CBO 5163-40 - Atendente de lavanderia

Entenda o que fazem os tintureiros, lavadeiros e afins, a máquina no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Atendente de lavanderia e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Atendente de lavanderia

Recepciona o cliente, registra as peças de roupa ou de tapeçaria recebidas e faz entrega dos serviços finalizados, em lavanderias. Cadastra o cliente. Emite ordens de serviço. Pode distribuir as peças prontas por cliente, embalando-as. Recebe o pagamento dos serviços. Presta informações ao cliente. Atua em conformidade com as normas sanitárias e de biossegurança e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Recepciona o cliente, apresentando, ao que entra na lavanderia pela primeira vez, os serviços prestados e o processo de trabalho. Mostra-lhe a tabela de preços e os tipos de entrega disponíveis.

Cadastra o cliente, registrando nome, endereço – válido para serviços de entrega -, número de telefone, e-mail, entre outras informações, para facilitar a comunicação durante a prestação de serviço.

Recebe o conjunto de peças de roupa ou de tapeçaria para execução de serviços. Registra cada peça, detalhando o serviço a ser feito. Fixa prazo para execução e calcula o preço dos serviços. Entrega o comprovante de entrada das peças para o cliente.

Coloca etiqueta de identificação em cada peça. Conta e pesa as peças. Emite ordem de serviço para a produção.

Após a execução dos serviços, pode conferir a conformidade das peças prontas com a ordem de serviço.

Pode distribuir as peças prontas por cliente, embalando-as por unidade ou por lote, enrolando tapetes e verificando se o conjunto está completo. Pode utilizar equipamentos automatizados para embalagem das peças.

Pode encaminhar o conjunto por cliente para o veículo de entrega em domicílio ou separar os lotes de peças para entrega pessoal.

Entrega o conjunto de peças ao cliente, podendo justificar eventuais atrasos. Cobra o pagamento dos serviços, recebendo numerário ou por outra forma de pagamento. Emite nota fiscal. Pode emitir fatura.

Comunica ao cliente pacotes promocionais e presta-lhe outras informações.

Organiza o ambiente de trabalho, mantendo o local limpo.

Controla desperdícios de material. Seleciona materiais reutilizáveis e faz o descarte de resíduos de modo ecologicamente adequado.

Registra, em sistemas informatizados, o cadastro de cliente, a entrada de peças, a emissão de ordem de serviço, a entrega do serviço finalizado ao cliente e a nota fiscal ou fatura emitida.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARES GERENCIAIS PARA SERVIÇOS DE LAVANDERIAS: CADASTRO DE CLIENTES E SERVIÇOS 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - MICRO-ORGANISMOS EM TECIDOS: PREVENÇÃO DE CONTAMINAÇÃO 3 3 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 2 2 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 4 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - VOCABULÁRIO TÉCNICO DE SERVIÇOS DE LAVANDERIA 4 4 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO (ESPECIFICAR:...) - PROCESSOS E PROCEDIMENTOS DE GESTÃO DE LAVANDERIAS 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS (ESPECIFICAR:...) - FIXAÇÃO DE PREÇOS E ACERTO DE CONTAS EM LAVANDERIAS: PAGAMENTOS E EMISSÃO DE RECIBOS, NOTAS FISCAIS E COMPROVANTES 4 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE GARANTIA DE QUALIDADE 3 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 3 4 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE ARTEFATOS DE TECIDOS OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE VESTUÁRIO (ESPECIFICAR:...) - CARACTERÍSTICAS DE TECIDOS SINTÉTICOS E NATURAIS 2 2 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE ARTEFATOS DE TECIDOS OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE VESTUÁRIO (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DE TECNOLOGIAS TÊXTEIS 2 2 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE ARTEFATOS DE TECIDOS OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE VESTUÁRIO (ESPECIFICAR:...) - RESISTÊNCIA A PROCESSOS QUÍMICOS, PRODUTOS E PROCESSAMENTO EM LAVANDERIAS 2 2 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 3 3 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 3 3 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE OUTROS CONHECIMENTOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE (ESPECIFICAR:...) - ATENDIMENTO E RECEPÇÃO EM LAVANDERIAS: SERVIÇOS PRESTADOS, TABELA DE PREÇOS E PRAZOS DE ENTREGA 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE OUTROS CONHECIMENTOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE ATENDIMENTO PRESENCIAL, POR TELEFONE E REDES SOCIAIS 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING PERFIL DE CLIENTES 3 3 2
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR BIOSSEGURANÇA OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - BIOSSEGURANÇA APLICADA 4 4 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR NORMAS REGULAMENTADORAS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE E BEM-ESTAR OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS REGULAMENTADORAS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE E BEM-ESTAR (ESPECIFICAR:...) - NORMAS SANITÁRIAS PARA SERVIÇOS DE LAVANDERIA 3 3 2
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA DE MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA DE MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS (ESPECIFICAR:..) - NORMAS REGULAMENTADORAS PARA SERVIÇOS DE LAVANDERIA 3 3 2
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA DE MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA DE MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS (ESPECIFICAR:..) - NORMAS TÉCNICAS PARA SERVIÇOS DE LAVANDERIA 3 3 2
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS SERVIÇOS DE LAVANDERIA, PASSADORIA E REPAROS LAVANDERIA 3 4 3
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS SERVIÇOS DE LAVANDERIA, PASSADORIA E REPAROS OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS DE LAVANDERIA, PASSADORIA E REPAROS (ESPECIFICAR:..) - ACONDICIONAMENTO, EMBALAGEM E ENTREGA DE PEÇAS PRONTAS PARA CLIENTES, EM SERVIÇOS DE LAVANDERIA 3 4 3
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS SERVIÇOS DE LAVANDERIA, PASSADORIA E REPAROS OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS DE LAVANDERIA, PASSADORIA E REPAROS (ESPECIFICAR:..) - EMISSÃO DE ORDEM DE SERVIÇO PARA PRODUÇÃO EM LAVANDERIA EM FUNÇÃO DA DEMANDA DE CLIENTES 5 5 4
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS SERVIÇOS DE LAVANDERIA, PASSADORIA E REPAROS OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS DE LAVANDERIA, PASSADORIA E REPAROS (ESPECIFICAR:..) - LAVANDERIA HOSPITALAR 2 2 2
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS SERVIÇOS DE LAVANDERIA, PASSADORIA E REPAROS OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS DE LAVANDERIA, PASSADORIA E REPAROS (ESPECIFICAR:..) - NOÇÕES DE TÉCNICAS E TECNOLOGIAS DE TESTE DE RESISTÊNCIA DE TECIDOS A PRODUTOS E LAVAGEM COM ÁGUA E A SECO 4 5 4
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS SERVIÇOS DE LAVANDERIA, PASSADORIA E REPAROS OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS DE LAVANDERIA, PASSADORIA E REPAROS (ESPECIFICAR:..) - ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO EM LAVANDERIAS 3 3 3
MODA, ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E SERVIÇOS ÀS PESSOAS SERVIÇOS DE LAVANDERIA, PASSADORIA E REPAROS OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS DE LAVANDERIA, PASSADORIA E REPAROS (ESPECIFICAR:..) - TIPOS DE MÁQUINAS, SISTEMAS E APARELHOS DE LAVAR, ESFREGAR, SECAR E TIRAR MANCHAS 3 3 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA ESTÁTICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS VIGOR (ESTAMINA) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS​​   3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - SENSIBILIDADE A TEXTURA 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 3

Condições de Trabalho

Trabalham em lavanderias domésticas, comerciais, industriais e hospitalares, que prestam serviços a pessoas, hotéis, restaurantes e instituições como: creches, confecções e hospitais. Podem ser empregados com carteira assinada, trabalhando sob supervisão, ou por conta própria, sem supervisão, como é o caso do sócio- proprietário de lavanderia e do tingidor de roupas. As diferenças entre as lavanderias comerciais e industriais tendem a diminuir devido à implantação de redes de lavanderias, com postos de coleta distribuídos e serviços especializados concentrados em pontos estratégicos. As normas e procedimentos de biossegurança variam por grau e tipo de sujidade das peças, conforme legislação vigente.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício dessas ocupações requer-se o ensino fundamental, seguido de treinamentos no local de trabalho ou em instituições de ensino profissionalizante, exceto para o tingidor de roupas, cujo requisito é ensino médio. Tanto para o tingidor de roupas como para o lavador de artefatos de tapeçaria requer-se, adicionalmente, curso de qualificação profissional de duzentas horas-aula. O desempenho pleno das atividades varia de dois a cinco anos de prática.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • expedir roupas e artefatos;
  • embalar roupas;
  • recepcionar roupas;
  • inspecionar o serviço;
  • demonstrar competências pessoais;
  • testar roupas e artefatos;
  • passar roupas;
  • emitir ordem de serviço;
  • tratar o cliente com respeito;
  • medir peças antes e após a lavagem;
  • utilizar epi;
  • etiquetar roupas;
  • verificar se o lote está completo;
  • registrar a entrada das roupas;
  • informar promoções ao cliente;
  • discriminar cores e manchas;
  • vacinar-se periodicamente;
  • operar as máquinas;
  • realizar exames médicos periódicos;
  • arrolar listagem de roupas;
  • exibir o processo de trabalho;
  • identificar roupas pela marca;
  • contar peças;
  • contatar o cliente em caso de danos;
  • participar de treinamentos;
  • cobrar pelo serviço;
  • distribuir peças por cliente;
  • embalar por grades;
  • discriminar roupas;
  • amarrar roupa em lotes;
  • trabalhar em equipe;
  • calcular o preço do serviço;
  • trabalhar com atenção;
  • justificar ao cliente eventuais atrasos;
  • embalar a roupa com plástico;
  • dobrar a roupa passada;
  • conferir os lotes de peças;
  • pendurar a roupa no cabide;
  • enrolar os tapetes;
  • cadastrar clientes;
  • encaminhar as roupas por destino;
  • dependurar roupas na arara;
  • emitir nota fiscal;
  • pesar roupas;
  • embalar por lotes;
  • fixar prazos para execução dos serviços;
  • embalar roupa por unidade;
  • seguir as normas da empresa;
  • demonstrar responsabilidade;
  • apurar erros de procedimentos;
  • marcar roupas com linha e caneta;
  • acatar as críticas do cliente;
  • apreciar seu serviço;
  • demonstrar disciplina;
  • conferir a roupa com a ordem de serviço;
  • atualizar-se;
  • trabalhar com segurança;
  • dedicar-se a atividade;
  • embalar cortinas;

Divisões de categorias profissionais do CBO 5163-40

CBO 5163-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de atendente de lavanderia que pertence ao grupo dos tintureiros, lavadeiros e afins, a máquina, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores nos serviços de embelezamento e cuidados pessoais
        • Tintureiros, lavadeiros e afins, a máquina

Cargos e salários CBO 5163-40 - Tintureiros, lavadeiros e afins, a máquina

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 516340 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Tintureiros, lavadeiros e afins, a máquina em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
5163-40 Atendente de Lavanderia Brasil 43h 2.422
5163-40 Atendente de Lavanderia São Paulo, SP 44h 390
5163-40 Atendente de Lavanderia São Paulo 44h 760

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial