CBO 9921-20 - Lavador de peças
Entenda o que fazem os trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Lavador de peças e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Lavador de peças
Executa a limpeza e a lavagem de peças mecânicas e de chassis de veículos automotores, utilizando ferramentas, equipamentos e produtos específicos e aplicando as técnicas requeridas. Pode limpar e lavar carro para reforma ou revisão. Realiza manutenção básica de ferramentas, instrumentos, máquinas e equipamentos usados na limpeza e na lavagem. Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Lava chassi, preparando o produto desengraxante e preenchendo ficha de especificação do serviço. Posiciona o veículo para lavagem, usando os meios adequados. Verifica temperatura do motor, para definir a utilização de água quente ou água fria no processo de lavagem. Protege o sistema de distribuição e isola o sistema elétrico do veículo. Verifica o desligamento do varão do sistema elétrico.
Pressiona botões ou outros dispositivos para ativar equipamentos de limpeza. Aplica desengraxante no chassi com ar comprimido. Lava com jato de água quente ou fria o chassi do carro, girando válvulas ou manoplas no equipamento para regular a pressão ou o fluxo de água. Lava diferencial, eixo cardã e eixo dianteiro dos carros elétricos. Lava com água fria a carroceria do veículo. Verifica resíduos após lavagem. Pode aplicar materiais de proteção às partes do chassi para evitar defeitos e corrosão.
Separa peças recebidas por origem e posição do carro.
Lava as peças, recebendo-as desmontadas para o processo de lavagem. Controla as peças, dispondo-as sobre uma grade. Utiliza produto de lavagem adequado ao material das peças. Mistura soluções de limpeza, composições abrasivas ou outros compostos, de acordo com as fórmulas.
Aplica desengraxante nas peças. Imerge peças em soluções de limpeza ou água, manualmente ou usando instrumentos apropriados, a fim de lavar as peças. Remove resíduos, usando raspadores, escovas, panos e produtos de limpeza. Seca peças com ar comprimido ou pano, inspecionando-as quanto à limpeza, aos danos e à conformidade com padrões. Pode aplicar materiais de proteção às peças para evitar defeitos e corrosão.
Armazena peças limpas e lavadas em local protegido de impurezas do ar. Transfere peças para estações de trabalho e outras áreas.
Pode utilizar equipamentos com recursos de automação, para lavagem de peças mecânicas e chassis de automóveis.
Pode lavar carro para reforma e/ou revisão.
Monitora a operação dos equipamentos de limpeza, parando-os e notificando os supervisores quando ocorrerem problemas de funcionamento.
Varre, apanha com pá ou aspira detritos soltos e remove-os das áreas de trabalho. Conserva o local de trabalho limpo e organizado. Mantém os materiais de lavagem e de limpeza acondicionados.
Controla a disponibilidade dos materiais utilizados, requisitando ao supervisor a reposição.
Realiza manutenção básica de ferramentas, instrumentos, máquinas e outros equipamentos utilizados, limpando, lubrificando e realizando pequenos reparos. Sinaliza equipamentos com defeito e solicita manutenções corretivas.
Preenche documentação técnica relacionada aos trabalhos, tais como relatórios de controle do processo, requisições de material e fichas técnicas.
Segue procedimentos de segurança, utilizando equipamentos de proteção individual (EPI) e verificando as condições de segurança de ferramentas, instrumentos, máquinas e equipamentos.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 2 | 2 | 1 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 2 | 2 | 1 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | MECÂNICA | 2 | 2 | 1 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - QUÍMICA DOS MATERIAIS | 2 | 3 | 1 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ARITMÉTICA | 2 | 2 | 1 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 3 | 3 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | GARANTIA DE QUALIDADE | 2 | 2 | 1 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 4 | 1 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - BIOSSEGURANÇA | 3 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | MANUTENÇÃO VEICULAR | OUTROS CONHECIMENTOS DE MANUTENÇÃO VEICULAR (ESPECIFICAR:...) - IMPORTÂNCIA DA LIMPEZA DE PEÇAS MECÂNICAS E CHASSIS NOS PROCESSOS DE TRABALHOS MECÂNICOS DE MANUTENÇÃO VEICULAR | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | MANUTENÇÃO VEICULAR | OUTROS CONHECIMENTOS DE MANUTENÇÃO VEICULAR (ESPECIFICAR:...) - MANUTENÇÃO BÁSICA DE FERRAMENTAS, INSTRUMENTOS, MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS PARA LAVAR PEÇAS MECÂNICAS E CHASSIS DE VEÍCULOS AUTOMOTORES | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | MANUTENÇÃO VEICULAR | OUTROS CONHECIMENTOS DE MANUTENÇÃO VEICULAR (ESPECIFICAR:...) - PREPARAÇÃO DE PRODUTOS E EQUIPAMENTOS PARA LIMPEZA DE PEÇAS MECÂNICAS E CHASSIS DE VEÍCULOS AUTOMOTORES | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | MANUTENÇÃO VEICULAR | OUTROS CONHECIMENTOS DE MANUTENÇÃO VEICULAR (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS PARA LAVAR CHASSIS DE VEÍCULOS AUTOMOTORES | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | MANUTENÇÃO VEICULAR | OUTROS CONHECIMENTOS DE MANUTENÇÃO VEICULAR (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS PARA LAVAR PEÇAS MECÂNICAS DE VEÍCULOS AUTOMOTORES | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | MANUTENÇÃO VEICULAR | OUTROS CONHECIMENTOS DE MANUTENÇÃO VEICULAR (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE PRODUTOS DE LIMPEZA PARA LAVAR PEÇAS MECÂNICAS E CHASSIS DE VEÍCULOS AUTOMOTORES | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | MANUTENÇÃO VEICULAR | OUTROS CONHECIMENTOS DE MANUTENÇÃO VEICULAR (ESPECIFICAR:...) - TIPOS E FORMAS DE PROTEÇÃO DE COMPONENTES DE CHASSIS DE VEÍCULOS AUTOMOTORES PARA FINS DE LAVAGEM | 2 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | MANUTENÇÃO VEICULAR | OUTROS CONHECIMENTOS DE MANUTENÇÃO VEICULAR (ESPECIFICAR:...) - TIPOS E MANUSEIO DE PEÇAS MECÂNICAS DE VEÍCULOS AUTOMOTORES PARA FINS DE LAVAGEM | 2 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS (ESPECIFICAR:...) - NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS DE MANUTENÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES | 1 | 1 | 1 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | 4 |
Condições de Trabalho
Atuam no segmento de transportes terrestres e na venda, manutenção e reparação de veículos automotores. Trabalham por conta própria ou como autônomos, em equipe, sem supervisão, no caso do borracheiro, e com supervisão permanente (demais ocupações). O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, durante o dia. O borracheiro também pode trabalhar a céu aberto e no período noturno. Em suas atividades diárias, podem permanecer durante longos períodos em posições desconfortáveis. Podem também permanecer expostos à ação de materiais tóxicos.Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício dessas ocupações requer-se a quarta série do ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- lavar peças;
- lavar chassi;
- demonstrar competências pessoais;
- demonstrar eficiência;
- armazenar peças lavadas em local protegido de impurezas do ar;
- trabalhar com segurança;
- lavar com água fria a carroceria do veículo;
- utilizar ferramentas adequadas;
- demonstrar senso de humor;
- lavar com jato de água quente ou frio o chassi do carro;
- demonstrar atenção pelos clientes;
- demonstrar responsabilidade;
- demonstrar educação;
- demonstrar senso de observação;
- dispor as peças sobre uma grade;
- lavar carro para reforma e ou revisão;
- remover resíduos;
- controlar as peças;
- aplicar desengraxante no chassi com ar comprimido;
- utilizar produto de lavagem adequado;
- verificar temperatura do motor para utilização de água quente ou fria;
- isolar sistema elétrico do veículo;
- lavar diferencial, eixo cardã e eixo dianteiro - carro elétrico;
- demonstrar capacidade de organização;
- demonstrar paciência;
- verificar desligamento do varão do sistema elétrico do veículo;
- secar peças com ar comprimido ou pano;
- participar em reuniões da cipa;
- demonstrar pontualidade;
- proteger o sistema de distribuição do veículo;
- receber peças desmontadas;
- aplicar desengraxante nas peças;
- utilizar equipamentos de proteção individual;
- trabalhar em equipe;
- separar peças recebidas por origem e posição do carro;
- verificar resíduos após lavagem;
- preparar produto - desengraxante;
- preencher ficha de especificação do serviço;
- demonstrar capacidade de resistência física;
- demonstrar conhecimentos básicos em mecânica de veículos;
Divisões de categorias profissionais do CBO 9921-20
CBO 9921-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de lavador de peças que pertence ao grupo dos trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção
-
- Outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação
-
-
- Trabalhadores elementares da manutenção
-
-
-
-
- Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 9921-20 - Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 992120 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
9921-20 | Lavador de Pecas | São Paulo | 44h | 1.073 | |
9921-20 | Lavador de Pecas | Brasil | 44h | 4.116 | |
9921-20 | Lavador de Pecas | Paraná | 44h | 633 | |
9921-20 | Lavador de Pecas | Minas Gerais | 43h | 547 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |