CBO 3532-35 - Chefe de serviços bancários - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em operações e serviços bancários
O profissional no cargo de Chefe de serviços bancários CBO 3532-35 chefia serviços voltados a operações financeiras e atividades rotineiras de agências, departamentos e postos de atendimento bancário Presta atendimento a clientes internos e externos.
Coordena e supervisiona equipes de trabalho Observa preceitos de sigilo de informações Atua em conformidade com disposições normativas e procedimentos relativos a crédito, investimentos e câmbio do Banco Central e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3532-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em operações e serviços bancários que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 3532-35
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
- Técnicos de nível médio em operações financeiras.
- Técnicos em operações e serviços bancários.
O que faz um Chefe de serviços bancários
O Chefe de serviços bancários CBO 3532-35 coordena os serviços relacionados às operações financeiras, avaliando os procedimentos e os sistemas operacionais Faz recomendações para melhorias nos processos.
Analisa informações e relatórios referentes às operações.
Pode verificar documentação pendente em processos de financiamento e investimento, cobrando uma rápida solução Pode conferir a aplicação de normas e regras internas e externas, apontando falhas e encaminhando providências para corrigi-las.
Acompanha o movimento dos caixas e da tesouraria, monitorando o fluxo de dinheiro em espécie, cheques e de outros documentos de compensação Recomenda recolhimento de depósitos e pagamentos em caixas eletrônicos da agência para envio à tesouraria da agência e/ou a departamentos específicos do banco.
Pode analisar problemas ocorridos em transações interbancárias, intervindo para solucionar as pendências.
Estabelece e mantém relacionamentos com clientes individuais e empresariais, fornecendo-lhes esclarecimentos e discutindo possíveis soluções, para resolver problemas por eles apresentados na prestação de serviços bancários Prepara relatórios operacionais ou de risco, para análise da administração do banco.
Participa do planejamento da quantidade e da definição dos perfis dos profissionais que trabalham em serviços relacionados a operações financeiras e em atividades rotineiras de agências, departamentos e postos de atendimento bancário.
Participa da seleção de pessoal e da distribuição de tarefas Controla assiduidade e pontualidade Remaneja recursos humanos e disponibiliza pessoal para outras áreas.
Motiva as equipes, podendo conceder prêmios, folgas e benefícios Sugere promoção de funcionários Participa de decisão sobre demissões.
Supervisiona o trabalho das equipes Avalia o desempenho de funcionários, indicando os que devem participar de programas de treinamento.
Pode realizar o monitoramento e a avaliação de serviços prestados por terceiros Interage com as demais áreas do banco, trocando informações e analisando alternativas para ampliar e aperfeiçoar os serviços bancários prestados.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3532-35 deve demonstrar competências pessoais, atender clientes internos e externos, administrar movimento dos caixas e da tesouraria, coordenar recursos humanos, preparar movimento para compensação, processar operações de crédito, câmbio e serviços, gerir sistema de normas internas e externas, controlar operações de financiamento e de investimento.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em operações e serviços bancários rabalham em bancos e outras instituições de intermediação financeira como empregados assalariados, com registro em carteira, organizam- se em equipe, sob supervisão permanente, em ambientes fechados, nos horários diurnos, sob condições normais de trabalho.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3532-35
Para o exercício dessas ocupações requer-se formação de nível médio, seguida de cursos orientados para o trabalho, nas próprias instituiões. O pleno desempenho das atividades ocorre após um a dois anos de experiência, atuando sob supervisão constante de profissionais mais experientes.
Atividades exercidas por um Chefe de serviços bancários CBO 3532-35
Um Chefe de serviços bancários (ou sinônimo) deve avaliar desempenho de funcionários, recolher numerário a tesouraria, atualizar sistema de normas e regras, cumprir normas e regras internas e externas, checar documentos recebidos, administrar situações adversas, suprir caixas eletrônicos da agência, instruir funcionários sobre aplicação de normas e regras, demonstrar rapidez de raciocínio, motivar equipe - prêmios, folgas, benefícios, calcular saldos devedores e juros, monitorar serviços de terceiros - transportadora de valores, cobrar cumprimento das tarefas diárias, efetuar controle contábil, receber malotes, delegar funções, trabalhar em equipe, recolher depósitos e pagamentos em caixas eletrônicos da agência, demonstrar visão estratégica, abrir caixas, sanar dúvidas sobre rotinas, remanejar recursos humanos, solicitar liberação de recursos para operações de crédito, câmbio e serviços, demonstrar persuasão, devolver cheques irregulares, proceder lançamentos de acertos, suprir caixas, processar transações dos meios remotos - caixa expresso, demonstar dinamismo, separar numerário em lotes, atender às solicitações de reserva para saques, transmitir arquivos via sistema, montar lotes de documentos, demonstrar iniciativa, processar borderôs, sugerir promoção de funcionários, interpretar normas e regras internas e externas, demonstrar comprometimento, enviar malotes, separar documentos, treinar funcionários, encaminhar reclamações de clientes para o setor competente, orientar clientes, zelar pela segurança do numerário da agência, demonstrar espírito empreendedor, solicitar numerário, emitir contratos ou aditivos de financiamento e de prestação de serviços, fechar malotes, dar suporte para outras áreas, contar numerário, participar da seleção de funcionários, demonstrar flexibilidade, obter autorização de cliente para operações, participar do desligamento de funcionários, efetuar transações entre contas, monitorar fluxo de numerário e de cheques, conciliar movimento físico e contábil, disponibilizar funcionários para outras áreas, inspecionar aplicação de normas e regras, fiscalizar assiduidade e pontualidade, monitorar caixas eletrônicos da agência, administrar saldo de reserva - limite para pernoite, demonstrar equilíbrio emocional, demonstrar comunicabilidade, registrar ocorrências no sistema, conferir documentação de clientes - pessoas física e jurídica e da operação, demonstrar segurança, prever necessidade de numerário, distribuir tarefas, coordenar trabalhos dos funcionários, pesquisar informações sobre operações e documentação de clientes, supervisionar operações dos caixas, fornecer troco, demonstrar capacidade de análise técnica, fechar os caixas, retirar documentos dos caixas, assimilar mudanças, estabelecer horários para entrega de numerário, demonstrar criatividade, recolher excedente dos caixas, tutelar objetos e documentos, verificar documentação pendente, tomar decisões, classificar documentos, enquadrar operações às normas internas e externas.