CBO 7233-15 - Pintor de estruturas metálicas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores da pintura de equipamentos, veículos, estruturas metálicas e de compósitos

O profissional no cargo de Pintor de estruturas metálicas CBO 7233-15 realiza pintura de superfícies de estruturas metálicas Prepara o serviço de pintura, verificando o tipo de tratamento, identificando as superfícies e selecionando equipamentos e materiais.

Prepara as superfícies para pintura Realiza conservação e pequenos reparos nos equipamentos e instrumentos de pintura Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de prevenção de incêndios, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 7233-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores da pintura de equipamentos, veículos, estruturas metálicas e de compósitos que pertence ao grupo dos trabalhadores da transformação de metais e de compósitos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Pintor de estruturas metálicas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores da pintura de equipamentos, veículos, estruturas metálicas e de compósitos CBO 7233-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7233-15

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores da pintura de equipamentos, veículos, estruturas metálicas e de compósitos.
      • Trabalhadores da transformação de metais e de compósitos.

O que faz um Pintor de estruturas metálicas

O Pintor de estruturas metálicas CBO 7233-15 prepara o serviço de pintura de estruturas metálicas, de acordo com ordens de serviço Verifica o tipo de tratamento – retoque, pintura ou repintura – a ser realizado.

Identifica as superfícies e as partes a serem pintadas.

Seleciona equipamentos e materiais, tais como hidrojateadoras de alta pressão, lixas, seladores e tintas Prepara as superfícies de estruturas metálicas para pintura, realizando a limpeza de impurezas.

Retira camadas remanescentes de tinta das superfícies, fazendo uso de lixadeira, maçarico e hidrojateadoras de alta pressão Identifica e corrige pequenas imperfeições.

Isola a parte da superfície que não será pintada.

Aplica tinta específica para preparação - fundo ou primer -, para proteção anticorrosiva e para melhorar o acabamento da superfície Mede a superfície a ser pintada e a espessura da camada de tinta, para realizar o cálculo das quantidades de material.

Define proporções dos componentes da tinta - conforme especificações - e realiza a mistura desses componentes para obter as cores e viscosidades desejadas.

Pode alterar componentes da tinta para o ajuste de cor Pode utilizar tinta pré-preparada Pinta superfícies de estruturas metálicas, abastecendo o equipamento para aplicar uma ou várias camadas de tinta, respeitando intervalos de tempo entre demãos.

Pode pintar com esmalte ou produto similar Seca, inspeciona e retoca a superfície para alcançar padrões de qualidade Realiza a conservação dos equipamentos - andaimes, pistolas, lixadeiras, maçarico, hidrojateadores de alta pressão, dentre outros - e dos instrumentos e apetrechos de pintura, tais como pincéis, rolos, trinchas e espátulas.

Faz pequenos reparos nos equipamentos de pintura Adota postura ergonomicamente adequada na execução do trabalho.

Avalia iluminação e, principalmente, ventilação do ambiente de trabalho Organiza e providencia a limpeza do local de trabalho Mantém equipamentos, materiais e instrumentos de trabalho organizados e acondicionados.

Zela pela segurança no trabalho, selecionando e usando equipamentos de proteção individual conforme situações de risco Previne acidentes e incêndios Controla desperdícios de material.

Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem Realiza o descarte de acordo com as normas ambientais Segue procedimentos, ações e métodos de redução dos riscos e impactos para o meio ambiente.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7233-15 deve trabalhar com segurança, analisar as superfícies a serem pintadas, demonstrar competências pessoais, preparar a superfície a ser pintada, preparar a tinta, organizar o ambiente de trabalho, reparar equipamentos de pintura, pintar superfícies, calcular quantidade dos materiais para executar a pintura.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores da pintura de equipamentos, veículos, estruturas metálicas e de compósitos atuam principalmente nas indústrias metalmecânica e da construção civil. Trabalham em equipes de manutenção mecânica, produção, funilaria e outras, em rodízio de turnos, com supervisão ocasional. O ambiente de trabalho pode ser fechado, a céu aberto ou em veículos. Estão sujeitos a trabalhar em grandes alturas, sob pressão e em posições desconfortáveis. Freqüentemente são expostos a ruído intenso e material tóxico.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7233-15

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional com até duzentas horas-aula. O exercício pleno das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Pintor de estruturas metálicas CBO 7233-15

Um Pintor de estruturas metálicas (ou sinônimo) deve realizar pequenos reparos nos equipamentos de pintura, demonstrar interesse no trabalho, medir a espessura da camada de tinta, regular equipamento de pintura de acordo com recomendações do fabricante e superfície a ser pintada, aplicar o primer - fundo para melhorar o acabamento na superfície, cumprir normas de qualidade, trabalhar com responsabilidade, identificar cores, consultando catálogos de fabricantes, checar ordens de serviços, selecionar materiais - lixas, seladores, primer de acordo com o tipo de superfície, aplicar tinta na superfície conforme recomendação do fabricante, medir a superfície a ser pintada - área, avaliar iluminação e ventilação do ambiente de trabalho, definir o equipamento para um melhor aproveitamento na pintura, isolar a parte da superfície que não será pintada, realizar manutenção de equipamentos de proteção individual, verificar prazo de validade da tinta, verificar irregularidade da superfície, postar-se ergonomicamente na execução do trabalho, utilizar equipamentos de proteção individual, observar presenças de impurezas, dar provas de pontualidade, corrigir pequenas imperfeições da superfície, utilizar extintor de incêndio conforme a classe de incêndio, abastecer o equipamento com tinta, inspecionar a superfície conforme padrões de qualidades, limpar os materiais e utensílios utilizados para pintura, testar equipamentos de pintura, identificar as peças conforme as características da superfície, registrar a quantidade de material usado em cada peça, selecionar materiais de consumo para pintura, reconhecer os tipos de superfícies - metal, plástico, madeira, identificar situações de risco, verificar a viscosidade de aplicação da tinta, calcular as quantidades de materiais conforme o tipo de superfície, demonstrar disciplina, retocar a superfície pintada, limpar o local de trabalho, identificar o tipo de tinta, avaliar umidade das superfícies, alterar componentes da tinta para ajuste da cor, identificar a função dos equipamentos de pintura, identificar imperfeições na superfície, limpar a superfície, selecionar equipamentos de proteção individual conforme situações de risco, secar a superfície, estimar o rendimento dos materiais utilizados na pintura, demonstrar raciocínio lógico, mostrar boa apresentação pessoal, selecionar vestimenta para executar a função, limpar superfície - automotivo, acatar determinações superiores, respeitar as normas de segurança, consultar as instruções de uso e manutenção do equipamento de pintura, manter-se atualizado tecnologicamente, identificar superfícies e partes a serem pintadas, definir as proporções dos componentes da tinta conforme especificações do fabricante.

Cargos e salários CBO 7233-15 - Trabalhadores da pintura de equipamentos, veículos, estruturas metálicas e de compósitos

Salário Pintor de Estruturas Metálicas

Pintor de Estruturas Metálicas: Brasil

  • 39.801
  • Brasil
  • 2.325 - 4.038
  • 43h
O profissional no cargo de Pintor de Estruturas Metálicas CBO 7233-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.325 e 4.038 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 39.801 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7233-15.
Salário Pintor de Metais a Pistola

Pintor de Metais a Pistola: Brasil

  • 39.801
  • Brasil
  • 2.325 - 4.038
  • 43h
O profissional no cargo de Pintor de Metais a Pistola CBO 7233-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.325 e 4.038 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 39.801 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7233-15.
Salário Pintor Industrial

Pintor Industrial: Brasil

  • 39.801
  • Brasil
  • 2.325 - 4.038
  • 43h
O profissional no cargo de Pintor Industrial CBO 7233-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.325 e 4.038 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 39.801 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7233-15.
Salário Supervisor de compras São Luís

Supervisor de compras: São Luís, MA

  • 264
  • São Luís, MA
  • 2.046 - 2.810
  • 43h
O profissional no cargo de Supervisor de compras CBO 7233-15 trabalhando em São Luís - MA, ganha entre 2.046 e 2.810 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 264 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7233-15.
Salário Pintor de Estruturas Metálicas São Paulo

Pintor de Estruturas Metálicas: São Paulo, SP

  • 1.835
  • São Paulo, SP
  • 2.341 - 3.541
  • 43h
O profissional no cargo de Pintor de Estruturas Metálicas CBO 7233-15 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.341 e 3.541 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.835 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7233-15.
Salário Pintor de Estruturas Metálicas Salvador

Pintor de Estruturas Metálicas: Salvador, BA

  • 337
  • Salvador, BA
  • 2.687 - 4.327
  • 43h
O profissional no cargo de Pintor de Estruturas Metálicas CBO 7233-15 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 2.687 e 4.327 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 337 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7233-15.
Salário Pintor de Estruturas Metálicas

Pintor de Estruturas Metálicas: Paraná

  • 2.557
  • Paraná
  • 2.246 - 3.402
  • 44h
O profissional no cargo de Pintor de Estruturas Metálicas CBO 7233-15 trabalhando em Paraná, ganha entre 2.246 e 3.402 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2.557 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7233-15.
Salário Pintor de Estruturas Metálicas

Pintor de Estruturas Metálicas: Rio Grande do Sul

  • 2.766
  • Rio Grande do Sul
  • 2.187 - 3.373
  • 44h
O profissional no cargo de Pintor de Estruturas Metálicas CBO 7233-15 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 2.187 e 3.373 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2.766 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7233-15.
Salário Pintor de Estruturas Metálicas São José do Rio Preto

Pintor de Estruturas Metálicas: São José do Rio Preto, SP

  • 281
  • São José do Rio Preto, SP
  • 2.180 - 3.168
  • 43h
O profissional no cargo de Pintor de Estruturas Metálicas CBO 7233-15 trabalhando em São José do Rio Preto - SP, ganha entre 2.180 e 3.168 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 281 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7233-15.
Salário Pintor de Estruturas Metálicas Maceió

Pintor de Estruturas Metálicas: Maceió, AL

  • 93
  • Maceió, AL
  • 1.941 - 2.992
  • 44h
O profissional no cargo de Pintor de Estruturas Metálicas CBO 7233-15 trabalhando em Maceió - AL, ganha entre 1.941 e 2.992 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 93 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7233-15.
Salário Pintor de Estruturas Metálicas Jacareí

Pintor de Estruturas Metálicas: Jacareí, SP

  • 55
  • Jacareí, SP
  • 2.122 - 3.122
  • 44h
O profissional no cargo de Pintor de Estruturas Metálicas CBO 7233-15 trabalhando em Jacareí - SP, ganha entre 2.122 e 3.122 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 55 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7233-15.
Salário Pintor de Estruturas Metálicas

Pintor de Estruturas Metálicas: Bahia

  • 1.875
  • Bahia
  • 2.328 - 3.728
  • 43h
O profissional no cargo de Pintor de Estruturas Metálicas CBO 7233-15 trabalhando em Bahia, ganha entre 2.328 e 3.728 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.875 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7233-15.
Salário Pintor de Estruturas Metálicas

Pintor de Estruturas Metálicas: Rio de Janeiro

  • 7.093
  • Rio de Janeiro
  • 2.399 - 3.745
  • 43h
O profissional no cargo de Pintor de Estruturas Metálicas CBO 7233-15 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 2.399 e 3.745 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 7.093 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7233-15.
Salário Pintor de Estruturas Metálicas Sorocaba

Pintor de Estruturas Metálicas: Sorocaba, SP

  • 325
  • Sorocaba, SP
  • 2.478 - 3.880
  • 43h
O profissional no cargo de Pintor de Estruturas Metálicas CBO 7233-15 trabalhando em Sorocaba - SP, ganha entre 2.478 e 3.880 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 325 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7233-15.
Salário Pintor de Estruturas Metálicas Lauro de Freitas

Pintor de Estruturas Metálicas: Lauro de Freitas, BA

  • 249
  • Lauro de Freitas, BA
  • 2.692 - 3.876
  • 43h
O profissional no cargo de Pintor de Estruturas Metálicas CBO 7233-15 trabalhando em Lauro de Freitas - BA, ganha entre 2.692 e 3.876 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 249 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7233-15.
Salário Pintor de Estruturas Metálicas

Pintor de Estruturas Metálicas: São Paulo

  • 10.534
  • São Paulo
  • 2.410 - 3.760
  • 44h
O profissional no cargo de Pintor de Estruturas Metálicas CBO 7233-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.410 e 3.760 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 10.534 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7233-15.
Salário Pintor de Estruturas Metálicas Macaé

Pintor de Estruturas Metálicas: Macaé, RJ

  • 4.237
  • Macaé, RJ
  • 2.291 - 3.398
  • 42h
O profissional no cargo de Pintor de Estruturas Metálicas CBO 7233-15 trabalhando em Macaé - RJ, ganha entre 2.291 e 3.398 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 4.237 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7233-15.
Salário Pintor de Estruturas Metálicas Manaus

Pintor de Estruturas Metálicas: Manaus, AM

  • 278
  • Manaus, AM
  • 2.093 - 3.365
  • 43h
O profissional no cargo de Pintor de Estruturas Metálicas CBO 7233-15 trabalhando em Manaus - AM, ganha entre 2.093 e 3.365 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 278 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7233-15.