CBO 9141-05 - Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos mecânicos de manutenção aeronáutica
O profissional no cargo de Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral CBO 9141-05 realiza manutenção mecânica – preventiva e corretiva – de componentes, equipamentos e sistemas de aeronaves (aviões e helicópteros) Repara motores, estruturas e sistema de combustível.
Faz manutenção do sistema de trem de pouso, de sistemas elétricos, eletrônicos e hidráulicos, do sistema de comandos de voo, e do sistema interior de aeronaves Executa manutenção de sistemas diversificados, tais como sistemas de oxigênio, ar-condicionado, pressurização, água potável, detecção e extinção de fogo, e de sistemas antichuva e antigelo Repara sistemas de hélices e rotores de helicópteros.
Testa funcionamento de componentes Preenche relatórios e fichas de inspeção Atua de acordo com diretrizes de segurança aeronáutica.
Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental
CBO 9141-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de mecânicos de manutenção aeronáutica que pertence ao grupo dos trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Mecânicos de manutenção aeronáutica CBO 9141-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 9141-05
- Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
- Mecânicos de manutenção aeronáutica.
- Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica.
O que faz um Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral
O Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral CBO 9141-05 planeja o trabalho, verificando ordens de serviço Interpreta manuais, desenhos técnicos mecânicos e elétricos de motopropulsores, estruturas, sistemas diversificados da aeronave e componentes aviônicos, de acordo com o tipo – aviões e helicópteros, de grande, médio e pequeno porte – de aeronave.
Analisa “diretivas de aeronavegabilidade” – notificações ou avisos de que existem deficiências de segurança conhecidas, associadas às aeronaves, que podem estar relacionadas à manutenção, para cumprir diretrizes de segurança aeronáutica.
Utiliza sistemas de informação de apoio à manutenção Identifica novos materiais utilizados na construção de peças de motores e de estruturas.
Repara motores convencionais e motores a reação (a jato), removendo-os, corrigindo defeitos, instalando acessórios, executando ensaios não destrutivos e realizando revisão geral Balanceia e instala motores.
Coleta amostras de fluidos para análise laboratorial.
Pode reparar aeronaves com motorização elétrica Repara estruturas de aeronaves, inspecionando-as a fim de detectar defeitos e verificando fixação de rebites.
Repara chapeamento, aplica materiais compósitos e trata estruturas contra corrosão.
Alinha superfícies em relação à fuselagem Repara sistema de combustível, examinando tipo de combustível, verificando nível e pressão do sistema e realizando destanqueamento (retirada de combustível dos tanques) Remove componentes, repara tanques, descontaminha o sistema, substitui componentes, e instala tanques.
Realiza revisão geral de componentes e abastece os tanques Realiza manutenção do sistema de trem de pouso, removendo rodas, pneus, trens de pouso, amortecedores, atuadores e sistema de freios, revisando sistema de emergência e sistema de freio automático, montando e ajustando componentes Lubrifica componentes mecânicos e realiza testes operacionais em componentes do trem de pouso.
Executa manutenção de sistemas elétricos e eletrônicos, verificando acionamento elétrico dos diversos sistemas, reparando e instalando componentes Faz manutenção do sistema de comandos de voo, inspecionando funcionamento de componentes, removendo comandos e balanceando superfícies de comando.
Regula e instala comandos de voo Realiza manutenção do sistema interior de aeronaves, substituindo componentes de poltronas e revisando estado geral de poltronas e de cintos de segurança Repara componentes do sistema da copa (“galley”).
Conserta sistemas de som, vídeo, iluminação e comunicação Substitui pisos e trilhos e repara componentes das toaletes Executa manutenção em sistemas diversificados, cumprindo rotinas de inspeção de manutenção e executando serviços de substituição de peças ou equipamentos.
Substitui peças dos sistemas de oxigênio, ar-condicionado, pressurização, água potável, e de detritos Substitui equipamentos de emergência Substitui peças do sistema antichuva e antigelo, bem como do sistema de detecção e extinção de fogo.
Pode realizar manutenção de sistemas hidráulicos Repara sistemas de hélices e de rotores de helicópteros, removendo-os e substituindo engrenagens, selos mecânicos e rolamentos Balanceia e monta os sistemas Ajusta conjunto de sincronismo de rotores Faz testes de componentes da aeronave, de acordo com procedimentos específicos, a fim de comprovar seu funcionamento.
Testa funcionamento de motores, de sistemas de alimentação e geração de energia elétrica, e de sistema antiderrapagem Realiza testes de freio do rotor de helicópteros e testes de funcionamento de rotores e hélices de helicópteros Preenche relatórios de avarias e fichas de inspeção Mantém o local de trabalho limpo e organizado Descarta resíduos seguindo normas ambientais Trabalha com segurança, aplicando conceitos de ergonomia e utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) Sinaliza áreas de manutenção e delimita áreas de risco Opera equipamentos de extinção de incêndio Orienta balizamento de aeronaves Realiza aterramento elétrico da aeronave em manutenção.
Funções do cargo
O funcionário CBO 9141-05 deve reparar sistema de combustível, realizar manutenção em diversos sistemas, realizar manutenção de sistemas hidráulicos, reparar sistemas de hélices e rotores de helicópteros, realizar manutenção do sistema interior de aeronaves, provar o correto funcionamento dos componentes da aeronave, reparar motores convencionais e a reação, realizar manutenção do sistema de comandos de vôo, realizar manutenção do sistema de trem de pouso, realizar manutenção de sistema elétrico e eletrônico, reparar estruturas de aeronaves, demonstrar competências pessoais, trabalhar com segurança.
Condições de trabalho dessas profissões
Mecânicos de manutenção aeronáutica atuam em empresas de transporte aéreo e atividades afins, geralmente como assalariados, com registro em carteira. Atuam em equipe, sob supervisão de um engenheiro. Podem trabalhar em locais fechados ou abertos, em horários irregulares, por rodízio de turnos ou em locais fora da base aérea, em atendimento de emergência. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos, estão sujeitos ao trabalho sob pressão e expostos a materiais tóxicos, radiação e ruídos intensos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9141-05
O exercício dessas ocupações requer curso técnico em mecânica (nível médio), com especialização em aeronaves. A habilitação é obtida no Departamento de Aviação Civil (DAC) por meio de exames. Há três especialidades(GMP) grupo motopropulsor, para trabalhar com motores de aviação geral, convencional ou a reação, os sistemas de hélices e rotores, e com os sistemas dos grupos moto-propulsores (CEL) célula, para trabalhar com os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos e na estrutura de aviões e helicópteros em geral (fuselagem) (AVI) aviônicos, para trabalhar com componentes elétricos e eletrônicos de aeronaves, inclusive instrumentos de navegação, rádio-navegação e rádio- comunicação, sistemas elétricos e de radar. Após a obtenção do certificado de conhecimentos teóricos (CCT), requer-se três anos de experiência em manutenção, em empresa homologada pelo DAC, para a obtenção do Certificado de Habilitação Técnica (CHT).
Atividades exercidas por um Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral CBO 9141-05
Um Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral (ou sinônimo) deve preencher relatórios de avarias, demonstrar acuidade visual, coletar amostras de fluidos para análise laboratorial, verificar condições de funcionamento quanto ao nível e pressão, eliminar defeitos - vazamentos, variação de pressão e nível de oléo, monitorar nivel de fluidos hidráulicos, lubrificantes e pressão do sistema, alinhar superfícies em relação a fuselagem, interpretar leitura de instrumentos, corrigir defeitos de funcionamento do motor, remover trens de pouso fixos e móveis, ajustar componentes do sistema de trem de pouso, interpretar diagramas elétricos, interpretar manuais, descontaminar o sistema de combustível - retirada de água e impurezas que possam causar defeitos, demonstrar orientação espacial, abastecer tanques de combustíveis, instalar tanques de combustível, montar sistemas de hélices e rotores de helicópteros, demonstrar precisão e controle, inspecionar sistemas de oxigênio, ar condicionado, água potável, equipamentos de emergência e antigelo, interpretar ordens de serviço, balancear helicópteros e aviões, operar equipamentos de extinção de incêndio, remover sistema de freios, balancear motores, reparar componentes elétricos e eletrônicos, isolar área de testes de radar, alta freqüência e motores, remover componentes do sistema hidráulico, orientar balizamento de aeronaves, testar sistema hidráulico, vestir equipamentos de proteção individual, remover motores, participar de programas de treinamento promovidos pela empresa, testar o funcionamento dos rotores, trabalhar em equipe, instalar motores, demonstrar destreza digital, reparar componentes dos toaletes, tratar estruturas contra corrosão, substituir selos mecânicos, balancear superfícies de comando, verificar fixação dos rebites, ajustar conjunto de sincronismo de rotores, remover componentes do sistema de combustível, remover hélices e rotores de helicópteros, reparar chapeamento, substituir componentes do sistema, instalar componentes do sistema hidráulico, substituir peças do sistema de água potável e detritos, reparar tanque de combustível, balancear hélices e rotores de helicópteros, testar o funcionamento dos motores, delimitar áreas de risco para preservar a integridade física das pessoas, remover amortecedores e atuadores, destanquear aeronaves, inspecionar estruturas quanto a presença de trincas, torções, corrosão e superfícies em atrito, identificar defeitos, interpretar diagramas lógicos, realizar ensaios não destrutivos, autocriticar-se, calibrar pneus e amortecedores, montar componentes do sistema de trem de pouso, instalar acessórios do motor, trabalhar de forma organizada, instalar componentes elétricos e eletrônicos, ajustar componentes mecânicos do sistema hidráulico, inspecionar funcionamento dos componentes, preencher fichas de inspenção, substituir peças do sistema antichuva e antigelo, substituir componentes de poltronas, demonstrar acuidade auditiva, aterrar aeronave em manutenção, remover comandos de vôo, calibrar equipamentos eletrônicos, sinalizar áreas de manutenção, realizar revisão geral dos componentes, revisar sistema de emergência do trem de pouso, substituir peças do sistema de dectecção e extinção de fogo, instalar comandos de vôo, substituir rolamentos, substituir engrenagens da transmissão, revisar sistema de freio automático, responsabilizar-se pelo serviço realizado, discriminar odores, testar o funcionamento das hélices, substituir mangueiras e tubulações, testar sistema antiderrapagem do trem de pouso, realizar inspenção visual, substituir equipamentos de emergência, substituir peças do sistema de ar condicionado e pressurização, testar sistemas de alimentação e geração de energia elétrica, substituir pisos e trilhos, entelar estruturas e superfícies de manobra, testar sistema antiderrapagem, lubrificar componentes mecânicos, substituir peças do sistema de oxigênio, pesar helicópteros e aviões, verificar acionamento elétrico dos diversos sistemas, cumprir cronograma de trabalho, aplicar materiais compósitos, sugerir melhorias nos projetos, demonstrar atenção seletiva, consertar sistemas de som e vídeo, iluminação e comunicação, revisar funcionamento dos componentes - bombas, atuadores, reservatórios, válvulas e filtros, testar freio do rotor de helicópteros, revisar estado geral das poltronas e cintos de segurança, regular comandos de vôo, reparar componentes do sistema da copa - galley, realizar revisão geral dos motores, realizar testes operacionais em componentes do trem de pouso, remover rodas e pneus, demonstrar perseverança.