CBO 9921-05 - Alinhador de pneus - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular
O profissional no cargo de Alinhador de pneus CBO 9921-05 realiza alinhamento veicular, utilizando ferramentas, máquinas e instrumentos específicos, para ajustar os ângulos das rodas, das colunas de suspensão e de componentes do sistema de direção Providencia o balanceamento do conjunto roda e pneu.
Faz verificações específicas – de amortecedores, da torção nos eixos dianteiro e traseiro, de freios, entre outras -, providenciando a substituição de peças defeituosas Realiza a manutenção básica de ferramentas, instrumentos, máquinas e equipamentos Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 9921-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular que pertence ao grupo dos outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Alinhador de pneus, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular CBO 9921-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 9921-05
- Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
- Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular.
- Outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação.
O que faz um Alinhador de pneus
O Alinhador de pneus CBO 9921-05 prepara o processo de alinhamento veicular interpretando especificações de cada tipo de veículo, consultando catálogos e outros meios de divulgação de informações técnicas do fabricante, a fim de definir as medidas geométricas específicas que devem ser observadas no alinhamento Verifica a calibragem do equipamento, aplicando as técnicas requeridas, para assegurar a precisão do processo de alinhamento.
Posiciona adequadamente o veículo na rampa de alinhamento, dirigindo o veículo ou orientando as manobras por meio de sinais.
Centraliza o veículo na rampa de alinhamento e em seus pratos, para evitar desnivelamento – especialmente dos veículos pesados – durante o alinhamento Coloca as travas de segurança nos pneus, utilizando ferramentas manuais, para evitar o retorno ou a queda do veículo.
Centraliza as garras de alinhamento nas rodas, aplicando elásticos de segurança, verificando possíveis falhas em calotas, ovalação da roda e outros detalhes, para evitar erros de alinhamento Retira travas dos pratos dianteiros e traseiros, por meio da técnica apropriada, para deixar o veículo livre para o alinhamento.
Coloca seta no volante, utilizando material específico, para criar uma referência nas operações de alinhamento.
Verifica condições do pneu e calibra-o Providencia o balanceamento do conjunto roda e pneu antes de proceder ao alinhamento.
Verifica folga de cubo e manga de eixo.
Investiga folgas dos pivôs superiores e inferiores Verifica terminal e caixa de direção Verifica amortecedores e seus componentes.
Mede alinhamento do chassi Verifica borrachas da barra de torção e do estabilizador de direção Verifica freios.
Verifica cambagem e caster dos eixos dianteiro e traseiro Inspeciona atravessamento de eixos traseiro e dianteiro.
Verifica torção nos eixos dianteiro e traseiro Nos veículos de linha leve, verifica molas espirais e buchas, de bandejas inferior e superior Nos veículos de linha pesada, regula eixo do estirante, coloca calço no estirante, quando necessário, verifica conjunto de feixe de molas, verifica bexiga de ar da suspensão dianteira e traseira, e verifica borrachas da barra de torção acima do diferencial.
Nas diversas verificações, ao identificar peças com defeito, providencia sua substituição ou encaminha para o setor responsável, que providenciará a substituição, antes de realizar o alinhamento Realiza o alinhamento veicular de caster, de cambagem e de ângulos de convergência e divergência Faz as verificações dos componentes dos sistemas de direção e suspensão.
Executa o alinhamento de rodas por meio das técnicas apropriadas, para manter rodas, colunas de suspensão e componentes de direção alinhados – conforme padrões do fabricante – com a carroceria Pode utilizar máquinas de alinhamento com recursos de visualização tridimensional Preenche documentação técnica relacionada aos trabalhos, tais como relatórios de controle do processo, requisições de material e fichas técnicas.
Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém materiais organizados e acondicionados Realiza manutenção básica de ferramentas, instrumentos, máquinas e equipamentos utilizados, limpando, lubrificando e realizando pequenos reparos Sinaliza equipamentos com defeito e solicita manutenções corretivas Realiza o descarte de resíduos de acordo com normas ambientais.
Segue procedimentos de segurança, utilizando equipamentos de proteção individual (EPI) e verificando as condições de segurança de ferramentas, instrumentos, máquinas e equipamentos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 9921-05 deve trocar pneus, consertar pneus a frio e a quente, demonstrar competências pessoais, realizar alinhamento, balancear conjunto roda e pneu.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular atuam no segmento de transportes terrestres e na venda, manutenção e reparação de veículos automotores. Trabalham por conta própria ou como autônomos, em equipe, sem supervisão, no caso do borracheiro, e com supervisão permanente (demais ocupações). O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, durante o dia. O borracheiro também pode trabalhar a céu aberto e no período noturno. Em suas atividades diárias, podem permanecer durante longos períodos em posições desconfortáveis. Podem também permanecer expostos à ação de materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9921-05
Para o exercício dessas ocupações requer-se a quarta série do ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Alinhador de pneus CBO 9921-05
Um Alinhador de pneus (ou sinônimo) deve verificar molas espirais - linha leve, trabalhar com segurança, demonstrar senso de humor, posicionar cavalete de segurança, inspecionar atravessamento de eixo traseiro e dianteiro, verificar condições do pneu, posicionar macaco na base do carro, retirar cavalete e macaco hidráulico, verificar freios, utilizar ferramentas adequadas, colocar calço no estirante quando necessário - linha pesada, verificar conjunto de feixe de molas - linha pesada, verificar ovalação da roda, verificar amortecedores e seus componentes, colocar cavalete no eixo do carro, demonstrar paciência, verificar folga de cubo e manga de eixo, demonstrar eficiência, demonstrar conhecimentos básicos em mecânica de veículos, utilizar equipamentos de proteção individual, demonstrar capacidade de organização, demonstrar responsabilidade, investigar folgas dos pivôs superiores e inferiores, demonstrar senso de observação, trabalhar em equipe, demonstrar atenção pelos clientes, verificar buchas de bandeja inferior e superior - linha leve, verificar torsão nos eixos dianteiro e traseiro, regular eixo do estirante - linha pesada, examinar pneu, calibrar pneu, participar em reuniões da cipa, erguer veículos, verificar borrachas da barra de torção e do estabilizador de direção, verificar bexiga de ar da suspensão dianteira e traseira - linha pesada, inspecionar pneu, demonstrar educação, verificar terminal e caixa de direção, demonstrar capacidade de resistência física, verificar cambagem e caster dos eixos dianteiros e traseiros, demonstrar pontualidade, verificar borrachas da barra de torsão acima do diferencial - linha pesada, medir alinhamento do chassi, verificar pivôs das bandejas de suspensão.