CBO 3772-25 - Árbitro de futebol de salão
Entenda o que fazem os Árbitros desportivos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Árbitro de futebol de salão e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Árbitro de futebol de salão
Atua na arbitragem em competições de futebol de salão (futsal), inspecionando a infraestrutura do local do evento, planificando a forma de atuação junto ao outro árbitro, com quem atuará na partida, conferindo a documentação dos atletas e da comissão técnica, aplicando, de forma padronizada, regras e regulamentos durante a competição, controlando a contagem do tempo, e registrando infrações, penalidades, substituições de atletas e cada gol marcado. Preenche a súmula da competição. Mantém-se atualizado em relação às inovações e às novas tecnologias criadas ou adaptadas para o futebol de salão. Atua de acordo com princípios de ética e cumpre legislação desportiva, regulamentos e regras de futebol de salão e normas regulamentares de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Examina o local da competição, averiguando as instalações e a quadra, para aprovação ou reprovação. Inspeciona as condições dos equipamentos da competição, solicitando sua regularização, quando necessário. Analisa questões de segurança, averiguando as condições de policiamento, a presença de assistência médica e as condições dos equipamentos de segurança. Relata as irregularidades constatadas em relação à infraestrutura geral do evento.
Planifica a forma de atuação junto ao outro árbitro, com quem atuará na partida. Confere a documentação dos atletas, autorizando sua participação na competição. Examina a documentação da comissão técnica. Reconhece e autoriza a presença do grupo de apoio, orientando o procedimento de sua atuação. Delimita a área de atuação da imprensa. Solicita o impedimento do acesso de pessoas não autorizadas à área de competição.
Comparece pontualmente, uniformizado, ao local da competição, para atuar – com o outro árbitro - na arbitragem da partida de futebol de salão.
Interpreta e aplica, de forma padronizada, regras e regulamentos durante a competição. Toma decisões e julga as ações dos competidores, atuando com imparcialidade, agindo como moderador junto aos atletas e mantendo a disciplina durante a competição.
Atua sempre que a interferência externa afete o bom andamento da competição, solicitando a retirada das pessoas não autorizadas. Decide, em interação com o outro árbitro, os casos não especificados nas regras e nos regulamentos.
Comunica-se durante a competição, executando gestos ou sinais técnicos e utilizando equipamentos sonoros e visuais. Mostra ao jogador cartão amarelo - que significa advertência - ou cartão vermelho - que significa expulsão -, quando um jogador comete uma infração contra o adversário ou desrespeita as regras do jogo. Estabelece comunicação com a equipe médica e com a equipe de segurança no caso de ocorrências.
Fiscaliza os procedimentos técnicos do futebol de salão. Controla a substituição de atletas. Acompanha a cronometragem, conferindo se a contagem do tempo é parada sempre que a bola estiver fora de campo.
Preenche a súmula da competição. Registra os atletas participantes da competição, identificando os capitães das equipes. Relata as ocorrências não previstas durante a competição. Registra as infrações, as penalidades, as substituições de atletas e cada gol marcado. Envia relatório à entidade de arbitragem a que se vincula.
Participa de cursos de arbitragem, de reuniões técnicas e de estágios relacionados à sua atuação profissional.
Estuda regras e regulamentos vigentes. Atualiza-se em relação às alterações das regras de arbitragem. Participa de cursos para promoção de categoria.
Mantém-se atualizado em relação às inovações em instrumentos de trabalho, uniformes, artefatos e outros objetos ou materiais usados no futebol de salão.
Conserva os instrumentos de trabalho limpos e em plenas condições de uso e funcionamento.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 2 | 2 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DE AUXÍLIO À ARBITRAGEM | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | ESPORTES E JOGOS | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | EXERCÍCIOS FÍSICOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PSICOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - PSICOLOGIA ESPORTIVA | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | INGLÊS INSTRUMENTAL | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - REDAÇÃO DE SÚMULAS DE COMPETIÇÕES DE FUTEBOL DE SALÃO (FUTSAL) | 4 | 4 | 4 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO | PROCESSO DECISÓRIO | 3 | 3 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | LIDERANÇA | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 2 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL | ÉTICA PROFISSIONAL | 4 | 4 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | PLANEJAMENTO ALIMENTAR | 2 | 2 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | CONDICIONAMENTO FÍSICO | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | MODALIDADES ESPORTIVAS | 2 | 2 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | ORGANIZAÇÃO ESPORTIVA | 2 | 2 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | REGRAS ESPORTIVAS | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | RENDIMENTO ESPORTIVO | 2 | 2 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - ARBITRAGEM DE COMPETIÇÕES DE FUTEBOL DE SALÃO (FUTSAL) | 5 | 5 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - ATRIBUIÇÕES E DEVERES DOS ÁRBITROS DE COMPETIÇÕES DE FUTEBOL DE SALÃO (FUTSAL) | 5 | 5 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - DOCUMENTAÇÃO DAS COMPETIÇÕES DE FUTEBOL DE SALÃO (FUTSAL) | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - EQUIPAMENTOS DE TRABALHO DO ÁRBITRO DE FUTEBOL DE SALÃO (FUTSAL) | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - EQUIPES DE ARBITRAGEM EM COMPETIÇÕES DE FUTEBOL DE SALÃO (FUTSAL): COMPOSIÇÃO, ATRIBUIÇÕES E FORMAS DE ATUAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - FUNCIONAMENTO DE PLACAR ELETRÔNICO | 4 | 4 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - GRUPOS DE APOIO DE ARBITRAGEM EM COMPETIÇÕES DE FUTEBOL DE SALÃO (FUSTSAL): COMPOSIÇÃO, ATRIBUIÇÕES E FORMAS DE ATUAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - INFRAESTRUTURA DAS QUADRAS DE FUTEBOL DE SALÃO (FUTSAL) | 2 | 2 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - REGRAS DE FUTEBOL DE SALÃO (FUTSAL) | 4 | 4 | 4 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - TESTES E REQUISITOS PARA ÁRBITROS DE FUTEBOL DE SALÃO (FUTSAL) DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL DE SALÃO (CBFS) E DA FEDERAÇÃO INTERNATIONAL DE FUTEBOL DE SALÃO (FIFUSA) | 3 | 4 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | ESPORTE | OUTROS CONHECIMENTOS DE ESPORTE (ESPECIFICAR:..) - TIPOS DE CAMPEONATOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE FUTEBOL DE SALÃO (FUTSAL) | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | INOVAÇÃO NA ÁREA DE ESPORTE | 2 | 2 | 2 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | TENDÊNCIAS DA ÁREA DE ESPORTE | 2 | 2 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA EXPLOSIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TAXA DE CONTROLE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ORIENTAÇÃO ESPACIAL | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NOS CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO | 3 |
Condições de Trabalho
Os profissionais trabalham nas diversas modalidades esportivas, atuando em competições, torneios, jogos e eventos oficiais, em entidades esportivas, recreativas ou associativas, no ensino etc. A grande maioria dos profissionais é autônoma e podem acumular a função de árbitro esportivo com outra ocupação na área, como atleta, professor, microempresário do esporte etc. Seu trabalho costuma se dar em datas e horários irregulares, seguindo calendário de eventos do esporte a que se vinculam. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições climáticas adversas, em posições desconfortáveis por longos períodos, sob pressão psicológica.Exigências do mercado de trabalho
As ocupações da família requerem diferentes níveis de escolaridade formal mínima, como o ensino fundamental e o ensino médio. A formação profissional pode se dar por meio de cursos de qualificação básicos, com cerca de duzentas horas de duração. A experiência profissional prévia desejável dos titulares varia entre mais de um e cinco anos, conforme a ocupação.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- aplicar regras e regulamentos;
- atender as solicitações da sua entidade;
- examinar a infra- estrutura geral do evento;
- administrar a competição esportiva;
- complementar a arbitragem;
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- participar de atividades de conhecimento e atualização de regras de arbitragem;
- manter condicionamento físico e psicológico;
- observar postura condizente com atividade de Árbitro desportivo;
- estabelecer comunicação com a equipe de segurança;
- evitar a sua atuação em competições que envolvam clubes/ atletas com os quais mantenha vínculos;
- reprovar o local da competição;
- prevenir a integridade física dos atletas;
- utilizar equipamentos visuais;
- averiguar as instalações;
- registrar as penalidades;
- evidenciar a sua capacitação física e mental durante a competição;
- usar as plenas condições físicas e mentais no exercício da atividade;
- respeitar a atuação dos componentes da equipe de arbitragem;
- atender as convocações de suas entidades;
- advertir verbalmente os atletas sobre possíveis punições;
- demonstrar capacidade de concentração;
- planificar a forma de atuação da equipe de arbitragem;
- preservar a disciplina durante a competição;
- excluir no transcorrer da competição componentes do grupo de apoio;
- solicitar a retirada das pessoas não autorizadas na área de competição;
- dominar regras e regulamentos em vigência;
- comparecer uniformizado aos locais de competição;
- praticar a modalidade;
- registrar a pontuação;
- examinar o local de competição;
- punir os atletas através de sinais e verbalização;
- executar gestos/ sinais técnicos;
- realizar provas teóricas e práticas de habilitação de arbitragem;
- comportar-se de forma ética quando atuante ou não nos eventos esportivos;
- demonstrar autoridade;
- demonstrar autocontrole emocional;
- estudar regras e regulamentos vigentes;
- respeitar os participantes do evento;
- estabelecer comunicação com a equipe médica;
- demonstrar capacidade de auto-crítica;
- preservar a consistência no transcorrer da competição;
- participar de cursos de arbitragem;
- assistir a atuação de outros árbitros para aperfeiçoamento;
- reciclar-se;
- autorizar a participação dos atletas;
- registrar as ocorrências não previstas durante a competição;
- utilizar equipamentos sonoros;
- demonstrar respeito pela hierarquia;
- demonstrar conhecimento sobre os fundamentos da modalidade;
- cadastrar-se na sua entidade;
- autorizar a presença do grupo de apoio;
- demonstrar bom senso;
- demonstrar idoneidade;
- operar o placar eletrônico ou manual;
- registrar as substituições;
- padronizar a aplicação das regras para a competição;
- interpretar regras e regulamentos;
- preencher a súmula da competição;
- demonstrar experiências acumuladas como competidor na modalidade;
- respeitar os atletas;
- manter a sua capacitação física e mental após a competição;
- demonstrar objetividade;
- demonstrar personalidade;
- confirmar participação em eventos/ competição;
- controlar a substituição de atletas;
- averiguar as condições de policiamento;
- tomar decisões durante a competição;
- conduzir-se com imparcialidade durante a competição;
- aprovar o local da competição;
- relatar as irregularidades nas instalações/ equipamentos;
- agir sempre que a interferência externa afete o bom andamento da competição;
- participar de reuniões técnicas;
- demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- controlar a cronometragem;
- participar de cursos para promoção de categoria;
- averiguar a presença de assistência médica;
- requerer dispensa de escala;
- solicitar o impedimento do acesso de pessoas não autorizadas a área de competição;
- decidir os casos não especificados nas regras/regulamentos;
- participar de estágios;
- apresentar atestado médico para a capacitação no exercício da sua atividade - ad;
- desenvolver visão periférica;
- comunicar os técnicos e capitães sobre o andamento da competição;
- reconhecer a presença do grupo de apoio;
- identificar o capitão da equipe;
- registrar os atletas participantes da competição;
- delimitar a área de atuação da imprensa;
- orientar o procedimento de atuação do grupo de apoio;
- enviar relatórios às suas entidades;
- informar a impossibilidade de atender a escala;
- reconhecer as funções dos componentes da equipe de arbitragem;
- estabelecer comunicação com a equipe de apoio;
- preparar-se fisica e psicologicamente para atuar na temporada;
- fiscalizar os procedimento técnicos de cada modalidade;
- julgar as ações dos competidores;
- evidenciar periodicamente a sua capacitação física e mental antes da competição;
- informar a disponibilidade;
- solicitar a regularização dos equipamentos;
- conscientizar- se das responsabilidades;
- conferir a documentação dos atletas e da comissão técnica;
- comparecer pontualmente aos locais de competição;
- averiguar as condições dos equipamentos da competição;
- retirar escala periódica;
- averiguar as condições dos equipamentos de segurança;
Divisões de categorias profissionais do CBO 3772-25
CBO 3772-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de Árbitro de futebol de salão que pertence ao grupo dos Árbitros desportivos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Técnicos de nível médio
-
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
-
-
- Atletas, desportistas
-
-
-
-
- Árbitros desportivos
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 3772-25 - Árbitros desportivos
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 377225 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 377225 em todos os estados e cidades do Brasil.