CBO 9144-20 - Mecânico de manutenção de tratores - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos mecânicos de manutenção de veículos automotores

O profissional no cargo de Mecânico de manutenção de tratores CBO 9144-20 realiza manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de tratores de rodas e esteiras, utilizados em atividades agrícolas, florestais e industriais Elabora plano de manutenção.

Testa desempenho de componentes e sistemas Avalia a satisfação do cliente Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento.

Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente

CBO 9144-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de mecânicos de manutenção de veículos automotores que pertence ao grupo dos trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Mecânico de manutenção de tratores, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Mecânicos de manutenção de veículos automotores CBO 9144-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 9144-20

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
    • Mecânicos de manutenção de veículos automotores.
      • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica.

O que faz um Mecânico de manutenção de tratores

O Mecânico de manutenção de tratores CBO 9144-20 elabora plano de manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de tratores de rodas e esteiras, interpretando desenhos e normas técnicas, diagnosticando falhas e identificando o trabalho a ser realizado, para estimar tempo de execução, orçar o serviço e requisitar material Confirma o plano de manutenção com o cliente e com o fornecedor de material.

Seleciona equipamentos, ferramentas e instrumentos, de acordo com o trabalho a ser executado.

Realiza manutenção mecânica de motores, removendo e desmontando o motor Monta e reinstala o motor, executando o ajuste de válvulas.

Remove o sistema de transmissão, efetua ajuste de montagem, limpa filtros e reinstala o sistema Ajusta componentes mecânicos, elétricos, hidráulicos e pneumáticos.

Regula e faz a sangria do sistema de freios.

Drena filtros da linha de alimentação Regula o sistema de ignição e injeção.

Ajusta cubos de rodas e esteiras.

Regula altura e lubrifica articulações da suspensão Alinha e substitui braços do sistema de direção Substitui peças dos diversos sistemas de tratores de rodas e esteiras, identificando as partes com defeitos de fabricação ou desgastes pelo uso, para realizar troca de agregados de suspensão e outros, tais como compressor, alternador e bomba d’água.

Troca fluidos hidráulicos, sistema de embreagem, válvula injetora, componentes eletroeletrônicos, amortecedores, barras estabilizadoras, hastes de reação, molas, válvulas pneumáticas, buchas, pivôs, rolamentos de rodas, componentes da unidade hidráulica, radiadores, sensores térmicos, mangueiras, correias, polias, vedantes de óleo e água e bolsas de ar Troca componentes de esteiras Repara componentes, realizando a manutenção corretiva por meio de ações de reparo em sistema elétrico e sistemas de arrefecimento, carga e partida, sobrealimentação e escapamento.

Repara válvulas pneumáticas, bomba de combustível, válvula injetora diesel, bomba injetora, bomba hidráulica da direção, caixa de direção, chassis, unidade hidráulica e bomba d’água Realiza manutenção da bomba hidráulica e do compressor de ar.

Pode executar soldagem elétrica e soldagem oxiacetilênica, como parte das atividades Testa desempenho de componentes e sistemas dos tratores de rodas e esteiras, realizando testes de motor no veículo, testando sistema de transmissão e válvulas injetoras e efetuando testes hidráulicos e pneumáticos Testa circuitos eletroeletrônicos, pressão de alimentação e vazão.

Verifica o funcionamento do sistema de arrefecimento Examina o funcionamento de alavanca, cabo e demais componentes do sistema de freios Verifica as condições da tubulação e do tanque de combustível.

Realiza teste de emissão de poluentes Avalia a satisfação do cliente com os serviços executados Organiza e providencia a limpeza do local de trabalho.

Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Zela pela segurança no trabalho, identificando áreas de risco, vestindo equipamentos de proteção individual e consultando recomendações de segurança contidas nos manuais Controla desperdícios de material Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem Realiza o descarte de acordo com as normas ambientais.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 9144-20 deve realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo, testar desempenho de componentes e sistemas de veículos, realizar o trabalho com segurança, elaborar plano de manutenção, reparar componentes e sistemas de veículos, substituir peças dos diversos sistemas, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9144-20

Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Mecânico de manutenção de tratores CBO 9144-20

Um Mecânico de manutenção de tratores (ou sinônimo) deve testar válvulas injetoras, verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios, testar circuitos eletroeletrônicos, interpretar termos técnicos em língua estrangeira, trocar componentes eletroeletrônicos, consultar recomendações de segurança contidas nos manuais e nos veículos, reparar válvulas pneumáticas, reparar sistema de arrefecimento, testar pressão de alimentação e vazão, demonstrar orientação espacial, remover o motor do veículo, trocar válvulas pneumáticas, substituir agregados da suspensão, testar sistema eletroeletrônico do freio abs, substituir agregados - compressor, alternador, bomba dágua etc., trocar peças com defeito de fabricação, manter-se atualizado profissionalmente, instalar sistemas de transmissão no veículo, identificar tipos de transmissão e funcionamento, manter relacionamento interpessoal, substituir braços do sistema, ajustar válvulas no motor, trocar terminais esféricos - pivôs, trabalhar com atenção seletiva, interpretar diagramas eletroeletrônicos, conferir peças no recebimento, avaliar satisfação do cliente, lubrificar articulações da suspensão, interpretar desenhos e normas técnicas, confirmar plano de manutenção com o cliente, vestir equipamentos de proteção individual, diagnosticar falhas de funcionamento do veículo, trocar componentes da unidade hidráulica, reparar bomba dágua, montar motor, comunicar-se com clareza verbal e por escrito, trocar amortecedores, manter o local de trabalho organizado, reparar sistema de sobrealimentação, remover sistemas de transmissão, efetuar ajustes de montagem na transmissão, efetuar testes hidráulicos e pneumáticos, ajustar componentes mecânicos elétricos e hidráulicos, realizar manutenção da bomba hidráulica, trocar molas, reparar sistema elétrico, trabalhar em equipe, realizar teste de funcionamento do sistema de arrefecimento, ajustar cubos de rodas, preencher requisição de material, orientar o cliente no uso correto do veículo, reparar sistema de carga e partida, verificar condições da tubulação e tanque de combustível, preencher ordem de serviço, identificar sons no ambiente, regular altura da suspensão, realizar o trabalho de modo eficiente, trocar mangueiras, correias e polias, trocar buchas, trabalhar com responsabilidade, estimar tempo de execução, trocar rolamentos de rodas, demonstrar destreza manual, regular freios, coordenar braços e pernas, reparar bomba injetora, regular sistema de ignição e injeção, reparar bomba de combustível, reparar bomba hidráulica da direção, reparar sistema de escapamento, efetuar limpeza geral, trocar válvula injetora, trocar peças do sistema de escapamento, trocar barras estabilizadoras e hastes de reação, trocar sistema de embreagem, reparar unidade hidráulica, selecionar ferramental de acordo com o trabalho, sangrar sistema de freios, descartar peças, componentes, fluidos e lubrificantes, segundo normas ambientais, reparar caixa de direção, substituir bolsas de ar, trocar filtros e lubrificantes, identificar o trabalho a ser realizado, cumprir compromissos assumidos, desmontar sistema de transmissão, trocar peças desgastadas pelo tempo de uso, trocar radiadores, ajustar componentes pneumáticos, reparar chassis, alinhar sistema de direção, instalar motor no veículo, orçar serviços manuais e por computador, realizar manutenção do compressor de ar, desmontar o motor, realizar teste de emissão de poluentes, trocar vedantes de óleo e água, identificar áreas de risco, testar motor no veículo, verificar condições de funcionamento dos componentes do freio, drenar filtros da linha de alimentação, limpar filtros de transmissão, reparar válvula injetora - diesel, testar sistema de transmissão no veículo, estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa, trocar fluidos hidráulicos, trocar sensores térmicos.

Cargos e salários CBO 9144-20 - Mecânicos de manutenção de veículos automotores

Salário Mecânico de Manutenção de Tratores

Mecânico de Manutenção de Tratores: Brasil

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Tratores CBO 9144-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.384 e 4.293 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.415 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-20.
Salário Reparador de Tratores

Reparador de Tratores: Brasil

O profissional no cargo de Reparador de Tratores CBO 9144-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.384 e 4.293 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.415 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-20.
Salário Mecânico de Manutenção de Tratores

Mecânico de Manutenção de Tratores: São Paulo

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Tratores CBO 9144-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.410 e 4.105 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.237 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-20.
Salário Mecânico de Manutenção de Tratores São Paulo

Mecânico de Manutenção de Tratores: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Tratores CBO 9144-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.276 e 4.014 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 33 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-20.