CBO 3181-15 - Desenhista técnico (construção civil) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos desenhistas técnicos da construção civil e arquitetura

O profissional no cargo de Desenhista técnico (construção civil) CBO 3181-15 elabora desenhos técnicos de construção civil, utilizando softwares específicos para desenho, especialmente CAD-Desenho Assistido por Computador (Computer Aided Design) Pode executar traçado em substratos de papel.

Planeja o trabalho, definindo custo e prazo de execução Coleta dados para elaboração do desenho, inclusive por meio de levantamento de campo Revisa desenhos, complementando, atualizando em função da legislação e conferindo conteúdo.

Fecha ordem de serviço, liberando desenho para arquivo eletrônico ou mapoteca Organiza arquivos técnicos – físicos e eletrônicos – vinculados aos serviços Cumpre legislação, normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 3181-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de desenhistas técnicos da construção civil e arquitetura que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Desenhista técnico (construção civil), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Desenhistas técnicos da construção civil e arquitetura CBO 3181-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3181-15

  • Técnicos de nível médio.
    • Desenhistas técnicos da construção civil e arquitetura.
      • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.

O que faz um Desenhista técnico (construção civil)

O Desenhista técnico (construção civil) CBO 3181-15 planeja o trabalho relacionado ao desenho técnico de construção civil, propondo alternativas para elaboração do desenho e determinando a metodologia para sua execução Seleciona instrumentos e outros meios necessários à elaboração do desenho.

Pode prever uso de sistemas BIM - Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling).

Calcula e define o custo do desenho Estipula prazo de execução.

Prepara o local de trabalho, de acordo com recomendações normativas de ergonomia, de segurança do trabalho e de saúde ocupacional Coleta dados para elaboração do desenho técnico de construção civil, interpretando projetos existentes, consultando informações em arquivos e fazendo levantamento de campo.

Busca informações complementares e organiza os dados coletados.

Processa dados para desenho técnico de construção civil, analisando croquis obtidos por meio dos levantamentos de campo, e interpretando informações do conjunto de dados coletados Realiza pesquisas complementares – inclusive via internet, para obter novos dados relacionados ao desenho ou ampliar a compreensão sobre o conjunto de dados à disposição.

Elabora desenhos técnicos de construção civil – tais como plantas de construções prediais, estradas e estruturas, desenhos de instalações elétricas, de ar-condicionado e do sistema de prevenção contra incêndios, dentre outros, aplicando normas técnicas e realizando visitas técnicas para rever dados.

Utiliza softwares específicos para desenho, especialmente CAD-Desenho Assistido por Computador (Computer Aided Design) Utiliza estações de trabalho computadorizadas, impressoras, plotters e outros periféricos Pode fazer uso de instrumentos para execução do traçado diretamente em substratos de papel, quando requerido.

Define formatos e escalas e detalha desenhos Diagrama pranchas ou folhas de desenho técnico Legenda plantas e elabora a lista de material relacionada ao conteúdo do desenho técnico.

Revisa desenhos técnicos de construção civil, conferindo cotas, dimensionamentos, informações descritivas e outros conteúdos Atualiza desenhos, em função de mudanças de legislação.

Realiza a complementação ou a modificação de desenhos, quando necessário Em situações em que os desenhos passam por supervisão, realiza as compatibilizações necessárias dos desenhos, de acordo com os apontamentos da supervisão Fecha a ordem de serviço do desenho de construção civil, relatando mudanças de procedimento adotadas ao longo dos trabalhos, liberando o desenho para arquivo eletrônico ou mapoteca, e enviando originais e/ou cópias do desenho para clientes.

Retorna documentos utilizados nos trabalhos para arquivo e preenche relatório final Organiza arquivos técnicos – físicos e eletrônicos – relacionados aos serviços com desenhos técnicos de construção civil, determinando o tipo de arquivo a ser utilizado e indexando documentos pertinentes à área Reúne documentos e organiza catálogos de fornecedores.

Compacta e armazena arquivos digitais Conserva o local de trabalho limpo e organizado Controla luminosidade do ambiente e verifica as condições ergonômicas para uso de monitor de vídeo, mouse, mesa digitalizadora, prancheta e teclado.

Mantém equipamentos e instrumentos de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento Requisita serviço de manutenção de computador, impressoras, plotters e outros periféricos, quando necessário Destina adequadamente os resíduos gerados, fazendo reciclagem e realizando descarte de acordo com as normas ambientais Zela pela segurança, atuando na prevenção de acidentes e utilizando equipamentos de proteção individual, sempre que necessário, especialmente durante os levantamentos de dados em campo.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3181-15 deve planejar o trabalho relativo ao desenho, revisar desenhos, coletar dados para elaboração de desenho, fechar a ordem de serviço do desenho, elaborar desenhos de arquitetura e engenharia civil, processar dados para desenho, organizar arquivos técnicos, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Desenhistas técnicos da construção civil e arquitetura esses trabalhadores atuam em atividades econômicas como construção civil, captação, purificação e destribuição de água, administração pública, serviços de utilidade pública, tais como produção e distribuição de eletricidade, gás e água. São encontrados como empregados com carteira assinada ou como autônomos, sempre de forma individual, com supervisão permanente. Trabalham em período diurno, em local fechado, com exceção do desenhista técnico de cartografia, que também trabalha a céu aberto.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3181-15

Esse emprego/ocupação requer para o seu exercício o ensino fundamental completo, curso básico de qualificação de duzentas a quatrocentas horas-aula e experiência profissional de um a dois anos. É necessário o domínio de aplicativos como o cad - computer aided design (desenho auxiliado por computador).

Atividades exercidas por um Desenhista técnico (construção civil) CBO 3181-15

Um Desenhista técnico (construção civil) (ou sinônimo) deve buscar informações complementares, indexar documentos pertinentes a área, detalhar desenhos, analisar croqui obtido através das informações de campo, modificar desenhos, retornar documentos utilizados para arquivo, liberar desenho para arquivo eletrônico ou mapoteca, reunir documentos, determinar metodologia do desenho, fazer levantamento de campo, dominar informática básica, utilizar softwares específicos para desenho, demonstrar noções básicas de língua estrangeira, diagramar pranchas, aplicar princípios de qualidade total, enviar desenho e/ou cópias para cliente, adotar normas de higiene no trabalho, relatar mudanças de procedimento, calcular custos estimados do desenho, conferir cotas, dimensionamentos e informações descritivas, organizar dados coletados, trabalhar em equipe., estipular prazos de execução do desenho, determinar tipo de arquivo a ser utilizado, complementar desenhos, demonstrar raciocínio matemático., atualizar o desenho de acordo com a legislação, listar material do desenho, consultar informações em arquivos, definir custo do desenho, demonstrar habilidade/precisão manual, definir formatos e escalas, aplicar normas técnicas, compatibilizar desenhos sob supervisão, preparar o local de trabalho, armazenar arquivos, pesquisar na internet, fazer visita técnica para rever dados, desenvolver visão espacial, preencher relatório final, legendar plantas, organizar catálogos de fornecedores, aplicar normas de saúde ocupacional - nr-9 e nr-15, acompanhar novas tecnologias, propor alternativas para elaboração do desenho, compactar arquivos digitais, interpretar projetos existentes, selecionar meios e ferramentas de desenho, conservar instrumentos de desenho.

Cargos e salários CBO 3181-15 - Desenhistas técnicos da construção civil e arquitetura

Salário Desenhista Técnico de Engenharia Civil

Desenhista Técnico de Engenharia Civil: Brasil

  • 798
  • Brasil
  • 2.909 - 6.118
  • 42h
O profissional no cargo de Desenhista Técnico de Engenharia Civil CBO 3181-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.909 e 6.118 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 798 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3181-15.
Salário Desenhista Técnico (Construção Civil)

Desenhista Técnico (Construção Civil): Brasil

  • 798
  • Brasil
  • 2.909 - 6.118
  • 42h
O profissional no cargo de Desenhista Técnico (Construção Civil) CBO 3181-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.909 e 6.118 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 798 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3181-15.
Salário Desenhista de Estrutura Metálica (construção Civil)

Desenhista de Estrutura Metálica (construção Civil): Brasil

  • 798
  • Brasil
  • 2.909 - 6.118
  • 42h
O profissional no cargo de Desenhista de Estrutura Metálica (construção Civil) CBO 3181-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.909 e 6.118 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 798 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3181-15.