CBO 9921-10 - Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 9921-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular que pertence ao grupo dos outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Balanceador realiza balanceamento veicular, utilizando ferramentas, instrumentos e equipamentos específicos, para ajustar o equilíbrio estático e dinâmico do conjunto de roda e pneu Verifica sistemas de direção, de suspensão e outros componentes que giram solidariamente com o conjunto de roda e pneu.

Examina anéis centralizadores quanto a deformações Realiza a manutenção básica de ferramentas, instrumentos, máquinas e equipamentos Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular CBO 9921-10 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 9921-10

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
    • Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular.
      • Outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação.

O que faz um Balanceador

O Balanceador (ou similar) prepara o trabalho, verificando as condições do equipamento de balanceamento, tais como calibração e fixação ao solo Inspeciona flanges e cones do equipamento.

Seleciona contrapesos de acordo com o tipo de roda.

Posiciona macaco na base do veículo Ergue o veículo e posiciona o cavalete de segurança para proceder à retirada do conjunto de roda e pneu ou para acoplar o equipamento de balanceamento à roda.

Coloca cavalete de segurança no eixo do veículo Calibra o pneu, de acordo com as especificações do fabricante.

Executa a limpeza das superfícies da roda e do pneu.

Desmonta o pneu da roda, examinando seu interior e a superfície da roda, a fim de remover – quando necessário – corpos estranhos no interior do conjunto que influenciam no balanceamento Retira os contrapesos das rodas.

Executa a regulagem da balanceadora, de acordo com a tala e o aro do pneu e com a distância do equipamento para a roda.

Verifica ovalação da roda, inspeciona o pneu e especifica ponto de referência no pneu para execução do balanceamento Verifica desvios lateral e vertical no conjunto de roda e pneu, visualmente ou por meio de relógio comparador Modifica a posição de montagem do pneu na roda, fazendo o seu giro sistemático em etapas, para corrigir desvios lateral e vertical, quando necessário.

Balanceia o conjunto de roda e pneu, acoplando o conjunto ao equipamento de balanceamento Aciona a balanceadora, fazendo o pneu girar, para permitir a medição das forças de equilíbrio do conjunto, para cima e para baixo, e a trepidação lateral Posiciona a roda de acordo com a indicação do painel da balanceadora, identificando onde colocar os contrapesos.

Instala os contrapesos nos lados de dentro e de fora da roda, utilizando ferramentas manuais, observando a quantidade de massa necessária e as tolerâncias admitidas no processo, para corrigir o desbalanceamento do conjunto de roda e pneu Verifica a necessidade de mais ou menos contrapesos de correção, seguindo as indicações da balanceadora.

Pode realizar o balanceamento local, acoplando o equipamento de balanceamento à roda, sem retirá-la do veículo Procede às verificações nos sistemas de direção, de suspensão e outros componentes que giram solidariamente com o conjunto de roda e pneu Verifica folga de cubo e manga de eixo.

Verifica terminal e caixa de direção Investiga folgas dos pivôs superiores e inferiores Verifica pivôs das bandejas de suspensão.

Verifica amortecedores e seus componentes Limpa as superfícies de apoio da roda, no veículo, para retirar sujidades que podem provocar desvios laterais e verticais – no conjunto de roda e pneu – e vibração no veículo Examina anéis centralizadores quanto a deformações (excentricidade).

Examina folgas nos pontos de encaixe, na roda e no cubo de roda Instala o conjunto de roda e pneu no veículo, apertando os parafusos de roda com chave manual e torquímetro, começando pelo parafuso mais baixo, para evitar falhas de fixação que prejudiquem a eficácia do serviço de balanceamento Opera máquinas de balanceamento que submetem o conjunto de roda e pneu à força de rodagem e dotadas de câmeras para detectar desgastes irregulares no pneu Interpreta informações geradas nas máquinas de balanceamento, definindo os locais de instalação do conjunto de roda e pneu no veículo, de modo a se obter maior sucesso no resultado do serviço de balanceamento Preenche documentação técnica, tais como relatórios de controle do processo, requisições de material e fichas técnicas.

Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém os materiais acondicionados Realiza manutenção básica de ferramentas, instrumentos, máquinas e equipamentos, limpando, lubrificando e realizando pequenos reparos Sinaliza equipamentos com defeito e solicita manutenções corretivas Segue procedimentos de segurança, utilizando equipamentos de proteção individual (EPI) e verificando as condições de segurança de ferramentas, instrumentos, máquinas e equipamentos.

Funções

O funcionário CBO 9921-10 deve realizar alinhamento, balancear conjunto roda e pneu, trocar pneus, consertar pneus a frio e a quente, demonstrar competências pessoais.

Atividades exercidas por um Balanceador CBO 9921-10

Um Balanceador (ou sinônimo) deve demonstrar pontualidade, demonstrar responsabilidade, demonstrar educação, colocar pesos de chumbo na parte superior horizontal da roda, verificar necessidade de mais ou menos peso de chumbo no pneu, trabalhar em equipe, retirar cavalete e macaco hidráulico, especificar ponto de referência no pneu para execução do balanceamento, verificar folga de cubo e manga de eixo, demonstrar senso de observação, acoplar máquina de balanceamento no pneu, erguer veículos, demonstrar paciência, verificar condições do pneu, investigar folgas dos pivôs superiores e inferiores, demonstrar senso de humor, verificar ovalação da roda, utilizar ferramentas adequadas, posicionar macaco na base do carro, colocar cavalete no eixo do carro, demonstrar conhecimentos básicos em mecânica de veículos, utilizar equipamentos de proteção individual, demonstrar capacidade de organização, acionar máquina para girar pneu, trabalhar com segurança, participar em reuniões da cipa, posicionar cavalete de segurança, inspecionar pneu, calibrar pneu, demonstrar capacidade de resistência física, demonstrar atenção pelos clientes, demonstrar eficiência.

Cargos e salários CBO 9921-10 - Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular

Salário Balanceador

Balanceador: Brasil

  • 1.227
  • Brasil
  • 1.714 - 2.913
  • 43h
O profissional no cargo de Balanceador CBO 9921-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.714 e 2.913 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.227 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9921-10.