CBO 9922-10 - Encarregado de equipe de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores operacionais de conservação de vias permanentes (exceto trilhos)

O profissional no cargo de Encarregado de equipe de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) CBO 9922-10 lidera equipe de manutenção de rodovias e estradas urbanas e rurais, para reparar pavimentos erodidos, grades de proteção, sinalização de estradas e realizar outros serviços similares, sob as ordens de um encarregado geral Planeja as atividades, verificando os serviços a serem executados e os recursos disponíveis.

Faz manutenção de primeiro nível de máquinas e equipamentos Atua de acordo com legislação, procedimentos técnicos de conservação de estradas, normas regulamentadoras de prevenção de incêndios, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 9922-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores operacionais de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) que pertence ao grupo dos outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Encarregado de equipe de conservação de vias permanentes (exceto trilhos), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores operacionais de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) CBO 9922-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 9922-10

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
    • Trabalhadores operacionais de conservação de vias permanentes (exceto trilhos).
      • Outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação.

O que faz um Encarregado de equipe de conservação de vias permanentes (exceto trilhos)

O Encarregado de equipe de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) CBO 9922-10 planeja as atividades, verificando os serviços a serem executados, o tamanho da equipe e a disponibilidade de materiais e de equipamentos Examina as orientações e os procedimentos estabelecidos pelo encarregado geral, para realização dos serviços.

Prepara a manutenção da via, orientando a equipe para remover os detritos ou a vegetação dos locais de trabalho, operando equipamentos para descarte de material em áreas designadas.

Estabelece o local para depositar o material e os equipamentos a serem utilizados no serviço de conservação Instrui a equipe para desviar o tráfego de veículos, colocando sinais e cones nas áreas de trabalho.

Orienta a equipe para espalhar areia ou outros materiais soltos nas superfícies, compactar materiais para criar bases niveladas, espalhar concreto, asfalto ou outras misturas agregadas, operando equipamentos de pavimentação de estradas e veículos compactadores Monitora a limpeza de detritos de bacias e valas de captação e de outras estruturas de drenagem.

Inspeciona a limpeza e a reparação dos sistemas de drenagem de pontes, túneis e outras estruturas.

Orienta a manutenção das estruturas de canalizações subterrâneas Verifica a pintura de linhas de controle de tráfego e a colocação de mensagens, feitas manualmente, com o uso de máquinas ou com dispositivos eletrônicos.

Pode liderar equipe de cortadores de grama ao longo da estrada ou de limpeza de queda de barreiras provocadas por chuvas.

Inspeciona o trabalho concluído, examinando a adequação do serviço realizado Faz a medição do trabalho executado, a ser conferida posteriormente Faz relatório do serviço, detalhando as etapas de trabalho e registrando as ocorrências.

Orienta a desmontagem das estruturas temporárias Mantém ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Faz manutenção de primeiro nível, limpando e lubrificando máquinas e equipamentos.

Controla estoque de materiais, podendo requisitar reposição Acompanha a destinação de materiais quebrados e o reaproveitamento de sobras.

Orienta o descarte de acordo com as normas ambientais Zela pela segurança no trabalho, identificando áreas de risco, prevenindo incêndio e acidentes, e fiscalizando o uso de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) Pode prestar primeiros socorros.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 9922-10 deve demonstrar competências pessoais, limpar vias permanentes, conservar bueiros e galerias de Águas pluviais, controlar atividades de conservação, recuperar obras de arte, trabalhar com segurança, realizar manutenção geral em vias, tapar buracos, manejar Áreas verdes, recompor aterro.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores operacionais de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) atuam nos serviços de conservação e manutenção de rodovias, estradas, avenidas e ruas, como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, com supervisão permanente, em ambiente a céu aberto, no período diurno. No desenvolvimento de suas atividades podem, permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos e expostos à ação de ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9922-10

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental incompleto (quarta a sétima série). O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Encarregado de equipe de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) CBO 9922-10

Um Encarregado de equipe de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) (ou sinônimo) deve identificar causas dos danos nas obras de arte, executar limpeza do final de obra, fotografar irregularidades em vias, remover materiais velhos, quebrados e sobras, fechar, com cercas, entradas não autorizadas de propriedades, utilizar equipamentos de proteção preventiva ao usuário, substituir placas de sinalização, demonstrar capacidade de observação, preencher relatórios, colocar, em vias, sinalização de advertência ao usuário, levantar serviços a serem executados, verificar qualidade do serviço, determinar equipamentos a serem utilizados, identificar, em vias, necessidade de tapar buracos, repintar faixas de sinalização, dar provas de paciência, retirar restos de acidentes, avaliar limites necessários para o local de trabalho, fiscalizar uso de epi e sinalizações, providenciar refeições para equipe, manter características originais dos equipamentos, alinhar mourões, classificar tipo de erosão, demonstrar força de vontade, demonstrar dedicação, finalizar obra, distribuir equipes, evidenciar respeito pelo outro, trabalhar em equipe, dar provas de humildade, utilizar equipamentos de proteção invididual - epi, dar provas de organização, desviar fluxo de veículos, acompanhar execução do serviço, demonstrar cuidado com sua segurança pessoal, verificar problemas em galerias e bueiros, identificar necessidade de compra de material, eliminar causas da erosão, distribuir material em pontos predeterminados, utilizar equipamentos apropriados a atividade, demonstrar resistência física e psicológica, consultar engenharia de segurança do trabalho, identificar causas da erosão, realizar revisão preventiva dos maquinários e equipamentos, demonstrar capacidade de atenção, varrer pedágio, demonstrar agilidade, demonstrar disposição, demonstrar responsabilidade, controlar incêndio em beira de pistas, manifestar compreensão, selecionar tipo de sinalização.

Cargos e salários CBO 9922-10 - Trabalhadores operacionais de conservação de vias permanentes (exceto trilhos)

Salário Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos)

Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos): Brasil

O profissional no cargo de Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos) CBO 9922-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.505 e 4.399 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 7.367 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9922-10.
Salário Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos) Cuiabá

Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos): Cuiabá, MT

O profissional no cargo de Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos) CBO 9922-10 trabalhando em Cuiabá - MT, ganha entre 3.038 e 7.089 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 44 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9922-10.
Salário Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos) Curitiba

Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos): Curitiba, PR

O profissional no cargo de Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos) CBO 9922-10 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 2.873 e 5.258 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 198 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9922-10.
Salário Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos) São Paulo

Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos): São Paulo, SP

O profissional no cargo de Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos) CBO 9922-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.598 e 4.815 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 732 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9922-10.
Salário Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos) Brasília

Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos): Brasília, DF

O profissional no cargo de Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos) CBO 9922-10 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 2.778 e 4.237 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 306 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9922-10.
Salário Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos) São Vicente

Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos): São Vicente, SP

O profissional no cargo de Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos) CBO 9922-10 trabalhando em São Vicente - SP, ganha entre 1.945 e 0 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9922-10.
Salário Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos)

Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos): Minas Gerais

O profissional no cargo de Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos) CBO 9922-10 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.514 e 4.451 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 737 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9922-10.
Salário Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos)

Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos): São Paulo

O profissional no cargo de Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos) CBO 9922-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.569 e 4.463 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2.220 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9922-10.
Salário Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos)

Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos): Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos) CBO 9922-10 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 2.539 e 4.241 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 469 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9922-10.
Salário Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos)

Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos): Goiás

O profissional no cargo de Encarregado de Equipe de Conservação de Vias Permanentes (Exceto Trilhos) CBO 9922-10 trabalhando em Goiás, ganha entre 2.367 e 4.076 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 490 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9922-10.