CBO 3544-15 - Avaliador de bens móveis - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos leiloeiros e avaliadores
O profissional no cargo de Avaliador de bens móveis CBO 3544-15 elabora laudo de avaliação do valor de mercado de máquinas e equipamentos, veículos de transporte e outros bens móveis Inicia o processo de avaliação pela conferência e análise da documentação dos bens.
Efetua vistoria dos bens, para registro das características físicas e de utilização, análise de funcionamento, e avaliação do estado de conservação Executa pesquisa de mercado dos bens iguais ou similares junto a fornecedores e fabricantes, verificando a cotação de preços de bens novos e aplicando depreciação, ou efetuando a apuração de valor de bens usados e considerando as diferenças em relação aos bens em avaliação Faz tratamento e análise dos dados levantados, de acordo com a metodologia adotada de avaliação.
Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3544-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de leiloeiros e avaliadores que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Avaliador de bens móveis, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Leiloeiros e avaliadores CBO 3544-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3544-15
- Técnicos de nível médio.
- Leiloeiros e avaliadores.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Avaliador de bens móveis
O Avaliador de bens móveis CBO 3544-15 recebe solicitação de avaliação de bens móveis – tais como máquinas e equipamentos, veículos aéreos, terrestres e marítimos, móveis e utensílios, entre outros -, levantando a identificação do solicitante Verifica o objetivo da avaliação, podendo destinar-se a provar o valor de bens em processos judiciais e extrajudiciais - tais como dissoluções societárias, alienações, fusões, cisões, incorporações, entre outros, atualizar o valor de mercado dos ativos de uma empresa, estabelecer preço para compra e venda de empresas e negócios, determinar o valor para seguro, ou outra finalidade similar.
Realiza o planejamento dos serviços de avaliação, estabelecendo as etapas do trabalho e o cronograma de execução.
Seleciona o método de avaliação de bens – como método comparativo direto de dados de mercado, métodos de custos, entre outros - e os procedimentos a serem utilizados Identifica grau de agregação da avaliação, podendo considerar máquina isolada, linha de montagem, módulo, unidade industrial ou outra agregação de bens.
Confere e analisa a documentação disponível dos bens em avaliação Realiza vistoria para a confirmação da existência dos bens e para sua caracterização.
Registra características físicas e de utilização dos bens e outros aspectos relevantes para a avaliação.
Verifica cada bem em funcionamento, relatando situações identificadas que possam afetar o seu valor Avalia o estado de conservação de cada bem.
Fotografa os bens.
Elabora laudo da vistoria Faz pesquisa de mercado dos bens novos ou usados, junto aos fornecedores e fabricantes Verifica a cotação de preços de bens novos iguais ou similares e estabelece o valor depreciado, face à obsolescência, ao estado de conservação e à vida útil dos bens em avaliação.
Efetua apuração de valor de bens usados iguais ou similares para comparação, considerando as diferenças em relação aos bens em avaliação, tais como desempenhos operacionais (volume de produção e qualidade do produto produzido), estruturas construtivas dos bens e itens opcionais Explicita estudos, projetos ou perspectivas tecnológicas que possam vir a afetar o valor do bem em avaliação, apresentando as consequências e o prazo previsto de efetivação Faz tratamento e análise dos dados levantados, de acordo com a metodologia adotada de avaliação e considerando finalidade do laudo de avaliação.
Elabora o laudo da avaliação, apresentando os resultados da análise realizada e atribuindo valor ao bem móvel, em determinada data de referência e para uma finalidade predefinida Detalha, entre outros itens, identificação do solicitante, finalidade do laudo, grau de agregação da avaliação, identificação e caracterização do bem em avaliação, metodologia utilizada para avaliação, tratamento dos dados, e resultado da avaliação.
Pode emitir laudo de avaliação simplificado Organiza e arquiva cópia de documentos - físicos e digitais – relacionados ao processo de avaliação.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3544-15 deve divulgar leilões de bens móveis, imóveis e semoventes, demonstrar competências pessoais, captar leilões de bens móveis, imóveis e semoventes, organizar leilões de bens móveis, imóveis e semoventes, oficializar leilões e pareceres técnicos, avaliar bens móveis, imóveis e semoventes, armazenar bens, administrar leilões.
Condições de trabalho dessas profissões
Leiloeiros e avaliadores prestam serviços a pessoas, instituições públicas e privadas. Atuam em atividades imobiliárias, de extração de minerais, empresariais e artísticas, podendo, os leilões, serem feitos para indústrias, comércio ou serviços. Trabalham em empresas ou por conta-própria, em equipe e, ocasionalmente, com supervisão. O local de trabalho varia de ambientes fechados a céu aberto ou em veículos e os horários costumam ser irregulares. Podem trabalhar em posições desconfortáveis por longos períodos e sob pressão. Em algumas situações, o avaliador de bens móveis é exposto a materiais tóxicos e à radiação e o leiloeiro à agressão de pessoas durante leilão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3544-15
O exercício profissional é aberto a brasileiros, maiores de vinte e cinco anos que cumpram exigências de legislação específica. Os trabalhadores que exercem essas ocupações possuem escolaridade variada. Em geral, complementam sua formação com cursos cuja duração variam entre duzentas e quatrocentas horas.
Atividades exercidas por um Avaliador de bens móveis CBO 3544-15
Um Avaliador de bens móveis (ou sinônimo) deve atrair interessados ao leilão, vistoriar bens a serem leiloados, quantificar lotes, elaborar ordem de entrada dos bens, emitir laudo comercial, consultar tabelas de preço relacionadas aos bens, identificar lotes, aferir os preços com o mercado, pré-avaliar viabilidade de leilão, garantir guarda e segurança dos bens móveis, informatizar as operações, demonstrar habilidade em extrair informações, verificar procedência dos bens, averiguar documentação dos bens, demonstrar conhecimento básico sobre os produtos a serem leiloados, determinar local da guarda dos bens, transmitir credibilidade ao público, fotografar e filmar bens avaliados, examinar autencidade dos bens por meio de testes e provas, demonstrar acuidade auditiva e visual, analisar a origem, características e o estado dos bens, manter site na internet, separar lotes, registrar evidências do bem avaliado, zelar pela integridade dos bens móveis, manifestar perspicácia, elaborar laudo de vistoria, contratar pessoal de apoio, consultar histórico de vendas, evidenciar capacidade oratória, sugerir preço dos bens, movimentar estoques, providenciar o transporte dos bens, demonstrar noções de cálculo financeiro, manifestar desinibição, demonstrar capacidade de persuasão, discriminar bens, dar publicidade aos leilões, demonstrar habilidade no trato com o público, pesquisar o mercado, demonstrar agilidade de raciocínio, contratar apoio logístico para o evento, expor os lotes, determinar formas de armazenamento, elaborar catálogo de vendas, emitir laudo técnico, fornecer orientação e informação aos interessados, fechar contratos de prestação de serviços, disponibilizar documentação conforme normas dos órgãos fiscalizadores.