CBO 3182-10 - Desenhista técnico aeronáutico
Entenda o que fazem os desenhistas técnicos da mecânica no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Desenhista técnico aeronáutico e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Desenhista técnico aeronáutico
Elabora desenhos técnicos aeronáuticos de artefatos mecânicos de aeronaves, coletando e interpretando dados de requisitos do projeto, de especificações técnicas, de materiais e de outros fatores, realizando cálculos, e utilizando programas computacionais de apoio e/ou instrumentos manuais e materiais de desenho. Pode elaborar desenho técnico a partir de informações da representação em três dimensões (3D) dos artefatos. Planeja o trabalho, definindo cronograma e meios de execução do desenho. Acompanha fabricação e montagem dos artefatos desenhados. Pode elaborar desenhos técnicos aeronáuticos para manuais de referência e publicações técnicas. Cumpre legislação, normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Coleta os dados necessários à elaboração do desenho técnico aeronáutico, estudando as características do projeto, identificando interfaces com áreas envolvidas no projeto, e levantando informações básicas e informações complementares junto às áreas de interface, a fim de atender aos requisitos de projeto em todas as etapas de elaboração do desenho. Consulta tabelas, gráficos, normas técnicas e outras fontes. Identifica o material – das peças ou dos conjuntos que integram os artefatos mecânicos de aeronaves a serem desenhados – e identifica a aplicabilidade do projeto. Identifica inovações tecnológicas na área aeronáutica e seus reflexos nos elementos de composição do desenho. Elabora croquis, com o auxílio de instrumentos de medição e materiais de desenho, para fazer estudo prévio do desenho definitivo.
Elabora desenhos técnicos detalhados de estruturas, componentes, equipamentos, sistemas e outros artefatos mecânicos de células de aeronaves, utilizando programas computacionais de apoio e/ou instrumentos manuais e materiais de desenho. Utiliza programas do tipo CAD-Desenho Assistido por Computador (Computer Aided Design) e os recursos – de hardware e de software – associados a essas ferramentas. Pode executar o desenho a partir de informações da representação de artefatos mecânicos de aeronaves em três dimensões (3D), utilizando ferramentas computacionais integradas de representação em 3D e de simulações.
Na execução do desenho, aplica normas para desenho técnico e realiza os cálculos necessários à execução do desenho, tais como cálculo das dimensões, das superfícies, do volume, do peso e do centro de gravidade de cada peça. Pode utilizar recursos de software para auxílio ao cálculo. Efetua cálculos para estabelecer relações entre as diferentes partes do artefato mecânico de aeronave desenhado, dimensionando os elementos parciais em escalas adequadas.
Executa a representação de todos os elementos do desenho com precisão técnica, clareza e nitidez. Detalha desenho de conjunto e desenho de montagem. Elabora lista de peças de conjunto.
Confere o desenho e submete o esboço elaborado à apreciação do autor do projeto, consultando-o sobre possíveis correções ou alterações, para efetuar os ajustes necessários. Elabora o desenho definitivo, registrando comentários, instruções gerais e informações sobre materiais, processos e técnicas de fabricação e montagem. Faz cópias do desenho, por meio de plotters, impressoras eletrônicas ou máquinas copiadoras de diferentes tecnologias.
Acompanha fabricação e montagem dos artefatos mecânicos de aeronaves desenhados, assistindo o executante na fabricação e conferindo as peças, os conjuntos e a montagem em relação ao desenho. Pode detectar erros, propor modos de corrigi-los e sugerir melhorias. Elabora relatórios de acompanhamento dos trabalhos.
Pode alterar desenhos, em função de mudanças de projeto, adequação às normas ou outras demandas.
Pode elaborar desenhos para manuais de referência e publicações técnicas, a fim de descrever a operação e a manutenção de artefatos mecânicos de aeronaves.
Identifica os desenhos para arquivo. Organiza os arquivos dos desenhos em substratos de papel ou similares e em meios eletrônicos. Controla a distribuição de cópias dos desenhos.
Conserva o local de trabalho limpo e organizado. Controla luminosidade do ambiente e verifica as condições ergonômicas.
Destina adequadamente os resíduos gerados.
Mantém equipamentos e instrumentos de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento.
Zela pela segurança, atuando na prevenção de acidentes e utilizando equipamentos de proteção individual.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ESTAÇÕES COMPUTADORIZADAS DE TRABALHO PARA DESENHO TÉCNICO AERONÁUTICO | 4 | 4 | 4 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PERIFÉRICOS DE COMPUTADOR PARA ENTRADA E SAÍDA DE DESENHOS - MESAS DIGITALIZADORAS, IMPRESSORAS E PLOTTERS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE – COMPUTER AIDED DESIGN – CAD | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | MECÂNICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - FÍSICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | DESENHO GEOMÉTRICO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | DESENHO TÉCNICO GERAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO (ESPECIFICAR:...) - DESENHO TÉCNICO AERONÁUTICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO (ESPECIFICAR:...) - INSTRUMENTOS DE DESENHO TÉCNICO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO (ESPECIFICAR:...) - MATERIAIS PARA DESENHO TÉCNICO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | GEOMETRIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | GEOMETRIA ANALÍTICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - GEOMETRIA DESCRITIVA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | INGLÊS INSTRUMENTAL | 2 | 3 | 2 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ESTRATÉGIAS DE PESQUISA | 2 | 2 | 2 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ADITIVAS (PROTOTIPAGEM 3D OU IMPRESSÃO 3D) | 2 | 2 | 2 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES | OUTROS CONHECIMENTOS DE LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES (ESPECIFICAR:...) - COLETA DE DADOS PARA ELABORAÇÃO DE DESENHOS TÉCNICOS AERONÁUTICOS | 4 | 5 | 4 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS TÉCNICOS – FÍSICOS E ELETRÔNICOS – RELACIONADOS AOS SERVIÇOS COM DESENHOS TÉCNICOS AERONÁUTICOS | 4 | 5 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE DA QUALIDADE | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 5 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ESPAÇOS CONFINADOS | 2 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SAÚDE OCUPACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS | MODELAGEM DE INFORMAÇÕES DA CONSTRUÇÃO (TECNOLOGIA BIM) | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | MATERIAIS NÃO-METÁLICOS NATURAIS (MADEIRA, FIBRAS, COURO, BORRACHA ETC.) | 2 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | MATERIAIS NÃO-METÁLICOS SINTÉTICOS (PLÁSTICO, VIDRO, CERÂMICA E COMPÓSITOS) | 2 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | MATERIAIS METÁLICOS FERROSOS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | MATERIAIS METÁLICOS NÃO FERROSOS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATERIAIS (ESPECIFICAR:...) - MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO AERONÁUTICA | 4 | 5 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | METALMECÂNICA - MECÂNICA | ELEMENTOS DE MÁQUINAS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | METALMECÂNICA - MECÂNICA | METROLOGIA | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | METALMECÂNICA - MECÂNICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE METALMECÂNICA - MECÂNICA (ESPECIFICAR:...) - ELABORAÇÃO DE DESENHOS TÉCNICOS AERONÁUTICOS DETALHADOS A PARTIR DE DADOS DE PROJETO | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | METALMECÂNICA - MECÂNICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE METALMECÂNICA - MECÂNICA (ESPECIFICAR:...) - PROCESSOS DE FABRICAÇÃO MECÂNICA DE AERONAVES | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | METALMECÂNICA - MECÂNICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE METALMECÂNICA - MECÂNICA (ESPECIFICAR:...) - PROCESSOS DE MONTAGEM MECÂNICA DE AERONAVES | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | METALMECÂNICA - MECÂNICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE METALMECÂNICA - MECÂNICA (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE DESENHO EM CAD – REPRESENTAÇÃO EM DUAS DIMENSÕES (2D) – PARA DESENHO TÉCNICO AERONÁUTICO | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | METALMECÂNICA - MECÂNICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE METALMECÂNICA - MECÂNICA (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE DESENHO EM CAD – REPRESENTAÇÃO EM TRÊS DIMENSÕES (3D) – PARA DESENHO TÉCNICO AERONÁUTICO | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - NORMAS PARA DESENHO TÉCNICO | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL AERONÁUTICA | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NOVOS MATERIAIS | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - INOVAÇÕES NA ÁREA AERONÁUTICA | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - INTEGRAÇÃO DE FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS PARA REPRESENTAÇÃO TRIDIMENSIONAL, SIMULAÇÃO, PROTOTIPAGEM E DESENHO TÉCNICO AERONÁUTICO | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | MANUTENÇÃO VEICULAR | OUTROS CONHECIMENTOS DE MANUTENÇÃO VEICULAR (ESPECIFICAR:...) - COMPONENTES, EQUIPAMENTOS E SISTEMAS MECÂNICOS DE CÉLULAS DE AERONAVES | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | MANUTENÇÃO VEICULAR | OUTROS CONHECIMENTOS DE MANUTENÇÃO VEICULAR (ESPECIFICAR:...) - ESTRUTURAS DE CÉLULAS DE AERONAVES | 4 | 4 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - VISÃO ESPACIAL | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 2 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 4 |
Condições de Trabalho
Esses trabalhadores atuam em empresas ligadas à fabricação de artigos de borracha e plástico e de produtos de metal (máquinas e equipamentos), metalurgia básica, fabricação e montagem de veículos automotores, reboques e carrocerias e de máquinas, aparelhos e materiais elétricos. São empregados com carteira e se organizam em equipes, com supervisão ocasional. Trabalham em ambientes fechados e em horários diurnos, podendo passar longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão.Exigências do mercado de trabalho
Dos titulares da ocupação exige-se, para ingresso nas empresas, escolaridade mínima equivalente ao ensino médio incompleto, de um a dois anos de experiência anterior na função e curso básico de qualificação de mais de quatrocentas horas-aula.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- acompanhar o processo de execução e montagem;
- coletar dados do projeto;
- executar desenhos, utilizando meios manuais e eletrônicos;
- planejar o trabalho;
- produzir desenho;
- demonstrar competências pessoais;
- consultar tabelas, gráficos e normas técnicas;
- agir com senso crítico;
- conferir a peça em relação ao desenho;
- definir os meios de execução do desenho;
- seguir normas de segurança e de preservação ambiental;
- elaborar relatórios;
- cumprir o cronograma geral;
- fazer cálculos necessários para execução de desenhos;
- identificar a aplicabilidade do projeto;
- identificar condições de risco que comprometam a integridade física de pessoas e da empresa;
- fazer identificação nos desenhos para arquivo;
- calcular o peso e o centro de gravidade de cada peça;
- agir com responsabilidade;
- agir com criatividade;
- fazer croquis, com auxíio de instrumentos de medição;
- controlar a distribuição das cópias dos desenhos;
- atuar com espírito de iniciativa;
- atuar buscando desenvolvimento profissional;
- fazer leitura e interpretação de desenhos;
- interessar-se por novos conhecimentos;
- organizar arquivos manuais e eletrônicos dos desenhos;
- propor melhorias;
- elaborar lista de peças de conjunto;
- mostrar visão espacial;
- comunicar-se positivamente e com objetividade;
- atuar com espírito de liderança;
- utilizar recursos de informática;
- conferir a montagem das peças em relação ao desenho;
- conferir desenhos;
- revisar o desenho após liberação pelo responsável, modificando-o e corrigindo-o;
- trabalhar em equipe;
- estabelecer prioridades;
- atender aos requisitos preestabelecidos;
- detalhar desenho de conjunto e montagem;
- identificar interfaces com áreas envolvidas no projeto;
- detectar erros;
- agir com autocontrole;
- assimilar informações e inovações;
- levantar informações técnicas com as áreas de interface;
- fazer cópias por plotagem ou copiadora;
- trabalhar de forma organizada;
- expressar-se tecnicamente com clareza;
- representar o desenho com clareza e nitidez;
- usar o sistema de desenho assistido por computador - cad;
- usar ferramentas manuais de desenho;
- concentrar-se no trabalho;
- assistir o executante no processo de fabricação;
- definir cronograma de execução;
- identificar o material da peça a ser desenhada;
- tomar decisões;
- estimar o tempo de execução de desenho;
- aplicar normas técnicas;
Divisões de categorias profissionais do CBO 3182-10
CBO 3182-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de desenhista técnico aeronáutico que pertence ao grupo dos desenhistas técnicos da mecânica, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Técnicos de nível médio
-
- Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
-
-
- Desenhistas técnicos e modelistas
-
-
-
-
- Desenhistas técnicos da mecânica
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 3182-10 - Desenhistas técnicos da mecânica
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 318210 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 318210 em todos os estados e cidades do Brasil.