CBO 3771-05 - Atletas profissionais - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3771-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de atletas profissionais que pertence ao grupo dos atletas, desportistas, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Atletas profissionais CBO 3771-05 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3771-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos.
- Atletas, desportistas.
- Atletas profissionais.
Descrição dos cargos da categoria Atletas profissionais
Os Atletas profissionais CBO 3771-05 tomam parte como profissionais em competições e provas esportivas. Participam, individualmente ou coletivamente, de competições esportivas, em caráter profissional.
Condições de trabalho
Atletas profissionais os profissionais trabalham em clubes, agremiações esportivas, academias, órgãos da administração pública afetos aos esportes, no ensino etc. Não há regras comuns para todas as modalidades de esporte. Para obterem a profissionalização seguem, regras específicas das agremiações esportivas a que se vinculam, construindo, portanto, trajetórias diferenciadas, baseadas em diferentes combinações entre tempo de exercício do esporte, participação em jogos e eventos, premiações etc. A maioria trabalha como autônomo, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar submetidos a condições especiais de trabalho, como pressão psicológica, ruído intenso e altas temperaturas, bem como permanecer por longos períodos em posições desconfortáveis.
Exigências do mercado de trabalho
A escolaridade formal não é pré-condição para o exercício das ocupações desta família. A formação prática dos atletas profissionais pode se dar tanto por meio de treinos e exercícios realizados individual e/ou coletivamente, em geral, com a supervisão de treinadores ou técnicos, como por meio de participação em provas, competições, jogos e certames.
Funções dos Atletas profissionais CBO 3771-05
Atletas profissionais devem:
Atividades dos cargos CBO 3771-05
Entre as principais atribuições dos Atletas profissionais CBO 3771-05 estão as de:
- ser determinado;
- manter autoconfiança;
- ser disciplinado;
- ser sociável;
- ter espírito de liderança;
- manter boa relação com os meios de comunicação;
- ter perseverança;
- dominar o idioma português;
- manter autoestima;
- ter humildade;
- ser dedicado;
- manter o equilíbrio emocional;
- tomar decisões;
- ser ético;
- ter capacidade de lidar com a derrota;
- participar de programas sociais;
- respeitar técnico, árbitros e atletas;
- ter garra;
- trabalhar em equipe;
- adequar-se ao estilo de vida exigido pela profissão;
- ter seriedade;