CBO 1425-30 - Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação

Entenda o que fazem os gerentes de tecnologia da informação no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação

Planeja, organiza, coordena e controla as atividades da área de suporte técnico de tecnologia da informação e afins, de empresa, sob a direção de diretor ou gerente geral. Atua para garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação, implementando processos e procedimentos, tais como instalação de programas e sistemas operacionais, implantação de estruturas profissionais de “help desk”, entre outros. Oferece treinamento e assistência às equipes técnicas e aos usuários. Avalia atuação do suporte técnico e promove melhorias no atendimento. Divulga resultados da área. Promove desenvolvimento tecnológico e inovações para incremento da produtividade. Administra equipe de trabalho. Acompanha a execução orçamentária. Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (6/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas do planejamento tático.

Elabora planejamento da área de suporte técnico de tecnologia da informação e afins. Define metas. Estabelece acordo de nível de serviços. Elabora orçamento. Traça planos de comunicação e de contingência. Participa do planejamento da simulação e da execução de planos de contingência. Homologa planos de contingência.

Interage com outras áreas, participando da criação de normas e procedimentos, da avaliação de impactos de novas tecnologias, e da definição de padrões de segurança.

Organiza a atuação das equipes de apoio da área de suporte técnico de tecnologia da informação e afins em diferentes atividades econômicas – como em empresas industriais, empresas comerciais, empresas de serviços de suporte e manutenção, empresas de tecnologia de informação e comunicação de dados, entre outras -, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados.

Atua no sentido de garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação.

Cria procedimentos para a correta instalação de programas e sistemas operacionais, de acordo com padrões estabelecidos para ambientes operacionais de computação, obedecendo aos requisitos de “hardware” e “software”. Estabelece rotinas de teste, monitoramento e manutenção de programas e sistemas computacionais.

Em grandes clientes de tecnologia da informação, implanta e desenvolve estruturas profissionais de “help desk”, logística sob medida para necessidades de clientes e usuários, entre outras estratégias de gestão de suporte técnico.

Promove treinamento e assistência às equipes técnicas e aos usuários.

Implementa ações de inovação na área de suporte técnico de tecnologia da informação e afins. Propõe testes e implantação de novos produtos, para obter melhoria no funcionamento de sistemas. Indica atualização tecnológica de sistemas, para garantia de alta confiabilidade de funcionamento. Recomenda e efetiva mudanças para melhoria de desempenho de sistemas. Propõe expansão e modificação de sistemas para servir a novos propósitos e melhorar o fluxo de trabalho, de acordo com demandas. Faz recomendação de novos equipamentos ou pacotes de “software”.

Monitora o funcionamento do atendimento e do suporte técnico da área de tecnologia da informação. Acompanha o desempenho dos canais de suporte das operações. Gerencia resultados de pesquisas de avaliação da satisfação de clientes.

Analisa demandas, estabelecendo prioridades. Implementa processos e procedimentos de melhoria no atendimento de suporte técnico de tecnologia da informação. Cria modelos para melhoria de atendimento. Valida soluções e acompanha a execução de correções e de mudanças nos processos.

Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos. Analisa desvios na execução de projetos e serviços. Trata correção de desvios. Negocia com fornecedores. Aprova homologação de equipamentos e “softwares”.

Elabora relatórios para divulgar resultados da área.

Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade.

Administra equipe de trabalho, identificando necessidade de contratação, definindo perfis profissionais para a área, e participando de processo de seleção de pessoal. Avalia desempenho e promove a capacitação da equipe. Fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental. Identifica necessidade de demissões.

Acompanha execução orçamentária. Subsidia elaboração de orçamento de outras áreas.

Acompanha processos de auditoria interna e externa.

Conduz reuniões de trabalho. Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA ÁLGEBRA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (ÁLGEBRA) ÁLGEBRA LINEAR 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DA MATEMÁTICA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA) CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA APLICADA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO TEORIA DA COMPUTAÇÃO 2 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TEORIA DA COMPUTAÇÃO) ALGORITMOS 2 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO TEORIA DA COMPUTAÇÃO 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TEORIA DA COMPUTAÇÃO) INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO TEORIA DA COMPUTAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TEORIA DA COMPUTAÇÃO) TEORIA DA COMPUTAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MATEMÁTICA DA COMPUTAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA DA COMPUTAÇÃO) LÓGICA E MATEMÁTICA DISCRETA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BANCO DE DADOS 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO) ESTRUTURA DE DADOS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO) FUNDAMENTOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMA DE COMPUTAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO HARDWARE 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMA DE COMPUTAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ARQUITETURA DE SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMA DE COMPUTAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SISTEMA DE COMPUTAÇÃO) SISTEMAS OPERACIONAIS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMA DE COMPUTAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SISTEMA DE COMPUTAÇÃO) TECNOLOGIAS DE HARDWARE E SOFTWARE 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO) CONCEPÇÃO, PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE SUPORTE TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) COMPILADORES 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS PARA ESTUDO, ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE NEGÓCIOS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARE DE TESTE DE PROGRAMAS E SISTEMAS 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) ACORDOS DE NÍVEL DE SERVIÇOS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) ASSISTÊNCIA A EQUIPES TÉCNICAS E USUÁRIOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 3 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) ATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA DE EQUIPAMENTOS E SISTEMAS 3 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) DESIGN DE AMBIENTES OPERACIONAIS E INSTALAÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) EXPANSÃO E MODIFICAÇÃO DE INSTALAÇÕES, EQUIPAMENTOS, SISTEMAS E OUTROS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) HOMOLOGAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E SOFTWARES 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 3 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) INOVAÇÕES NA ÁREA DE SUPORTE TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E AFINS 3 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS, PERIFÉRICOS, REDES, PROGRAMAS E SISTEMAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS, PERIFÉRICOS, REDES, PROGRAMAS E SISTEMAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) METODOLOGIAS E PROCESSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) NORMAS TÉCNICAS DA ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) PADRÕES PARA AMBIENTES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) PLANOS DE COMUNICAÇÃO E DE CONTINGÊNCIA EM SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) PROCESSOS E PROCEDIMENTOS DE ATENDIMENTO DE SUPORTE TÉCNICO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) REDES DE COMPUTADORES 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) ROTINAS DE TESTES, MONITORAMENTO E MANUTENÇÃO DE PROGRAMAS E SISTEMAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) SISTEMAS DISTRIBUÍDOS 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) TÉCNICAS DE IDENTIFICAÇÃO E DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE FALHAS DE FUNCIONAMENTO DE EQUIPAMENTOS, PROGRAMAS E SISTEMAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 3 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) TESTES E IMPLEMENTAÇÃO DE NOVOS PRODUTOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 3 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) ERGONOMIA, SAÚDE, HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PESQUISA OPERACIONAL 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO TEORIA DOS GRAFOS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITOS ESPECIAIS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITOS ESPECIAIS) LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) ADMINISTRAÇÃO DE EQUIPES DE TRABALHO: DEFINIÇÃO DE PERFIS, SELEÇÃO, CONTRATAÇÃO, CAPACITAÇÃO, AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO, DEMISSÃO, OUTROS ASPECTOS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GERENCIAMENTO DE CONFIGURAÇÃO DE HARDWARE E SOFTWARE 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GERENCIAMENTO DE RESULTADOS DE PESQUISAS DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE CLIENTES 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO AMBIENTAL 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DA QUALIDADE 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DA RELAÇÃO COM PRESTADORES DE SERVIÇOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DE PROJETOS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE ESTRUTURAS PROFISSIONAIS DE HELP DESK EM GRANDES CLIENTES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) PROCESSO DECISÓRIO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) RELACIONAMENTO COM CLIENTES E FORNECEDORES 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) TIPOS DE PLANEJAMENTO: ESTRATÉGICO, TÁTICO, OPERACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TEORIA ECONÔMICA 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA GERAL 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TEORIA ECONÔMICA 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (TEORIA ECONÔMICA) ANÁLISE DE CUSTO-BENEFÍCIO 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA TEORIA ECONÔMICA 2 2 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (TEORIA ECONÔMICA) ANÁLISE DE RETORNO SOBRE INVESTIMENTO 2 2 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO VISUAL 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO VISUAL) TÉCNICAS DE EXPRESSÃO GRÁFICA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIAS DA INSTRUÇÃO 3 3 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 3 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 3 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 3 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) PRODUÇÃO DE TEXTOS TÉCNICOS 3 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 4 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INGLÊS INSTRUMENTAL 4 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS ANÁLISE DE RISCOS 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS TÉCNICAS DE PESQUISA 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS AVALIAÇÃO DE PROJETO 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA 3 4 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 2 3
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - ORIGINALIDADE 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - JULGAMENTO E TOMADA DE DECISÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 4 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS 4 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - TRABALHO SOB PRESSÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - GERENCIAMENTO DO TEMPO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 3
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES 4

Condições de Trabalho

Os cargos dessa família CBO podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • administrar equipes;
  • gerir projetos de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • interargir com outras Áreas;
  • identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação;
  • planejar atividades de tecnologia da informação;
  • gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação;
  • criar modelos de melhorias de atendimento;
  • gerir produtividade da equipe;
  • aprovar alteração de escopo do projeto;
  • acompanhar o desempenho dos canais de suporte de operação;
  • demonstrar capacidade de delegação;
  • promover capacitação da equipe;
  • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
  • apresentar soluções e alternativas;
  • demonstrar capacidade de raciocínio lógico;
  • aprovar programação de férias de funcionários;
  • disponibilizar equipe;
  • divulgar planos e metas da área;
  • avaliar indicadores de ocorrências;
  • avaliar desempenho da equipe;
  • gerir custos e prazos de execução;
  • traçar plano de comunicação;
  • participar da simulação de plano de contingência;
  • orientar equipe para atingir resultados;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • cobrar resultados;
  • definir necessidades de recursos humanos;
  • participar da definição de padrões de segurança;
  • assegurar cumprimento de normas e padrões;
  • gerir prestação de serviços terceirizados;
  • estabelecer metas e prazos;
  • demonstrar capacidade de adaptar-se a novas tecnologias;
  • relatar andamento de projetos;
  • monitorar operacionalização das soluções;
  • monitorar resultados;
  • delegar atribuições a equipe;
  • homologar plano de contingência;
  • acompanhar execução orçamentária;
  • demonstrar capacidade de resiliência;
  • colaborar na coordenação da implantação do projeto;
  • validar soluções;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • demonstrar capacidade de conduzir reuniões;
  • garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação;
  • prever impactos de projetos e serviços;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • gerir escopo do projeto;
  • demonstrar capacidade de adaptar-se a mudanças;
  • definir perfis dos profissionais da área;
  • definir escopo do projeto e serviço;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • apresentar cases de sucessos;
  • definir padrões de performance e qualidade;
  • divulgar resultados da área;
  • propor melhorias nos processos operacionais;
  • subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas;
  • definir matriz de responsabilidades;
  • acompanhar funcionamento do atendimento e suporte técnico da tecnologia da informação;
  • antever cenários futuros;
  • acompanhar implementação de correções e mudanças no processo;
  • aprovar seleção de funcionários;
  • participar da definição da estratégia de desenvolvimento;
  • demonstrar capacidade de identificar talentos;
  • revisar pontos auditados;
  • identificar necessidades de contratação e demissão;
  • identificar necessidades de clientes;
  • motivar equipes;
  • analisar demandas;
  • aplicar melhorias nos processos operacionais;
  • estabelecer prioridades;
  • demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
  • demonstrar capacidade de pró-atividade;
  • acompanhar processos de auditoria interna e externa;
  • elaborar orçamento e cronograma;
  • gerenciar o resultado das pesquisas de satisfação dos clientes;
  • representar a empresa em fóruns, congressos, academias e eventos;
  • participar da criação de normas e procedimentos;
  • demonstrar capacidade de agir sob pressão;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • administrar cumprimento das metas e prazos de atendimento;
  • participar da definição de metodologias;
  • participar do planejamento da simulação e execução de plano de contingência;
  • aplicar melhores práticas e tecnologias;
  • analisar desvios na execução de projetos e serviços;
  • garantir segurança da informação;
  • participar da avaliação de impactos de novas tecnologias;
  • estabelecer acordo de nível de serviços;
  • traçar plano de contingência;
  • promover integração da equipe;
  • aprovar homologação de equipamentos e/ou softwares;
  • distinguir talentos e potencialidades individuais;
  • prospectar soluções tecnológicas;
  • participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos;
  • gerir recursos humanos, materiais e tecnológicos;
  • implementar processos e procedimentos de melhoria no atendimento;
  • analisar qualidade de soluções propostas;
  • negociar com fornecedores;
  • participar da elaboração da análise de risco;
  • estimar prazo e custo de soluções propostas;
  • avaliar performance de recursos de tecnologia da informação;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
  • tratar correção dos desvios;
  • realizar reuniões de acompanhamento com a equipe;

Divisões de categorias profissionais do CBO 1425-30

CBO 1425-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerente de suporte técnico de tecnologia da informação que pertence ao grupo dos gerentes de tecnologia da informação, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de tecnologia da informação

Cargos e salários CBO 1425-30 - Gerentes de tecnologia da informação

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 142530 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Gerentes de tecnologia da informação em todos os estados e cidades do Brasil.

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CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
1425-30 Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação São Paulo, SP 42h 853
1425-30 Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação Belo Horizonte, MG 42h 126
1425-30 Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação Goiânia, GO 43h 58
1425-30 Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação Curitiba, PR 42h 97
1425-30 Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação Fortaleza, CE 42h 55
1425-30 Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação São Paulo 42h 1.564
1425-30 Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação Brasil 42h 3.621

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