CBO 3532-05 - Técnico de operações e serviços bancários – câmbio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em operações e serviços bancários

O profissional no cargo de Técnico de operações e serviços bancários – câmbio CBO 3532-05 realiza serviços bancários relativos a câmbio comercial e de turismo, processando e controlando operações, aplicando sistemas de normas e registrando as operações em sistema de informações do Banco Central do Brasil Emite contrato de câmbio, carta de crédito e outros documentos.

Presta atendimento a clientes internos e externos Observa preceitos de sigilo de informações Atua em conformidade com disposições normativas e procedimentos - relativos ao mercado de câmbio - do Banco Central do Brasil e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 3532-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em operações e serviços bancários que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Técnico de operações e serviços bancários – câmbio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em operações e serviços bancários CBO 3532-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3532-05

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos em operações e serviços bancários.
      • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.

O que faz um Técnico de operações e serviços bancários – câmbio

O Técnico de operações e serviços bancários – câmbio CBO 3532-05 atende cliente – pessoa física ou jurídica - para compra e venda de moeda estrangeira, venda de cartões internacionais e compra de cheques internacionais Realiza os serviços bancários relativos a câmbio comercial e de turismo, conferindo documentação do cliente e da operação que envolve moeda estrangeira.

Enquadra a operação às normas internas e externas.

Calcula custo de operação de câmbio (VET - Valor efetivo total) Realiza negociações de taxas.

Emite contrato de câmbio, carta de crédito e outros documentos Registra as operações de câmbio, inclusive para importação, exportação e remessa financeira, no Sistema Integrado de Registro de Operações de Câmbio (Sistema Câmbio) - Sistema de Informação do Banco Central (Sisbacen).

Efetua transações de troca de moedas entre bancos, como câmbio e cobertura ou segurança (hedge).

Realiza controle contábil e faz lançamentos de acertos Controla operações de financiamento, alimentando o sistema com informações e verificando documentação pendente.

Notifica clientes em débito e encaminha processos para cobrança judicial.

Executa baixa ou liquidação de operações Elabora relatórios sobre posição de carteiras Participa da gestão do sistema de normas internas e externas, fazendo sua atualização e inspecionando sua aplicação.

Instrui e orienta funcionários sobre a aplicação das normas e regras, podendo contatar órgão governamentais – tais como Receita Federal e Banco Central do Brasil -, para solicitação de esclarecimentos ou informações complementares Presta atendimento a clientes internos e externos – inclusive instituições e clientes internacionais -, esclarecendo dúvidas e dando orientações Obtém autorização de cliente para operações.

Encaminha reclamações de clientes para o setor competente Presta informações a outras áreas da instituição financeira sobre operações cambiais.

Pode treinar funcionários Recebe malotes, checando os documentos recebidos Pode organizar e arquivar – em meio físico e eletrônico – documentos.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3532-05 deve preparar movimento para compensação, processar operações de crédito, câmbio e serviços, atender clientes internos e externos, demonstrar competências pessoais, gerir sistema de normas internas e externas, controlar operações de financiamento e de investimento, coordenar recursos humanos.

Condições de trabalho dessas profissões

Técnicos em operações e serviços bancários rabalham em bancos e outras instituições de intermediação financeira como empregados assalariados, com registro em carteira, organizam- se em equipe, sob supervisão permanente, em ambientes fechados, nos horários diurnos, sob condições normais de trabalho.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3532-05

Para o exercício dessas ocupações requer-se formação de nível médio, seguida de cursos orientados para o trabalho, nas próprias instituiões. O pleno desempenho das atividades ocorre após um a dois anos de experiência, atuando sob supervisão constante de profissionais mais experientes.

Atividades exercidas por um Técnico de operações e serviços bancários – câmbio CBO 3532-05

Um Técnico de operações e serviços bancários – câmbio (ou sinônimo) deve notificar clientes em débito, demonstrar equilíbrio emocional, trabalhar em equipe, demonstar dinamismo, checar documentos recebidos, encaminhar reclamações de clientes para o setor competente, receber malotes, interpretar normas e regras internas e externas, demonstrar persuasão, demonstrar flexibilidade, efetuar controle contábil, demonstrar comunicabilidade, demonstrar espírito empreendedor, dar suporte para outras áreas, administrar situações adversas, solicitar liberação de recursos para operações de crédito, câmbio e serviços, contatar órgãos governamentais - bc, bndes, srf, contatar instituições ou clientes internacionais, sanar dúvidas sobre rotinas, demonstrar criatividade, instruir funcionários sobre aplicação de normas e regras, verificar documentação pendente, proceder lançamentos de acertos, demonstrar rapidez de raciocínio, encaminhar processos para cobrança judicial, conferir documentação de clientes - pessoas física e jurídica e da operação, demonstrar iniciativa, demonstrar visão estratégica, demonstrar comprometimento, tomar decisões, executar baixa ou liquidação de operação, demonstrar capacidade de análise técnica, cumprir normas e regras internas e externas, elaborar relatórios sobre posição de carteiras, trocar moedas entre bancos - câmbio e hedge, assimilar mudanças, atualizar sistema de normas e regras, registrar importação, exportação e remessa financeira no banco central - sisbacen, orientar clientes, controlar prazo de validade de carta de crédito, efetuar transações entre contas, transmitir arquivos via sistema, enquadrar operações às normas internas e externas, demonstrar segurança, treinar funcionários, inspecionar aplicação de normas e regras, obter autorização de cliente para operações, emitir contratos ou aditivos de financiamento e de prestação de serviços, alimentar sistema com informações pertinentes às carteiras, pesquisar informações sobre operações e documentação de clientes, emitir carta de crédito.

Cargos e salários CBO 3532-05 - Técnicos em operações e serviços bancários

Salário Técnico de Operações e Serviços Bancários - Cambio

Técnico de Operações e Serviços Bancários - Cambio: Brasil

  • 352
  • Brasil
  • 4.481 - 10.964
  • 41h
O profissional no cargo de Técnico de Operações e Serviços Bancários - Cambio CBO 3532-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.481 e 10.964 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 352 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3532-05.