CBO 5151-35 - Socorrista (exceto médicos e enfermeiros)
Entenda o que fazem os trabalhadores em serviços de promoção e apoio à saúde no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Socorrista (exceto médicos e enfermeiros) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Socorrista (exceto médicos e enfermeiros)
Presta primeiros socorros às vítimas em situações de urgência e emergência. Avalia a cena da emergência, coletando informações sobre a ocorrência. Realiza a avaliação primária da vítima. Realiza procedimentos para manter os sinais vitais da pessoa em situação de risco. Repassa informações, no momento da chegada do médico. Cumpre normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.Funções Detalhadas
Avalia a cena da emergência, coletando informações sobre a ocorrência, sinalizando o local e avaliando os riscos. Verifica se a central do sistema de emergência foi notificada, permitindo a chegada dos profissionais de saúde no menor tempo possível.
Realiza a avaliação primária da vítima e identifica prioridades, tais como nível de consciência, respiração, temperatura, pulso em grandes artérias e grandes sangramentos.
Executa medidas de primeiros socorros nos agravos mais comuns de origem clínica e traumática.
Executa manobra de desobstrução de vias aéreas e procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar (RCP).
Realiza partos, preparando o local e o material, examinando a posição do bebê, aparando o bebê, cortando o cordão umbilical, aquecendo o bebê, tirando a placenta e realizando assepsia da mãe e do bebê.
Repassa informações, no momento da chegada do médico, sobre a ocorrência, sobre as condições da vítima e sobre o atendimento prestado. Auxilia os profissionais do atendimento pré-hospitalar, no local da emergência.
Imobiliza e transporta a vítima de acordo com protocolos, condutas e técnicas preconizadas.
Elabora e arquiva registros sobre a ocorrência, o paciente e o atendimento.
Confere a disponibilidade de equipamentos e materiais de trabalho, para manter condições propícias ao socorro e ao resgate.
Utiliza equipamentos de proteção individual, tais como máscara de proteção facial, óculos de proteção, máscara para RCP descartável e luva de procedimento.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 2 | 3 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 2 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE - SISTEMA DE COMUNICAÇÃO E ARQUIVAMENTO DE IMAGENS (PACS) | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | BIOLOGIA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - DIREITOS DO PACIENTE | 4 | 5 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 4 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 4 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 5 | 5 | 4 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SAÚDE OCUPACIONAL | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 5 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRÂNSITO | 5 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | AÇÕES CURATIVAS | 4 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | AÇÕES EMERGENCIAIS E DE URGÊNCIA | 5 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | AÇÕES PREVENTIVAS | 2 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - KIT BÁSICO DE PRIMEIROS SOCORROS | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES SOBRE CADEIA DE SOBREVIVÊNCIA | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS DE PRIMEIROS SOCORROS PARA VÍTIMAS EM SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS EM CASOS DE OBSTRUÇÃO DAS VIAS AÉREAS POR CORPOS ESTRANHOS (OVACE) | 3 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DO PARTO EM SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA | 3 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR (RCP) | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AÇÕES DE SAÚDE | OUTROS CONHECIMENTOS DE AÇÕES DE SAÚDE (ESPECIFICAR:...) - UTILIZAÇÃO DO DESFIBRILADOR EXTERNO AUTOMÁTICO (DEA) | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | AUTOMAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE E BEM-ESTAR | SISTEMAS AUTOMATIZADOS NA ÁREA DE SAÚDE | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | BOAS PRÁTICAS NA ÁREA DE SAÚDE | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - BIOSSEGURANÇA EM ATENDIMENTOS EMERGENCIAIS | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | MEDIDAS DE HIGIENE E ASSEPSIA | 5 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | ENFERMAGEM | SUPORTE BÁSICO À VIDA | 5 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SERVIÇOS FARMACÊUTICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS FARMACÊUTICOS (ESPECIFICAR:...) - ADMINISTRAÇÃO, GUARDA E DESCARTE DE MEDICAMENTOS E MATERIAIS HOSPITALARES | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NORMAS REGULAMENTADORAS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE E BEM-ESTAR | NORMAS REGULAMENTADORAS | 4 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NORMAS REGULAMENTADORAS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE E BEM-ESTAR | PROTOCOLOS DE TRABALHO EM SAÚDE | 4 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | OPERAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E INSTRUMENTOS DE DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICO | OPERAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E INSTRUMENTOS DE DIAGNÓSTICO | 4 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | REGISTROS E INFORMAÇÕES EM SAÚDE | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | SAÚDE COLETIVA | SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - ESTRUTURA, PRINCÍPIOS E COMO FUNCIONA | 3 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | TECNOLOGIA NA ÁREA DE SAÚDE E BEM-ESTAR | TECNOLOGIA NA ÁREA DE SAÚDE | 3 | 4 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - TRABALHO SOB PRESSÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA EXPLOSIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NOS CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO | 4 |
Condições de Trabalho
Em sua maioria, são empregados formais com carteira assinada, ou autônomos que atuam no ramo da saúde e serviço social. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente e ocasional em horários diurnos e em rodízio de turnos. Trabalham em local fechado ou a céu aberto, dependendo da necessidade. Frequentemente são expostos às variações de temperatura, materiais tóxicos, doenças contagiosas e risco de acidentes com materiais perfurocortantes.Exigências do mercado de trabalho
O exercício profissional requer ensino fundamental, além de curso profissionalizante com duração de duzentas a quatrocentas horas- aula. O ensino fundamental também é desejável para o agente indígena de saúde e agente indígena de saneamento, que muitas vezes, dependendo da região ou da distância de centros urbanos, não possuem nenhuma escolaridade formal. Os profissionais da saúde indígena são preparados com cursos profissionalizantes com carga horária acima de quatrocentas horas-aula. A principal característica do agente comunitário de saúde, do visitador sanitário, do agente indígena de saúde e do agente indígena de saneamento é a capacidade de relações interpessoais, mobilizada no trabalho de orientação junto à comunidade, no que se refere à saúde e prevenção de doenças. Na ocupação Agentes de Combate às Endemias, requer primeiro grau concluído com nenhuma experiência profissional e nenhum cursos de qualificação para o exercício da ocupação.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- demonstrar competências pessoais;
- orientar a comunidade para promoção da saúde;
- verificar a cinemática - cena da emergência;
- socorrer vítima;
- realizar partos - pegar criança;
- visitar domicílios;
- promover comunicação;
- participar de campanhas preventivas;
- executar tarefas administrativas;
- assistir pacientes;
- checar sinais vítais - ssvv;
- liberar vias áereas;
- ministrar medicação;
- limpar o bebê;
- demonstrar capacidade de lidar com estresse;
- sinalizar cena da emergência;
- repassar informações ao médico;
- encaminhar para serviço de saúde;
- aferir pressão arterial - em alguns casos;
- demonstrar capacidade de conquistar a confiança;
- demonstrar capacidade de observação;
- orientar sobre a necessidade de tratamento médico;
- registrar informações sobre pacientes;
- oxigenar a vítima;
- verificar nivel de consciência;
- acionar orgãos competentes;
- preservar cena da emergência;
- transportar vítima;
- cortar cordão umbilical;
- demonstrar capacidade de identificar limites;
- aspirar vias aéreas do bebê;
- levar pacientes ao serviço de saúde;
- preparar local para o parto;
- orientar família sobre cuidados com pacientes;
- imobilizar a vítima;
- demonstrar liderança;
- identificar casos de violência doméstica;
- examinar posição do bebê;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- demonstrar capacidade de saber ouvir;
- demonstrar capacidade de respeitar cultura, tradição, costumes e crenças;
- demonstrar capacidade de administrar conflitos;
- desinfetar as mãos;
- avaliar riscos;
- demonstrar capacidade de conviver com doenças e morte;
- preparar material para o parto;
- tirar placenta - desocupar a mãe;
- acionar profissionais de saúde quando necessário;
- elaborar relatórios;
- registrar documentos sobre acidentes de trabalho;
- desencarcerar vítima - condições seguras;
- demonstrar segurança;
- fazer curativos;
- identificar-se para a vítima e/ou acompanhante;
- demonstrar capacidade de organizar o tempo;
- realizar massagem cardíaca;
- realizar assepsia;
- estancar hemorragias;
- limpar a mãe-parturiente;
- participar de cursos de capacitação;
- demonstrar capacidade de impor respeito;
- verificar a existência de animais;
- demonstrar auto controle;
- verificar tipo da emergência;
- usar e.p.i.;
- selecionar equipamnetos de resgate;
- dialogar com a população;
- coletar informações sobre a cena da emergência;
- participar de grupos e comitês representativos;
- aquecer o bebê;
- demonstrar paciência;
- fazer check-list de equipamentos e materiais;
- participar de reuniões profissionais;
- orientar sobre direitos e orgãos competentes;
- fazer uso do d.e.a.;
- preservar vítima;
- aparar o bebê;
- demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- acionar orgãos públicos em casos de negligência;
- arquivar prontuários e fichas de atendimento;
- demonstrar capacidade de estabelecer prioridades;
- identificar sinais e sintomas;
- demonstrar coordenação motora;
- demonstrar respeito às pessoas;
Divisões de categorias profissionais do CBO 5151-35
CBO 5151-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de socorrista (exceto médicos e enfermeiros) que pertence ao grupo dos trabalhadores em serviços de promoção e apoio à saúde, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
-
- Trabalhadores dos serviços
-
-
- Trabalhadores dos serviços de saúde
-
-
-
-
- Trabalhadores em serviços de promoção e apoio à saúde
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 5151-35 - Trabalhadores em serviços de promoção e apoio à saúde
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 515135 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 515135 em todos os estados e cidades do Brasil.