESPACIAL | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | OUTROS ELEMENTOS (ENGENHARIA AEROESPACIAL) PLANOS DE VOOS | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENGENHARIA AEROESPACIAL | 3 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | OUTROS ELEMENTOS (ENGENHARIA AEROESPACIAL) PROCEDIMENTOS DE INSPEÇÃO DE AERONAVES | 3 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENGENHARIA AEROESPACIAL | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | OUTROS ELEMENTOS (ENGENHARIA AEROESPACIAL) PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PARA CONDUÇÃO DE AERONAVES | 5 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENGENHARIA AEROESPACIAL | 5 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA AEROESPACIAL | OUTROS ELEMENTOS (ENGENHARIA AEROESPACIAL) SEGURANÇA DA AVIAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PÚBLICO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PÚBLICO) DIREITO AEROESPACIAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | HISTÓRIA DO BRASIL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA DO BRASIL) HISTÓRIA DA AVIAÇÃO BRASILEIRA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | GEOGRAFIA HUMANA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | GEOGRAFIA | OUTROS ELEMENTOS (GEOGRAFIA HUMANA) GEOGRAFIA APLICADA ÀS CIÊNCIAS AERONÁUTICAS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROGRAMAÇÃO DE CONDIÇÕES DE ENSINO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TREINAMENTO DE PESSOAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | FATORES HUMANOS NO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TREINAMENTO E AVALIAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL) PSICOLOGIA AERONÁUTICA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) FRASEOLOGIA EM LÍNGUA INGLESA PARA PILOTOS DE AERONAVES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INGLÊS AERONÁUTICO | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 3 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 3 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 3 | 3 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 2 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS | 2 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | RESPOSTA DE ORIENTAÇÃO | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO NOTURNA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ORIENTAÇÃO ESPACIAL | 4 | 5 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
Condições de Trabalho
Esses trabalhadores atuam em áreas ligadas ao transporte aéreo, pesquisa e desenvolvimento, administração pública, defesa e seguridade social, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira. Trabalham com supervisão ocasional, de forma individual e em equipe, em veículos e em horários irregulares. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse, passam longos períodos em posições desconfortáveis, em grandes alturas, confinados e expostos a materiais tóxicos, altas temperaturas, ruído intenso e raios solares.Exigências do mercado de trabalho
Para ingressar nessas ocupações é necessário, no mínimo, o ensino médio completo, de três a quatro anos de experiência profissional e curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula para o Instrutor de vôo e mais de quatrocentas horas-aula para os demais. Esta família é composta por profissionais que atingem níveis de experiência e competência técnica exigidos pelo DAC - Departamento de Aviação Civil para serem habilitados como PLA - Pilotos de Linha Aérea (avião) ou PLAH - (helicóptero). Com o incremento da indústria de aviação brasileira, foi criado no CTA, o curso de piloto de provas, que é habilitado pelo DAC.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- ministrar instrução de vôo;
- estabelecer comunicação;
- demonstrar competências pessoais;
- gerenciar o vôo;
- pilotar aeronaves;
- planejar vôo;
- efetuar vôo de produção e de manutenção;
- executar vôo de ensaio;
- participar de projetos de aeronaves;
- demonstrar persistência;
- demonstrar instrumentos e suas finalidades;
- acompanhar abastecimento da aeronave;
- voar em formação;
- demonstrar auto- confiança;
- posicionar aluno na cabine;
- arremeter aeronave;
- instruir aluno no planejamento e gerenciamento de vôo;
- demonstrar orientação espacial;
- verificar funcionalidade dos sistemas;
- administrar conflitos;
- ministrar cursos teóricos;
- otimizar plano de vôo - rota, altitude, velocidade;
- lançar ocorrências no livro de bordo;
- pilotar aeronave dentro dos limites operacionais;
- adequar programa de instrução ao aluno;
- preencher plano de vôo;
- conferir desempenho da aeronave;
- demonstrar expressão oral e escrita;
- demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
- demonstrar capacidade física e psicológica;
- tomar decisões;
- encaminhar aluno para exame de proficiência;
- preparar aeronave para pernoite;
- agir em situações de emergência;
- dominar idioma inglês;
- estabelecer comunicação com outras aeronaves;
- demonstrar manobras;
- consultar manuais operacionais da aeronave;
- demonstrar auto-controle;
- orientar aluno sobre cada fase do vôo - taxiamento, decolagem, subida, descida, aterrissagem;
- representar o operador da aeronave;
- demonstrar adaptabilidade ao meio;
- explicar manobras;
- produzir informações aeronáuticas;
- utilizar fraseologia padrão;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar coordenação motora;
- prestar informações aos passageiros;
- programar instrução do aluno;
- calcular quantidade de combustível;
- calcular peso e balanceamento da aeronave;
- demonstrar disciplina;
- liberar aluno para vôo solo;
- consultar publicações e informações aeronáuticas;
- informar posições;
- estabelecer comunicação com orgãos de tráfego aéreo;
- sincronizar atividades com a tripulação;
- demonstrar humildade;
- supervisionar aluno na execução de manobras;
- informar situações de emergência;
- solicitar autorização de tráfego aéreo;
- cumprir orientações de tráfego aéreo;
- estabelecer contato com a empresa;
- atuar conforme regulamentação pertinente;
- demonstrar raciocínio rápido;
- monitorar sistemas da aeronave;
- proceder descida da aeronave;
- interpretar informações meteorológicas;
- decolar aeronave;
- pousar aeronave;
- coordenar atividades da tripulação;
- manusear controles da aeronave;
- realizar subida até o nível de cruzeiro;
- confeccionar relatórios;
- conferir ações e procedimentos de cada etapa do vôo através da lista de verificação;
- conduzir vôo de cruzeiro - navegação;
- preparar sistemas da aeronave;
- informar-se sobre condições meteorológicas da rota e do destino;
- auxiliar aluno na execução de manobras;
- conferir qualidade de vôo;
- conferir documentação da aeronave;
- avaliar aluno;
- definir leiaute de cabine;
- taxiar aeronave;
- registrar desempenho do aluno;
- verificar conformidade com projeto aprovado;
- realizar inspeção externa da aeronave;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2153-15
CBO 2153-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutor de voo que pertence ao grupo dos profissionais da pilotagem aeronáutica, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
-
-
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
-
-
-
-
- Profissionais da pilotagem aeronáutica
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 2153-15 - Profissionais da pilotagem aeronáutica
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 215315 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Profissionais da pilotagem aeronáutica em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
2153-15 | Instrutor de Pilotagem de Helicópteros | Brasil | 41h | 236 | |
2153-15 | Instrutor de Pilotagem (aviação) | Brasil | 41h | 236 | |
2153-15 | Instrutor de Pilotagem de Aviões | Brasil | 41h | 236 | |
2153-15 | Instrutor de Voo | Brasil | 41h | 236 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |