CBO 3541-25 - Assistente de vendas

Entenda o que fazem os especialistas em promoção de produtos e vendas no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Assistente de vendas e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Assistente de vendas

Assiste os responsáveis pelo setor comercial e os vendedores, apoiando o planejamento de ações para o processo de vendas, fazendo pesquisas sobre cliente potencial, cadastrando os clientes – inclusive na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente – e consultando a disponibilidade em estoque de produtos para venda. Auxilia na concretização da venda e acompanha os clientes no pós-venda. Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas. Segue procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Apoia o planejamento de ações para o processo de vendas, auxiliando na pesquisa de ações dos concorrentes, sugerindo novos mercados consumidores, analisando perfil e necessidades de cliente potencial, recebendo indicação de futuros clientes e realizando outras atividades solicitadas por responsáveis pelo setor comercial e por vendedores.

Pode auxiliar na elaboração de itinerário de visitas. Acompanha os vendedores em suas visitas aos clientes.

Pode receber pedidos e encaminhá-los aos vendedores.

Pode orientar o comprador nas escolhas das mercadorias, produtos e serviços, de acordo com suas necessidades.

Lança dados e atualiza cadastro de clientes - potenciais e efetivos -, inclusive em plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM). Armazena dados de clientes, tais como nome, endereço, número de celular e de telefone fixo, e-mail, profissão e emprego, preferência de produto ou serviço e compra efetivada.

Consulta a disponibilidade de produtos para venda, de acordo com os procedimentos de controle e programação de estoque.

Auxilia na análise de crédito do potencial cliente, na formatação das propostas comerciais e na elaboração de orçamentos.

Acompanha os clientes no pós-venda, prestando informações, comunicando alterações nos produtos e/ou serviços e esclarecendo dúvidas. Realiza troca e devolução de mercadorias e produtos, conforme legislação e normas da empresa.

Controla questionário de pesquisa de satisfação do cliente.

Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas, informando ao seu superior sobre os resultados alcançados.

Classifica clientes por faturamento. Controla informações sobre clientes inadimplentes.

Participa de lançamento de novos produtos, expondo produtos em locais definidos pela empresa.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 4 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO REDES SOCIAIS 3 4 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 4 5 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS 4 4 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO DE EMPRESA PLANO DE NEGÓCIOS 3 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS CUSTO 3 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DA QUALIDADE 4 5 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 4 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SAÚDE OCUPACIONAL 4 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO COMÉRCIO ELETRÔNICO (E-COMMERCE) 4 5 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE (CRM) 4 5 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO CÁLCULO DE MARGEM DE LUCRO 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO ORÇAMENTO 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO PÓS-VENDA 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO PROCESSO DE VENDA 5 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ESTIMATIVA DE TEMPO E DE RECURSOS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - FORMAÇÃO DE PREÇOS 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE VENDAS E DE NEGOCIAÇÃO 4 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING FORTALECIMENTO DE MARCA 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING FUNDAMENTOS DE MARKETING 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING PERFIL DE CLIENTES 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING PESQUISA MERCADOLÓGICA 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL NORMAS TÉCNICAS NA ÁREA COMERCIAL 3 3 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL (ESPECIFICAR:...) - NORMAS E PROCEDIMENTOS NA ÁREA DE VENDAS 4 4 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ASSESSORAMENTO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - TRABALHO SOB PRESSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 3

Condições de Trabalho

Trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • planejar visitas e contatos;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • demonstrar competências pessoais;
  • concretizar vendas;
  • sugerir políticas de vendas;
  • divulgar produtos e serviços;
  • participar de eventos;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
  • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
  • filtrar informações para melhorar serviços;
  • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
  • participar de reuniões;
  • analisar potencial de clientes;
  • treinar novos funcionários;
  • trabalhar sob pressão;
  • encaminhar cliente para cadastro;
  • visitar área industrial da empresa;
  • verificar clientes inadimplentes;
  • obter informações de pré-venda;
  • enviar mala direta aos clientes;
  • participar de cursos de aperfeiçoamento;
  • calcular custo do produto;
  • explicar objetivos da visita;
  • fornecer amostras;
  • participar de treinamento de técnica de venda;
  • demonstrar características e benefícios do produto;
  • classificar clientes por faturamento;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • demonstrar criatividade;
  • fazer itinerário de visitas;
  • definir participação no mercado;
  • definir autonomia para negociação;
  • discriminar tipos de produtos;
  • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
  • tirar pedidos de produtos;
  • participar de lançamento de novos produtos;
  • esclarecer dúvidas do pedido;
  • apresentar tabelas de preços;
  • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
  • participar de feiras relacionadas a área;
  • trabalhar em equipe;
  • contatar clientes;
  • contornar situações adversas;
  • demonstrar senso de organização;
  • convocar clientes para assembléia extraordinária;
  • demonstrar senso ético;
  • dar retorno das sugestões ao cliente;
  • identificar necessidades do cliente;
  • verificar opiniões do cliente;
  • pesquisar ações dos concorrentes;
  • demonstrar flexibilidade;
  • discutir estratégias com o superior;
  • expor produtos em locais definidos pela empresa;
  • informar ao superior resultados de vendas;
  • demonstrar resiliência;
  • convidar clientes para lançamento de produtos;
  • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
  • auxiliar na escolha dos produtos;
  • integrar novos funcionários;
  • explicar formas de pagamento;
  • demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir;
  • checar irregularidades na entrega dos produtos;
  • encaminhar documentação do cliente;
  • receber indicação de futuros clientes;
  • participar de palestras relacionadas a área;
  • demonstrar confiança;
  • sugerir novos mercados consumidores;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • requisitar troca de produtos;
  • apresentar proposta ao cliente;
  • cumprir cotas de venda do produto;
  • atender solicitação de clientes;
  • controlar vendas efetuadas;
  • verificar ficha cadastral do cliente;
  • requisitar material de consumo;
  • verificar prazo de entrega dos produtos;
  • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
  • requisitar material de divulgação;
  • definir estratégia de marketing;
  • agendar horário;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • prever vendas;
  • elaborar relatórios e estatísticas;
  • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
  • enviar brindes ao cliente;
  • tomar decisões;
  • convidar clientes para visitar empresa;
  • consultar publicações técnicas;
  • comunicar as transações realizadas;
  • preparar cadastro de novos clientes;

Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-25

CBO 3541-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de assistente de vendas que pertence ao grupo dos especialistas em promoção de produtos e vendas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos e salários CBO 3541-25 - Especialistas em promoção de produtos e vendas

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 354125 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Especialistas em promoção de produtos e vendas em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
3541-25 Assistente Comercial São José do Rio Preto, SP 44h 1.646
3541-25 Assistente Comercial Osasco, SP 43h 1.661
3541-25 Assistente Comercial Pouso Alegre, MG 44h 427
3541-25 Assistente de Vendas Sumaré, SP 43h 1.194
3541-25 Assistente de Vendas Boa Vista, RR 43h 450
3541-25 Assistente Comercial São Luís, MA 43h 1.582
3541-25 Assistente de Vendas Pinhais, PR 44h 514
3541-25 Assistente Comercial Rio Branco, AC 44h 401
3541-25 Assistente Comercial Jau, SP 44h 151
3541-25 Assistente Comercial Brasil 43h 283.668
3541-25 Assistente de Vendas Porto Alegre, RS 43h 4.196
3541-25 Assistente Comercial Bento Goncalves, RS 43h 437
3541-25 Assistente de Vendas Sertãozinho, SP 44h 226
3541-25 Assistente de Vendas Paulínia, SP 42h 213
3541-25 Assistente de Vendas Sergipe 43h 1.252
3541-25 Assistente de Vendas Divinópolis, MG 43h 568
3541-25 Assistente de Vendas João Pessoa, PB 44h 850
3541-25 Assistente de Vendas Vila Velha, ES 43h 1.197
3541-25 Assistente de Vendas Nova Iguaçu, RJ 43h 512
3541-25 Assistente de Vendas Farroupilha, RS 44h 211
3541-25 Assistente Comercial Novo Hamburgo, RS 44h 875
3541-25 Assistente Comercial Santa Catarina 43h 22.437
3541-25 Assistente Comercial Araçatuba, SP 44h 350
3541-25 Assistente Comercial Suzano, SP 43h 426
3541-25 Assistente de Vendas Bento Goncalves, RS 43h 437
3541-25 Assistente de Vendas Patos de Minas, MG 44h 336
3541-25 Assistente Comercial São Carlos, SP 44h 468
3541-25 Assistente Comercial Ribeirão Preto, SP 44h 2.330
3541-25 Assistente de Vendas Cachoeirinha, RS 44h 338
3541-25 Assistente de Vendas Cuiabá, MT 44h 1.476
3541-25 Assistente de Vendas Belém, PA 44h 1.396
3541-25 Assistente de Vendas Jarinu, SP 44h 73
3541-25 Assistente de Vendas Jaraguá do Sul, SC 44h 860
3541-25 Assistente de Vendas Governador Valadares, MG 43h 248
3541-25 Assistente de Vendas Rio Grande do Sul 43h 17.214
3541-25 Assistente Comercial Salvador, BA 44h 2.620
3541-25 Assistente Comercial Porto Velho, RO 44h 647
3541-25 Assistente Comercial Sorriso, MT 44h 343
3541-25 Assistente de Vendas Niterói, RJ 43h 770
3541-25 Assistente de Vendas Olinda, PE 44h 252
3541-25 Assistente de Vendas Maceió, AL 44h 1.257
3541-25 Assistente Comercial Macaé, RJ 43h 306
3541-25 Assistente de Vendas São Paulo 43h 116.466
3541-25 Assistente Comercial Gaspar, SC 44h 451
3541-25 Assistente Comercial Poa, SP 43h 250
3541-25 Assistente Comercial Gravatai, RS 44h 341
3541-25 Assistente Comercial Campinas, SP 43h 4.611
3541-25 Assistente Comercial Teresina, PI 43h 780
3541-25 Assistente de Vendas Rio Grande, RS 44h 134
3541-25 Assistente de Vendas Mogi-Guaçu, SP 42h 233

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial