CBO 4151-25 - Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 4151-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa que pertence ao grupo dos auxiliares de serviços de biblioteca, documentação e correios, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa CBO 4151-25 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4151-25

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Escriturários.
      • Auxiliares de serviços de biblioteca, documentação e correios.
        • Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.

Descrição dos cargos da categoria Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa

Os Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa CBO 4151-25 organizam documentos e informações. Orientam usuários e os auxiliam na recuperação de dados e informações. Disponibilizam fonte de dados para usuários. Providenciam aquisição de material e incorporam material ao acervo. Arquivam documentos, classificando- os segundo critérios apropriados para armazená-los e conservá-los. Prestam serviço de comutação, alimentam base de dados e elaboram estatísticas. Executam tarefas relacionadas com a elaboração e manutenção de arquivos, podendo ainda, operar equipamentos reprográficos, recuperar e preservar as informações por meio digital, magnético ou papel.

Condições de trabalho

Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa trabalham nas mais variadas atividades econômicas onde haja documentos, fitas, vídeos e outros objetos de acervo documental. Predominantemente atuam em bibliotecas e centros de documentação nas áreas de ensino e pesquisa, saúde, serviços sociais, redes de rádio e televisão, bancos, empresas de processamento de dados, em instituições públicas, privadas e ong. Organizam-se em equipes e podem atuar em mutirão, sem horário fixo. Em algumas atividades, podem atuar à distância (codificador de dados). Trabalham em ambiente fechado, em diferentes horários - diurno, noturno, em rodízio de turno e em horários irregulares. Podem permanecer por longos períodos em posições desconfortáveis. Em algumas atividades estão sujeitos à poeira e à materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível médio e curso básico profissionalizante de até duzentas horas. O pleno desempenho das atividades ocorre após um a dois anos de experiência.

Funções dos Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa CBO 4151-25

Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • alimentar base de dados;
  • providenciar aquisição do material para o acervo;
  • prestar serviço de comutação;
  • disponibilizar fonte de dados para usuários;
  • organizar o acervo;
  • orientar usuários;
  • preservar acervo;
  • recuperar dados e informações;
  • incorporar material ao acervo;
  • elaborar estatísticas;
  • Atividades dos cargos CBO 4151-25

    Entre as principais atribuições dos Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa CBO 4151-25 estão as de:

    • colocar códigos de barras;
    • inventariar o acervo;
    • demonstrar controle emocional;
    • orientar o usuário sobre a utilização do material;
    • disponibilizar documentos em formato digital;
    • demonstrar agilidade;
    • antecipar devolução;
    • reclamar falhas no processo de comutação;
    • introduzir novas informações em banco de dados;
    • registrar a entrada do material;
    • orçar pedido do cliente;
    • higienizar material;
    • desmagnetizar material bibliográfico;
    • registrar documentos;
    • colocar número de chamada no material;
    • desinfetar material;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • preparar material para digitação;
    • montar sumários correntes;
    • comunicar-se;
    • acrescentar dados à planilha pré-existente;
    • demonstrar solicitude;
    • controlar a utilização dos materiais;
    • propor aquisição do material;
    • auxiliar a catalogação do material;
    • controlar embalagem e armazenamento de material;
    • levantar preço do material;
    • indicar fontes similares;
    • realizar exposições temporárias e permanentes do acervo;
    • permutar material com outras instituições;
    • organizar sites de entidades normativas;
    • demonstrar capacidade de localização;
    • guardar material nas estantes;
    • pedir emprestado materiais de outras instituições;
    • emprestar material para outros setores da instituição;
    • receber devolução de materiais do acervo;
    • reservar material para o usuário;
    • negociar com o usuário;
    • fazer preparo físico do material;
    • fornecer resultados para análise do acervo;
    • listar material bibliográfico em duplicata;
    • classificar documentos;
    • organizar fisicamente o acervo;
    • realizar mediação entre o usuário e o detentor do direito à informação;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar atenção ao detalhe;
    • solicitar doações;
    • demonstrar cordialidade;
    • encadernar material;
    • aplicar penalidades por atraso;
    • atender pesquisa do usuário;
    • preparar dados;
    • alfabetar fichas;
    • organizar dados estatísticos;
    • solicitar fatura (invoice);
    • ler estantes;
    • expor novas aquisições;
    • magnetizar material;
    • emprestar materiais para uso domiciliar;
    • pesquisar dados;
    • acessar sistema de aquisição de material;
    • montar arquivos nas formas eletrônica e papel;
    • emprestar materiais para outras instituições;
    • esclarecer dúvidas do usuário;
    • atualizar base de dados do acervo;
    • entrevistar o usuário;
    • arquivar fichas;
    • revisar o estado físico dos materiais devolvidos;
    • controlar a qualidade do material;
    • arquivar documentos nas formas eletrônica e papel;
    • controlar parâmetros ambientais para preservação;
    • revisar coleta de dados;
    • repor fichas nos livros;
    • elaborar relatórios;
    • conferir material adquirido;
    • comunicar chegada de material ao usuário;
    • vender informações e publicações;
    • tipificar arquivos;
    • demonstrar paciência;

    Cargos e salários CBO 4151-25 - Auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa

    Salário Kardexista

    Kardexista: Brasil

    • 75
    • Brasil
    • 1.468 - 2.533
    • 44h
    O profissional no cargo de Kardexista CBO 4151-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.468 e 2.533 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 75 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4151-25.
    Salário Ficharista

    Ficharista: Brasil

    • 75
    • Brasil
    • 1.468 - 2.533
    • 44h
    O profissional no cargo de Ficharista CBO 4151-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.468 e 2.533 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 75 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4151-25.