CBO 3541-20 - Agente de vendas de serviços - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Agente de vendas de serviços CBO 3541-20 promove a venda de prestação de serviços a empresas ou instituições, planejando estratégias, divulgando os serviços oferecidos e entrando em contato com potenciais clientes Concretiza vendas e realiza o acompanhamento da prestação de serviços, fornecendo informações e providenciando apoio técnico ao cliente.
Coleta sugestões para aprimorar o serviço e a política de vendas Segue procedimentos, políticas de venda e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Agente de vendas de serviços, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-20
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
- Técnicos de nivel médio em operações comerciais.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
O que faz um Agente de vendas de serviços
O Agente de vendas de serviços CBO 3541-20 promove a venda de prestação de serviços, tais como proteção contra roubos e incêndios, limpeza, portaria, entre outros Planeja sua atuação de acordo com o plano de vendas da empresa.
Pesquisa ações dos concorrentes, discute estratégias com o superior e analisa clientes potenciais.
Cadastra clientes Pode elaborar roteiro de visitas.
Apresenta e divulga os serviços oferecidos, utilizando técnicas mercadológicas Contata potenciais clientes, podendo enviar mala direta ou usar estratégias digitais (e-mail, redes sociais ou outras).
Identifica as necessidades de serviços das empresas, utilizando recursos e técnicas de vendas e de negociação.
Pode expor características e benefícios do serviço, informar seus dados técnicos, apresentar tabelas de preços e mostrar formas de pagamento Relaciona-se com os clientes seguindo procedimentos do tipo de canal de vendas.
Organiza e elabora documentos para o fechamento da venda, conforme procedimentos fiscais e da empresa.
Providencia atualização dos dados do cliente, prepara especificações dos serviços, elabora termos de crédito ou contrato e estabelece prazo para início da prestação de serviço Controla o processo de venda de serviços, acompanhando-o desde sua aprovação até a fase final, para evitar ou corrigir falhas eventuais Realiza o acompanhamento da prestação de serviços, recebendo reclamações, providenciando apoio técnico para solucionar problemas, fornecendo informações e sanando dúvidas dos clientes.
Atua de forma a manter os clientes que conquistou Aplica pesquisa de satisfação do cliente e usa outras técnicas para levantar sugestões para aprimorar o serviço e a política de vendas Elabora relatórios e estatísticas.
Consulta publicações técnicas Participa de feiras relacionadas à venda de serviços.
Entra em contato com áreas internas da empresa, requisitando material de divulgação, encaminhando documentação do cliente e checando irregularidades na prestação de serviços Utiliza sistemas informatizados para informar e controlar vendas e pós-venda.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-20 deve divulgar produtos e serviços, contatar Áreas internas da empresa, sugerir políticas de vendas, planejar visitas e contatos, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, concretizar vendas, demonstrar competências pessoais, participar de eventos.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-20
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Agente de vendas de serviços CBO 3541-20
Um Agente de vendas de serviços (ou sinônimo) deve explicar formas de pagamento, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, discriminar tipos de serviços, discriminar tipos de produtos, integrar novos funcionários, renovar contratos, discutir estratégias com o superior, checar irregularidades na entrega dos produtos, encaminhar documentação do cliente, demonstrar capacidade de persuasão, enviar mala direta aos clientes, alterar contratos de clientes, requisitar material de consumo, filtrar informações para melhorar serviços, consultar publicações técnicas, demonstrar habilidade de comunicação verbal, informar ao superior resultados de vendas, demonstrar criatividade, expor produtos em locais definidos pela empresa, enviar brindes ao cliente, treinar novos funcionários, calcular custo do produto, comunicar as transações realizadas, trabalhar em equipe, apresentar proposta ao cliente, definir autonomia para negociação, entrevistar novos candidatos, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, orientar cliente e revendedor na distribuição de display, agendar horário, contornar situações adversas, demonstrar senso de organização, preparar cadastro de novos clientes, fazer itinerário de visitas, verificar opiniões do cliente, cumprir cotas de venda do produto, elaborar relatórios e estatísticas, receber indicação de futuros clientes, esclarecer dúvidas do contrato, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, sugerir novos mercados consumidores, auxiliar na escolha dos produtos, prever vendas, transmitir pedido de venda ao escritório central, controlar vendas efetuadas, esclarecer dúvidas do pedido, trabalhar sob pressão, tirar pedidos de produtos, participar de feiras relacionadas a área, participar de reuniões, demonstrar capacidade de negociação, obter informações de pré-venda, tomar decisões, encaminhar cliente para cadastro, participar de cursos de aperfeiçoamento, verificar ficha cadastral do cliente, demonstrar confiança, demonstrar características e benefícios do produto, participar de treinamento de técnica de venda, visitar cliente pós-venda, assessorar os vendedores na venda, estabelecer prazos de entrega dos produtos, preencher contrato, requisitar material de divulgação, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, definir estratégia de marketing, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, verificar prazo de entrega dos produtos, apresentar tabelas de preços, identificar necessidades do cliente, atender solicitação de clientes, pesquisar ações dos concorrentes, convidar clientes para lançamento de produtos, convidar clientes para visitar empresa, visitar área industrial da empresa, participar de palestras relacionadas a área, classificar clientes por faturamento, dar retorno das sugestões ao cliente, participar de lançamento de novos produtos, analisar potencial de clientes, demonstrar senso ético, definir participação no mercado, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, explicar objetivos da visita, demonstrar flexibilidade, divulgar ações promocionais aos funcionários, demonstrar resiliência, contatar clientes, demonstrar capacidade de liderança.