Consertador de Pneus - Salário Brasil

R$ 2.146,38/mês

Atualizado em

Hoje um Consertador de Pneus ganha em média R$ 2.146,38 para uma jornada de trabalho de 44 horas semanais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto a dados de 31.446 profissionais admitidos e desligados em regime CLT nos últimos 12 meses divulgados pelo Novo CAGED.

Em 2025 a remuneração para Consertador de Pneus pode variar entre o piso salarial mínimo de R$ 2.087,76 e o teto salarial de R$ 3.741,06, dependendo do segmento da empresa, localidade, formação, experiência na função e política de cargos e salários da empresa.

Você pode conferir logo abaixo na tabela salarial, mais dados da pesquisa como piso salarial 2025, salário mediana, salário por hora, mensal e anual para saber exatamente quanto ganha um Consertador de Pneus.

Salário por cidade

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Perfil Profissional

De acordo com nosso levantamento o perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 24 anos, ensino médio completo, do sexo masculino que trabalha 44h semanais em empresas do segmento de Serviços de borracharia para veículos automotores de todo o Brasil.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Consertador de Pneus é São Paulo.

Metodologia

Essa pesquisa salarial leva em consideração somente o salário base de Consertador de Pneus, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Consertador de Pneus CBO 9921-15

O Consertador de Pneus prepara as atividades, selecionando materiais, ferramentas, instrumentos e equipamentos Leva o conjunto acondicionado ao local da prestação de socorro a veículos Conserta pneus a frio e a quente, localizando o furo, retirando o objeto perfurante, escareando e realizando a limpeza do local, a fim de preparar para o conserto.

Aplica cimento vulcanizante e vulcaniza o pneu Escolhe remendo adequado, de acordo com o local danificado Fixa manchão no pneu Introduz refil de vedação no furo.

Retira agulha do refil e apara-o rente ao pneu Fixa remendo com rolete no pneu Infla o pneu ou câmara com ar comprimido e examina-o.

Verifica vazamentos, após o conserto Calibra o pneu Repara câmara de ar, inflando-a e mergulhando-a em uma caixa d’água, para localizar vazamento Seca a câmara de ar e realiza seu lixamento com esmeril, ao redor do furo.

Passa cola no local do furo Fixa borracha de ligação Cobre remendo com papel celofane ou material análogo Coloca câmara de ar na máquina vulcanizadora, controlando o tempo de exposição e retirando-a em seguida Resfria câmaras de ar em temperatura ambiente e realiza os procedimentos necessários para verificar se o vazamento foi vedado.

Ressulca pneus, consultando ficha do pneu – para certificar-se de que é possível ressulcar o pneu e levantar outras informações para o processo – e selecionando lâminas da máquina de ressulcar Limpa o lado externo do pneu Ressulca o pneu, acompanhando o desenho do sulco original.

Troca pneus, calçando rodas dianteiras e traseiras, afrouxando porcas e selecionando o macaco hidráulico de acordo com o peso do veículo a ser levantado Posiciona o macaco na base do veículo Ergue o veículo e posiciona o cavalete de segurança.

Retira cônicos e porcas Retira o conjunto de pneu e roda do veículo Coloca roda nos prisioneiros dos cubos, coloca cônicos e porcas no prisioneiro.

Fixa rodas com parafusos Em rodas raiadas, fixa castanhas e porcas e centraliza as rodas Realiza o aperto das porcas e retira cavalete e macaco hidráulico Controla a vida útil e a utilização do pneu, realizando marcações para identificação do pneu, preenchendo ficha de controle de uso e controlando entrada e saída de pneus para recapagem Controla o número de reformas sofridas pelo pneu.

Examina o estado da carcaça, realiza rodízio e mantém a calibragem dos pneus Verifica ovalação da roda Separa pneus por medidas Realiza a montagem e a desmontagem de pneu, retirando núcleo de válvula, descolando talões do pneu e retirando o friso e o pneu da roda Retira o protetor da câmara de ar e a câmara de ar do pneu Escova roda e friso da roda Limpa parte interna do pneu Aplica talco grafite ou pasta entre as regiões de contato da câmara e pneu Coloca câmara no pneu Coloca conjunto protetor, câmara e pneu na roda Aplica lubrificante no talão (linha do pneu), assenta friso na roda e fixa válvula na câmara ou diretamente no pneu sem câmara Coloca água na câmara dos pneus de tratores agrícolas Presta socorro a veículos, levantando informações sobre o local e sobre a ocorrência que motivou o pedido Informa-se sobre ano e modelo do veículo e sobre o tipo, as dimensões e outras especificações do pneu Levanta informações sobre o tipo de roda Dirige-se ao local com os equipamentos e outros materiais Sinaliza a pista e procede à troca de pneus Realiza manutenção de equipamentos, verificando vazamentos e repondo óleo do macaco hidráulico, mantendo válvula de alívio fechada após uso e verificando óleo do compressor Troca água de caixa d’água Esgota água do compressor Limpa ferramentas Conserva o local de trabalho limpo e organizado Preenche documentação técnica, tais como relatórios de controle do processo, requisições de material e fichas técnicas Segue procedimentos de segurança, utilizando equipamentos de proteção individual (EPI) e verificando as condições de segurança de ferramentas, instrumentos, máquinas e equipamentos.

Algumas funções no exercício da profissão

  • realizar manutenção de equipamentos;
  • trocar pneus;
  • balancear conjunto roda e pneu;
  • reparar câmara de ar;
  • consertar pneus a frio e a quente;
  • prestar socorro a veículos;
  • realizar montagem e desmontagem de pneu;
  • ressulcar pneus;
  • controlar vida Útil e utilização do pneu;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar alinhamento;
  • cobrir remendo com papel celofane;
  • controlar número de reformas sofridas pelo pneu;
  • sinalizar pista;
  • retirar câmara de ar do pneu;
  • selecionar lâminas da máquina de ressulcagem;
  • colocar cônicos e porcas no prisioneiro;
  • retirar cavalete e macaco hidráulico;
  • aparar refil rente ao pneu;
  • inflar câmara de ar com a válvula;
  • fixar manchão no pneu;
  • demonstrar educação;
  • ver mais...

Salário de Consertador de Pneus CBO 9921-15 - Série histórica

Quanto ganha um Consertador de Pneus por região do Brasil

Tabela salarial para Consertador de Pneus

Tabela salarial referentes ao salário base do cargo e na remuneração por períodos
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 2.088 25.053 522 9,54
Média Salarial 2.146 25.757 537 9,81
1º Quartil 1.586 19.036 397 7,25
Salário Mediana 1.840 22.074 460 8,41
3º Quartil 3.089 37.064 772 14,12
Teto Salarial 3.741 44.893 935 17,10
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Consertador de Pneus negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais CBO 9921-15 da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Consertador de Pneus é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Novembro de 2023 e Outubro de 2024, tivemos um aumento de 22.33% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Consertador de Pneus CBO 9921-15 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.

Tipos de empresas que mais contratam

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
4520-0/06 Serviços de borracharia para veículos automotores 1.794,17
4530-7/05 Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar 1.816,54
2212-9/00 Reforma de pneumáticos usados 1.882,21
4930-2/02 Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 2.159,22
4530-7/03 Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores 1.768,44
4520-0/04 Serviços de alinhamento e balanceamento de veículos automotores 1.834,64
4520-0/01 Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores 1.910,40
1071-6/00 Fabricação de açúcar em bruto 5.039,29
4921-3/01 Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal 2.255,60
1931-4/00 Fabricação de álcool 9.532,24
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Quanto ganha um Consertador de Pneus por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 31.446 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Consertador de Pneus CBO 9921-15 em regime integral de trabalho.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
29.444 44 220 2.163,23 9,83
1.220 40 200 1.793,88 8,97
189 42 210 2.153,88 10,26
126 43 215 2.013,94 9,37
95 36 180 1.962,09 10,90
94 48 240 2.200,63 9,17

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários por nível profissional e porte da empresa

Metodologia: Salários de 15.500 profissionais demitidos pelas empresas.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 1.991,38 2.261,33 2.935,22
Pequenas 2.091,46 2.361,41 3.035,29
Médias 2.334,99 2.604,94 3.278,82
Grandes Empresas 2.874,09 3.144,04 3.817,92
  • *Consertador de Pneus Nível I: até 4 anos;
  • *Consertador de Pneus Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Consertador de Pneus Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Gráficos de pesquisa

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Consertador de Pneus

  • Salário Base: R$ 2.146,38
  • Salário-educação (3%): R$ 64,39
  • Sistema S (2%): R$ 42,93
  • INSS Patronal (20%): R$ 429,28
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 21,46
  • FGTS (8%): R$ 171,71
  • Férias 1/12: R$ 178,86
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 429,28
  • Periculosidade (30%): R$ 643,91
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 59,62
  • 13º Salário: R$ 178,86
  • FGTS sobre Férias: R$ 14,31
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 4,77
  • FGTS sobre 13º: R$ 14,31
  • Aviso Prévio: R$ 178,86
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 14,31
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 178,86

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

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Salário e mercado de trabalho para Consertador de Pneus