CBO 4132-05 - Atendente de agência

Entenda o que fazem os escriturários de serviços bancários no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Atendente de agência e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Atendente de agência

Presta atendimento a clientes e usuários de serviços bancários, identificando suas necessidades, oferecendo produtos e serviços, abrindo contas, emitindo documentos e providenciando aplicações e resgates financeiros. Apoia as atividades da agência bancária, administrando fluxo de malotes, analisando dados cadastrais de clientes e executando atividades de cobrança. Recebe, classifica, protocola, arquiva e digitaliza documentos. Cumpre legislação, normas do Banco Central do Brasil e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (1/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Atende clientes e usuários, identificando suas necessidades, sugerindo autoatendimento e oferecendo produtos e serviços. Cadastra clientes, confere assinaturas e avalia documentação para abertura de conta. Abre conta corrente e conta poupança, providenciando cartões de débito e crédito. Cadastra e libera ordem de pagamento. Providencia aplicações e resgates financeiros. Emite extratos bancários, demonstrativos financeiros, cheques administrativos, carta de idoneidade financeira e carta de anuência. Susta cheques e encerra contas.

Apoia as atividades das agências bancárias, executando cobranças, liquidando contratos e calculando juros, multas, descontos e abatimentos. Confere relatórios de serviços. Analisa dados cadastrais de clientes, podendo consultar serviços de proteção ao crédito para levantar informações complementares.

Administra fluxo de malotes, averiguando roteiro e quantidade recebida, protocolando e distribuindo os documentos para as áreas destinatárias. Lacra e expede malotes.

Recebe, classifica, protocola, arquiva e digitaliza documentos, atualizando os cadastros em arquivo.

Estabelece comunicação com os usuários e clientes, prestando informações e orientações sobre os serviços bancários e acessando sistemas eletrônicos para troca de informações.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 4 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS 2 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 4 4 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS DE ARQUIVO 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS ROTINAS FINANCEIRAS 2 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 2 3 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 2 2 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING PERFIL DE CLIENTES 2 2 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS AUTOMAÇÃO EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS AUTOMAÇÃO EM SERVIÇOS BANCÁRIOS 4 4 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS NORMAS REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS 2 3 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS (ESPECIFICAR:..) - NORMAS DO BANCO CENTRAL DO BRASIL 3 4 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS ATENDIMENTO EM AGÊNCIA 4 5 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS ATENDIMENTO ONLINE 2 2 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS CRÉDITO E COBRANÇA 3 3 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS MODALIDADES DE APLICAÇÕES FINANCEIRAS 2 3 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS ROTINAS DE OPERAÇÕES E SERVIÇOS BANCÁRIOS 4 4 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS SEGUROS 3 2 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS TIPOS DE CRÉDITO 3 2 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS BANCÁRIOS (ESPECIFICAR:..) - ABERTURA DE CONTAS BANCÁRIAS 4 4 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS BANCÁRIOS (ESPECIFICAR:..) - CADASTRO DE CLIENTES 3 3 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS BANCÁRIOS (ESPECIFICAR:..) - PRODUTOS E SERVIÇOS BANCÁRIOS 3 3 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS BANCÁRIOS (ESPECIFICAR:..) - TIPOS DE CONTAS BANCÁRIAS 4 4 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL BANCOS COMERCIAIS 3 3 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL BANCOS PÚBLICOS 3 3 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL OUTROS CONHECIMENTOS DE SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL (ESPECIFICAR:..) - NOÇÕES SOBRE O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL 3 4 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS INFORMÁTICA DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS 4 4 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS MATEMÁTICA FINANCEIRA 3 3 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 3 2
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 3 2
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA 4

Condições de Trabalho

Trabalham como empregados assalariados, com carteira assinada, em instituições financeiras. Organizam-se em equipe, sob supervisão constante. O trabalho é exercido em ambiente fechado, no período diurno, exceto o compensador de banco que trabalha em horários irregulares. Eventualmente, estão sujeitos a estresse.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, ensino médio completo. Operadores de crédito e cobrança e caixas de banco recebem treinamento de cerca de duzentas horas-aula. Exercem atividades diferenciadas e trabalham em vários setores dos bancos. O pleno desempenho das atividades é atingido após um a dois anos de atuação na área.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • realizar operações de caixa;
  • executar atividades de cobrança;
  • compensar documentos;
  • atender usuários;
  • controlar arquivos;
  • comunicar-se;
  • fornecer documentos ao cliente;
  • administrar fluxo de malotes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • apoiar agências e demais setores do banco;
  • liquidar contratos;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • emitir ordem de pagamento;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • enviar documento de operação de crédito - doc;
  • oferecer produtos e serviços;
  • atualizar documentos em arquivo;
  • trabalhar em equipe;
  • verificar número do lacre;
  • orientar usuários;
  • entregar talões de cheques e cartão magnético;
  • demonstrar dedicação;
  • averiguar roteiro e quantidade de malotes recebidos;
  • classificar documentos;
  • desbloquear talões de cheques;
  • cadastrar clientes;
  • expurgar documentos do arquivo;
  • emitir carta de anuência;
  • digitalizar assinaturas de clientes;
  • evidenciar atenção;
  • receber malotes;
  • conferir assinaturas;
  • executar instruções de clientes referentes a seus títulos em cobrança;
  • habilitar cartão magnético;
  • fornecer quitação de financiamentos;
  • sustar cheques;
  • encaminhar documentos expurgados para almoxarifado;
  • calcular juros, multas, descontos e abatimentos;
  • providenciar regularização no ccf - cadastro de cheques sem fundos;
  • lacrar malote;
  • fornecer extratos de contas;
  • identificar necessidades do usuário;
  • contratar produtos e serviços;
  • exigir documentação para abertura de conta;
  • atualizar-se profissionalmente;
  • descrever benefícios do produto;
  • contatar clientes;
  • providenciar aplicações e resgates financeiros;
  • emitir carta de idoneidade financeira;
  • imprimir relatórios;
  • providenciar cópia de documentos do cliente;
  • examinar documentos;
  • criar pastas;
  • cadastrar ordem de pagamento;
  • agir com discrição;
  • distribuir documentos para áreas específicas;
  • montar dossiê de clientes;
  • encerrar contas;
  • solicitar cartão magnético;
  • preparar cheques administrativos;
  • pesquisar documentos no dossiê do cliente;
  • ler jornal interno;
  • demonstrar dinamismo;
  • comunicar-se;
  • protocolar recebimento de malotes;
  • distinguir conteúdo do malote;
  • organizar usuários em filas;
  • trabalhar com ética;
  • abrir conta poupança;
  • consultar spc e serasa;
  • acessar sistemas eletrônicos para troca de informações;
  • conferir relatórios de serviços;
  • demonstrar versatilidade;
  • ordenar documentos;
  • ler mural;
  • sugerir auto-atendimento;
  • expedir malotes;
  • endossar cheques;
  • liberar ordem de pagamento;
  • entregar cheques devolvidos;
  • demonstrar senso de organização;
  • fornecer cópias de títulos e cheques;

Divisões de categorias profissionais do CBO 4132-05

CBO 4132-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de atendente de agência que pertence ao grupo dos escriturários de serviços bancários, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Escriturários
      • Escriturários contábeis e de finanças
        • Escriturários de serviços bancários

Cargos e salários CBO 4132-05 - Escriturários de serviços bancários

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 413205 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Escriturários de serviços bancários em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
4132-05 Atendente de Agencia Santa Catarina 40h 2.390
4132-05 Atendente de Agencia Fortaleza, CE 43h 117
4132-05 Atendente de Agencia Brasília, DF 41h 396
4132-05 Atendente de Agencia Rio Grande do Sul 41h 1.920
4132-05 Atendente de Agencia São Paulo, SP 38h 1.266
4132-05 Atendente de Agencia Paraná 41h 1.832
4132-05 Atendente de Agencia Rio de Janeiro, RJ 41h 577
4132-05 Atendente de Agencia Salvador, BA 37h 152
4132-05 Atendente de Agencia São Paulo 40h 3.811
4132-05 Atendente de Agencia São Luís, MA 43h 55
4132-05 Atendente de Agencia Uberlândia, MG 43h 197
4132-05 Atendente de Agencia Belo Horizonte, MG 42h 495
4132-05 Atendente de Agencia Natal, RN 41h 84
4132-05 Atendente de Agencia Londrina, PR 41h 68
4132-05 Atendente de Agencia Goiânia, GO 43h 596
4132-05 Atendente de Agencia Recife, PE 42h 94
4132-05 Atendente de Agencia Brasil 41h 21.803
4132-05 Atendente de Agencia Distrito Federal 41h 396
4132-05 Atendente de Agencia Rio de Janeiro 41h 1.151
4132-05 Atendente de Agencia São João da Boa Vista, SP 41h 16
4132-05 Atendente de Agencia Manaus, AM 43h 212
4132-05 Atendente de Agencia Bahia 40h 629
4132-05 Atendente de Agencia Florianópolis, SC 41h 159
4132-05 Atendente de Agencia Mato Grosso 40h 925
4132-05 Atendente de Agencia Ipatinga, MG 41h 102
4132-05 Atendente de Agencia Niterói, RJ 42h 38
4132-05 Atendente de Agencia Minas Gerais 41h 3.849
4132-05 Atendente de Agencia Campinas, SP 41h 229

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial