CBO 3541-20 - Agente de vendas de serviços

Entenda o que fazem os especialistas em promoção de produtos e vendas no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Agente de vendas de serviços e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Agente de vendas de serviços

O Agente de Vendas de Serviços promove a venda de prestação de serviços a empresas ou instituições, planejando estratégias, divulgando os serviços oferecidos e entrando em contato com potenciais clientes. Concretiza vendas e realiza o acompanhamento da prestação de serviços, fornecendo informações e providenciando apoio técnico ao cliente. Coleta sugestões para aprimorar o serviço e a política de vendas. Segue procedimentos, políticas de venda e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas do Cargo CBO 3541-20

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (3/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Promove a venda de prestação de serviços, tais como proteção contra roubos e incêndios, limpeza, portaria, entre outros.

Planeja sua atuação de acordo com o plano de vendas da empresa. Pesquisa ações dos concorrentes, discute estratégias com o superior e analisa clientes potenciais.

Cadastra clientes. Pode elaborar roteiro de visitas.

Apresenta e divulga os serviços oferecidos, utilizando técnicas mercadológicas. Contata potenciais clientes, podendo enviar mala direta ou usar estratégias digitais (e-mail, redes sociais ou outras).

Identifica as necessidades de serviços das empresas, utilizando recursos e técnicas de vendas e de negociação. Pode expor características e benefícios do serviço, informar seus dados técnicos, apresentar tabelas de preços e mostrar formas de pagamento. Relaciona-se com os clientes seguindo procedimentos do tipo de canal de vendas.

Organiza e elabora documentos para o fechamento da venda, conforme procedimentos fiscais e da empresa. Providencia atualização dos dados do cliente, prepara especificações dos serviços, elabora termos de crédito ou contrato e estabelece prazo para início da prestação de serviço. Controla o processo de venda de serviços, acompanhando-o desde sua aprovação até a fase final, para evitar ou corrigir falhas eventuais.

Realiza o acompanhamento da prestação de serviços, recebendo reclamações, providenciando apoio técnico para solucionar problemas, fornecendo informações e sanando dúvidas dos clientes. Atua de forma a manter os clientes que conquistou.

Aplica pesquisa de satisfação do cliente e usa outras técnicas para levantar sugestões para aprimorar o serviço e a política de vendas.

Elabora relatórios e estatísticas. Consulta publicações técnicas.

Participa de feiras relacionadas à venda de serviços.

Entra em contato com áreas internas da empresa, requisitando material de divulgação, encaminhando documentação do cliente e checando irregularidades na prestação de serviços. Utiliza sistemas informatizados para informar e controlar vendas e pós-venda.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 4 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO REDES SOCIAIS 3 4 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO TRABALHISTA 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 4 5 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS 4 4 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO DE EMPRESA PLANO DE NEGÓCIOS 3 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS CUSTO 3 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DA QUALIDADE 4 5 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 4 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SAÚDE OCUPACIONAL 4 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO COMÉRCIO ELETRÔNICO (E-COMMERCE) 4 5 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE (CRM) 4 5 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO CÁLCULO DE MARGEM DE LUCRO 3 3 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO ORÇAMENTO 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO PÓS-VENDA 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO PROCESSO DE VENDA 5 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO DE VENDAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ESTIMATIVA DE TEMPO E DE RECURSOS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - FORMAÇÃO DE PREÇOS 3 4 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES SOBRE SERVIÇOS DE LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS 4 4 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE VENDAS E DE NEGOCIAÇÃO 4 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING FUNDAMENTOS DE MARKETING 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING PERFIL DE CLIENTES 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING PESQUISA MERCADOLÓGICA 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL NORMAS TÉCNICAS NA ÁREA COMERCIAL 3 3 2
LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA LIMPEZA, CONSERVAÇÃO, PORTARIA, VIGILÂNCIA, ZELADORIA E MANUTENÇÃO DE EDIFÍCIOS E DE ÁREAS PÚBLICAS NORMAS REGULAMENTADORAS EM LIMPEZA E CONSERVAÇÃO 3 4 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - TRABALHO SOB PRESSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 4

Condições de Trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • Demonstrar competências pessoais;
  • Concretizar vendas;
  • Contatar Áreas internas da empresa;
  • Acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • Divulgar produtos e serviços;
  • Participar de eventos;
  • Planejar visitas e contatos;
  • Sugerir políticas de vendas;
  • Visitar cliente pós-venda;
  • Esclarecer dúvidas do contrato;
  • Integrar novos funcionários;
  • Definir autonomia para negociação;
  • Participar de reuniões;
  • Demonstrar capacidade de persuasão;
  • Checar irregularidades na entrega dos produtos;
  • Requisitar material de consumo;
  • Comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
  • Verificar prazo de entrega dos produtos;
  • Treinar novos funcionários;
  • Expor produtos em locais definidos pela empresa;
  • Divulgar ações promocionais aos funcionários;
  • Contornar situações adversas;
  • Sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
  • Contatar clientes;
  • Demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
  • Demonstrar confiança;
  • Participar de palestras relacionadas a área;
  • Priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
  • Alterar contratos de clientes;
  • Preparar cadastro de novos clientes;
  • Preencher contrato;
  • Estabelecer prazos de entrega dos produtos;
  • Orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
  • Participar de treinamento de técnica de venda;
  • Obter informações de pré-venda;
  • Esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
  • Encaminhar documentação do cliente;
  • Explicar formas de pagamento;
  • Informar ao superior resultados de vendas;
  • Demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir;
  • Discriminar tipos de serviços;
  • Assessorar os vendedores na venda;
  • Consultar publicações técnicas;
  • Definir estratégia de marketing;
  • Analisar potencial de clientes;
  • Demonstrar senso ético;
  • Atender solicitação de clientes;
  • Sugerir novos mercados consumidores;
  • Cumprir cotas de venda do produto;
  • Discriminar tipos de produtos;
  • Tirar pedidos de produtos;
  • Participar de feiras relacionadas a área;
  • Auxiliar na escolha dos produtos;
  • Trabalhar sob pressão;
  • Receber indicação de futuros clientes;
  • Participar de lançamento de novos produtos;
  • Elaborar relatórios e estatísticas;
  • Calcular custo do produto;
  • Tomar decisões;
  • Apresentar tabelas de preços;
  • Demonstrar habilidade de comunicação verbal;
  • Enviar mala direta aos clientes;
  • Demonstrar criatividade;
  • Transmitir pedido de venda ao escritório central;
  • Encaminhar cliente para cadastro;
  • Trabalhar em equipe;
  • Demonstrar características e benefícios do produto;
  • Controlar vendas efetuadas;
  • Prever vendas;
  • Convidar clientes para lançamento de produtos;
  • Enviar brindes ao cliente;
  • Demonstrar flexibilidade;
  • Demonstrar capacidade de negociação;
  • Renovar contratos;
  • Apresentar proposta ao cliente;
  • Visitar área industrial da empresa;
  • Explicar objetivos da visita;
  • Fazer itinerário de visitas;
  • Verificar ficha cadastral do cliente;
  • Discutir estratégias com o superior;
  • Controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
  • Dar retorno das sugestões ao cliente;
  • Demonstrar capacidade de liderança;
  • Filtrar informações para melhorar serviços;
  • Entrevistar novos candidatos;
  • Demonstrar senso de organização;
  • Verificar opiniões do cliente;
  • Requisitar material de divulgação;
  • Pesquisar ações dos concorrentes;
  • Identificar necessidades do cliente;
  • Comunicar as transações realizadas;
  • Classificar clientes por faturamento;
  • Agendar horário;
  • Demonstrar resiliência;
  • Convidar clientes para visitar empresa;
  • Participar de cursos de aperfeiçoamento;
  • Esclarecer dúvidas do pedido;
  • Definir participação no mercado;

Profissões da Família Ocupacional

Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-20

CBO 3541-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de agente de vendas de serviços que pertence ao grupo dos especialistas em promoção de produtos e vendas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas