CBO 4132-05 - Atendente de agência - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos escriturários de serviços bancários
O profissional no cargo de Atendente de agência CBO 4132-05 presta atendimento a clientes e usuários de serviços bancários, identificando suas necessidades, oferecendo produtos e serviços, abrindo contas, emitindo documentos e providenciando aplicações e resgates financeiros Apoia as atividades da agência bancária, administrando fluxo de malotes, analisando dados cadastrais de clientes e executando atividades de cobrança.
Recebe, classifica, protocola, arquiva e digitaliza documentos Cumpre legislação, normas do Banco Central do Brasil e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4132-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de escriturários de serviços bancários que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Atendente de agência, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Escriturários de serviços bancários CBO 4132-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4132-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Escriturários de serviços bancários.
- Escriturários.
O que faz um Atendente de agência
O Atendente de agência CBO 4132-05 atende clientes e usuários, identificando suas necessidades, sugerindo autoatendimento e oferecendo produtos e serviços Cadastra clientes, confere assinaturas e avalia documentação para abertura de conta.
Abre conta corrente e conta poupança, providenciando cartões de débito e crédito.
Cadastra e libera ordem de pagamento Providencia aplicações e resgates financeiros.
Emite extratos bancários, demonstrativos financeiros, cheques administrativos, carta de idoneidade financeira e carta de anuência Susta cheques e encerra contas.
Apoia as atividades das agências bancárias, executando cobranças, liquidando contratos e calculando juros, multas, descontos e abatimentos.
Confere relatórios de serviços Analisa dados cadastrais de clientes, podendo consultar serviços de proteção ao crédito para levantar informações complementares.
Administra fluxo de malotes, averiguando roteiro e quantidade recebida, protocolando e distribuindo os documentos para as áreas destinatárias.
Lacra e expede malotes Recebe, classifica, protocola, arquiva e digitaliza documentos, atualizando os cadastros em arquivo Estabelece comunicação com os usuários e clientes, prestando informações e orientações sobre os serviços bancários e acessando sistemas eletrônicos para troca de informações.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4132-05 deve apoiar agências e demais setores do banco, executar atividades de cobrança, compensar documentos, demonstrar competências pessoais, fornecer documentos ao cliente, realizar operações de caixa, atender usuários, controlar arquivos, administrar fluxo de malotes, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Escriturários de serviços bancários trabalham como empregados assalariados, com carteira assinada, em instituições financeiras. Organizam-se em equipe, sob supervisão constante. O trabalho é exercido em ambiente fechado, no período diurno, exceto o compensador de banco que trabalha em horários irregulares. Eventualmente, estão sujeitos a estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4132-05
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, ensino médio completo. Operadores de crédito e cobrança e caixas de banco recebem treinamento de cerca de duzentas horas-aula. Exercem atividades diferenciadas e trabalham em vários setores dos bancos. O pleno desempenho das atividades é atingido após um a dois anos de atuação na área.
Atividades exercidas por um Atendente de agência CBO 4132-05
Um Atendente de agência (ou sinônimo) deve emitir carta de anuência, demonstrar senso de organização, contratar produtos e serviços, oferecer produtos e serviços, liquidar contratos, entregar cheques devolvidos, cadastrar ordem de pagamento, orientar usuários, liberar ordem de pagamento, expurgar documentos do arquivo, solicitar cartão magnético, distinguir conteúdo do malote, executar instruções de clientes referentes a seus títulos em cobrança, demonstrar dinamismo, sustar cheques, abrir conta poupança, averiguar roteiro e quantidade de malotes recebidos, classificar documentos, criar pastas, sugerir auto-atendimento, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, consultar spc e serasa, fornecer extratos de contas, digitalizar assinaturas de clientes, protocolar recebimento de malotes, preparar cheques administrativos, trabalhar com ética, evidenciar atenção, entregar talões de cheques e cartão magnético, ler jornal interno, imprimir relatórios, expedir malotes, demonstrar versatilidade, providenciar aplicações e resgates financeiros, providenciar cópia de documentos do cliente, acessar sistemas eletrônicos para troca de informações, contatar clientes, fornecer quitação de financiamentos, demonstrar raciocínio lógico, emitir carta de idoneidade financeira, calcular juros, multas, descontos e abatimentos, lacrar malote, encaminhar documentos expurgados para almoxarifado, distribuir documentos para áreas específicas, emitir ordem de pagamento, conferir relatórios de serviços, habilitar cartão magnético, ordenar documentos, desbloquear talões de cheques, trabalhar em equipe, endossar cheques, fornecer cópias de títulos e cheques, enviar documento de operação de crédito - doc, atualizar documentos em arquivo, providenciar regularização no ccf - cadastro de cheques sem fundos, montar dossiê de clientes, atualizar-se profissionalmente, pesquisar documentos no dossiê do cliente, cadastrar clientes, identificar necessidades do usuário, demonstrar dedicação, conferir assinaturas, descrever benefícios do produto, ler mural, examinar documentos, comunicar-se, verificar número do lacre, organizar usuários em filas, agir com discrição, exigir documentação para abertura de conta, receber malotes, encerrar contas.