CBO 4151-15 - Codificador de dados - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa
O profissional no cargo de Codificador de dados CBO 4151-15 realiza a codificação de dados coletados em formulários, questionários e outros instrumentos de pesquisa, organizando e classificando os instrumentos, fazendo a consistência de dados, e aplicando sistema de codificação, elaborado por profissional de nível superior Atualiza a base de dados em sistemas informatizados, inserindo os códigos atribuídos aos itens.
Pode digitalizar formulários, questionários e outros instrumentos preenchidos, para viabilizar a recuperação dos dados originais Atua conforme princípios de sigilo de informações e cumpre procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4151-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Codificador de dados, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa CBO 4151-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4151-15
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.
- Escriturários.
O que faz um Codificador de dados
O Codificador de dados CBO 4151-15 planeja o trabalho, tomando conhecimento de orientações, emitidas por profissional de nível superior, referentes ao sistema de codificação utilizado e ao desenvolvimento de atividades específicas de aplicação e verificação de códigos Confere a disponibilidade de materiais e de equipamentos para a realização dos trabalhos, providenciando os faltantes.
Discute com a coordenação técnica da pesquisa os critérios a serem utilizados na codificação, solucionando dúvidas sobre a possibilidade de mais de um código ou mesmo a ausência aparente de código específico para um dado coletado.
Examina formulários, questionários e outros instrumentos preenchidos com os dados coletados Organiza e classifica os instrumentos de pesquisa.
Faz consistência de dados, avaliando a coerência de preenchimento, com a finalidade de viabilizar a codificação de quesitos Encaminha os casos considerados inconsistentes para análise da equipe técnica.
Realiza a codificação, aplicando sistema elaborado por especialista em pesquisa.
Prepara material para digitação Atualiza a base de dados em sistemas informatizados, inserindo os códigos atribuídos aos itens.
Confere a entrada da codificação nos arquivos digitais.
Pode digitalizar formulários, questionários e outros instrumentos preenchidos, para viabilizar a recuperação dos dados originais coletados na pesquisa Pode elaborar relatórios, organizando dados estatísticos e elaborando gráficos referentes aos itens codificados Recupera dados e informações, pesquisando e utilizando parâmetros de busca.
Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém instrumentos e equipamentos de trabalho limpos e em plenas condições de uso e funcionamento Monitora o funcionamento do sistema de informática.
Solicita serviços de manutenção para reparos em equipamentos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4151-15 deve recuperar dados e informações, incorporar material ao acervo, demonstrar competências pessoais, elaborar estatísticas, alimentar base de dados, disponibilizar fonte de dados para usuários, organizar o acervo, preservar acervo.
Condições de trabalho dessas profissões
Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa trabalham nas mais variadas atividades econômicas onde haja documentos, fitas, vídeos e outros objetos de acervo documental. Predominantemente atuam em bibliotecas e centros de documentação nas áreas de ensino e pesquisa, saúde, serviços sociais, redes de rádio e televisão, bancos, empresas de processamento de dados, em instituições públicas, privadas e ong. Organizam-se em equipes e podem atuar em mutirão, sem horário fixo. Em algumas atividades, podem atuar à distância (codificador de dados). Trabalham em ambiente fechado, em diferentes horários - diurno, noturno, em rodízio de turno e em horários irregulares. Podem permanecer por longos períodos em posições desconfortáveis. Em algumas atividades estão sujeitos à poeira e à materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4151-15
O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível médio e curso básico profissionalizante de até duzentas horas. O pleno desempenho das atividades ocorre após um a dois anos de experiência.
Atividades exercidas por um Codificador de dados CBO 4151-15
Um Codificador de dados (ou sinônimo) deve pesquisar dados, consistir dados, atualizar cadastro de clientes e usuários, preparar dados, disponibilizar documentos em formato digital, enumerar itens para classificação, elaborar lista de classificação, rastrear normas técnicas, demonstrar controle emocional, demonstrar paciência, comunicar-se, verificar veracidade dos dados, codificar itens do questionário, demonstrar cordialidade, atualizar base de dados do acervo, classificar documentos, controlar embalagem e armazenamento de material, elaborar instrumentos de pesquisa, colocar número de chamada no material, elaborar relatórios, controlar a qualidade do material, organizar dados estatísticos, demonstrar capacidade de localização, montar arquivos nas formas eletrônica e papel, registrar documentos, demonstrar atenção ao detalhe, fornecer resultados para análise do acervo, demonstrar solicitude, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de organização, preparar material para digitação, guardar material nas estantes, registrar a entrada do material, fazer preparo físico do material, cadastrar clientes e usuários, revisar coleta de dados, demonstrar agilidade, auxiliar a catalogação do material, controlar parâmetros ambientais para preservação, introduzir novas informações em banco de dados, arquivar documentos nas formas eletrônica e papel, acrescentar dados a planilha pré-existente, coletar dados.