CBO 4152-15 - Entregador de publicações - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores nos serviços de classificação e entregas de correspondências, encomendas e publicações
O profissional no cargo de Entregador de publicações CBO 4152-15 entrega publicações a assinantes, pontos de venda e de apoio Organiza, embala e etiqueta publicações e objetos anexados ou encartados.
Define o roteiro e os horários de entrega ou analisa a roteirização recebida Presta conta das publicações e dos objetos entregues Atua de acordo com protocolos e procedimentos do seu contratante e cumpre normas de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4152-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores nos serviços de classificação e entregas de correspondências, encomendas e publicações que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Entregador de publicações, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores nos serviços de classificação e entregas de correspondências, encomendas e publicações CBO 4152-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4152-15
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Trabalhadores nos serviços de classificação e entregas de correspondências, encomendas e publicações.
- Escriturários.
O que faz um Entregador de publicações
O Entregador de publicações CBO 4152-15 organiza publicações e objetos anexados ou encartados - tais como boletos e comunicados -, embalando, etiquetando e amarrando os volumes em pacotes ordenados Monta kits promocionais.
Planeja seu trabalho, checando a lista de entrega, definindo o roteiro e os horários de entrega.
Pode receber roteiro e horários de entrega definidos por sistema - software de roteirização -, que utiliza a tecnologia de localização para calcular o melhor trajeto e traçar a ordem de entregas Providencia carregamento das publicações e dos objetos em veículos.
Entrega publicações e objetos a assinantes, pontos de venda e de apoio, aplicando orientações e procedimentos do contratante Presta conta de publicações e objetos entregues, devolvendo os protocolos de entrega preenchidos.
Retorna publicações e objetos não entregues, informando sobre endereços incorretos e encaminhando o material para nova tentativa de entrega.
Informa a devolução de publicações e objetos, com anotações sobre as justificativas dadas pelos assinantes ou pontos de venda Identifica danos ou estragos nas publicações ou objetos.
Repassa, ao contratante, registros dos horários da primeira e da última entrega.
Informa, ao contratante, eventuais solicitações dos assinantes e dos pontos de venda.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4152-15 deve entregar objetos e publicações, verificar situação de objetos e publicações, conferir cargas - contêineres,malas, caixetas e objetos e publicações, demonstrar competências pessoais, prestar contas dos objetos e publicações, organizar cargas, objetos e publicações, fornecer informações.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores nos serviços de classificação e entregas de correspondências, encomendas e publicações o trabalho é exercido em ambientes fechados e abertos, em regime de tempo integral. Para os profissionais dos correios pode haver revezamento de turno em períodos noturnos, domingos e feriados. Os entregadores de publicações iniciam seu turno de trabalho na madrugada que se estende até por volta das 11:00hs. O trabalho interno normalmente é feito em equipe e, o externo, individualmente. O trabalhador está sujeito a variações climáticas e a riscos inerentes à locomoção de cargas e à segurança na entrega de objetos nos mais diferentes tipos de destinos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4152-15
O ingresso ao emprego de carteiros e operadores de triagem e transbordo dos correios ocorre por concurso para o qual a exigência de escolaridade é de ensino médio para carteiros e adicionalmente, conhecimentos em microinformática para o operador. Após o ingresso há formação profissionalizante, por meio de cursos modulares, oferecidos pelos correios ou empresas de serviços de encomendas expressas (courier). Para os entregadores de publicações é exigido o ensino fundamental e não há exigência de experiência nem de formação profissional.
Atividades exercidas por um Entregador de publicações CBO 4152-15
Um Entregador de publicações (ou sinônimo) deve registrar os horários da primeira e última entrega, adaptar roteiro de entrega, entregar boletos e comunicados, montar kits promocionais, informar jornaleiro sobre tipo de objetos e publicações entregues, protocolar entregas especiais, retornar objetos e publicações não entregues, demonstrar interesse às oportunidades de treinamento, entregar malotes e publicações em horário determinado, checar lista de entrega - romaneio, repassar a empresa eventuais solicitações dos pontos de venda e assinantes, reencaminhar objetos e publicações, amarrar objetos e publicações em pacotes ordenados, entregar publicações a assinantes, pontos de venda e pontos de apoio, identificar violação e/ou danificação, verificar preenchimento do protocolo de entrega, devolver protocolo de entrega de objetos e publicações, fazer acompanhamento de objetos e publicações reclamados - não entregues, conferir publicações devolvidas, embalar publicações, anotar justificativa de devolução de objetos e publicações, encartar jornais, recolher encalhe, etiquetar publicações, informar sobre endereços incorretos, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, demonstrar capacidade de cumprir normas e regras, aplicar orientações de procedimentos de entrega, demonstrar cordialidade.