CBO 9922-10 - Encarregado de equipe de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores operacionais de conservação de vias permanentes (exceto trilhos)

O profissional no cargo de Encarregado de equipe de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) CBO 9922-10 lidera equipe de manutenção de rodovias e estradas urbanas e rurais, para reparar pavimentos erodidos, grades de proteção, sinalização de estradas e realizar outros serviços similares, sob as ordens de um encarregado geral Planeja as atividades, verificando os serviços a serem executados e os recursos disponíveis.

Faz manutenção de primeiro nível de máquinas e equipamentos Atua de acordo com legislação, procedimentos técnicos de conservação de estradas, normas regulamentadoras de prevenção de incêndios, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 9922-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores operacionais de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) que pertence ao grupo dos outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Encarregado de equipe de conservação de vias permanentes (exceto trilhos), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores operacionais de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) CBO 9922-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 9922-10

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
    • Trabalhadores operacionais de conservação de vias permanentes (exceto trilhos).
      • Outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação.

O que faz um Encarregado de equipe de conservação de vias permanentes (exceto trilhos)

O Encarregado de equipe de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) CBO 9922-10 planeja as atividades, verificando os serviços a serem executados, o tamanho da equipe e a disponibilidade de materiais e de equipamentos Examina as orientações e os procedimentos estabelecidos pelo encarregado geral, para realização dos serviços.

Prepara a manutenção da via, orientando a equipe para remover os detritos ou a vegetação dos locais de trabalho, operando equipamentos para descarte de material em áreas designadas.

Estabelece o local para depositar o material e os equipamentos a serem utilizados no serviço de conservação Instrui a equipe para desviar o tráfego de veículos, colocando sinais e cones nas áreas de trabalho.

Orienta a equipe para espalhar areia ou outros materiais soltos nas superfícies, compactar materiais para criar bases niveladas, espalhar concreto, asfalto ou outras misturas agregadas, operando equipamentos de pavimentação de estradas e veículos compactadores Monitora a limpeza de detritos de bacias e valas de captação e de outras estruturas de drenagem.

Inspeciona a limpeza e a reparação dos sistemas de drenagem de pontes, túneis e outras estruturas.

Orienta a manutenção das estruturas de canalizações subterrâneas Verifica a pintura de linhas de controle de tráfego e a colocação de mensagens, feitas manualmente, com o uso de máquinas ou com dispositivos eletrônicos.

Pode liderar equipe de cortadores de grama ao longo da estrada ou de limpeza de queda de barreiras provocadas por chuvas.

Inspeciona o trabalho concluído, examinando a adequação do serviço realizado Faz a medição do trabalho executado, a ser conferida posteriormente Faz relatório do serviço, detalhando as etapas de trabalho e registrando as ocorrências.

Orienta a desmontagem das estruturas temporárias Mantém ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Faz manutenção de primeiro nível, limpando e lubrificando máquinas e equipamentos.

Controla estoque de materiais, podendo requisitar reposição Acompanha a destinação de materiais quebrados e o reaproveitamento de sobras.

Orienta o descarte de acordo com as normas ambientais Zela pela segurança no trabalho, identificando áreas de risco, prevenindo incêndio e acidentes, e fiscalizando o uso de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) Pode prestar primeiros socorros.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 9922-10 deve realizar manutenção geral em vias, recuperar obras de arte, demonstrar competências pessoais, conservar bueiros e galerias de Águas pluviais, trabalhar com segurança, tapar buracos, manejar Áreas verdes, recompor aterro, limpar vias permanentes, controlar atividades de conservação.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores operacionais de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) atuam nos serviços de conservação e manutenção de rodovias, estradas, avenidas e ruas, como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, com supervisão permanente, em ambiente a céu aberto, no período diurno. No desenvolvimento de suas atividades podem, permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos e expostos à ação de ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9922-10

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental incompleto (quarta a sétima série). O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Encarregado de equipe de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) CBO 9922-10

Um Encarregado de equipe de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) (ou sinônimo) deve manter características originais dos equipamentos, realizar revisão preventiva dos maquinários e equipamentos, preencher relatórios, identificar necessidade de compra de material, distribuir equipes, controlar incêndio em beira de pistas, finalizar obra, utilizar equipamentos de proteção invididual - epi, trabalhar em equipe, consultar engenharia de segurança do trabalho, levantar serviços a serem executados, alinhar mourões, verificar problemas em galerias e bueiros, identificar, em vias, necessidade de tapar buracos, demonstrar força de vontade, fechar, com cercas, entradas não autorizadas de propriedades, acompanhar execução do serviço, selecionar tipo de sinalização, identificar causas da erosão, demonstrar resistência física e psicológica, demonstrar agilidade, demonstrar capacidade de atenção, identificar causas dos danos nas obras de arte, eliminar causas da erosão, determinar equipamentos a serem utilizados, repintar faixas de sinalização, avaliar limites necessários para o local de trabalho, evidenciar respeito pelo outro, dar provas de paciência, manifestar compreensão, utilizar equipamentos apropriados a atividade, demonstrar dedicação, classificar tipo de erosão, verificar qualidade do serviço, demonstrar capacidade de observação, colocar, em vias, sinalização de advertência ao usuário, demonstrar disposição, varrer pedágio, remover materiais velhos, quebrados e sobras, fotografar irregularidades em vias, utilizar equipamentos de proteção preventiva ao usuário, dar provas de humildade, providenciar refeições para equipe, demonstrar responsabilidade, demonstrar cuidado com sua segurança pessoal, desviar fluxo de veículos, distribuir material em pontos predeterminados, executar limpeza do final de obra, fiscalizar uso de epi e sinalizações, dar provas de organização, substituir placas de sinalização, retirar restos de acidentes.

Cargos e salários CBO 9922-10 - Trabalhadores operacionais de conservação de vias permanentes (exceto trilhos)

Salário Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos)

Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos): Brasil

  • 7.129
  • Brasil
  • 2.485 - 4.729
  • 43h
O profissional no cargo de Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos) CBO 9922-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.485 e 4.729 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 7.129 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9922-10.
Salário Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos) Curitiba

Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos): Curitiba, PR

  • 174
  • Curitiba, PR
  • 2.819 - 5.198
  • 43h
O profissional no cargo de Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos) CBO 9922-10 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 2.819 e 5.198 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 174 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9922-10.
Salário Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos) São Paulo

Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos): São Paulo, SP

  • 583
  • São Paulo, SP
  • 2.596 - 4.765
  • 43h
O profissional no cargo de Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos) CBO 9922-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.596 e 4.765 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 583 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9922-10.
Salário Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos) Brasília

Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos): Brasília, DF

  • 280
  • Brasília, DF
  • 2.757 - 4.087
  • 43h
O profissional no cargo de Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos) CBO 9922-10 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 2.757 e 4.087 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 280 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9922-10.
Salário Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos) São Vicente

Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos): São Vicente, SP

  • 1
  • São Vicente, SP
  • 1.945 - 0
  • 44h
O profissional no cargo de Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos) CBO 9922-10 trabalhando em São Vicente - SP, ganha entre 1.945 e 0 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9922-10.
Salário Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos)

Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos): Minas Gerais

  • 731
  • Minas Gerais
  • 2.469 - 4.322
  • 44h
O profissional no cargo de Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos) CBO 9922-10 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.469 e 4.322 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 731 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9922-10.
Salário Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos)

Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos): São Paulo

  • 2.052
  • São Paulo
  • 2.595 - 4.509
  • 44h
O profissional no cargo de Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos) CBO 9922-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.595 e 4.509 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2.052 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9922-10.
Salário Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos)

Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos): Rio de Janeiro

  • 412
  • Rio de Janeiro
  • 2.537 - 4.239
  • 43h
O profissional no cargo de Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos) CBO 9922-10 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 2.537 e 4.239 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 412 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9922-10.
Salário Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos)

Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos): Goiás

  • 483
  • Goiás
  • 2.270 - 3.978
  • 43h
O profissional no cargo de Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos) CBO 9922-10 trabalhando em Goiás, ganha entre 2.270 e 3.978 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 483 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9922-10.
Salário Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos) Cuiabá

Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos): Cuiabá, MT

  • 33
  • Cuiabá, MT
  • 3.228 - 7.475
  • 43h
O profissional no cargo de Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos) CBO 9922-10 trabalhando em Cuiabá - MT, ganha entre 3.228 e 7.475 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 33 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9922-10.