CBO 9144-20 - Mecânicos de manutenção de veículos automotores - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 9144-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de mecânicos de manutenção de veículos automotores que pertence ao grupo dos mecânicos de manutenção veicular, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Mecânicos de manutenção de veículos automotores CBO 9144-20 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 9144-20

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
    • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica.
      • Mecânicos de manutenção veicular.
        • Mecânicos de manutenção de veículos automotores.

Descrição dos cargos da categoria Mecânicos de manutenção de veículos automotores

Os Mecânicos de manutenção de veículos automotores CBO 9144-20 elaboram planos de manutenção, realizam manutenções de motores, sistemas e partes de veículos automotores. Substituem peças, reparam e testam desempenho de componentes e sistemas de veículos. Trabalham em conformidade com normas e procedimentos técnicos, de qualidade, de segurança e de preservação do meio ambiente.

Condições de trabalho

Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional.

Funções dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores CBO 9144-20

Mecânicos de manutenção de veículos automotores devem:

  • reparar componentes e sistemas de veículos;
  • substituir peças dos diversos sistemas;
  • testar desempenho de componentes e sistemas de veículos;
  • realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo;
  • realizar o trabalho com segurança;
  • elaborar plano de manutenção;
  • demonstrar competências pessoais;
  • Atividades dos cargos CBO 9144-20

    Entre as principais atribuições dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores CBO 9144-20 estão as de:

    • reparar bomba d'água;
    • consultar recomendações de segurança contidas nos manuais e nos veículos;
    • reparar bomba hidráulica da direção;
    • trocar peças desgastadas pelo tempo de uso;
    • trocar vedantes de óleo e água;
    • substituir bolsas de ar;
    • trocar mangueiras, correias e polias;
    • realizar teste de emissão de poluentes;
    • preencher ordem de serviço;
    • trocar amortecedores;
    • montar motor;
    • trocar sensores térmicos;
    • reparar caixa de direção;
    • manter-se atualizado profissionalmente;
    • reparar sistema de arrefecimento;
    • trocar radiadores;
    • remover o motor do veículo;
    • instalar motor no veículo;
    • orçar serviços manuais e por computador;
    • testar sistema de transmissão no veículo;
    • substituir braços do sistema;
    • instalar sistemas de transmissão no veículo;
    • conferir peças no recebimento;
    • testar válvulas injetoras;
    • realizar teste de funcionamento do sistema de arrefecimento;
    • selecionar ferramental de acordo com o trabalho;
    • ajustar cubos de rodas;
    • realizar manutenção da bomba hidráulica;
    • verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios;
    • reparar chassis;
    • testar pressão de alimentação e vazão;
    • regular altura da suspensão;
    • trocar peças do sistema de escapamento;
    • trocar fluidos hidráulicos;
    • reparar sistema de sobrealimentação;
    • alinhar sistema de direção;
    • orientar o cliente no uso correto do veículo;
    • reparar unidade hidráulica;
    • interpretar termos técnicos em língua estrangeira;
    • reparar válvula injetora (diesel);
    • reparar válvulas pneumáticas;
    • comunicar-se com clareza verbal e por escrito;
    • substituir agregados da suspensão;
    • efetuar testes hidráulicos e pneumáticos;
    • identificar o trabalho a ser realizado;
    • trabalhar com atenção seletiva;
    • ajustar componentes mecânicos elétricos e hidráulicos;
    • trocar terminais esféricos (pivôs);
    • trocar válvula injetora;
    • trocar válvulas pneumáticas;
    • identificar tipos de transmissão e funcionamento;
    • vestir equipamentos de proteção individual;
    • reparar sistema de escapamento;
    • descartar peças, componentes, fluidos e lubrificantes, segundo normas ambientais;
    • desmontar sistema de transmissão;
    • demonstrar destreza manual;
    • trocar barras estabilizadoras e hastes de reação;
    • testar motor no veículo;
    • coordenar braços e pernas;
    • trocar buchas;
    • verificar condições de funcionamento dos componentes do freio;
    • trocar molas;
    • drenar filtros da linha de alimentação;
    • trocar rolamentos de rodas;
    • confirmar plano de manutenção com o cliente;
    • trocar filtros e lubrificantes;
    • reparar sistema de carga e partida;
    • estimar tempo de execução;
    • testar sistema eletroeletrônico do freio abs;
    • regular sistema de ignição e injeção;
    • remover sistemas de transmissão;
    • interpretar desenhos e normas técnicas;
    • trocar sistema de embreagem;
    • trocar peças com defeito de fabricação;
    • interpretar diagramas eletroeletrônicos;
    • estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa;
    • verificar condições da tubulação e tanque de combustível;
    • testar circuitos eletroeletrônicos;
    • reparar bomba de combustível;
    • reparar bomba injetora;
    • identificar sons no ambiente;
    • trocar componentes da unidade hidráulica;
    • realizar o trabalho de modo eficiente;
    • diagnosticar falhas de funcionamento do veículo;
    • limpar filtros de transmissão;
    • cumprir compromissos assumidos;
    • sangrar sistema de freios;
    • ajustar componentes pneumáticos;
    • efetuar limpeza geral;
    • regular freios;
    • reparar sistema elétrico;
    • identificar áreas de risco;
    • avaliar satisfação do cliente;
    • trabalhar com responsabilidade;
    • lubrificar articulações da suspensão;
    • realizar manutenção do compressor de ar;
    • manter relacionamento interpessoal;
    • preencher requisição de material;
    • manter o local de trabalho organizado;
    • trabalhar em equipe;
    • trocar componentes eletroeletrônicos;
    • ajustar válvulas no motor;
    • substituir agregados (compressor, alternador, bomba d'água etc.);
    • demonstrar orientação espacial;
    • desmontar o motor;
    • efetuar ajustes de montagem na transmissão;

    Cargos e salários CBO 9144-20 - Mecânicos de manutenção de veículos automotores

    Salário Mecânico de Manutenção de Tratores

    Mecânico de Manutenção de Tratores: Brasil

    • 4.079
    • Brasil
    • 1.956 - 3.921
    • 44h
    O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Tratores CBO 9144-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.956 e 3.921 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 4.079 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-20.
    Salário Reparador de Tratores

    Reparador de Tratores: Brasil

    • 4.079
    • Brasil
    • 1.956 - 3.921
    • 44h
    O profissional no cargo de Reparador de Tratores CBO 9144-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.956 e 3.921 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 4.079 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-20.
    Salário Mecânico de Manutenção de Tratores

    Mecânico de Manutenção de Tratores: São Paulo

    • 1.011
    • São Paulo
    • 2.045 - 2.146
    • 44h
    O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Tratores CBO 9144-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.045 e 2.146 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.011 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-20.
    Salário Mecânico de Manutenção de Tratores São Paulo

    Mecânico de Manutenção de Tratores: São Paulo, SP

    • 201
    • São Paulo, SP
    • 2.137 - 3.708
    • 44h
    O profissional no cargo de Mecânico de Manutenção de Tratores CBO 9144-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.137 e 3.708 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 201 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-20.