CBO 9144-20 - Mecânico de manutenção de tratores - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos mecânicos de manutenção de veículos automotores

O profissional no cargo de Mecânico de manutenção de tratores CBO 9144-20 realiza manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de tratores de rodas e esteiras, utilizados em atividades agrícolas, florestais e industriais Elabora plano de manutenção.

Testa desempenho de componentes e sistemas Avalia a satisfação do cliente Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento.

Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente

CBO 9144-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de mecânicos de manutenção de veículos automotores que pertence ao grupo dos trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Mecânico de manutenção de tratores, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Mecânicos de manutenção de veículos automotores CBO 9144-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 9144-20

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
    • Mecânicos de manutenção de veículos automotores.
      • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica.

O que faz um Mecânico de manutenção de tratores

O Mecânico de manutenção de tratores CBO 9144-20 elabora plano de manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de tratores de rodas e esteiras, interpretando desenhos e normas técnicas, diagnosticando falhas e identificando o trabalho a ser realizado, para estimar tempo de execução, orçar o serviço e requisitar material Confirma o plano de manutenção com o cliente e com o fornecedor de material.

Seleciona equipamentos, ferramentas e instrumentos, de acordo com o trabalho a ser executado.

Realiza manutenção mecânica de motores, removendo e desmontando o motor Monta e reinstala o motor, executando o ajuste de válvulas.

Remove o sistema de transmissão, efetua ajuste de montagem, limpa filtros e reinstala o sistema Ajusta componentes mecânicos, elétricos, hidráulicos e pneumáticos.

Regula e faz a sangria do sistema de freios.

Drena filtros da linha de alimentação Regula o sistema de ignição e injeção.

Ajusta cubos de rodas e esteiras.

Regula altura e lubrifica articulações da suspensão Alinha e substitui braços do sistema de direção Substitui peças dos diversos sistemas de tratores de rodas e esteiras, identificando as partes com defeitos de fabricação ou desgastes pelo uso, para realizar troca de agregados de suspensão e outros, tais como compressor, alternador e bomba d’água.

Troca fluidos hidráulicos, sistema de embreagem, válvula injetora, componentes eletroeletrônicos, amortecedores, barras estabilizadoras, hastes de reação, molas, válvulas pneumáticas, buchas, pivôs, rolamentos de rodas, componentes da unidade hidráulica, radiadores, sensores térmicos, mangueiras, correias, polias, vedantes de óleo e água e bolsas de ar Troca componentes de esteiras Repara componentes, realizando a manutenção corretiva por meio de ações de reparo em sistema elétrico e sistemas de arrefecimento, carga e partida, sobrealimentação e escapamento.

Repara válvulas pneumáticas, bomba de combustível, válvula injetora diesel, bomba injetora, bomba hidráulica da direção, caixa de direção, chassis, unidade hidráulica e bomba d’água Realiza manutenção da bomba hidráulica e do compressor de ar.

Pode executar soldagem elétrica e soldagem oxiacetilênica, como parte das atividades Testa desempenho de componentes e sistemas dos tratores de rodas e esteiras, realizando testes de motor no veículo, testando sistema de transmissão e válvulas injetoras e efetuando testes hidráulicos e pneumáticos Testa circuitos eletroeletrônicos, pressão de alimentação e vazão.

Verifica o funcionamento do sistema de arrefecimento Examina o funcionamento de alavanca, cabo e demais componentes do sistema de freios Verifica as condições da tubulação e do tanque de combustível.

Realiza teste de emissão de poluentes Avalia a satisfação do cliente com os serviços executados Organiza e providencia a limpeza do local de trabalho.

Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Zela pela segurança no trabalho, identificando áreas de risco, vestindo equipamentos de proteção individual e consultando recomendações de segurança contidas nos manuais Controla desperdícios de material Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem Realiza o descarte de acordo com as normas ambientais.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 9144-20 deve elaborar plano de manutenção, testar desempenho de componentes e sistemas de veículos, substituir peças dos diversos sistemas, demonstrar competências pessoais, realizar o trabalho com segurança, reparar componentes e sistemas de veículos, realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo.

Condições de trabalho dessas profissões

Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9144-20

Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Mecânico de manutenção de tratores CBO 9144-20

Um Mecânico de manutenção de tratores (ou sinônimo) deve reparar sistema de arrefecimento, descartar peças, componentes, fluidos e lubrificantes, segundo normas ambientais, testar sistema de transmissão no veículo, sangrar sistema de freios, trocar buchas, trocar amortecedores, identificar tipos de transmissão e funcionamento, reparar sistema de escapamento, verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios, identificar o trabalho a ser realizado, reparar unidade hidráulica, trocar peças do sistema de escapamento, desmontar o motor, orçar serviços manuais e por computador, diagnosticar falhas de funcionamento do veículo, orientar o cliente no uso correto do veículo, substituir agregados - compressor, alternador, bomba dágua etc., reparar sistema de sobrealimentação, coordenar braços e pernas, reparar sistema de carga e partida, ajustar componentes mecânicos elétricos e hidráulicos, interpretar desenhos e normas técnicas, testar sistema eletroeletrônico do freio abs, drenar filtros da linha de alimentação, verificar condições da tubulação e tanque de combustível, trocar sistema de embreagem, trocar válvula injetora, trocar barras estabilizadoras e hastes de reação, limpar filtros de transmissão, interpretar diagramas eletroeletrônicos, trocar molas, lubrificar articulações da suspensão, reparar chassis, trabalhar em equipe, efetuar limpeza geral, efetuar ajustes de montagem na transmissão, substituir agregados da suspensão, consultar recomendações de segurança contidas nos manuais e nos veículos, substituir braços do sistema, instalar sistemas de transmissão no veículo, reparar válvula injetora - diesel, reparar bomba hidráulica da direção, verificar condições de funcionamento dos componentes do freio, trabalhar com responsabilidade, estimar tempo de execução, alinhar sistema de direção, comunicar-se com clareza verbal e por escrito, realizar teste de funcionamento do sistema de arrefecimento, remover sistemas de transmissão, interpretar termos técnicos em língua estrangeira, reparar caixa de direção, trocar fluidos hidráulicos, trabalhar com atenção seletiva, trocar vedantes de óleo e água, remover o motor do veículo, trocar filtros e lubrificantes, realizar manutenção do compressor de ar, estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa, reparar bomba dágua, ajustar válvulas no motor, ajustar componentes pneumáticos, conferir peças no recebimento, montar motor, trocar sensores térmicos, testar pressão de alimentação e vazão, avaliar satisfação do cliente, reparar sistema elétrico, identificar sons no ambiente, regular altura da suspensão, regular sistema de ignição e injeção, realizar manutenção da bomba hidráulica, testar motor no veículo, reparar bomba de combustível, testar válvulas injetoras, preencher ordem de serviço, ajustar cubos de rodas, trocar terminais esféricos - pivôs, realizar teste de emissão de poluentes, trocar peças desgastadas pelo tempo de uso, confirmar plano de manutenção com o cliente, reparar válvulas pneumáticas, trocar válvulas pneumáticas, realizar o trabalho de modo eficiente, desmontar sistema de transmissão, selecionar ferramental de acordo com o trabalho, efetuar testes hidráulicos e pneumáticos, trocar rolamentos de rodas, manter-se atualizado profissionalmente, trocar radiadores, identificar áreas de risco, trocar componentes da unidade hidráulica, manter o local de trabalho organizado, preencher requisição de material, cumprir compromissos assumidos, reparar bomba injetora, substituir bolsas de ar, testar circuitos eletroeletrônicos, demonstrar destreza manual, trocar mangueiras, correias e polias, vestir equipamentos de proteção individual, trocar peças com defeito de fabricação, instalar motor no veículo, regular freios, manter relacionamento interpessoal, demonstrar orientação espacial, trocar componentes eletroeletrônicos.

Cargos e salários CBO 9144-20 - Mecânicos de manutenção de veículos automotores

Salário Mecânico de Manutenção de Tratores

Mecânico de Manutenção de Tratores: Brasil

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Tratores CBO 9144-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.395 e 4.327 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.561 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-20.
Salário Reparador de Tratores

Reparador de Tratores: Brasil

O profissional no cargo de Reparador de Tratores CBO 9144-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.393 e 4.309 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.510 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-20.
Salário Mecânico de Manutenção de Tratores

Mecânico de Manutenção de Tratores: São Paulo

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Tratores CBO 9144-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.431 e 4.125 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.192 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-20.
Salário Mecânico de Manutenção de Tratores São Paulo

Mecânico de Manutenção de Tratores: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Tratores CBO 9144-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.218 e 3.830 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 40 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-20.