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CBO 9144-20 - Mecânicos de manutenção de veículos automotores - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 9144-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de mecânicos de manutenção de veículos automotores que pertence ao grupo dos trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Mecânicos de manutenção de veículos automotores CBO 9144-20 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 9144-20

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
    • Mecânicos de manutenção de veículos automotores.
      • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica.

Funções

realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo, elaborar plano de manutenção, reparar componentes e sistemas de veículos, demonstrar competências pessoais, realizar o trabalho com segurança, substituir peças dos diversos sistemas, testar desempenho de componentes e sistemas de veículos.

Atividades

realizar manutenção do compressor de ar, comunicar-se com clareza verbal e por escrito, substituir bolsas de ar, testar sistema de transmissão no veículo, trabalhar em equipe, ajustar componentes pneumáticos, demonstrar destreza manual, avaliar satisfação do cliente, montar motor, limpar filtros de transmissão, identificar áreas de risco, realizar teste de emissão de poluentes, preencher requisição de material, testar sistema eletroeletrônico do freio abs, trocar amortecedores, manter relacionamento interpessoal, interpretar diagramas eletroeletrônicos, trocar fluidos hidráulicos, trocar rolamentos de rodas, trocar barras estabilizadoras e hastes de reação, trocar sistema de embreagem, testar motor no veículo, trocar mangueiras, correias e polias, conferir peças no recebimento, substituir agregados - compressor, alternador, bomba dágua etc., testar pressão de alimentação e vazão, sangrar sistema de freios, lubrificar articulações da suspensão, regular freios, realizar teste de funcionamento do sistema de arrefecimento, substituir braços do sistema, trocar válvula injetora, trocar peças com defeito de fabricação, vestir equipamentos de proteção individual, instalar motor no veículo, trocar terminais esféricos - pivôs, drenar filtros da linha de alimentação, ajustar válvulas no motor, efetuar testes hidráulicos e pneumáticos, reparar sistema de sobrealimentação, trocar peças desgastadas pelo tempo de uso, demonstrar orientação espacial, descartar peças, componentes, fluidos e lubrificantes, segundo normas ambientais, ajustar cubos de rodas, manter o local de trabalho organizado, reparar unidade hidráulica, reparar bomba hidráulica da direção, efetuar limpeza geral, remover o motor do veículo, trocar válvulas pneumáticas, reparar sistema de arrefecimento, testar válvulas injetoras, regular altura da suspensão, trocar vedantes de óleo e água, trabalhar com responsabilidade, efetuar ajustes de montagem na transmissão, trocar buchas, remover sistemas de transmissão, reparar chassis, regular sistema de ignição e injeção, orientar o cliente no uso correto do veículo, interpretar termos técnicos em língua estrangeira, reparar válvula injetora - diesel, desmontar sistema de transmissão, preencher ordem de serviço, identificar sons no ambiente, confirmar plano de manutenção com o cliente, manter-se atualizado profissionalmente, trocar molas, reparar bomba dágua, testar circuitos eletroeletrônicos, realizar manutenção da bomba hidráulica, reparar sistema de escapamento, selecionar ferramental de acordo com o trabalho, reparar bomba de combustível, trocar radiadores, estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa, verificar condições de funcionamento dos componentes do freio, reparar sistema elétrico, substituir agregados da suspensão, diagnosticar falhas de funcionamento do veículo, orçar serviços manuais e por computador, ajustar componentes mecânicos elétricos e hidráulicos, identificar tipos de transmissão e funcionamento, interpretar desenhos e normas técnicas, verificar condições da tubulação e tanque de combustível, reparar caixa de direção, instalar sistemas de transmissão no veículo, trocar componentes eletroeletrônicos, verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios, alinhar sistema de direção, cumprir compromissos assumidos, reparar sistema de carga e partida, trocar peças do sistema de escapamento, trocar sensores térmicos, trocar componentes da unidade hidráulica, realizar o trabalho de modo eficiente, estimar tempo de execução, trocar filtros e lubrificantes, trabalhar com atenção seletiva, reparar válvulas pneumáticas, reparar bomba injetora, desmontar o motor, consultar recomendações de segurança contidas nos manuais e nos veículos, coordenar braços e pernas, identificar o trabalho a ser realizado.

Cargos e salários CBO 9144-20 - Mecânicos de manutenção de veículos automotores

Salário Mecânico de Manutenção de Tratores

Mecânico de Manutenção de Tratores: Brasil

  • 4.581
  • Brasil
  • 2.329 - 4.562
  • 43h
O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Tratores CBO 9144-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.329 e 4.562 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.581 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-20.
Salário Reparador de Tratores

Reparador de Tratores: Brasil

  • 4.581
  • Brasil
  • 2.329 - 4.562
  • 43h
O profissional no cargo de Reparador de Tratores CBO 9144-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.329 e 4.562 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.581 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-20.
Salário Mecânico de Manutenção de Tratores

Mecânico de Manutenção de Tratores: São Paulo

  • 1.118
  • São Paulo
  • 2.381 - 4.165
  • 43h
O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Tratores CBO 9144-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.381 e 4.165 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.118 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-20.
Salário Mecânico de Manutenção de Tratores São Paulo

Mecânico de Manutenção de Tratores: São Paulo, SP

  • 38
  • São Paulo, SP
  • 2.727 - 4.352
  • 43h
O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Tratores CBO 9144-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.727 e 4.352 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 38 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-20.