CBO 4132-25 - Escriturário de banco - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos escriturários de serviços bancários
O profissional no cargo de Escriturário de banco CBO 4132-25 executa atividades bancárias e administrativas, efetuando escrituração bancária, administrando fluxo de malotes, organizando e classificando arquivos Presta atendimento a clientes e usuários.
Comercializa produtos e serviços do banco Elabora correspondências Insere, consulta e atualiza dados em sistemas operacionais informatizados.
Elabora mapas, gráficos e quadros estatísticos Cumpre legislação, normas do Banco Central do Brasil e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4132-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de escriturários de serviços bancários que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Escriturário de banco, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Escriturários de serviços bancários CBO 4132-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4132-25
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Escriturários de serviços bancários.
- Escriturários.
O que faz um Escriturário de banco
O Escriturário de banco CBO 4132-25 efetua escrituração bancária, seguindo rotinas estabelecidas Faz lançamentos contábeis elementares.
Analisa dados cadastrais de clientes, podendo consultar serviços de proteção ao crédito para levantar informações complementares.
Administra fluxo de malotes, protocolando recebimento e distribuindo documentos para áreas destinatárias Controla arquivos, organizando, classificando, expurgando e atualizando documentos.
Cria pastas de documentos físicos e eletrônicos Providencia cópia e digitalização de documentos.
Pode participar do processo de compensação de cheques e títulos.
Quando necessário, pode realizar operações de caixa, como exame de documentos, cálculo de juros, multas, descontos e abatimentos, preparo de cheques administrativos, conferência de assinaturas Recolhe depósitos e pagamentos de caixas eletrônicos.
Presta atendimento a clientes e usuários, identificando suas necessidades e dúvidas, fornecendo as informações solicitadas, expondo características de serviços bancários, sugerindo e orientando autoatendimento.
Entrega documentos ao cliente, como extratos de contas, cartão magnético e comprovante de quitação de financiamentos Analisa documentação para abertura de contas corrente e poupança Comercializa produtos e serviços do banco, divulgando e promovendo a venda.
Mantém atualizadas informações referentes a operações, programas e serviços implantados eletronicamente Elabora correspondências internas e/ou destinadas aos clientes e ao público Realiza trabalho de edição de textos e planilhas eletrônicas.
Insere, consulta e atualiza dados em sistemas operacionais informatizados Auxilia na manutenção e no aperfeiçoamento dos sistemas.
Elabora mapas, gráficos e quadros estatísticos Confere informações incluídas em relatórios e documentos Comunica-se com clientes, acessando sistemas eletrônicos para troca de informações.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4132-25 deve comunicar-se, controlar arquivos, fornecer documentos ao cliente, compensar documentos, apoiar agências e demais setores do banco, realizar operações de caixa, executar atividades de cobrança, atender usuários, demonstrar competências pessoais, administrar fluxo de malotes.
Condições de trabalho dessas profissões
Escriturários de serviços bancários trabalham como empregados assalariados, com carteira assinada, em instituições financeiras. Organizam-se em equipe, sob supervisão constante. O trabalho é exercido em ambiente fechado, no período diurno, exceto o compensador de banco que trabalha em horários irregulares. Eventualmente, estão sujeitos a estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4132-25
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, ensino médio completo. Operadores de crédito e cobrança e caixas de banco recebem treinamento de cerca de duzentas horas-aula. Exercem atividades diferenciadas e trabalham em vários setores dos bancos. O pleno desempenho das atividades é atingido após um a dois anos de atuação na área.
Atividades exercidas por um Escriturário de banco CBO 4132-25
Um Escriturário de banco (ou sinônimo) deve emitir ordem de pagamento, executar instruções de clientes referentes a seus títulos em cobrança, cadastrar clientes, orientar usuários, envelopar documentos, protocolar recebimento de malotes, calcular juros, multas, descontos e abatimentos, demonstrar senso de organização, demonstrar versatilidade, registrar cheques inconsistidos e devolvidos, acessar sistemas eletrônicos para troca de informações, pesquisar documentos no dossiê do cliente, distinguir conteúdo do malote, lacrar malote, providenciar cópia de documentos do cliente, comunicar-se, demonstrar dedicação, evidenciar atenção, exigir documentação para abertura de conta, verificar número do lacre, identificar necessidades do usuário, averiguar roteiro e quantidade de malotes recebidos, atualizar documentos em arquivo, examinar documentos, informar saldos para aplicação financeira, enviar documento de operação de crédito - doc, demonstrar dinamismo, ordenar documentos, emitir carta de anuência, desbloquear talões de cheques, emitir carta de idoneidade financeira, demonstrar raciocínio lógico, efetuar fechamento contábil, expurgar documentos do arquivo, endossar cheques, criar pastas, classificar documentos, atualizar-se profissionalmente, trabalhar em equipe, conferir assinaturas, preparar cheques administrativos, abrir conta poupança, providenciar regularização no ccf - cadastro de cheques sem fundos, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, liquidar contratos, contatar clientes, fornecer quitação de financiamentos, processar documentos, expedir malotes, distribuir documentos para áreas específicas, ler mural, recolher depósitos e pagamentos do caixa expresso, entregar talões de cheques e cartão magnético, imprimir relatórios, fornecer extratos de contas, descrever benefícios do produto, organizar usuários em filas, sugerir auto-atendimento, ler jornal interno, transferir débitos e créditos entre bancos e agências, consultar spc e serasa, agir com discrição, encaminhar cheques para câmara de compensação, entregar cheques devolvidos, preparar borderô, trabalhar com ética, separar cheques e títulos rejeitados, separar documentos - cheques e títulos, consultar documentos microfilmados, montar dossiê de clientes, averiguar ocorrências em documentos, receber malotes, fornecer cópias de títulos e cheques, computar lançamentos contábeis, operar máquina de classificação de cheques, habilitar cartão magnético, encaminhar documentos expurgados para almoxarifado.