O que faz um Diretor de Arte (Publicidade) CBO 2531-40
O Diretor de Arte (Publicidade) Planeja, executa e avaliação estratégias e ações de comercialização, veiculação e divulgação de ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias em diferentes plataformas midiáticas, online e offline, considerando objetivos e expectativas de clientes, bem como os requisitos evidenciados em briefing (guia para execução do projeto) Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, articulando a compra de espaços publicitários em diferentes mídias.
Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Algumas funções no exercício da profissão
- elaborar planejamento estratégico;
- demonstrar competências pessoais;
- pesquisar meios e veículos de comunicação;
- estruturar estratégia de projeto publicitário;
- desenvolver propaganda e promoções;
- vender serviços publicitários;
- contratar fornecedores;
- identificar perfil dos veículos de comunicação;
- definir meios e veículos de comunicação;
- identificar necessidades do cliente;
- apontar novos nichos de mercado ou produtos;
- apresentar tabelas de preços;
- sugerir novos mercados consumidores;
- ver mais...
Profissões relacionadas:
Salário de Diretor de Arte (Publicidade) - Série histórica em São Paulo
O que faz um Diretor de Arte (Publicidade)
- identificar perfil dos veículos de comunicação;
- definir meios e veículos de comunicação;
- identificar necessidades do cliente;
- apontar novos nichos de mercado ou produtos;
- apresentar tabelas de preços;
- sugerir novos mercados consumidores;
- acordar briefing com cliente;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar flexibilidade;
- demonstrar habilidade de comunicação verbal;
- contribuir na concepção do leiaute da campanha;
- analisar perfil do público alvo;
- pesquisar alternativas de mídia;
- ver mais...
Tabela salarial Diretor de Arte (Publicidade) em São Paulo, SP
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 4.178 | 50.132 | 1.044 | 19,45 | |
Média Salarial | 4.295 | 51.539 | 1.074 | 20,00 | |
1º Quartil | 1.929 | 23.149 | 482 | 8,98 | |
Salário Mediana | 2.604 | 31.242 | 651 | 12,12 | |
3º Quartil | 8.402 | 100.820 | 2.100 | 39,12 | |
Teto Salarial | 10.176 | 122.116 | 2.544 | 47,38 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para Publicidade e Propaganda
Diretor de Arte (Publicidade) é um cargo que está com demanda restrita no mercado de trabalho de São Paulo nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Janeiro a Dezembro de 2024, tivemos uma queda de 33.33% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Diretor de Arte (Publicidade) segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
Salário por especialização
CBO | Especialização | Carga Horária | Salário | |
---|---|---|---|---|
253125 | Diretor de arte (publicidade) | 42 | 5.096,18 | |
Especializações para formados em Publicidade e Propaganda. Note que a nomenclatura das profissões pode ser diferente. São sinônimos presentes na Tabela CBO. |
Empresas que mais contratam Diretor de Arte (Publicidade) em São Paulo, SP
Funções do cargo de Diretor de Arte (Publicidade)
Profissionais no cargo de Diretor de Arte (Publicidade) desenvolvem propagandas e promoções, estruturando estratégia de projetos, planejamento estratégico, venda de serviços publicitários.
Condições de trabalho
Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.
O que é preciso para trabalhar de Diretor de Arte (Publicidade)
Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.
Principais atividades no cargo
Trabalhadores no cargo de Diretor de Arte (Publicidade) devem elaborar planejamento estratégico, demonstrar competências pessoais, pesquisar meios e veículos de comunicação, estruturar estratégia de projeto publicitário, desenvolver propaganda e promoções, vender serviços publicitários, contratar fornecedores.
Quanto ganham profissionais de Publicidade e Propaganda por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 480 profissionais admitidos e desligados na cidade de São Paulo, SP. A relação abrange somente Diretor de Arte (Publicidade) em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
388 | 44 | 220 | 4.254,65 | 19,34 |
71 | 40 | 200 | 4.737,44 | 23,69 |
7 | 30 | 150 | 3.754,71 | 25,03 |
4 | 36 | 180 | 1.990,25 | 11,06 |
2 | 42 | 210 | 8.550,00 | 40,71 |
2 | 43 | 215 | 2.571,50 | 11,96 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |
Salários ao longo da carreira de Publicidade e Propaganda por porte da empresa e nível profissional
Piso Salarial 2025
O valor do piso salarial 2025 de Diretor de Arte (Publicidade) em São Paulo, SP é de R$ 4.177,63 para uma jornada de trabalho de 43 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Profissionais de publicidade pelo sindicato de São Paulo.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos em São Paulo, SP que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 2531-40.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Profissionais de publicidade em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Gráficos de pesquisa
Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho na cidade de São Paulo de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos. Veja os planos disponíveis.
Evolução salarial do Diretor de Arte (Publicidade) ao longo do tempo
Salário de Diretor de Arte (Publicidade) mês a mês na cidade de São Paulo de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de São Paulo
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Diretor de Arte (Publicidade) trabalhando na cidade de São Paulo durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo na cidade. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Diretor de Arte (Publicidade). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos no cargo na cidade de São Paulo, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Diretor de Arte (Publicidade). Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Diretor de Arte (Publicidade) trabalhando em São Paulo. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Diretor de Arte (Publicidade)
- Salário Base: R$ 4.294,93
- Salário-educação (3%): R$ 128,85
- Sistema S (2%): R$ 85,90
- INSS Patronal (20%): R$ 858,99
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 42,95
- FGTS (8%): R$ 343,59
- Férias 1/12: R$ 357,91
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 858,99
- Periculosidade (30%): R$ 1.288,48
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 119,30
- 13º Salário: R$ 357,91
- FGTS sobre Férias: R$ 28,63
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 9,54
- FGTS sobre 13º: R$ 28,63
- Aviso Prévio: R$ 357,91
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 28,63
- Multa Rescisória FGTS: R$ 357,91
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
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