CBO 4151-05 - Arquivista de documentos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa
O profissional no cargo de Arquivista de documentos CBO 4151-05 realiza o arquivamento de documentos, incorporando as novas aquisições em acervos físico e digital e executando a conservação e a manutenção dos acervos – inclusive pelo controle de parâmetros ambientais para preservação dos documentos em papel, sob orientação de profissional de nível superior, em centros de documentação públicos e particulares Atende o público usuário, fornecendo referências para localização de materiais, registrando empréstimos e revisando o estado físico dos documentos devolvidos.
Participa na montagem, na realização e na desmontagem de exposições do acervo Cumpre normas regulamentadoras de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4151-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Arquivista de documentos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa CBO 4151-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4151-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.
- Escriturários.
O que faz um Arquivista de documentos
O Arquivista de documentos CBO 4151-05 planeja o trabalho, tomando conhecimento das orientações emitidas por profissional de nível superior - responsável pela criação, pela organização e pela manutenção de acervos - e priorizando atividades Verifica a disponibilidade de materiais e de equipamentos para a realização dos trabalhos, providenciando os faltantes.
Incorpora documentos aos acervos físico e digital, conferindo material adquirido e controlando sua qualidade.
Registra a entrada em sistema informatizado Auxilia na catalogação e na classificação dos documentos.
Providencia cópias de segurança Prepara documentos para digitalização e identifica cada um deles com código de barras ou outra forma de identificação.
Coloca os novos documentos em arquivo físico, estático ou deslizante.
Disponibiliza os novos documentos em formato digital Faz a conservação e a manutenção de arquivos físicos, higienizando e desinfetando documentos, examinando a forma de armazenamento dos itens e controlando parâmetros ambientais para preservação.
Encaderna documentos.
Mantém arquivos digitais para que estejam sempre acessíveis e recuperáveis, em sistemas que incorporam os avanços na tecnologia de armazenamento eletrônico Inventaria o acervo, sob supervisão e seguindo orientações de profissional de nível superior Participa na montagem, na realização e na desmontagem de exposições temporárias do acervo.
Auxilia na montagem e na manutenção de exposições permanentes Auxilia no atendimento aos usuários, informando-lhes as referências para recuperar documentos Orienta a consulta nos acervos e nas bases de dados catalográficos e bibliográficos.
Esclarece dúvidas, indicando fontes alternativas das informações procuradas Reserva material do acervo para o usuário, realiza o empréstimo e controla a devolução.
Orienta o usuário sobre o manuseio da documentação e revisa o estado físico dos documentos devolvidos Monitora o uso de materiais do acervo comum e de obras raras Empresta e pede empréstimo de materiais a outras instituições.
Pesquisa dados e rastreia normas técnicas, em atendimento a solicitações de usuários Cadastra e atualiza informações de usuários Pode elaborar relatórios e organizar dados estatísticos.
Providencia a aquisição de material para os acervos físicos e digitais, apurando preços, verificando especificações e acessando sistema para consultar a data de entrega Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém instrumentos e equipamentos de trabalho limpos e em plenas condições de uso e funcionamento.
Monitora o funcionamento do sistema de informática Solicita serviços de manutenção para reparos em equipamentos Realiza a destinação de resíduos, providenciando descarte de acordo com as normas ambientais Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual – tais como luvas, óculos de segurança, máscara de proteção respiratória e toucas -, especialmente durante os processos de higienização de documentos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4151-05 deve organizar o acervo, providenciar aquisição do material para o acervo, elaborar estatísticas, alimentar base de dados, demonstrar competências pessoais, prestar serviço de comutação, incorporar material ao acervo, orientar usuários, disponibilizar fonte de dados para usuários, recuperar dados e informações, preservar acervo.
Condições de trabalho dessas profissões
Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa trabalham nas mais variadas atividades econômicas onde haja documentos, fitas, vídeos e outros objetos de acervo documental. Predominantemente atuam em bibliotecas e centros de documentação nas áreas de ensino e pesquisa, saúde, serviços sociais, redes de rádio e televisão, bancos, empresas de processamento de dados, em instituições públicas, privadas e ong. Organizam-se em equipes e podem atuar em mutirão, sem horário fixo. Em algumas atividades, podem atuar à distância (codificador de dados). Trabalham em ambiente fechado, em diferentes horários - diurno, noturno, em rodízio de turno e em horários irregulares. Podem permanecer por longos períodos em posições desconfortáveis. Em algumas atividades estão sujeitos à poeira e à materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4151-05
O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível médio e curso básico profissionalizante de até duzentas horas. O pleno desempenho das atividades ocorre após um a dois anos de experiência.
Atividades exercidas por um Arquivista de documentos CBO 4151-05
Um Arquivista de documentos (ou sinônimo) deve expor novas aquisições, encadernar material, montar arquivos nas formas eletrônica e papel, demonstrar criatividade, revisar coleta de dados, enumerar itens para classificação, emprestar materiais para uso domiciliar, atualizar base de dados do acervo, demonstrar controle emocional, demonstrar atenção ao detalhe, introduzir novas informações em banco de dados, entrevistar o usuário, magnetizar material, esclarecer dúvidas do usuário, controlar a qualidade do material, colocar códigos de barras, conferir material adquirido, reproduzir documentos e materiais, arquivar fichas, realizar mediação entre o usuário e o detentor do direito a informação, acessar sistema de aquisição de material, desmagnetizar material bibliográfico, organizar sites de entidades normativas, receber pedidos de material, encaminhar pedidos, verificar solicitações de comutação, fazer preparo físico do material, demonstrar solicitude, coletar dados, repor fichas nos livros, pesquisar em catálogo coletivo nacional, elaborar relatórios, controlar a utilização dos materiais, permutar material com outras instituições, demonstrar agilidade, pesquisar dados, indicar fontes similares, revisar o estado físico dos materiais devolvidos, reclamar falhas no processo de comutação, demonstrar capacidade de localização, acrescentar dados a planilha pré-existente, ler estantes, higienizar material, cadastrar clientes e usuários, disponibilizar documentos em formato digital, registrar documentos, levantar preço do material, reservar material para o usuário, orientar o usuário sobre a utilização do material, atualizar cadastro de clientes e usuários, propor aquisição do material, negociar com o usuário, cobrar do usuário pelos serviços prestados, consistir dados, receber devolução de materiais do acervo, registrar a entrada do material, alfabetar fichas, auxiliar a catalogação do material, organizar fisicamente o acervo, tipificar arquivos, atender pesquisa do usuário, demonstrar paciência, elaborar instrumentos de pesquisa, classificar documentos, codificar itens do questionário, aplicar penalidades por atraso, vender informações e publicações, orçar pedido do cliente, solicitar doações, comunicar chegada de material ao usuário, controlar parâmetros ambientais para preservação, realizar exposições temporárias e permanentes do acervo, listar material bibliográfico em duplicata, fornecer resultados para análise do acervo, inventariar o acervo, preparar material para digitação, preparar dados, arquivar documentos nas formas eletrônica e papel, emprestar materiais para outras instituições, desinfetar material, montar sumários correntes, pesquisar acervos de outras instituições, demonstrar cordialidade, emprestar material para outros setores da instituição, pedir emprestado materiais de outras instituições, demonstrar capacidade de organização, organizar dados estatísticos, guardar material nas estantes, emitir pedidos a bibliotecas base, digitalizar acervo, colocar número de chamada no material, antecipar devolução, comunicar-se, controlar embalagem e armazenamento de material, rastrear normas técnicas, elaborar lista de classificação, solicitar fatura - invoice.