CBO 9141-10 - Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos mecânicos de manutenção aeronáutica
O profissional no cargo de Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar) CBO 9141-10 realiza manutenção mecânica – preventiva e corretiva – de sistemas hidráulicos de aeronaves (aviões e helicópteros), na pista ou no hangar, aplicando técnicas de detecção de defeitos, executando procedimentos de remoção e de instalação de componentes e fazendo ajustes nos componentes mecânicos dos sistemas hidráulicos Testa o funcionamento de componentes e do sistema revisado.
Pode realizar manutenção de sistemas elétricos e eletrônicos diretamente associados aos sistemas hidráulicos da aeronave, verificando acionamento eletro-hidráulico, reparando e instalando componentes elétricos e eletrônicos Preenche relatórios e fichas de inspeção Atua de acordo com diretrizes de segurança aeronáutica.
Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental
CBO 9141-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de mecânicos de manutenção aeronáutica que pertence ao grupo dos trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Mecânicos de manutenção aeronáutica CBO 9141-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 9141-10
- Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
- Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica.
- Mecânicos de manutenção veicular.
- Mecânicos de manutenção aeronáutica.
O que faz um Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar)
O Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar) CBO 9141-10 planeja o trabalho, verificando ordens de serviço Interpreta manuais e desenhos técnicos mecânicos e elétricos de sistemas hidráulicos da aeronave e de componentes elétricos e eletrônicos diretamente associados aos sistemas hidráulicos, de acordo com o tipo – aviões e helicópteros, de grande, médio e pequeno porte – de aeronave.
Analisa “diretivas de aeronavegabilidade” – notificações ou avisos de que existem deficiências de segurança conhecidas, associadas às aeronaves, que podem estar relacionadas à manutenção, a fim de cumprir diretrizes de segurança aeronáutica.
Utiliza sistemas de informação de apoio à manutenção Realiza manutenção de sistemas hidráulicos, na pista ou no hangar, executando testes e examinando uniões, juntas e outros componentes do sistema – utilizando instrumentos ou por observação direta, para identificação de defeitos.
Remove o componente defeituoso, isolando o circuito hidráulico, utilizando ferramentas comuns e específicas, para realizar sua manutenção na oficina do hangar Substitui mangueiras e tubulações.
Elimina vazamentos, variação de pressão e nível de óleo, entre outros defeitos.
Instala componentes – revisados ou novos, empregando ferramentas apropriadas e fluidos hidráulicos, para restabelecer o pleno funcionamento do sistema hidráulico Monitora níveis de fluidos hidráulicos, de lubrificantes e de pressão do sistema.
Procede à renovação do fluido hidráulico do sistema e elimina o ar existente na canalização, utilizando chaves e equipamentos especiais, para devolver as condições exigidas ao sistema.
Substitui componentes que tenham atingido o tempo-limite, usando ferramentas convenientes e fluido hidráulico, para garantir a segurança de operação das aeronaves Revisa funcionamento de bombas, atuadores, reservatórios, válvulas, filtros e outros componentes Ajusta componentes mecânicos dos sistemas hidráulicos.
Realiza testes de componentes de sistemas hidráulicos da aeronave, de acordo com procedimentos específicos, a fim de comprovar que o seu funcionamento atende às especificações técnicas Testa funcionamento de bombas, atuadores, válvulas e outros componentes Comprova o funcionamento do sistema revisado, observando indicações de instrumentos de painéis, para certificar-se da exatidão dos serviços concluídos.
Pode realizar manutenção de sistemas elétricos e eletrônicos diretamente associados aos sistemas hidráulicos da aeronave, verificando acionamento eletro-hidráulico, reparando e instalando componentes elétricos e eletrônicos, e interpretando leitura de instrumentos de medidas elétricas e eletrônicas Comunica à supervisão eventuais anormalidades encontradas em outras partes da aeronave - oralmente ou por escrito - a fim de colaborar com outros serviços de manutenção aeronáutica.
Elabora documentos, preenchendo relatórios de avarias e fichas de inspeção Mantém o local de trabalho limpo e organizado Descarta resíduos seguindo normas ambientais.
Trabalha com segurança, utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI), aplicando conceitos de ergonomia nas atividades de manutenção, sinalizando áreas de manutenção e delimitando áreas de risco para preservar a integridade física das pessoas Opera equipamentos de extinção de incêndio Orienta balizamento de aeronaves.
Realiza aterramento elétrico de aeronave em manutenção.
Funções do cargo
O funcionário CBO 9141-10 deve reparar estruturas de aeronaves, reparar sistema de combustível, demonstrar competências pessoais, realizar manutenção do sistema de trem de pouso, realizar manutenção do sistema interior de aeronaves, trabalhar com segurança, reparar sistemas de hélices e rotores de helicópteros, realizar manutenção do sistema de comandos de vôo, realizar manutenção de sistema elétrico e eletrônico, realizar manutenção em diversos sistemas, provar o correto funcionamento dos componentes da aeronave, reparar motores convencionais e a reação, realizar manutenção de sistemas hidráulicos.
Condições de trabalho dessas profissões
Mecânicos de manutenção aeronáutica atuam em empresas de transporte aéreo e atividades afins, geralmente como assalariados, com registro em carteira. Atuam em equipe, sob supervisão de um engenheiro. Podem trabalhar em locais fechados ou abertos, em horários irregulares, por rodízio de turnos ou em locais fora da base aérea, em atendimento de emergência. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos, estão sujeitos ao trabalho sob pressão e expostos a materiais tóxicos, radiação e ruídos intensos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9141-10
O exercício dessas ocupações requer curso técnico em mecânica (nível médio), com especialização em aeronaves. A habilitação é obtida no Departamento de Aviação Civil (DAC) por meio de exames. Há três especialidades(GMP) grupo motopropulsor, para trabalhar com motores de aviação geral, convencional ou a reação, os sistemas de hélices e rotores, e com os sistemas dos grupos moto-propulsores (CEL) célula, para trabalhar com os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos e na estrutura de aviões e helicópteros em geral (fuselagem) (AVI) aviônicos, para trabalhar com componentes elétricos e eletrônicos de aeronaves, inclusive instrumentos de navegação, rádio-navegação e rádio- comunicação, sistemas elétricos e de radar. Após a obtenção do certificado de conhecimentos teóricos (CCT), requer-se três anos de experiência em manutenção, em empresa homologada pelo DAC, para a obtenção do Certificado de Habilitação Técnica (CHT).
Atividades exercidas por um Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar) CBO 9141-10
Um Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar) (ou sinônimo) deve monitorar nivel de fluidos hidráulicos, lubrificantes e pressão do sistema, demonstrar acuidade auditiva, substituir componentes de poltronas, substituir equipamentos de emergência, instalar tanques de combustível, delimitar áreas de risco para preservar a integridade física das pessoas, interpretar leitura de instrumentos, verificar fixação dos rebites, eliminar defeitos - vazamentos, variação de pressão e nível de oléo, preencher relatórios de avarias, inspecionar funcionamento dos componentes, demonstrar perseverança, balancear superfícies de comando, vestir equipamentos de proteção individual, reparar componentes dos toaletes, reparar tanque de combustível, realizar revisão geral dos componentes, testar sistema antiderrapagem do trem de pouso, isolar área de testes de radar, alta freqüência e motores, instalar acessórios do motor, substituir peças do sistema de oxigênio, instalar comandos de vôo, instalar componentes elétricos e eletrônicos, alinhar superfícies em relação a fuselagem, interpretar manuais, preencher fichas de inspenção, interpretar ordens de serviço, descontaminar o sistema de combustível - retirada de água e impurezas que possam causar defeitos, interpretar diagramas elétricos, discriminar odores, substituir selos mecânicos, remover hélices e rotores de helicópteros, demonstrar orientação espacial, remover sistema de freios, substituir peças do sistema de dectecção e extinção de fogo, calibrar equipamentos eletrônicos, reparar componentes do sistema da copa - galley, coletar amostras de fluidos para análise laboratorial, testar o funcionamento das hélices, ajustar componentes do sistema de trem de pouso, verificar acionamento elétrico dos diversos sistemas, destanquear aeronaves, ajustar conjunto de sincronismo de rotores, aterrar aeronave em manutenção, sinalizar áreas de manutenção, substituir pisos e trilhos, cumprir cronograma de trabalho, realizar revisão geral dos motores, consertar sistemas de som e vídeo, iluminação e comunicação, participar de programas de treinamento promovidos pela empresa, trabalhar em equipe, remover trens de pouso fixos e móveis, trabalhar de forma organizada, realizar ensaios não destrutivos, tratar estruturas contra corrosão, aplicar materiais compósitos, pesar helicópteros e aviões, substituir engrenagens da transmissão, testar sistema hidráulico, interpretar diagramas lógicos, instalar motores, orientar balizamento de aeronaves, montar sistemas de hélices e rotores de helicópteros, revisar funcionamento dos componentes - bombas, atuadores, reservatórios, válvulas e filtros, identificar defeitos, inspecionar estruturas quanto a presença de trincas, torções, corrosão e superfícies em atrito, responsabilizar-se pelo serviço realizado, revisar sistema de emergência do trem de pouso, substituir componentes do sistema, ajustar componentes mecânicos do sistema hidráulico, remover rodas e pneus, verificar condições de funcionamento quanto ao nível e pressão, revisar sistema de freio automático, sugerir melhorias nos projetos, testar sistema antiderrapagem, regular comandos de vôo, autocriticar-se, reparar componentes elétricos e eletrônicos, remover componentes do sistema hidráulico, realizar testes operacionais em componentes do trem de pouso, demonstrar destreza digital, remover componentes do sistema de combustível, substituir peças do sistema de ar condicionado e pressurização, testar o funcionamento dos motores, demonstrar acuidade visual, testar sistemas de alimentação e geração de energia elétrica, instalar componentes do sistema hidráulico, substituir peças do sistema antichuva e antigelo, realizar inspenção visual, testar o funcionamento dos rotores, demonstrar atenção seletiva, substituir peças do sistema de água potável e detritos, reparar chapeamento, montar componentes do sistema de trem de pouso, corrigir defeitos de funcionamento do motor, operar equipamentos de extinção de incêndio, inspecionar sistemas de oxigênio, ar condicionado, água potável, equipamentos de emergência e antigelo, entelar estruturas e superfícies de manobra, remover motores, balancear hélices e rotores de helicópteros, substituir mangueiras e tubulações, balancear helicópteros e aviões, remover comandos de vôo, revisar estado geral das poltronas e cintos de segurança, balancear motores, demonstrar precisão e controle, lubrificar componentes mecânicos, testar freio do rotor de helicópteros, abastecer tanques de combustíveis, remover amortecedores e atuadores, substituir rolamentos, calibrar pneus e amortecedores.