CBO 3532-20 - Técnico de operações e serviços bancários - leasing

Entenda o que fazem os técnicos em operações e serviços bancários no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Técnico de operações e serviços bancários - leasing e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Técnico de operações e serviços bancários - leasing

Realiza serviços bancários relativos a arrendamento mercantil (leasing), processando e controlando operações de leasing financeiro e leasing operacional. Emite contratos, aditivos e outros documentos. Presta atendimento a clientes internos e externos. Observa preceitos de sigilo de informações. Atua em conformidade com disposições normativas e procedimentos - relativos ao leasing - do Banco Central do Brasil e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (4/8)
Habilidade (4/8)
Atitude (3/8)
Perfil Ocupacional (4/8)
Executa serviços bancários relativos a operações de leasing financeiro e leasing operacional. Confere documentação do cliente, documentação dos bens móveis e imóveis arrendados e demais documentos que compõem a operação de arrendamento mercantil. Enquadra a operação às normas internas e externas.

Calcula custo de operações de financiamento (CET – Custo efetivo total). Realiza negociação de taxas. Emite contratos, aditivos e outros documentos.

Registra a operação no Sistema de Informações de Créditos (SCR) do Banco Central do Brasil.

Efetua controle contábil, concilia valores e procede lançamento de acerto, quando necessário.

Controla operação de arrendamento mercantil, verificando documentação pendente, recebendo e averiguando documentos e alimentando sistema com informações. Acompanha inadimplência, notifica clientes em débito, repactua dívidas e encaminha processos para cobrança judicial. Controla processos enviados para cobrança judicial. Executa baixa ou liquidação de operação. Elabora relatórios sobre posição de carteira de arrendamento mercantil.

Participa da gestão do sistema de normas internas e externas, fazendo sua atualização e inspecionando sua aplicação. Instrui e orienta funcionários sobre a aplicação das normas e regras, podendo contatar órgãos governamentais – tais como Receita Federal e Banco Central do Brasil -, para solicitação de esclarecimentos ou informações complementares.

Presta atendimento a clientes internos e externos, esclarecendo dúvidas, atualizando dados cadastrais e dando orientações. Calcula saldos devedores e juros e pesquisa operações e documentação, para prestar informações aos clientes. Obtém autorização de cliente para operações. Encaminha reclamações de cliente para o setor competente.

Presta informações a outras áreas da instituição financeira sobre operações de leasing. Pode treinar funcionários.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 3 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SISTEMA DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS – COSIF 3 3 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE CRÉDITOS – SCR 3 3 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 3 3 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 4
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 4 4 4
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS INOVAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS OTIMIZAÇÃO DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - PREPARAÇÃO DE DOCUMENTOS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS DE ARQUIVO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS ROTINAS CONTÁBEIS 4 3 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS ROTINAS FINANCEIRAS 4 3 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS ROTINAS TRIBUTÁRIAS 3 2 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL ÉTICA PROFISSIONAL 5 5 5
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL VALORES 5 5 5
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 2 2 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS BANCÁRIOS 2 2 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS NORMAS REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS 4 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS NORMAS TÉCNICAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS 4 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS (ESPECIFICAR:..) - ILÍCITOS EM OPERAÇÕES DE ARRENDAMENTO MERCANTIL E LAVAGEM DE DINHEIRO 3 3 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS (ESPECIFICAR:..) - NORMAS EMITIDAS PELO BANCO CENTRAL RELATIVAS A ARRENDAMENTO MERCANTIL 3 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS ATENDIMENTO EM AGÊNCIA 3 3 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS ATENDIMENTO ONLINE 3 3 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS CRÉDITO E COBRANÇA 4 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS ROTINAS DE OPERAÇÕES E SERVIÇOS BANCÁRIOS 3 3 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS SEGUROS 3 2 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS TIPOS DE CRÉDITO 3 3 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS BANCÁRIOS (ESPECIFICAR:..) - ARRENDAMENTO MERCANTIL (LEASING) 4 4 5
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS BANCÁRIOS (ESPECIFICAR:..) - OPERAÇÕES DE LEASING FINANCEIRO 4 5 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS BANCÁRIOS (ESPECIFICAR:..) - OPERAÇÕES DE LEASING OPERACIONAL 4 5 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS BANCÁRIOS (ESPECIFICAR:..) - ÓRGÃOS DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO 4 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL BANCOS COMERCIAIS 3 4 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL BANCOS DE DESENVOLVIMENTO 2 3 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL BANCOS PÚBLICOS 3 4 2
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL COOPERATIVAS E FINTECHS 3 4 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL REGULAMENTAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS 4 5 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL OUTROS CONHECIMENTOS DE SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL (ESPECIFICAR:..) - ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL 3 3 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL OUTROS CONHECIMENTOS DE SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL (ESPECIFICAR:..) - SOCIEDADES DE ARRENDAMENTO MERCANTIL 3 3 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS CONTRATOS DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS 3 3 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS INFORMÁTICA DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS 3 4 3
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS MATEMÁTICA FINANCEIRA 4 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS MOEDAS E BANCOS 2 2 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 3 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 2 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA NOS CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 3

Condições de Trabalho

rabalham em bancos e outras instituições de intermediação financeira como empregados assalariados, com registro em carteira, organizam- se em equipe, sob supervisão permanente, em ambientes fechados, nos horários diurnos, sob condições normais de trabalho.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício dessas ocupações requer-se formação de nível médio, seguida de cursos orientados para o trabalho, nas próprias instituiões. O pleno desempenho das atividades ocorre após um a dois anos de experiência, atuando sob supervisão constante de profissionais mais experientes.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • atender clientes internos e externos;
  • processar operações de crédito, câmbio e serviços;
  • coordenar recursos humanos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir sistema de normas internas e externas;
  • controlar operações de financiamento e de investimento;
  • atualizar sistema de normas e regras;
  • calcular saldos devedores e juros;
  • notificar clientes em débito;
  • demonstrar flexibilidade;
  • proceder lançamentos de acertos;
  • trabalhar em equipe;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • efetuar controle contábil;
  • demonstrar rapidez de raciocínio;
  • solicitar liberação de recursos para operações de crédito, câmbio e serviços;
  • controlar processos enviados para cobrança judicial;
  • tomar decisões;
  • instruir funcionários sobre aplicação de normas e regras;
  • demonstrar espírito empreendedor;
  • orientar clientes;
  • assimilar mudanças;
  • verificar documentação pendente;
  • demonstrar criatividade;
  • encaminhar reclamações de clientes para o setor competente;
  • inspecionar aplicação de normas e regras;
  • repactuar dívidas;
  • obter autorização de cliente para operações;
  • demonstar dinamismo;
  • transmitir arquivos via sistema;
  • sanar dúvidas sobre rotinas;
  • administrar situações adversas;
  • executar baixa ou liquidação de operação;
  • pesquisar informações sobre operações e documentação de clientes;
  • elaborar relatórios sobre posição de carteiras;
  • cumprir normas e regras internas e externas;
  • efetuar transações entre contas;
  • interpretar normas e regras internas e externas;
  • demonstrar equilíbrio emocional;
  • contatar órgãos governamentais - bc, bndes, srf;
  • encaminhar processos para cobrança judicial;
  • conferir documentação de clientes - pessoas física e jurídica e da operação;
  • demonstrar comprometimento;
  • alimentar sistema com informações pertinentes às carteiras;
  • enquadrar operações às normas internas e externas;
  • demonstrar iniciativa;
  • demonstrar capacidade de análise técnica;
  • demonstrar segurança;
  • treinar funcionários;
  • acompanhar inadimplência;
  • dar suporte para outras áreas;
  • demonstrar persuasão;
  • emitir contratos ou aditivos de financiamento e de prestação de serviços;
  • demonstrar visão estratégica;

Divisões de categorias profissionais do CBO 3532-20

CBO 3532-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnico de operações e serviços bancários - leasing que pertence ao grupo dos técnicos em operações e serviços bancários, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nível médio em operações financeiras
        • Técnicos em operações e serviços bancários

Cargos e salários CBO 3532-20 - Técnicos em operações e serviços bancários

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CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
3532-20 Técnico de Operações e Serviços Bancários - Leasing Brasil 42h 40

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