CBO 3541-50 - Propagandista de produtos farmacêuticos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Propagandista de produtos farmacêuticos CBO 3541-50 divulga produtos farmacêuticos - novos medicamentos ou novos usos para produtos já utilizados, para promover e fomentar sua prescrição e consequente venda Atua em conformidade com legislação que regula o exercício da profissão, com princípios éticos, com normas de biossegurança e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3541-50 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Propagandista de produtos farmacêuticos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-50 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-50
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Propagandista de produtos farmacêuticos
O Propagandista de produtos farmacêuticos CBO 3541-50 realiza serviços de propaganda de produtos químico-farmacêuticos e biológicos em consultórios, empresas, farmácias, drogarias e estabelecimentos de serviços médicos, odontológicos, médico-veterinários e hospitalares, públicos e privados Planeja visitas, cadastrando ou atualizando dados e informações de clientes, fazendo itinerário de visitas e organizando material de trabalho.
Realiza visitas, apresentando tecnicamente produtos farmacêuticos, prestando esclarecimentos e distribuindo amostras grátis, para gerar demanda e estimular venda.
Pode atuar internamente, na empresa que representa, oferecendo sugestões sobre políticas de vendas e sobre formas de promoção de produto Pode acompanhar o cliente após a visita, verificando suas opiniões em relação ao produto e levantando informações para melhorar serviços de divulgação de produtos farmacêuticos.
Participa de palestras, seminários e eventos de atualização técnica Participa de lançamento de novos produtos.
Elabora relatórios de controle das metas.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-50 deve demonstrar competências pessoais, contatar Áreas internas da empresa, divulgar produtos e serviços, planejar visitas e contatos, participar de eventos, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-50
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Propagandista de produtos farmacêuticos CBO 3541-50
Um Propagandista de produtos farmacêuticos (ou sinônimo) deve planejar sequência de trabalho, relatar irregularidades dos produtos, divulgar eventos científicos, filtrar informações para melhorar serviços, participar de treinamento de técnica de venda, entregar brindes ao cliente, verificar opiniões do cliente, convidar clientes para lançamento de produtos, classificar clientes por potencial, demonstrar flexibilidade, treinar novos funcionários, receber indicação de futuros clientes, comunicar as transações realizadas, contatar clientes, requisitar material de divulgação, organizar material de trabalho, cumprir cotas de venda do produto, apresentar tabelas de preços, demonstrar senso ético, visitar área industrial da empresa, participar de cursos de aperfeiçoamento, trabalhar em equipe, participar de feiras relacionadas a área, checar irregularidades na entrega dos produtos, realizar pesquisas junto aos clientes, atualizar cadastro de clientes, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, fornecer amostras, assessorar os vendedores na venda, trabalhar sob pressão, implementar estratégias de marketing, obter informações de pré-venda, demonstrar capacidade de persuasão, demonstrar senso de organização, discutir estratégias com o superior, demonstrar capacidade de liderança, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, identificar necessidades do cliente, auxiliar na escolha dos produtos, demonstrar habilidade de comunicação verbal, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, contornar situações adversas, gerenciar verbas, explicar objetivos da visita, esclarecer dados científicos do produto, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, tomar decisões, discriminar tipos de produtos, convidar clientes para visitar empresa, participar de palestras relacionadas a área, gerar demanda de produtos, demonstrar criatividade, informar ao superior resultados de vendas, organizar eventos científicos, demonstrar resiliência, participar de lançamento de novos produtos, integrar novos funcionários, participar de reuniões, preparar cadastro de novos clientes, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, demonstrar capacidade de negociação, analisar potencial de clientes, intermediar apoio científico para clientes, dar retorno das sugestões ao cliente, demonstrar confiança, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, elaborar relatórios e estatísticas, consultar publicações técnicas, demonstrar características e benefícios do produto, agendar horário, pesquisar ações dos concorrentes, atender solicitação de clientes, relatar visitas, fazer itinerário de visitas.