CBO 5101-10 - Administrador de edifícios

Entenda o que fazem os supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Administrador de edifícios e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Administrador de edifícios

Administra edifícios e condomínios, atendendo condôminos, supervisionando a conservação predial, monitorando o funcionamento dos equipamentos, fazendo a gestão de suprimentos e materiais, supervisionando a limpeza e a organização das áreas comuns, coordenando e supervisionando equipe de trabalho, e controlando recursos financeiros. Elabora relatórios de operação e de avaliação. Promove atividades de capacitação da equipe de trabalho. Atua de acordo com a convenção do condomínio e cumpre norma da ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas referente a reformas em edificações e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (3/8)
Habilidade (3/8)
Atitude (4/8)
Perfil Ocupacional (3/8)
Planeja rotinas de trabalho em administração de edifícios e condomínios, elaborando cronogramas de execução de tarefas, definindo as funções da equipe de trabalho e programando o uso de equipamentos. Descreve procedimentos para execução dos serviços, levando em consideração normas do condomínio.

Atende condôminos, verificando a pertinência de reclamações, registrando solicitações e solucionando os problemas apresentados. Atua para promover a integração dos condôminos.

Estabelece a grade de horário da portaria, estabelecendo os turnos de trabalho. Orienta e avalia o comportamento dos porteiros com os moradores. Pode substituir a presença de porteiros por serviços de portaria remota, cumprindo decisão de assembleia condominial.

Supervisiona a conservação predial, verificando o estado das instalações e providenciando os pequenos reparos necessários. Em caso de reforma, realiza a parte que lhe compete, no cumprimento da norma da ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas, que estabelece como as obras no edifício – inclusive no interior de uma unidade residencial ou de um conjunto comercial - devem ser acompanhadas, planejadas e executadas.

Monitora o funcionamento dos equipamentos, providenciando reparos e contratando serviços de manutenção corretiva, quando necessário. Pode apresentar proposta de atualização de equipamentos.

Supervisiona a limpeza e a organização das áreas comuns do edifício. Verifica os resultados dos serviços de dedetização.

Controla o consumo de produtos e materiais, realizando a aquisição para reposição no estoque.

Controla os recursos financeiros, verificando as despesas e as receitas previstas e realizadas.

Coordena a equipe de trabalho, dimensionando pessoal para cada setor, atribuindo tarefas, delegando responsabilidades e orientando a execução dos serviços. Controla conflitos na equipe.

Administra recursos humanos, participando da seleção de pessoal, controlando absenteísmo e estabelecendo escala de horários e folgas.

Supervisiona a equipe de trabalho, avaliando o desempenho e identificando o potencial das pessoas. Controla tempo e qualidade na realização de tarefas. Pode solicitar autoavaliação de cada membro da equipe. Realiza reuniões de avaliação da equipe.

Levanta as necessidades de treinamento, providenciando as atividades de capacitação. Instrui a equipe sobre regulamento do condomínio e organiza treinamento para execução de novos serviços e para uso de novos equipamentos e produtos. Simula atividades para aprendizagem.

Elabora relatórios de operação e de avaliação, preparando informações sobre quebra e reposição de materiais, registrando ocorrências nos setores e apresentando o nível de satisfação dos condôminos.

Participa de reuniões e assembleias de condomínios. Pode elaborar atas e relatórios de prestação de contas.

Controla desperdícios, com o reaproveitamento do material, sempre que possível. Orienta o descarte de resíduos de acordo com as normas ambientais.

Zela pela segurança das pessoas, assegurando o cumprimento das normas, identificando e eliminando as condições inseguras, orientando e conscientizando a equipe para o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC).

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 3 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 2 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 3
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL GESTÃO AMBIENTAL 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE DIREITO CONDOMINIAL 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 3 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 3 3 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS INGLÊS INSTRUMENTAL 2 2 2
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS ANÁLISE DE RISCOS 3 3 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO (ESPECIFICAR:...) - ADMINISTRAÇÃO DE EDIFÍCIOS E CONDOMÍNIOS 4 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO (ESPECIFICAR:...) - GESTÃO DE CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS ROTINAS DE SUPRIMENTO 2 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS CUSTO 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS ROTINAS FINANCEIRAS 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS LIDERANÇA 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS ROTINAS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS ROTINAS DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS ROTINAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA EQUIPE DE TRABALHO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES DE TREINAMENTO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE GESTÃO DA QUALIDADE 2 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 3 4 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS INSTALAÇÕES 3 4 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS MODELAGEM DE INFORMAÇÕES DA CONSTRUÇÃO (TECNOLOGIA BIM) 1 1 1
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS PROJETO DE OBRA 2 3 2
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - NORMAS TÉCNICAS NA ÁREA DA CONSTRUÇÃO CIVIL: REFORMA EM EDIFICAÇÕES - SISTEMA DE GESTÃO DE REFORMAS 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO CONTROLE E ARMAZENAGEM CONTROLE DE ESTOQUES 3 3 3
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS AUTOMAÇÃO NA LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS AUTOMAÇÃO EM SERVIÇOS DE PORTARIA E VIGILÂNCIA 3 4 3
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE EDIFÍCIOS OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE EDIFÍCIOS (ESPECIFICAR:..) - SERVIÇOS ELEMENTARES DE INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO EM EDIFÍCIOS 3 4 3
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS NORMAS REGULAMENTADORAS EM LIMPEZA E CONSERVAÇÃO 3 3 3
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS NORMAS REGULAMENTADORAS EM MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS 4 4 4
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS NORMAS REGULAMENTADORAS EM PORTARIA DE EDIFÍCIO 4 4 3
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS NORMAS REGULAMENTADORAS EM SEGURANÇA DE EDIFÍCIOS 3 3 3
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS NORMAS TÉCNICAS EM LIMPEZA E CONSERVAÇÃO 3 3 3
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS NORMAS TÉCNICAS EM MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS 3 3 3
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS NORMAS TÉCNICAS EM PORTARIA DE EDIFÍCIOS 4 4 4
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS NORMAS TÉCNICAS EM SEGURANÇA DE EDIFÍCIOS 4 4 4
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS (ESPECIFICAR:..) - NORMAS E PROCEDIMENTOS DE CONDOMÍNIOS 3 3 3
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS PORTARIA E VIGILÂNCIA CONTROLE DE MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAS E MERCADORIAS 3 3 3
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS TECNOLOGIA EM LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS TECNOLOGIA EM LIMPEZA E CONSERVAÇÃO 2 3 3
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS TECNOLOGIA EM LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS 2 3 3
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS TECNOLOGIA EM LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS TECNOLOGIA EM PORTARIA E VIGILÂNCIA 2 3 3
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS TENDÊNCIAS EM MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS 3 3 3
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS ZELADORIA ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE ZELADORIA 4 4 4
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS ZELADORIA ELABORAÇÃO DE PLANO DE MANUTENÇÃO E OPERAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS 2 3 3
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS ZELADORIA MANUTENÇÃO E REPAROS DE PRIMEIRO NÍVEL 2 3 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA NOS CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS 3
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS QUE EXECUTAM TRABALHO ROTINEIRO 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES 3

Condições de Trabalho

Trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • coordenar equipe de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • avaliar execução de serviços;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • motivar funcionários;
  • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
  • manter-se atualizado;
  • manter bons hábitos de higiene;
  • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
  • manter boa postura pessoal;
  • sugerir atualização de equipamentos;
  • liderar equipe;
  • encaminhar clientes;
  • examinar produtos, segundo validade de utilização;
  • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
  • acomodar clientes;
  • organizar treinamento para execução de novos serviços;
  • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
  • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
  • implementar sanções disciplinares;
  • supervisionar segurança do prédio;
  • demonstrar bom senso;
  • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
  • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
  • delegar responsabilidade aos funcionários;
  • propor treinamento externo para funcionários;
  • providenciar atividades de capacitação;
  • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
  • registrar ocorrências nos setores;
  • descrever procedimentos de execução dos serviços;
  • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
  • registrar pedido do cliente;
  • verificar estado das instalações;
  • dimensionar equipe de trabalho;
  • orientar execução dos serviços;
  • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
  • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
  • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
  • coletar dados sobre operação de reservas;
  • demonstrar agilidade;
  • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
  • orientar pedido do cliente;
  • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
  • simular atividades para aprendizagem;
  • programar abastecimento dos setores;
  • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
  • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
  • finalizar atendimento ao cliente;
  • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
  • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
  • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
  • examinar preparação de ambientes - quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros;
  • coletar dados sobre venda de bilhetes;
  • adequar equipe a situações atípicas;
  • controlar recebimento de mercadorias e valores;
  • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
  • elaborar normas para treinamento de funcionários;
  • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
  • participar de programas de treinamento;
  • avaliar novos equipamentos e utensílios;
  • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
  • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
  • demonstrar atitudes inovadoras;
  • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
  • demonstrar senso de organização;
  • atribuir tarefas aos funcionários;
  • intermediar informações entre equipe e superiores;
  • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
  • solicitar auto-avaliação dos funcionários;
  • recepcionar clientes;
  • executar trabalho de subordinados;
  • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
  • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
  • definir funções da equipe de trabalho;
  • supervisionar horários de portaria;
  • acompanhar visitações;
  • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
  • distribuir funcionários em setores;
  • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
  • aplicar normas do condomínio;
  • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
  • atender reclamações;
  • avaliar funcionários para promoções;
  • supervisionar guarda de valores;
  • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
  • verificar funcionamento de equipamentos;
  • tratar clientes e subordinados com cortesia;

Divisões de categorias profissionais do CBO 5101-10

CBO 5101-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de administrador de edifícios que pertence ao grupo dos supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios
Tabelas salariais em Excel cidade, estado e segmento

Cargos e salários CBO 5101-10 - Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 510110 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 510110 em todos os estados e cidades do Brasil.

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