CBO 3532-35 - Chefe de serviços bancários

Entenda o que fazem os técnicos em operações e serviços bancários no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Chefe de serviços bancários e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Chefe de serviços bancários

Chefia serviços voltados a operações financeiras e atividades rotineiras de agências, departamentos e postos de atendimento bancário. Presta atendimento a clientes internos e externos. Coordena e supervisiona equipes de trabalho. Observa preceitos de sigilo de informações. Atua em conformidade com disposições normativas e procedimentos relativos a crédito, investimentos e câmbio do Banco Central e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (4/8)
Habilidade (4/8)
Atitude (5/8)
Perfil Ocupacional (4/8)
Coordena os serviços relacionados às operações financeiras, avaliando os procedimentos e os sistemas operacionais. Faz recomendações para melhorias nos processos.

Analisa informações e relatórios referentes às operações. Pode verificar documentação pendente em processos de financiamento e investimento, cobrando uma rápida solução. Pode conferir a aplicação de normas e regras internas e externas, apontando falhas e encaminhando providências para corrigi-las.

Acompanha o movimento dos caixas e da tesouraria, monitorando o fluxo de dinheiro em espécie, cheques e de outros documentos de compensação. Recomenda recolhimento de depósitos e pagamentos em caixas eletrônicos da agência para envio à tesouraria da agência e/ou a departamentos específicos do banco. Pode analisar problemas ocorridos em transações interbancárias, intervindo para solucionar as pendências.

Estabelece e mantém relacionamentos com clientes individuais e empresariais, fornecendo-lhes esclarecimentos e discutindo possíveis soluções, para resolver problemas por eles apresentados na prestação de serviços bancários.

Prepara relatórios operacionais ou de risco, para análise da administração do banco.

Participa do planejamento da quantidade e da definição dos perfis dos profissionais que trabalham em serviços relacionados a operações financeiras e em atividades rotineiras de agências, departamentos e postos de atendimento bancário.

Participa da seleção de pessoal e da distribuição de tarefas. Controla assiduidade e pontualidade. Remaneja recursos humanos e disponibiliza pessoal para outras áreas. Motiva as equipes, podendo conceder prêmios, folgas e benefícios. Sugere promoção de funcionários. Participa de decisão sobre demissões.

Supervisiona o trabalho das equipes. Avalia o desempenho de funcionários, indicando os que devem participar de programas de treinamento.

Pode realizar o monitoramento e a avaliação de serviços prestados por terceiros.

Interage com as demais áreas do banco, trocando informações e analisando alternativas para ampliar e aperfeiçoar os serviços bancários prestados.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SISTEMA BRASILEIRO DE PAGAMENTOS 4 5 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 4 4 4
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 4 4
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - LEGISLAÇÃO E NORMAS DE CONTROLE FINANCEIRO 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 4 4 4
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 4 4 4
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS ANÁLISE DE RISCOS 3 4 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO GESTÃO DE PESSOAS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO PROCESSO DECISÓRIO 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO (ESPECIFICAR:...) - GESTÃO DE CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS INOVAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS OTIMIZAÇÃO DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS 4 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS INOVAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS INOVAÇÃO EM SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E FINANCEIROS 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS ROTINAS CONTÁBEIS 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS ROTINAS FINANCEIRAS 5 5 5
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS LIDERANÇA 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS ROTINAS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS ROTINAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DA EQUIPE DE TRABALHO 4 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES DE TREINAMENTO 3 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - PLANEJAMENTO E GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS 4 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 4 4 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL ÉTICA PROFISSIONAL 5 5 5
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS VALORES E ÉTICA PROFISSIONAL VALORES 5 5 5
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE (CRM) 4 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS NORMAS REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS 4 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS NORMAS TÉCNICAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS 4 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS (ESPECIFICAR:..) - ILÍCITOS EM OPERAÇÕES FINANCEIRAS E LAVAGEM DE DINHEIRO 5 5 5
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS EM SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS (ESPECIFICAR:..) - NORMAS EMITIDAS PELO BANCO CENTRAL RELATIVAS A OPERAÇÕES FINANCEIRAS 4 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS ATENDIMENTO EM AGÊNCIA 4 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS ATENDIMENTO ONLINE 4 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS CÂMBIO 3 3 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS CRÉDITO E COBRANÇA 4 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS MODALIDADES DE APLICAÇÕES FINANCEIRAS 4 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS ROTINAS DE OPERAÇÕES E SERVIÇOS BANCÁRIOS 5 5 5
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS TIPOS DE CRÉDITO 4 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS BANCÁRIOS (ESPECIFICAR:..) - ARRENDAMENTO MERCANTIL (LEASING) 4 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS BANCÁRIOS (ESPECIFICAR:..) - OPERAÇÕES DE CAIXA 4 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS BANCÁRIOS (ESPECIFICAR:..) - OPERAÇÕES DE TESOURARIA 4 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS BANCÁRIOS (ESPECIFICAR:..) - PROCESSO DE COMPENSAÇÃO DE CHEQUES E TÍTULOS 4 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS BANCÁRIOS (ESPECIFICAR:..) - PROCESSOS DE FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO 4 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS BANCÁRIOS (ESPECIFICAR:..) - TIPOS DE OPERAÇÕES DE INVESTIMENTO 4 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS OUTROS CONHECIMENTOS DE SERVIÇOS BANCÁRIOS (ESPECIFICAR:..) - TIPOS DE TRANSAÇÕES INTERBANCÁRIAS 4 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL BANCOS COMERCIAIS 4 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL BANCOS DE DESENVOLVIMENTO 3 3 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL BANCOS PÚBLICOS 3 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL COOPERATIVAS E FINTECHS 3 3 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL REGULAMENTAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS 4 5 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL OUTROS CONHECIMENTOS DE SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL (ESPECIFICAR:..) - DESCASAMENTO DE FLUXOS DE CAIXA 4 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL OUTROS CONHECIMENTOS DE SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL (ESPECIFICAR:..) - MERCADO FINANCEIRO E PRODUTOS BANCÁRIOS 4 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL OUTROS CONHECIMENTOS DE SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL (ESPECIFICAR:..) - ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL 4 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL OUTROS CONHECIMENTOS DE SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL (ESPECIFICAR:..) - PRODUTOS DERIVATIVOS 4 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS CONTRATOS DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS 4 4 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS INFORMÁTICA DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS 4 5 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS MATEMÁTICA FINANCEIRA 4 5 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS TECNOLOGIA DOS SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS MOEDAS E BANCOS 4 4 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ASSESSORAMENTO 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 4
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES 4

Condições de Trabalho

rabalham em bancos e outras instituições de intermediação financeira como empregados assalariados, com registro em carteira, organizam- se em equipe, sob supervisão permanente, em ambientes fechados, nos horários diurnos, sob condições normais de trabalho.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício dessas ocupações requer-se formação de nível médio, seguida de cursos orientados para o trabalho, nas próprias instituiões. O pleno desempenho das atividades ocorre após um a dois anos de experiência, atuando sob supervisão constante de profissionais mais experientes.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • atender clientes internos e externos;
  • gerir sistema de normas internas e externas;
  • administrar movimento dos caixas e da tesouraria;
  • controlar operações de financiamento e de investimento;
  • processar operações de crédito, câmbio e serviços;
  • preparar movimento para compensação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar recursos humanos;
  • recolher excedente dos caixas;
  • monitorar caixas eletrônicos da agência;
  • conciliar movimento físico e contábil;
  • montar lotes de documentos;
  • fornecer troco;
  • obter autorização de cliente para operações;
  • coordenar trabalhos dos funcionários;
  • processar transações dos meios remotos - caixa expresso;
  • participar do desligamento de funcionários;
  • demonstrar flexibilidade;
  • fechar os caixas;
  • distribuir tarefas;
  • checar documentos recebidos;
  • devolver cheques irregulares;
  • atender às solicitações de reserva para saques;
  • efetuar transações entre contas;
  • calcular saldos devedores e juros;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • demonstrar capacidade de análise técnica;
  • retirar documentos dos caixas;
  • zelar pela segurança do numerário da agência;
  • abrir caixas;
  • transmitir arquivos via sistema;
  • motivar equipe - prêmios, folgas, benefícios;
  • enquadrar operações às normas internas e externas;
  • demonstrar espírito empreendedor;
  • classificar documentos;
  • efetuar controle contábil;
  • administrar saldo de reserva - limite para pernoite;
  • sanar dúvidas sobre rotinas;
  • fiscalizar assiduidade e pontualidade;
  • verificar documentação pendente;
  • demonstrar visão estratégica;
  • participar da seleção de funcionários;
  • remanejar recursos humanos;
  • orientar clientes;
  • demonstrar segurança;
  • demonstrar persuasão;
  • dar suporte para outras áreas;
  • cumprir normas e regras internas e externas;
  • disponibilizar funcionários para outras áreas;
  • assimilar mudanças;
  • demonstrar comprometimento;
  • demonstar dinamismo;
  • tomar decisões;
  • proceder lançamentos de acertos;
  • estabelecer horários para entrega de numerário;
  • inspecionar aplicação de normas e regras;
  • monitorar fluxo de numerário e de cheques;
  • treinar funcionários;
  • supervisionar operações dos caixas;
  • administrar situações adversas;
  • suprir caixas eletrônicos da agência;
  • encaminhar reclamações de clientes para o setor competente;
  • separar documentos;
  • trabalhar em equipe;
  • conferir documentação de clientes - pessoas física e jurídica e da operação;
  • suprir caixas;
  • fechar malotes;
  • instruir funcionários sobre aplicação de normas e regras;
  • solicitar liberação de recursos para operações de crédito, câmbio e serviços;
  • atualizar sistema de normas e regras;
  • recolher depósitos e pagamentos em caixas eletrônicos da agência;
  • recolher numerário a tesouraria;
  • demonstrar iniciativa;
  • delegar funções;
  • sugerir promoção de funcionários;
  • demonstrar equilíbrio emocional;
  • solicitar numerário;
  • separar numerário em lotes;
  • registrar ocorrências no sistema;
  • enviar malotes;
  • interpretar normas e regras internas e externas;
  • tutelar objetos e documentos;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • demonstrar criatividade;
  • prever necessidade de numerário;
  • contar numerário;
  • monitorar serviços de terceiros - transportadora de valores;
  • pesquisar informações sobre operações e documentação de clientes;
  • cobrar cumprimento das tarefas diárias;
  • demonstrar rapidez de raciocínio;
  • processar borderôs;
  • emitir contratos ou aditivos de financiamento e de prestação de serviços;
  • receber malotes;

Divisões de categorias profissionais do CBO 3532-35

CBO 3532-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de chefe de serviços bancários que pertence ao grupo dos técnicos em operações e serviços bancários, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nível médio em operações financeiras
        • Técnicos em operações e serviços bancários