Diretor de Arte (Publicidade) - Estado do Rio de Janeiro

R$ 2.692,77/mês

Atualizado em

Um Diretor de Arte (Publicidade) trabalhando no estado do Rio de Janeiro ganha em média R$ 2.692,77 para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais.

A faixa salarial do Diretor de Arte (Publicidade) fica entre R$ 1.500,00 salário mediana da pesquisa e o teto salarial de R$ 6.237,08, sendo que R$ 2.619,23 é a média do piso salarial 2025 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de todo o estado do RJ.

As informações são de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, que reúne dados do CAGED, eSocial e Empregador Web com um total de 415 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas nos últimos 12 meses.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Perfil Profissional

O cargo de Diretor de Arte (Publicidade) CBO 2531-40 trabalhando no estado do Rio de Janeiro, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 23 anos, formação superior em Publicidade e Propaganda, do sexo feminino que trabalha 44h por semana em empresas do segmento de Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Diretor de Arte (Publicidade) é Rio de Janeiro .

Metodologia

O levantamento leva em consideração somente o salário base de Diretor de Arte (Publicidade) trabalhando no estado do Rio de Janeiro, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Diretor de Arte (Publicidade) CBO 2531-40

O Diretor de Arte (Publicidade) Planeja, executa e avaliação estratégias e ações de comercialização, veiculação e divulgação de ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias em diferentes plataformas midiáticas, online e offline, considerando objetivos e expectativas de clientes, bem como os requisitos evidenciados em briefing (guia para execução do projeto) Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, articulando a compra de espaços publicitários em diferentes mídias.

Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

Algumas funções no exercício da profissão

  • desenvolver propaganda e promoções;
  • vender serviços publicitários;
  • estruturar estratégia de projeto publicitário;
  • elaborar planejamento estratégico;
  • pesquisar meios e veículos de comunicação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • contratar fornecedores;
  • demonstrar dinamismo;
  • demonstrar flexibilidade;
  • demonstrar poder de síntese;
  • elaborar estratégia de mídia;
  • comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
  • demonstrar senso de oportunidade;
  • ver mais...

Salário de Diretor de Arte (Publicidade) - Série histórica no estado do Rio de Janeiro

O que faz um Diretor de Arte (Publicidade)

  1. demonstrar dinamismo;
  2. demonstrar flexibilidade;
  3. demonstrar poder de síntese;
  4. elaborar estratégia de mídia;
  5. comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
  6. demonstrar senso de oportunidade;
  7. manter relacionamento com veículos de comunicação;
  8. demonstrar habilidade de comunicação;
  9. desenvolver parte visual e gráfica das peças publicitárias;
  10. acompanhar ações da estratégia desenvolvida;
  11. definir target - público alvo;
  12. realizar negociações técnico-comerciais;
  13. definir necessidades do cliente;
  14. ver mais...

Tabela salarial para Diretor de Arte (Publicidade)

Tabela salarial com piso salarial, média salarial, mediana, primeiro e terceiro quartil
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 2.619 31.431 655 12,18
Média Salarial 2.693 32.313 673 12,53
1º Quartil 1.424 17.083 356 6,62
Salário Mediana 1.500 18.000 375 6,98
3º Quartil 5.149 61.793 1.287 23,95
Teto Salarial 6.237 74.845 1.559 29,01
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Diretor de Arte (Publicidade) negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Diretor de Arte (Publicidade) da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para Publicidade e Propaganda

Diretor de Arte (Publicidade) é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho do estado do Rio de Janeiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Novembro de 2023 e Outubro de 2024, tivemos um aumento de 19.05% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Diretor de Arte (Publicidade) segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Salário por especialização

Pesquisa: Áreas de atuação com os melhores salários em Publicidade e Propaganda (nacional)
CBO Especialização Carga Horária Salário
253125 Diretor de arte (publicidade) 42 4.972,04
Especializações para formados em Publicidade e Propaganda. Note que a nomenclatura das profissões pode ser diferente. São sinônimos presentes na Tabela CBO.

Empresas que mais contratam Diretor de Arte (Publicidade) no estado do Rio de Janeiro

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
8630-5/04 Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos 2.103,30
8211-3/00 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.581,94
6021-7/00 Atividades de televisão aberta 5.172,85
4646-0/01 Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria 4.419,83
7311-4/00 Agências de publicidade 2.900,92
8599-6/04 Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 1.650,00
7740-3/00 Gestão de ativos intangíveis não-financeiros 2.069,36
4520-0/01 Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores 1.726,00
4771-7/02 Comércio varejista de produtos farmacêuticos, com manipulação de fórmulas 2.651,89
7312-2/00 Agenciamento de espaços para publicidade 3.416,13
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Descrição da ocupação de Diretor de Arte (Publicidade)

Profissionais no cargo de Diretor de Arte (Publicidade) desenvolvem propagandas e promoções, estruturando estratégia de projetos, planejamento estratégico, venda de serviços publicitários.

Condições de trabalho

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.

Exigências do mercado de trabalho para Diretor de Arte (Publicidade)

Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.

Principais funções dos profissionais de publicidade

Trabalhadores no cargo de Diretor de Arte (Publicidade) devem desenvolver propaganda e promoções, vender serviços publicitários, estruturar estratégia de projeto publicitário, elaborar planejamento estratégico, pesquisar meios e veículos de comunicação, demonstrar competências pessoais, contratar fornecedores.

Quanto ganham profissionais de Publicidade e Propaganda por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 415 profissionais admitidos e desligados no estado do Rio de Janeiro. A relação abrange somente Diretor de Arte (Publicidade) em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
312 44 220 2.251,13 10,23
70 40 200 2.200,60 11,00
8 42 210 1.946,38 9,27
7 48 240 1.412,00 5,88
6 30 150 2.106,50 14,04
2 27 135 99.000,00 733,33

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir diariamente.

Salários Nível I, Nível II e Nível III para Publicidade e Propaganda

Um Diretor de Arte (Publicidade) Nível I ganha em média R$ 3.951,49, o Nível II recebe cerca de R$ 4.290,16, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 5.135,58 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.

Metodologia: Salários de 192 profissionais demitidos das empresas no estado do Rio de Janeiro.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 2.688,53 3.027,19 3.872,62
Pequenas 2.499,72 2.838,39 3.683,82
Médias 3.092,29 3.430,96 4.276,39
Grandes Empresas 7.525,42 7.864,08 8.709,51
  • *Diretor de Arte (Publicidade) Nível I: até 4 anos;
  • *Diretor de Arte (Publicidade) Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Diretor de Arte (Publicidade) Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Piso Salarial 2025 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio do Rio de Janeiro

O valor do piso salarial 2025 de Diretor de Arte (Publicidade) no estado do Rio de Janeiro é de R$ 2.619,23 para uma jornada de trabalho de 43 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Profissionais de publicidade pelo sindicato no estado do Rio de Janeiro.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado do Rio de Janeiro que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 2531-40.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Profissionais de publicidade em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Evolução salarial do Diretor de Arte (Publicidade) ao longo do tempo

Salário de Diretor de Arte (Publicidade) mês a mês no estado do Rio de Janeiro de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho do Rio de Janeiro

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Diretor de Arte (Publicidade) trabalhando no estado do Rio de Janeiro durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Diretor de Arte (Publicidade). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado do Rio de Janeiro, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Diretor de Arte (Publicidade) trabalhando no estado do Rio de Janeiro. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Diretor de Arte (Publicidade) trabalhando no estado do Rio de Janeiro. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Diretor de Arte (Publicidade)

  • Salário Base: R$ 2.692,77
  • Salário-educação (3%): R$ 80,78
  • Sistema S (2%): R$ 53,86
  • INSS Patronal (20%): R$ 538,55
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 26,93
  • FGTS (8%): R$ 215,42
  • Férias 1/12: R$ 224,40
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 538,55
  • Periculosidade (30%): R$ 807,83
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 74,80
  • 13º Salário: R$ 224,40
  • FGTS sobre Férias: R$ 17,95
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 5,98
  • FGTS sobre 13º: R$ 17,95
  • Aviso Prévio: R$ 224,40
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 17,95
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 224,40

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas

Salário e mercado de trabalho para Diretor de Arte (Publicidade) – Salário – RJ

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