CBO 3541-50 - Propagandista de produtos farmacêuticos

Entenda o que fazem os especialistas em promoção de produtos e vendas no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Propagandista de produtos farmacêuticos e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Propagandista de produtos farmacêuticos

O Propagandista de Produtos Farmacêuticos divulga produtos farmacêuticos - novos medicamentos ou novos usos para produtos já utilizados –, para promover e fomentar sua prescrição e consequente venda. Atua em conformidade com legislação que regula o exercício da profissão, com princípios éticos, com normas de biossegurança e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 3541-50

Conhecimento (4/8)
Habilidade (4/8)
Atitude (3/8)
Perfil Ocupacional (4/8)
Realiza serviços de propaganda de produtos químico-farmacêuticos e biológicos em consultórios, empresas, farmácias, drogarias e estabelecimentos de serviços médicos, odontológicos, médico-veterinários e hospitalares, públicos e privados.

Planeja visitas, cadastrando ou atualizando dados e informações de clientes, fazendo itinerário de visitas e organizando material de trabalho.

Realiza visitas, apresentando tecnicamente produtos farmacêuticos, prestando esclarecimentos e distribuindo amostras grátis, para gerar demanda e estimular venda.

Pode atuar internamente, na empresa que representa, oferecendo sugestões sobre políticas de vendas e sobre formas de promoção de produto.

Pode acompanhar o cliente após a visita, verificando suas opiniões em relação ao produto e levantando informações para melhorar serviços de divulgação de produtos farmacêuticos.

Participa de palestras, seminários e eventos de atualização técnica.

Participa de lançamento de novos produtos.

Elabora relatórios de controle das metas.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 5 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE PRODUTOS DE LABORATÓRIO FARMACÊUTICO E DE EQUIPAMENTOS MÉDICO-ODONTOLÓGICOS 4 5 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA QUÍMICA OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - QUÍMICA APLICADA 3 3 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 4 4
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA ANATOMIA 4 4 3
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA BIOLOGIA APLICADA 4 4 4
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA FISIOLOGIA 4 4 3
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOQUÍMICA BIOQUÍMICA GERAL 3 4 3
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO PROPAGANDA 4 4 4
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 4 5 4
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS INGLÊS INSTRUMENTAL 3 3 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL ÉTICA PROFISSIONAL 4 5 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO DE FÁRMACOS, MEDICAMENTOS E COSMÉTICOS FORMAS DE APRESENTAÇÃO DOS MEDICAMENTOS 4 4 4
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO DE FÁRMACOS, MEDICAMENTOS E COSMÉTICOS OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE PRODUÇÃO DE FÁRMACOS, MEDICAMENTOS E COSMÉTICOS (ESPECIFICAR:...) - FORMAS FARMACÊUTICAS 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE (CRM) 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS 5 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO PÓS-VENDA 5 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO PROCESSO DE VENDA 5 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING FUNDAMENTOS DE MARKETING 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING PERFIL DE CLIENTES 4 4 4
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR BIOSSEGURANÇA BOAS PRÁTICAS NA ÁREA DE SAÚDE 3 3 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR BIOSSEGURANÇA OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - BIOSSEGURANÇA 3 3 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR SERVIÇOS FARMACÊUTICOS FARMACOTÉCNICA 3 3 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR SERVIÇOS FARMACÊUTICOS USO CORRETO E CONSERVAÇÃO DOS MEDICAMENTOS 4 4 4
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR SERVIÇOS FARMACÊUTICOS OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS FARMACÊUTICOS (ESPECIFICAR:...) - ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS PARA PROPAGANDISTAS 4 5 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - TRABALHO SOB PRESSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 3 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO 3

Condições de Trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Contatar Áreas internas da empresa;
  • Planejar visitas e contatos;
  • Acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • Divulgar produtos e serviços;
  • Participar de eventos;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Demonstrar senso ético;
  • Fazer itinerário de visitas;
  • Demonstrar capacidade de liderança;
  • Contatar clientes;
  • Comunicar as transações realizadas;
  • Contornar situações adversas;
  • Gerar demanda de produtos;
  • Demonstrar senso de organização;
  • Demonstrar características e benefícios do produto;
  • Demonstrar resiliência;
  • Participar de palestras relacionadas a área;
  • Cumprir cotas de venda do produto;
  • Intermediar apoio científico para clientes;
  • Participar de treinamento de técnica de venda;
  • Trabalhar sob pressão;
  • Planejar sequência de trabalho;
  • Elaborar relatórios e estatísticas;
  • Requisitar material de divulgação;
  • Assessorar os vendedores na venda;
  • Participar de reuniões;
  • Analisar potencial de clientes;
  • Demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir;
  • Demonstrar confiança;
  • Convidar clientes para visitar empresa;
  • Classificar clientes por potencial;
  • Trabalhar em equipe;
  • Participar de feiras relacionadas a área;
  • Demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
  • Discriminar tipos de produtos;
  • Pesquisar ações dos concorrentes;
  • Relatar irregularidades dos produtos;
  • Esclarecer dados científicos do produto;
  • Visitar área industrial da empresa;
  • Participar de lançamento de novos produtos;
  • Demonstrar habilidade de comunicação verbal;
  • Explicar objetivos da visita;
  • Discutir estratégias com o superior;
  • Atender solicitação de clientes;
  • Consultar publicações técnicas;
  • Fornecer amostras;
  • Atualizar cadastro de clientes;
  • Obter informações de pré-venda;
  • Filtrar informações para melhorar serviços;
  • Gerenciar verbas;
  • Checar irregularidades na entrega dos produtos;
  • Receber indicação de futuros clientes;
  • Priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
  • Organizar eventos científicos;
  • Preparar cadastro de novos clientes;
  • Demonstrar capacidade de persuasão;
  • Organizar material de trabalho;
  • Informar ao superior resultados de vendas;
  • Implementar estratégias de marketing;
  • Realizar pesquisas junto aos clientes;
  • Apresentar tabelas de preços;
  • Entregar brindes ao cliente;
  • Integrar novos funcionários;
  • Agendar horário;
  • Divulgar eventos científicos;
  • Comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
  • Relatar visitas;
  • Demonstrar flexibilidade;
  • Demonstrar criatividade;
  • Identificar necessidades do cliente;
  • Participar de cursos de aperfeiçoamento;
  • Convidar clientes para lançamento de produtos;
  • Tomar decisões;
  • Sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
  • Demonstrar capacidade de negociação;
  • Esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
  • Verificar opiniões do cliente;
  • Treinar novos funcionários;
  • Dar retorno das sugestões ao cliente;
  • Auxiliar na escolha dos produtos;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-50

CBO 3541-50 é o Código Brasileiro da Ocupação de propagandista de produtos farmacêuticos que pertence ao grupo dos especialistas em promoção de produtos e vendas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas