CBO 4152-05 - Carteiro

Entenda o que fazem os trabalhadores nos serviços de classificação e entregas de correspondências, encomendas e publicações no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Carteiro e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Carteiro

O Carteiro entrega correspondências, encomendas e outros objetos postais e documentos aos destinatários. Planeja e organiza o trabalho de entregas. Realiza a entrega, em áreas e rotas previamente estabelecidas. Identifica e presta contas dos objetos postais e documentos que estão sob sua responsabilidade. Cumpre legislação, procedimentos técnicos, princípios de sigilo e inviolabilidade de correspondência, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 4152-05

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Coleta, tria, confere e recondiciona correspondências, encomendas e outros objetos postais e documentos.

Planeja e organiza o trabalho de entregas por horário, tipo de objeto a ser entregue, roteiro motorizado ou não motorizado, entre outros fatores.

Realiza a entrega, solicitando e conferindo documentos que identifiquem clientes, colhendo assinatura em protocolos, carimbando avisos de recebimento e anotando justificativa de devolução de objetos postais e documentos. Pode executar tal processo de entrega com uso de aplicativo em aparelho celular (smartphone) - nos locais com acesso à internet móvel -, atualizando em tempo real as informações sobre a entrega de objetos postais e documentos.

Identifica e presta contas dos objetos postais e documentos que estão sob sua responsabilidade, após o período de entrega. Retorna objetos postais e documentos devolvidos, por recusa ou por endereço inexistente, registrando as ocorrências em instrumentos ou relatórios específicos. Pode realizar o processo de prestação de contas utilizando aplicativo em aparelho celular, que registra as informações sobre as entregas realizadas.

Coleta objetos, cargas e malotes nas agências ou na caixa de coleta.

Verifica e registra avaria ou dano em volumes.

Fornece informações sobre produtos e serviços dos Correios.

Pode executar atendimento e vendas nas unidades de pequeno porte.

Pode participar de campanhas públicas de divulgação de produtos e serviços dos Correios.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 2 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 2 4 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SISTEMAS DE BUSCA E LOCALIZAÇÃO 2 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 4 2
CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA GEOGRAFIA RELACIONADA À ÁREA OCUPACIONAL 2 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 3 4 2
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS 2 2 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL OUTROS CONHECIMENTOS DE VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL (ESPECIFICAR:...) - PRINCÍPIOS DE SIGILO E INVIOLABILIDADE DE CORRESPONDÊNCIA 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 2 2 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 2 2 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO PROCESSO DE VENDA 2 2 2
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS AUTOMAÇÃO EM TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS AUTOMAÇÃO NA ÁREA DE CORREIOS 2 2 1
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS (ESPECIFICAR:...) - NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA DOS CORREIOS 3 4 2
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS ROBOTIZAÇÃO NA ÁREA DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS ROTEIRIZAÇÃO LOGÍSTICA 4 4 3
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS SERVIÇOS DE ENTREGA COLETAS DE ENCOMENDAS, DOCUMENTOS E MERCADORIAS 4 5 4
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS SERVIÇOS DE ENTREGA PADRONIZAÇÃO DE EMBALAGEM DE OBJETOS E CARGAS 2 2 2
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS SERVIÇOS DE ENTREGA PROCEDIMENTOS DE ENTREGA 3 5 4
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS SERVIÇOS DE ENTREGA OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS DE ENTREGA (ESPECIFICAR:...) - TRIAGEM, CONFERÊNCIA, BAIXA E DEVOLUÇÃO DE OBJETOS, MENSAGENS E OUTROS ITENS 4 5 4
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS TECNOLOGIA EM TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS TECNOLOGIA EM SERVIÇOS DE ENTREGA 3 3 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 3 2
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 2 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 4 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA DINÂMICA 4 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS VIGOR (ESTAMINA) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 2 2

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 2
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 3

Condições de Trabalho

Trabalhadores nos serviços de classificação e entregas de correspondências, encomendas e publicações o trabalho é exercido em ambientes fechados e abertos, em regime de tempo integral. Para os profissionais dos correios pode haver revezamento de turno em períodos noturnos, domingos e feriados. Os entregadores de publicações iniciam seu turno de trabalho na madrugada que se estende até por volta das 11:00hs. O trabalho interno normalmente é feito em equipe e, o externo, individualmente. O trabalhador está sujeito a variações climáticas e a riscos inerentes à locomoção de cargas e à segurança na entrega de objetos nos mais diferentes tipos de destinos.

Exigências do mercado de trabalho

O ingresso ao emprego de carteiros e operadores de triagem e transbordo dos correios ocorre por concurso para o qual a exigência de escolaridade é de ensino médio para carteiros e adicionalmente, conhecimentos em microinformática para o operador. Após o ingresso há formação profissionalizante, por meio de cursos modulares, oferecidos pelos correios ou empresas de serviços de encomendas expressas (courier). Para os entregadores de publicações é exigido o ensino fundamental e não há exigência de experiência nem de formação profissional.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Organizar cargas, objetos e publicações;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Conferir cargas - contêineres,malas, caixetas e objetos e publicações;
  • Fazer triagem de cargas e objetos;
  • Fornecer informações;
  • Verificar situação de objetos e publicações;
  • Entregar objetos e publicações;
  • Providenciar recebimento e expedição de cargas, malas, malotes e objetos;
  • Coletar objetos;
  • Prestar contas dos objetos e publicações;
  • Fazer acompanhamento de objetos e publicações reclamados - não entregues;
  • Arquivar listas de objetos registrados;
  • Separar objetos por local de entrega - números pares, impares...números crescentes e decrescentes;
  • Demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
  • Entregar objetos de contratos especiais;
  • Regularizar assinaturas;
  • Retornar objetos e publicações não entregues;
  • Entregar encomendas expressas, por horário;
  • Demonstrar responsabilidade;
  • Separar objetos por volume e peso - embaraçoso, semi-embaraçoso e volume normal;
  • Lançar endereços dos objetos especiais nas listas;
  • Disseminar informações de campanhas públicas;
  • Verificar numeros de registros por destino;
  • Expedir objetos para outras unidades e estados;
  • Contar objetos coletados;
  • Carimbar avisos de recebimento - ar;
  • Prestar informações sobre serviços do correio;
  • Alimentar esteiras com malotes;
  • Prestar informações sobre endereços, quando solicitadas;
  • Demonstrar interesse às oportunidades de treinamento;
  • Amarrar objetos e publicações em pacotes ordenados;
  • Providenciar listagem e expedição de malas, objetos especiais e registrados;
  • Separar objetos por tipos de serviço - simples ou registrado;
  • Colher assinatura legível;
  • Separar objetos por logradouros;
  • Demonstrar cordialidade;
  • Separar objetos mal-encaminhados;
  • Aplicar orientações de procedimentos de entrega;
  • Lançar números de malotes na ficha de frequência na coleta;
  • Compactar cargas por formato;
  • Anotar justificativa de devolução de objetos e publicações;
  • Demonstrar agilidade física e mental;
  • Demonstrar senso de orientação;
  • Demonstrar iniciativa;
  • Separar objetos para devolução;
  • Coletar malotes;
  • Coletar objetos na caixa de coleta;
  • Entregar mensagens;
  • Demonstrar senso de organização;
  • Reencaminhar objetos e publicações;
  • Trabalhar em equipe;
  • Entregar malotes e publicações em horário determinado;
  • Providenciar carregamento e descarregamento de veículos - caminhões, automóveis, barcos e aeronaves;
  • Demonstrar capacidade de cumprir normas e regras;
  • Conferir objetos registrados, simples e especiais;
  • Separar objetos por unidades;
  • Entregar correspondência de mão-própria - mp;
  • Entregar objetos simples e registrados;
  • Triar objetos de contratos especiais;
  • Pesquisar endereços incorretos;
  • Ordenar objetos por contratos especiais;
  • Coletar cargas nas agências;
  • Separar objetos mal-endereçados;
  • Prestar contas das listas de objetos especiais - loec;
  • Informar novos endereços ao diretório nacional de endereços;
  • Lançar números de malotes nas fichas de frequencia na entrega;
  • Completar endereços insuficientes;
  • Manter sigilo;
  • Ordenar objetos por tipo de trajeto não motorizado - zlu;
  • Identificar violação e/ou danificação;
  • Coletar objetos de devolução;
  • Demonstrar capacidade de memorização;
  • Ordenar objetos por trajeto motorizado;
  • Coletar a impressão do número da caixa de coleta;
  • Demonstrar capacidade de comunicação;
  • Ordenar os depósitos auxiliares;
  • Carimbar objetos retirados da caixa de coleta;
  • Coletar contratos especiais;
  • Ordenar cargas por horário;
  • Separar malotes, manualmente;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 4152-05

CBO 4152-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de carteiro que pertence ao grupo dos trabalhadores nos serviços de classificação e entregas de correspondências, encomendas e publicações, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Escriturários
      • Auxiliares de serviços de biblioteca, documentação e correios
        • Trabalhadores nos serviços de classificação e entregas de correspondências, encomendas e publicações

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