Rescisão Trabalhista – Os valores da indenização podem ser parcelados?

Chega a hora de acertar a contas com a empresa e seguir um novo caminho… Seja por vontade e necessidade do empregado ou empregador, uma coisa é certa é necessário fazer uma rescisão contratual. E aí a dúvida… Quanto ficou essa conta?

É possível parcelar, ou é preciso ser pago em uma única parcela ao trabalhador?

E quanto aos prazos?

Mas não se preocupe, hoje vamos alinhar de uma vez por todas as informações sobe rescisão contratual e o seu parcelamento entre outras questões que envolvem o tema.

Vamos lá?

Pagamento da rescisão parcelado

Rescisão contratual depois da reforma trabalhista

Passou a valer em novembro de 2017 a reforma da lei 13.467/2017 que conta com cerca de mais de 100 modificações nas leis trabalhistas entre elas a forma de desligamento entre empresa e empregado.

Antes eram admitidas três formas:

  • Por parte do empregado.
  • Por parte da empresa.
  • Por parte da empresa com justa causa.

Contudo, a nova legislação traz uma grande novidade, que é a demissão consensual, em outras palavras, um acordo entre empregador e empregado.

Para essa situação a empresa fica responsável por 20% com relação ao valor do FGTS e o trabalhador pode sacar até 80% do valor e perde o direito ao seguro desemprego.

Uma boa opção para ambas as partes, já que se o empregador pedisse demissão, não teria direito a benefício algum.

Mas e quanto aos valores, a rescisão contratual, hein? Como ficou após a reforma trabalhista?

É o que você ficará sabendo agora!

Pagamento da rescisão na pós reforma trabalhista

Principais mudanças da Nova Lei Trabalhista

É claro que você quer saber se pode ou não parcelar a rescisão contratual e nós vamos te contar, contudo, nós acreditamos que você precisa saber também sobre o desligamento da empresa, desde o aviso prévio, para estar bem informado de A a Z dentro de um processo de demissão.

Dito isso, vamos a ele:

  • Aviso prévio: Se o desligamento for por parte da empresa e sem justa causa o empregado tem o direito a aviso prévio como sempre foi, esse pode ser de forma indenizada ou não. Ou seja, o empregador pode avisar o colaborador de sua demissão um mês antes de ocorrer (não indenizado) ou então pagar o salário referente a esse mês e isentar o empregado da obrigação de trabalhar (indenizado).

Agora vamos aos valores e forma de pagamento da rescisão contratual!

Quando o aviso prévio for indenizado, o pagamento total dos valores referentes a rescisão contratual deve ser pago até no máximo 10 dias após a dispensa.

Em casos de aviso prévio trabalhado, o pagamento deve ocorrer no primeiro dia útil depois do encerramento do período.

Contudo, é importante ressaltar que há a possibilidade de uma data diferente dessas, contudo, é necessário um acordo de ambas as partes por escrito e devidamente assinado.

Sabe o que isso quer dizer?

Que sim, é possível parcelar a sua rescisão contratual, desde que você entre em acordo com a empresa e formalize por escrito essa decisão, contudo, não é uma obrigação.

Quais os valores que entram na rescisão?

Rescisão trabalhista calculo

Terá que ser pago direto ao colaborador os seguintes valores:

O fundo de garantia por tempo de serviço e a multa pelo desligamento serão depositados e o trabalhador poderá sacar após a homologação.

Quanto a homologação essa pode ser feita ou não em sindicato da categoria, isso dependerá de acordo feito entre patrão e empregado.

E se você foi demitido sem justa causa, ainda terá direito ao seguro desemprego.

Portanto, fique atento (a) e receba todos seus direitos!

Comente sobre Rescisão Trabalhista – Os valores da indenização podem ser parcelados?

Regras para os comentários

  • Todos os comentários são moderados antes de publicados.
  • Respondemos todas as dúvidas no prazo máximo de 2 dias úteis.
  • Se postou uma pergunta, volte a essa página para ver a resposta. Não enviamos respostas por email devido ao problema com SPAM.

2 comentários em Rescisão Trabalhista – Os valores da indenização podem ser parcelados?

  1. e os 3 dias de aviso pra cada ano na empresa? recebo? 5 anos . mais 15 dias. tenho que trabalhar 45 dias de aviso pra receber. na verdade já trabalhar os 30 dias de aviso. quero saber se tenho direito de cobrar na rescisão mais 15 dias. Obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Please enter your name here