CBO 4110-30 - Auxiliar de pessoal

Entenda o que fazem os agentes, assistentes e auxiliares administrativos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Auxiliar de pessoal e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Auxiliar de pessoal

Executa serviços de apoio administrativo à área de pessoal, inserindo dados nos sistemas, apoiando a elaboração da folha de pagamento, auxiliando na organização e na realização de treinamentos e eventos, controlando documentação, auxiliando na preparação de documentos, acompanhando processos administrativos e pesquisando informações. Providencia aquisição de material e manutenção de equipamentos para o trabalho. Presta informações para pessoas autorizadas. Cumpre legislação, princípio de sigilo profissional e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (3/8)
Habilidade (3/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (3/8)
Insere, nos sistemas, dados de rotinas de recrutamento, seleção, admissão, remuneração, frequência, benefícios e demissão. Atualiza os dados, sempre que necessário. Presta apoio na elaboração da folha de pagamento.

Prepara crachás e cartões de identificação, que permitem o acesso do trabalhador nas dependências de trabalho.

Auxilia na organização e na realização de treinamentos e eventos da área de pessoal, providenciando material e fazendo os registros necessários.

Controla documentação, triando, classificando e organizando documentos da área de pessoal. Protocola, arquiva e digitaliza documentos funcionais.

Auxilia na preparação de documentos, digitando textos e planilhas, conferindo informações, preenchendo formulários, prestando apoio operacional para elaboração de manuais técnicos e auxiliando na elaboração de relatórios gerenciais e legais.

Acompanha processos administrativos, verificando prazos estabelecidos, encaminhando protocolos internos, localizando processos e expedindo ofícios e memorandos.

Realiza pesquisas para encontrar as informações necessárias para a área, usando fontes como a Internet.

Requisita aquisição de recursos materiais para o trabalho e providencia manutenção de equipamentos.

Opera sistema de correio eletrônico. Fornece informações para pessoas autorizadas, internamente ou de outras organizações.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 3
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO TRABALHISTA 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 4 5 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 4 5 4
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 2 2 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES OUTROS CONHECIMENTOS DE LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE PESQUISA NA INTERNET E EM BANCOS DE DADOS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 3 3 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS ROTINAS DE SUPRIMENTO 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - PREPARAÇÃO DE DOCUMENTOS 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - PREPARAÇÃO DE MATERIAIS DE APOIO À ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS DA ÁREA DE PESSOAL 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS DE APOIO NA ÁREA ADMINISTRATIVA 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS DE ARQUIVO 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS ROTINAS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS 4 5 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS ROTINAS DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS 4 5 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS ROTINAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL 4 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE FOLHA DE PAGAMENTO 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS DE APOIO NA ÁREA DE PESSOAL 3 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL OUTROS CONHECIMENTOS DE VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL (ESPECIFICAR:...) - SIGILO PROFISSIONAL 4 5 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER EVENTOS E LAZER DIVULGAÇÃO DE EVENTOS 3 4 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER EVENTOS E LAZER PLANEJAMENTO DE EVENTOS 3 3 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER EVENTOS E LAZER RECEPÇÃO DE EVENTOS 3 4 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 2
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 3

Condições de Trabalho

Trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas. São empregados com carteira e se organizam em equipe, tendo supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno. A categoria de auxiliares foi extinta nos orgãos públicos e suas funções são realizadas pelos assistentes administrativos. Já no caso da área privada, a categoria de auxiliares e ajudantes parece estar em processo de extinção e suas funções sendo incorporadas pelos assistentes ou pelos estagiários. Os agentes de microcrédito atuam junto às comunidades, em ambientes abertos.

Exigências do mercado de trabalho

Para o acesso às ocupações dessa família ocupacional requer-se o ensino médio completo, um a dois anos de experiência profissional e para algumas das ocupações, curso básico de qualificação.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos;
  • preencher documentos;
  • acompanhar processos administrativos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender clientes e/ou fornecedores e/ou doadores;
  • prestar apoio logístico;
  • tratar documentos;
  • preparar relatórios, formulários e planilhas;
  • transmitir credibilidade;
  • conferir dados e datas;
  • arquivar documentos;
  • demonstrar persistência;
  • atualizar dados dos funcionários;
  • conferir material solicitado;
  • redigir atas;
  • submeter pareceres;
  • executar rotinas de admissão de pessoal;
  • fornecer informações sobre produtos e serviços;
  • levantar a necessidade de material;
  • identificar irregularidades nos documentos;
  • distribuir documentos;
  • auxiliar na elaboração da folha de pagamento;
  • controlar frequência dos funcionários;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • atualizar dados de planejamento;
  • trabalhar em equipe;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • preencher formulários e/ou cadastros;
  • registrar a entrada e saída de documentos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • encaminhar protocolos internos;
  • contornar situações adversas;
  • distribuir material de expediente;
  • localizar processos administrativos;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • demonstrar iniciativa;
  • registrar reclamações dos clientes;
  • convalidar publicação de atos;
  • verificar prazos estabelecidos;
  • demonstrar facilidade de comunicação;
  • solicitar compra de materiais;
  • expedir ofícios e memorandos;
  • efetuar cálculos;
  • elaborar correspondência;
  • dar suporte administrativo a área de treinamento;
  • demonstrar auto-controle;
  • identificar natureza das solicitações dos clientes;
  • demonstrar capacidade de empatia;
  • classificar documentos;
  • triar documentos;
  • executar rotinas de demissão de pessoal;
  • demonstrar criatividade;
  • controlar recepção e distribuição de benefícios - vale transporte etc.;
  • coletar dados;
  • atualizar cadastros;
  • dar apoio operacional para elaboração de manuais técnicos;
  • executar procedimentos de recrutamento e seleção;
  • orientar funcionários sobre direitos e deveres;
  • requisitar materiais;
  • demonstrar capacidade de adaptação de linguagem;
  • demonstrar proatividade;
  • providenciar devolução de material fora de especificação;
  • controlar material de expediente;
  • verificar documentos;
  • digitar textos e planilhas;
  • preparar minutas;

Divisões de categorias profissionais do CBO 4110-30

CBO 4110-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de auxiliar de pessoal que pertence ao grupo dos agentes, assistentes e auxiliares administrativos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Escriturários
      • Escriturários em geral, agentes, assistentes e auxiliares administrativos
        • Agentes, assistentes e auxiliares administrativos
Tabelas salariais em Excel cidade, estado e segmento

Cargos e salários CBO 4110-30 - Agentes, assistentes e auxiliares administrativos

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 411030 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 411030 em todos os estados e cidades do Brasil.

Salário Apontador de Cartões de Ponto

Apontador de Cartões de Ponto: Bahia

O profissional no cargo de Apontador de Cartões de Ponto CBO 4110-30 trabalhando em Bahia, ganha entre 1.868 e 3.005 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.204 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4110-30.
Salário Apontador de Cartões de Ponto Fortaleza

Apontador de Cartões de Ponto: Fortaleza, CE

O profissional no cargo de Apontador de Cartões de Ponto CBO 4110-30 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 1.812 e 2.837 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.396 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4110-30.
Salário Apontador de Cartões de Ponto Guarulhos

Apontador de Cartões de Ponto: Guarulhos, SP

O profissional no cargo de Apontador de Cartões de Ponto CBO 4110-30 trabalhando em Guarulhos - SP, ganha entre 2.134 e 3.290 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.036 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4110-30.
Salário Apontador de Cartões de Ponto

Apontador de Cartões de Ponto: Ceará

O profissional no cargo de Apontador de Cartões de Ponto CBO 4110-30 trabalhando em Ceará, ganha entre 1.783 e 2.791 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.988 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4110-30.