CBO 3180-05 - Desenhista técnico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos desenhistas técnicos, em geral

O profissional no cargo de Desenhista técnico CBO 3180-05 elabora desenhos técnicos para projetos, documentação técnica em geral e outros trabalhos Analisa solicitações de desenho técnico.

Define os meios apropriados para elaborar desenho, selecionando instrumentos, computadores, periféricos, programas, substratos e outros materiais Organiza e arquiva documentos físicos e eletrônicos Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 3180-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de desenhistas técnicos, em geral que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Desenhista técnico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Desenhistas técnicos, em geral CBO 3180-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3180-05

  • Técnicos de nível médio.
    • Desenhistas técnicos, em geral.
      • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.

O que faz um Desenhista técnico

O Desenhista técnico CBO 3180-05 analisa solicitação de desenho técnico, interpretando documentos de apoio, tais como plantas, projetos, catálogos, croquis e normas Propõe ao solicitante alternativas para execução do desenho, chegando a um acordo sobre os detalhes técnicos finais.

Estima tempo para realização do desenho e define prioridades, conforme cronograma.

Programa ações para realização do desenho técnico, observando características técnicas, fazendo esboços, estabelecendo formatos e definindo escalas e sistemas de representação Elabora desenhos técnicos, representando formas geométricas em duas e três dimensões.

Utiliza computador, programa – tal como CAD-Desenho Assistido por Computador (Computer Aided Design) -, impressoras, plotters e outros periféricos, além de fazer uso de instrumentos para execução do traçado diretamente em substratos de papel Constrói o desenho, traçando linhas auxiliares, cotando e definindo a lista de materiais e componentes.

Envia o desenho para revisão, recebendo a aprovação do solicitante.

Realiza cópias de segurança e disponibiliza o desenho técnico final e/ou suas revisões para as áreas afins, que providenciarão a entrega ao solicitante Conserva o local de trabalho limpo e organizado.

Controla graus de luminosidade do ambiente e verifica as condições ergonômicas para uso de monitor de vídeo, mouse, mesa digitalizadora, prancheta e teclado.

Mantém equipamentos e instrumentos de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento Requisita serviço de manutenção de computador, impressoras, plotters e outros periféricos, quando necessário Organiza e arquiva documentos físicos e eletrônicos, tais como comprovantes de aprovação e cópias de segurança dos desenhos técnicos.

Destina adequadamente os resíduos gerados, fazendo reciclagem e realizando descarte de acordo com as normas ambientais.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3180-05 deve trabalhar com segurança, programar ações para a realização do desenho, desenhar planos e detalhes do projeto, comunicação, analisar solicitações de desenhos, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Desenhistas técnicos, em geral trabalham em indústrias de construção, de fabricação de máquinas e equipamentos, de eletricidade, gás e água quente, de captação, purificação e distribuição de água e outras atividades empresariais. São empregados com carteira assinada ou por conta própria, que trabalham individualmente com supervisão ocasional. Atuam em ambientes fechados nos horários diurnos. Estão sujeitos ao trabalho em posições desconfortáveis e, eventualmente, pressões. Há a tendência de a ocupação de desenhista projetista incorporar as atividades dos desenhistas copista e detalhista.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3180-05

Para o exercício dessa ocupação requer-se escolaridade de nível médio mais curso profissionalizante básico de duzentas a quatrocentas horas-aula. O exercício pleno das atividades dar-se-á após um a dois anos de experiência profissional. As atividades dos desenhistas técnicos e projetistas diferem. O desenhista técnico não projeta ele desempenha atividades junto ao desenhista projetista.

Atividades exercidas por um Desenhista técnico CBO 3180-05

Um Desenhista técnico (ou sinônimo) deve ler em língua estrangeira, construir o desenho, realizar back-up - cópias de segurança, atualizar-se em novas tecnologias, listar materiais e componentes, enviar o desenho para revisão, operar aplicativos de informática, interpretar documentos de apoio - plantas, projetos, catálogos, croquis, normas, representar formas e volume no espaço, controlar graus de luminosidade e de temperatura do local de trabalho, receber aprovação do solicitante, estimar tempo para realização do desenho, atentar para a exatidão, expressar-se utilizando vocabulário técnico, trabalhar em equipe, observar características técnicas do desenho, especificar suporte para realização do desenho no papel ou no computador, consultar bibliografia específica, demonstrar domínio em geometria espacial - perspectiva, descritiva, tridimensional, identificar necessidades de auto-desenvolvimento, cotar desenho, definir formato e escala, disponibilizar desenho final e ou suas revisões para as áreas afins, esboçar o desenho, traçar linhas auxiliares de construção, realizar intercâmbio de informações, definir períodos de trabalho e pausa, exercitar-se fisicamente prevenindo doenças ocupacionais, definir prioridades conforme cronograma, acordar detalhes técnicos finais do desenho com o solicitante, propor ao solicitante alternativas para execução do desenho, definir sistemas de representação, verificar condições ergonômicas - monitor de vídeo, mouse, mesa digitalizadora, prancheta e teclado, efetuar ajuste ergonômico no ambiente de trabalho, interpretar terminologia técnica.

Cargos e salários CBO 3180-05 - Desenhistas técnicos, em geral

Salário Desenhista Técnico Auxiliar

Desenhista Técnico Auxiliar: Brasil

  • 4.540
  • Brasil
  • 2.646 - 5.502
  • 43h
O profissional no cargo de Desenhista Técnico Auxiliar CBO 3180-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.646 e 5.502 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.540 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3180-05.
Salário Desenhista Técnico

Desenhista Técnico: Brasil

  • 4.540
  • Brasil
  • 2.646 - 5.502
  • 43h
O profissional no cargo de Desenhista Técnico CBO 3180-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.646 e 5.502 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.540 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3180-05.
Salário Desenhista Técnico

Desenhista Técnico: São Paulo

  • 1.671
  • São Paulo
  • 2.730 - 4.986
  • 43h
O profissional no cargo de Desenhista Técnico CBO 3180-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.730 e 4.986 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.671 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3180-05.
Salário Desenhista Técnico

Desenhista Técnico: Minas Gerais

  • 523
  • Minas Gerais
  • 2.401 - 4.690
  • 43h
O profissional no cargo de Desenhista Técnico CBO 3180-05 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.401 e 4.690 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 523 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3180-05.
Salário Desenhista Técnico

Desenhista Técnico: Santa Catarina

  • 490
  • Santa Catarina
  • 2.898 - 5.689
  • 43h
O profissional no cargo de Desenhista Técnico CBO 3180-05 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 2.898 e 5.689 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 490 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3180-05.
Salário Desenhista Técnico

Desenhista Técnico: Rio Grande do Sul

  • 311
  • Rio Grande do Sul
  • 2.589 - 4.695
  • 43h
O profissional no cargo de Desenhista Técnico CBO 3180-05 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 2.589 e 4.695 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 311 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3180-05.
Salário Desenhista Técnico São Paulo

Desenhista Técnico: São Paulo, SP

  • 429
  • São Paulo, SP
  • 2.745 - 5.116
  • 43h
O profissional no cargo de Desenhista Técnico CBO 3180-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.745 e 5.116 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 429 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3180-05.
Salário Desenhista Técnico

Desenhista Técnico: Paraná

  • 327
  • Paraná
  • 2.607 - 5.113
  • 44h
O profissional no cargo de Desenhista Técnico CBO 3180-05 trabalhando em Paraná, ganha entre 2.607 e 5.113 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 327 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3180-05.
Salário Desenhista Técnico Vitoria

Desenhista Técnico: Vitoria, ES

  • 25
  • Vitoria, ES
  • 2.599 - 4.660
  • 42h
O profissional no cargo de Desenhista Técnico CBO 3180-05 trabalhando em Vitoria - ES, ganha entre 2.599 e 4.660 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 25 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3180-05.
Salário Desenhista Técnico Auxiliar Brasília

Desenhista Técnico Auxiliar: Brasília, DF

  • 37
  • Brasília, DF
  • 2.621 - 4.546
  • 43h
O profissional no cargo de Desenhista Técnico Auxiliar CBO 3180-05 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 2.621 e 4.546 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 37 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3180-05.
Salário Desenhista Técnico Auxiliar

Desenhista Técnico Auxiliar: São Paulo

  • 1.671
  • São Paulo
  • 2.730 - 4.986
  • 43h
O profissional no cargo de Desenhista Técnico Auxiliar CBO 3180-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.730 e 4.986 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.671 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3180-05.
Salário Desenhista Técnico Auxiliar Curitiba

Desenhista Técnico Auxiliar: Curitiba, PR

  • 65
  • Curitiba, PR
  • 3.683 - 8.639
  • 42h
O profissional no cargo de Desenhista Técnico Auxiliar CBO 3180-05 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 3.683 e 8.639 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 65 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3180-05.
Salário Desenhista Técnico Auxiliar

Desenhista Técnico Auxiliar: Santa Catarina

  • 490
  • Santa Catarina
  • 2.898 - 5.689
  • 43h
O profissional no cargo de Desenhista Técnico Auxiliar CBO 3180-05 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 2.898 e 5.689 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 490 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3180-05.
Salário Desenhista Técnico Auxiliar São Paulo

Desenhista Técnico Auxiliar: São Paulo, SP

  • 429
  • São Paulo, SP
  • 2.745 - 5.116
  • 43h
O profissional no cargo de Desenhista Técnico Auxiliar CBO 3180-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.745 e 5.116 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 429 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3180-05.
Salário Desenhista Técnico Auxiliar

Desenhista Técnico Auxiliar: Minas Gerais

  • 523
  • Minas Gerais
  • 2.401 - 4.690
  • 43h
O profissional no cargo de Desenhista Técnico Auxiliar CBO 3180-05 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.401 e 4.690 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 523 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3180-05.
Salário Desenhista Técnico Auxiliar Goiânia

Desenhista Técnico Auxiliar: Goiânia, GO

  • 43
  • Goiânia, GO
  • 1.895 - 3.035
  • 43h
O profissional no cargo de Desenhista Técnico Auxiliar CBO 3180-05 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 1.895 e 3.035 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 43 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3180-05.