CBO 9144-20 - Mecânico de manutenção de tratores - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos mecânicos de manutenção de veículos automotores

O profissional no cargo de Mecânico de manutenção de tratores CBO 9144-20 realiza manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de tratores de rodas e esteiras, utilizados em atividades agrícolas, florestais e industriais Elabora plano de manutenção.

Testa desempenho de componentes e sistemas Avalia a satisfação do cliente Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento.

Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente

CBO 9144-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de mecânicos de manutenção de veículos automotores que pertence ao grupo dos trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Mecânico de manutenção de tratores, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Mecânicos de manutenção de veículos automotores CBO 9144-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 9144-20

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
    • Mecânicos de manutenção de veículos automotores.
      • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica.

O que faz um Mecânico de manutenção de tratores

O Mecânico de manutenção de tratores CBO 9144-20 elabora plano de manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de tratores de rodas e esteiras, interpretando desenhos e normas técnicas, diagnosticando falhas e identificando o trabalho a ser realizado, para estimar tempo de execução, orçar o serviço e requisitar material Confirma o plano de manutenção com o cliente e com o fornecedor de material.

Seleciona equipamentos, ferramentas e instrumentos, de acordo com o trabalho a ser executado.

Realiza manutenção mecânica de motores, removendo e desmontando o motor Monta e reinstala o motor, executando o ajuste de válvulas.

Remove o sistema de transmissão, efetua ajuste de montagem, limpa filtros e reinstala o sistema Ajusta componentes mecânicos, elétricos, hidráulicos e pneumáticos.

Regula e faz a sangria do sistema de freios.

Drena filtros da linha de alimentação Regula o sistema de ignição e injeção.

Ajusta cubos de rodas e esteiras.

Regula altura e lubrifica articulações da suspensão Alinha e substitui braços do sistema de direção Substitui peças dos diversos sistemas de tratores de rodas e esteiras, identificando as partes com defeitos de fabricação ou desgastes pelo uso, para realizar troca de agregados de suspensão e outros, tais como compressor, alternador e bomba d’água.

Troca fluidos hidráulicos, sistema de embreagem, válvula injetora, componentes eletroeletrônicos, amortecedores, barras estabilizadoras, hastes de reação, molas, válvulas pneumáticas, buchas, pivôs, rolamentos de rodas, componentes da unidade hidráulica, radiadores, sensores térmicos, mangueiras, correias, polias, vedantes de óleo e água e bolsas de ar Troca componentes de esteiras Repara componentes, realizando a manutenção corretiva por meio de ações de reparo em sistema elétrico e sistemas de arrefecimento, carga e partida, sobrealimentação e escapamento.

Repara válvulas pneumáticas, bomba de combustível, válvula injetora diesel, bomba injetora, bomba hidráulica da direção, caixa de direção, chassis, unidade hidráulica e bomba d’água Realiza manutenção da bomba hidráulica e do compressor de ar.

Pode executar soldagem elétrica e soldagem oxiacetilênica, como parte das atividades Testa desempenho de componentes e sistemas dos tratores de rodas e esteiras, realizando testes de motor no veículo, testando sistema de transmissão e válvulas injetoras e efetuando testes hidráulicos e pneumáticos Testa circuitos eletroeletrônicos, pressão de alimentação e vazão.

Verifica o funcionamento do sistema de arrefecimento Examina o funcionamento de alavanca, cabo e demais componentes do sistema de freios Verifica as condições da tubulação e do tanque de combustível.

Realiza teste de emissão de poluentes Avalia a satisfação do cliente com os serviços executados Organiza e providencia a limpeza do local de trabalho.

Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Zela pela segurança no trabalho, identificando áreas de risco, vestindo equipamentos de proteção individual e consultando recomendações de segurança contidas nos manuais Controla desperdícios de material Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem Realiza o descarte de acordo com as normas ambientais.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 9144-20 deve reparar componentes e sistemas de veículos, demonstrar competências pessoais, substituir peças dos diversos sistemas, elaborar plano de manutenção, realizar o trabalho com segurança, testar desempenho de componentes e sistemas de veículos, realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo.

Condições de trabalho dessas profissões

Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9144-20

Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Mecânico de manutenção de tratores CBO 9144-20

Um Mecânico de manutenção de tratores (ou sinônimo) deve interpretar desenhos e normas técnicas, identificar sons no ambiente, trocar peças com defeito de fabricação, estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa, limpar filtros de transmissão, confirmar plano de manutenção com o cliente, testar sistema eletroeletrônico do freio abs, interpretar diagramas eletroeletrônicos, regular altura da suspensão, ajustar cubos de rodas, lubrificar articulações da suspensão, reparar chassis, trocar sistema de embreagem, diagnosticar falhas de funcionamento do veículo, efetuar ajustes de montagem na transmissão, preencher requisição de material, montar motor, reparar sistema de sobrealimentação, desmontar sistema de transmissão, conferir peças no recebimento, reparar bomba de combustível, trocar fluidos hidráulicos, orientar o cliente no uso correto do veículo, trocar vedantes de óleo e água, trabalhar com atenção seletiva, realizar manutenção do compressor de ar, trocar barras estabilizadoras e hastes de reação, ajustar componentes mecânicos elétricos e hidráulicos, trocar amortecedores, trocar sensores térmicos, regular freios, estimar tempo de execução, substituir braços do sistema, trocar peças desgastadas pelo tempo de uso, alinhar sistema de direção, instalar motor no veículo, reparar unidade hidráulica, trocar válvulas pneumáticas, cumprir compromissos assumidos, efetuar limpeza geral, reparar bomba dágua, trocar componentes da unidade hidráulica, testar circuitos eletroeletrônicos, reparar sistema de arrefecimento, vestir equipamentos de proteção individual, realizar teste de emissão de poluentes, trocar molas, reparar válvula injetora - diesel, testar motor no veículo, trocar válvula injetora, reparar caixa de direção, testar sistema de transmissão no veículo, efetuar testes hidráulicos e pneumáticos, identificar áreas de risco, regular sistema de ignição e injeção, avaliar satisfação do cliente, descartar peças, componentes, fluidos e lubrificantes, segundo normas ambientais, manter-se atualizado profissionalmente, substituir agregados - compressor, alternador, bomba dágua etc., verificar condições da tubulação e tanque de combustível, trocar buchas, preencher ordem de serviço, coordenar braços e pernas, ajustar componentes pneumáticos, interpretar termos técnicos em língua estrangeira, reparar bomba injetora, remover sistemas de transmissão, trocar peças do sistema de escapamento, substituir bolsas de ar, verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios, identificar tipos de transmissão e funcionamento, drenar filtros da linha de alimentação, selecionar ferramental de acordo com o trabalho, trocar terminais esféricos - pivôs, remover o motor do veículo, reparar sistema de escapamento, instalar sistemas de transmissão no veículo, manter relacionamento interpessoal, trocar rolamentos de rodas, trabalhar em equipe, reparar sistema de carga e partida, sangrar sistema de freios, trocar filtros e lubrificantes, reparar bomba hidráulica da direção, realizar teste de funcionamento do sistema de arrefecimento, trocar componentes eletroeletrônicos, demonstrar orientação espacial, orçar serviços manuais e por computador, reparar sistema elétrico, trocar mangueiras, correias e polias, comunicar-se com clareza verbal e por escrito, ajustar válvulas no motor, manter o local de trabalho organizado, reparar válvulas pneumáticas, desmontar o motor, testar pressão de alimentação e vazão, trocar radiadores, trabalhar com responsabilidade, demonstrar destreza manual, identificar o trabalho a ser realizado, realizar o trabalho de modo eficiente, realizar manutenção da bomba hidráulica, substituir agregados da suspensão, verificar condições de funcionamento dos componentes do freio, consultar recomendações de segurança contidas nos manuais e nos veículos, testar válvulas injetoras.

Cargos e salários CBO 9144-20 - Mecânicos de manutenção de veículos automotores

Salário Mecânico de Manutenção de Tratores

Mecânico de Manutenção de Tratores: Brasil

  • 4.822
  • Brasil
  • 2.371 - 4.602
  • 43h
O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Tratores CBO 9144-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.371 e 4.602 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.822 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-20.
Salário Reparador de Tratores

Reparador de Tratores: Brasil

  • 4.822
  • Brasil
  • 2.371 - 4.602
  • 43h
O profissional no cargo de Reparador de Tratores CBO 9144-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.371 e 4.602 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.822 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-20.
Salário Mecânico de Manutenção de Tratores

Mecânico de Manutenção de Tratores: São Paulo

  • 1.250
  • São Paulo
  • 2.403 - 4.136
  • 43h
O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Tratores CBO 9144-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.403 e 4.136 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.250 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-20.
Salário Mecânico de Manutenção de Tratores São Paulo

Mecânico de Manutenção de Tratores: São Paulo, SP

  • 32
  • São Paulo, SP
  • 2.485 - 4.166
  • 43h
O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Tratores CBO 9144-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.485 e 4.166 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 32 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-20.